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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Politiquices (estupidezes, vá)

Ora então, parece que carros anteriores ao ano 2000 estão proibidos de circular no centro de Lisboa. Hummmmmmmmmmmmmmmmmm, então está bem.
24-09-2013 15-51-22

52 comentários:

  1. O que chama de estupidezes tem a ver com a quantidade de poluição que carros anteriores a essa data produzem... Informe-se antes de falar.

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    1. Ainda bem que me informa, caro anónimo, era algo extremamente difícil de atingir.

      Já agora… Só há poluição no centro de Lisboa? Não há poluição em Setúbal? Em Leiria? Em Celorico de Basto? Em Freixo de Espada à Cinta?

      Poluição existe de norte a sul de Portugal, quiçá no mundo inteiro, claro que nuns sítios mais do que outros.

      Já viu o que seria se todas as famílias (com transporte anterior a 2000) se vissem obrigadas a comprar carro novo para poder circular? Então e os transportes públicos? Vão ser renovados? O Zé Povinho paga.

      Parece-me muito nobre querer controlar a poluição, mas, a meu ver, há outros assuntos importantes, também, que merecem mais atenção (não desvalorizando o problema que é a poluição, claro) e que beneficiariam Portugal inteiro e não uma pequena parte.

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    2. Como disse, é só no centro de Lisboa. No centro de Lisboa há imensos transportes públicos por isso ninguém fica a perder. Claro que em Setúbal e afins também há poluição mas se tem de se começar por algum lado até faz algum sentido que seja na capital do país.

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    3. Acha mesmo que a poluição é um mal menor? Pois querida saiba que o planeta sobrevive muito bem sem as pessoas, já o contrário...É com pensamentos como o seu que o planeta está no estado em que está.

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    4. A parte do “não desvalorizando o problema que é a poluição, claro” passou-lhe ao lado, certo?

      “É com pensamentos como o seu…” diz a querida anónima. Omessagora, por acaso a querida faz reciclagem? Desliga da tomada os aparelhos eletrónicos que não está a utilizar? Evita desperdícios de água? Todas as suas lâmpadas são fluorescentes LED? Evita o carro quando só tem de andar 100m, por exemplo? E já agora…já plantou uma árvore? E já tomou todo o sem número de medidas para preservar o meio ambiente? Sim? Não? Então aproveite e ponha olhinhos nos pensamentos de alguém como eu.

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    5. Por acaso já fiz a maior parte dessas coisas, sim. Continuo a não entender porque não concorda com a medida. No centro de Lisboa há muitos transportes (como alguém disse em cima) por isso não me parece que cause incomodo a muita gente.

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    6. E já se perguntou se faz essas coisas? É individualmente que começa a mudança e não a cobrar o que os outros fazem ou já fizeram

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    7. Oi? Gostava de ver as pessoas que são a favor desta medida, na situação de ter carrinho próprio e apanhar chuvinha e frio para andar de transportes públicos. Porque quem se dana são os pobres! Falar é muito fácil...

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    8. E pela sua lógica (anónimo das 21:19) os pobres são os que têm carro. Pois então sou rica porque não tenho e ando de transportes

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    9. Não sei se deva rir ou chorar com os comentários que li. Com certeza, a anónima (ou várias) que concorda com a medida e tanto apregoa a solução dos transportes públicos, não faz uso dos mesmos e felizmente tem o seu carro para se deslocar sem ser visada pela lei. Ao invés de apelar ao falso moralismo, oiça as notícias (não basta mandar os outros informar-se). E oiça os sem número de transtornos que esta medida causa a um grande número de pessoas. E não, não me refiro a privações banais. Refiro-me a penalizações nos empregos, a complicações na estabilidade de rotinas essenciais, etc, etc, etc. Tudo aquilo para o qual temos capacidade de sermos sujeitos dada esta conjuntura de crise. Quanto à poluição, esse grande problema do século, não será resolvido com a proibição de uma minoria de gases emanadas pelos veículos em questão (até porque isso é relativo, mas não me vou alongar sobre isso). São as grandes indústrias (não só aqui, mas por este mundo fora) que deveriam ser fortemente punidas pela destruição que causam, é o consumismo exacerbado do ser humano, é o capitalismo sem limites. E infelizmente nenhum destes males há-de ser controlado porque são todos estes "problemas" que geram capital a grandes potências.
      Mas nós, portugueses tacanhos em raciocínio, achamos que é tirando ao pobre o pouco que tem, iremos resolver todos os males do mundo.
      Aliás, quem ganha são realmente as empresas de transportes (essas mesmo, as que fazem uma greve a cada semana!!) e a indústria automóvel, claro está. E voltamos ao início do raciocínio, certo?
      Façamos um esforço critico para analisar o assunto antes de opinar para não ficar tão feio de se ver até onde vai a estupidez alheia.

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    10. É bom saber que há alguém que consegue perceber onde queria chegar.

      De falsos moralismos está o mundo cheio. Claro que tenho consciência do grave problema que é a poluição, mas é preciso ter bem presente as consequências da dita medida. Como a Alexandra menciona, há outros factores tidos como principais e mais graves a contribuir para a destruição do meio ambiente, do que carros anteriores a 2000.

      Mas é sempre muito mais fácil falar quando não nos afecta a nós próprios (a mim não me afecta, mas tenho capacidade de análise e de ver o lado dos outros).

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    11. Carros anteriores a 2000 não podem andar por causa das emissões de gases poluentes... E então o belo do Porsche de 3000 de cilindrada que polui tanto ou mais que os carros anteriores ao ano 2000? Pois, é um caso a pensar...

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    12. Excelente observação, anónimo 10:27.

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    13. Eu não sou de Lisboa, mas já ouvi dizer que há transportes públicos a cair de podres (como em todo o lado). Então e esses? Não são prejudiciais para o ambiente? E os preços dos transportes públicos? Será que são preços apelativos? Esses nunca baixam... pelo contrário, é sempre a subir. Então e fornecedores com carrinhas anteriores a 2000, vão ver o negócio prejudicado por causa desta lei? É tudo muito bonito, mas não vamos negar que condiciona a vida a muita gente.

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  2. Estou para ver no que isso vai dar. Quando há uns anos implementaram uma coisa do género, não correu muito bem. A ver...

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

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  3. Não é assim tão estúpido, é uma forma de reduzir a poluição. E já não é novo em algumas cidades europeias, Alemanha por exemplo.

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    1. E que comparar o nível de rendimento dos alemães com o nosso? Não, pois não? Bem me parecia!

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    2. Não não quero apenas fiz o comentário do propósito desta medida e relembrei que já não somo pioneiros nesta medida .
      O que sei é de alguma forma contribuirá para uma melhor qualidade no centro de lisboa - menos trânsito e menos poluição.

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    3. Pois, compreendo e tem razão. Realmente iria diminuir a poluição. Mas para tal é preciso haver dinheiro para comprar carros mais recentes... Ou isso ou andar só de transportes públicos, o que para muita gente é impraticável. Haver incentivos à compra de carros novos ou semi-novos é que nada...

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    4. É impraticável andar de transportes no centro da cidade?? De certeza que nunca andou para estar a dizer isso. Andasse muito melhor de transportes em Lisboa do que de carro.

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    5. Pois, mas isso em relação a pessoas que já moram no centro da cidade. E aquelas que têm de se deslocar de fora para lá? É nessas que falo.

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  4. É ridículo, mesmo. Quem lança estas leis parece que não vive no mesmo país do que eu. Completamente descontextualizado da nossa realidade.

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  5. What?!
    Convido-te a participar no Giveaway que está a decorrer no meu blog* <3
    Beijinhos,
    frompeonies.blogspot.com

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  6. A maior estupidez, parece que fazem de Lisboa o centro de Portugal. Entao e o resto das cidadades? Ah caga nisso, Lisboa e' que interessa .

    http://odesempregodeunisto.blogs.sapo.pt

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    1. Lisboa não é o centro de Portugal, mas esta iniciativa foi da Câmara de Lisboa! Dahhhh!!! Ah! Mas deixa lá estar... "Caga nisso"...

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    2. E ainda bem que só se lembraram desta estupidez em Lisboa...

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  7. Olha o meu está no limite lol

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

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  8. A questão é que há carros anteriores a 2000 menos poluentes que carros de 2014. O que deveria ser limitativa era a cilindrada do carro e não o ano de origem...

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  9. A sério? por um lado têm razão por causa dos gases poluentes libertados por esses carros, mas isso não devia ser só em Lisboa mas em todo o país... Mas não vai ser esta medida que vai mudar as condições ambientais em que vivemos, era preciso muito mais que isto! :)

    beijinhos querida

    http://www.blogdasgemeas.pt/

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    1. Por algum lado tem de se começar.

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    2. Fazem ideia dos milhares de carros que passam no centro de Lisboa?? Sim, leram bem: milhares e milhares, não é como na vossa terrinha que circulam um punhado de carros por dia. Que mania de debitarem parvoíces como "(...) mas isso não devia ser só em Lisboa mas em todo o país (...) ". É claramente maior a nuvem de poluição em Lisboa do que em Setúbal, Leiria e Celorico da Beira. Que mania.... Eu vivo e trabalho em Lisboa e ao fim do dia, quando passo um algodão na cara o algodão fica preto tal não são os níveis de poluição. O português é super dependente do carro e é essa mentalidade que tem de mudar. A rede de transportes em Lisboa é fantástica. Aprendam a andar de transportes pela saúde e protecção do meio ambiente. Gentinha mais acomodada......

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    3. Mania dos lisboestas acharem que são da cidade e o resto é a província. Acha que não sabemos que em lisboa circulam mais carros que em braga por exemplo (minha cidade). Fique sabendo que não uma terrinha...

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    4. "Na vossa terrinha". Para os lisboetas tudo o que não seja lisboa é "terrinha", engraçado. Lisboa é que é uma terrinha, tendo em conta a quantidade de mentes acéfulas que nela habitam.

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    5. Nota: Não sou Lisboa. Sou de uma terrinha perto de Castelo Branco portanto não se ofendam com o meu termo "na vossa terrinha" porque eu também sou da terrinha. Apenas vivo e trabalho em Lisboa e acreditem que os níveis de poluição são absurdos.

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    6. Anónimo das 14:26 tenho a dizer-lhe quero dar-lhe os meus sinceros parabéns pois, com o desprezo que falou do resto dos país no seu primeiro comentário, mostra que já se adaptou muito bem à mentalidade lisboeta.

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    7. Nada disso, apenas não tenho o complexo de inferioridade venha eu de onde venha ou vá eu para onde vá. É tão simples quanto isto.

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    8. Eu sou da Terrinha do PORTO, e é por ler este tipo de comentarios que cada vez mais odeio não Lisboa porque é uma cidade bonita mas quem lá vive. Mentes pequenas que so ligam ao aspecto. São como os burros com palas nos olhos.

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  10. Estão proibidos mas só durante um determinado período de tempo.
    Há que começar por algum lado

    beijinhos

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  11. Eu já estou fora. Por um ano já não há Sara na baixa de Lisboa! :p
    Beijinhos,
    Sarinha - No Conforto da Minha Cozinha

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  12. Muitas pessoas preocupadas com a poluição no ar?? e com toda a razão, mas o que é que elas fazem por mudar isso?! Iniciativa da câmara de Lisboa?? Não devia ser iniciativa de todos os portugueses?? Principalmente daqueles que se acham tão informados e são os primeiros a concordarem com a ideia?? Agora pergunto o que é que fazem para contribuir para a menos poluição! "Ah e tal não tenho carro anterior a 2000 tudo bem". Seja anterior a 2000 ou não todos poluem, mas va-se la saber que emissões de CO2 o carro pessoal de cada um produz. Deixam o carrinho em casa e andam de transportes públicos?? Naooooo... é mais fácil não depender de horários. Tudo compreensível. Nem tudo está ao nosso alcance.
    E a separação de lixo doméstico que está ao alcance de todos nós, quantos de vós o fazem?? Fica a pergunta no ar.
    Bom resto de tarde chuvosa.

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  13. Isto da poluição é um tema muito importante, pois é. Mas antes de começar a proibir a entrada de todos os carros com matrícula anterior a 2000 no centro de Lisboa, ou noutro lado qualquer, é necessário proporcionar as devidas condições. Não é chegar e proibir, é necessário construir uma rede de transportes decente (e que também poluam menos, já agora) e criar as devidas condições.

    http://janeiroemparis.blogspot.pt/

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  14. Acho compreensível, deviam implantar algum projeto parecido nos centros das metrópolis brasileiras, mas depois que melhorassem o transporte público ^^

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

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  15. Acho isso tão estúpido.
    Será que temos todos que trocar de carro a cada 2 anos ou todos os anos para não estar démódé e entrar de carro na capital?
    Ridículo.

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  16. Compreendo que possa ser uma situação muito complicada para algumas pessoas, mas eu entendo a decisão. É pelo planeta e, consequentemente, por todos nós. :)

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  17. Por um lado concordo que se deva reduzir a poluição mas por outro essa lei é muito estúpida. Como se andássemos a nadar em dinheiro para puder comprar carros novos -.-

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  18. Não consigo compreender qual é a lógica

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  19. O mais engraçado e que esses carros anteriores a 2000 pagam muito pouco de imposto de circulação, e quem tem um carro apartir de 2007 já paga de 100€ para cima. Os que menos emissões de CO2 libertam são os que pagam mais. Deveria de ser o contrário. Digo eu...

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    1. O único comentário inteligente que aqui está!

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    2. Quem tem um carro anterior a 2000 provavelmente não tem o tipo de rendimento para pagar um carro mais recente.
      Para além do mais há muito carrinho depois de 2007 a libertar CO2 em grande escala e não vi ninguém a proibir a sua circulação...

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  20. Trabalho bem no centro de Lisboa e na hierarquia da minha empresa encontro-me numa posição “menor”, pelo que tenho chefes de departamento directores e associados á minha frente, todos os acima mencionados têm automóveis (frota) fornecidos pela empresa de altas cilindradas, não vou referir marcas porque... Não interessa nada, que têm no máximo 1 ou 2 anos, grande parte das pessoas acima mencionadas possuem casa em Lisboa, e no entanto não prescindem do automóvel, tendo ainda direito a avença anual para estacionar á vontade, sem terem esse “incómodo” adicional, eu acho muito bem que usufruam de tudo o que lhes seja proporcionado sem olhar a esses males menores como a poluição, no entanto eu “simples mortal”, e ao contrario dos meus “superiores” não tenho automóvel de frota, nem avença para estacionamento, e entro às 06H00, tenho de me desenrascar, com o meu automóvel de 1996, (que não polui nada, coitadinho pois tem uma cilindrada tão baixa que por vezes tenho de por o pé de fora e empurrar para ele andar, “tipo Flinstones”, que deixo a meio caminho até aos transportes públicos mais perto), visto que também ao contrario dos meus superiores hierárquicos não possuo casa em Lisboa. Eu acredito veementemente, que as frotas de automóveis de altas cilindradas, sejam do estado ou de empresas privadas, sejam uma força mais destruidora no que diz respeito á poluição, do que propriamente quem necessite do automóvel empiricamente para trabalhar, e que não está a ser penalizada de nenhuma maneira, estou de acordo com um comentário anterior que refere que deveriam ser penalizadas as cilindradas e não a antiguidade dos automóveis, Lisboa tem de facto transportes mas é dentro da própria Lisboa quem venha do fim do mundo como eu, está “lixado”!! Já agora, se no subúrbio onde até á data posso estacionar o meu veículo fizerem a mesma coisa venho de táxi, trabalhar, não ia ter outra hipótese pois teria de depender da Rodoviária cujo primeiro horário será às 06H05, hora esta que eu já deveria de estar no trabalho…não tenho possibilidades de ter carros novos, nem semi novos, e mal posso sustentar o meu…Eu sei que isto são problemas de pobre e que problemas de pobre não interessam a ninguém mas…haja paciência !!!

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  21. Li num comentário de um anónimo que carros a partir de 2007 , aqueles que menos emissões de CO2 libertam pagam mais de imposto???? Onde é que viu essa informação?? aconselho a verificar a tabela de impostos, pois vai ver que quanto mais alta for a cilindrada, mais emissões produzem e mais alta é a taxa de imposto, ou seja, os que emitem menos CO2 são os que pagam menos de imposto.

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    1. Os cálculos para o pagamento são feitos de forma diferente entre carros a partir de Julho de 2007. P.ex eu tenho um Renault Megane 1.5 de 2005 e pago 35€ imposto, uma amiga minha tem uma Renault Mégane 1.5 de outubro de 2007 e paga 100€ e qualquer coisa. O mesmo carro.

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