#

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A Gata na Cozinha #50

Vamos ressuscitar esta deliciosa rubrica do mundo dos mortos? Vamos, pois claro que vamos. Se bem queeeee... Desconfio que, daqui em diante, as minhas iguarias vão deixar-vos assim um bocadiiiinhoooo...


Desconsoladas? WuuUaaAHhhhhWuuUaaAAhhHH!

Desde que me rendi, ou melhor, que nos rendemos, a um estilo de vida mais saudável que as ementas lá de casa não variam muito do bife de vaca, peito de frango, peito de peru, tomates, brócolos, cenoura, batata-doce (nunca tinha comido e fiquei super FÃ), claras de ovo, rúcula e tudo o que é legumes e vegetais super ricos em vitaminas e proteínas. E claaaaaro, para além da chichinha da boa também comemos peixinho (preferencialmente grelhado) que é uma importante fonte de omega 3. Acabaram-se, portanto, as massadas maravilhosas e aqueles pratos com aqueles molhos de fazer salivar. A carne de porco também foi abolida da nossa alimentação (lá se foram as minhas deliciosas entremeadas no forno). Agora, esses pequenos prazeres da gula ficam para os dias da asneira que, por norma, são ao fim-de-semana.

Assim, à primeira vista, uma pessoa até fica com pena destes dois tristes (eu e o esposo!) que andam a brócolos e a 150 g de bife, mas acreditem que sabe muito, muito bem. Parece que até sabe melhor quando chega o fim-de-semana e lá nos "desgraçamos" naquilo que nos apetecer comer. Além disso, facilita muito mais a vidinha doméstica já que é mais fácil de decidir o que vai ser para o jantar e bem mais rápido e simples de preparar. Para mim que com o ginásio e as corridas chego sempre a casa perto das 21h30 é óptimo. E não, não fico com fome, mas caso me dê a larica (já aconteceu) como um iogurte magro simples ou com frutos silvestres.

Hoje partilho o almoço do sábado passado.


Um saboroso hambúrguer de novilho - temperado com flor de sal, pimenta preta e orégãos - acompanhado com arroz de cenoura, ovo cozido, rúcula e cenoura ralada. Foi quanto bastou para ficar satisfeita. A carne do talho onde vamos é de excelente qualidade e basta brincar com as mais variadas especiarias para que fique com um sabor bem gostoso.

Não sei se será do vosso interesse a partilha deste tipo de pratos (até porque não tem nada que saber), mas de quando em vez posso fazê-lo. No entanto, ainda tenho algumas receitas em carteira - daquelas de arregalar mais o olho -, umas até foram feitas na Bimby, que posso partilhar na mesma, só tenho de descobrir as fotos nas profundezas dos meus arquivos.
Beijufas e boommmmm fim-de-semaaanaaaa!

11 comentários:

  1. Mas que bom aspeto!
    Aqui por casa também se anda a comer de forma mais saudável e vegetariana ahah, mas sempre muito saborosa!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Partilha mais! Assim vamos tendo ideias. Não sei se vos acontece o mesmo, mas parece que os pratos são sempre os mesmos e que nos falta imaginação para variar!
    Em minha casa quase parece que existe uma ementa que se repete todas as semanas :-S

    Hoje sou capaz de copiar este prato, para além de ser saudável tem muito bom aspecto, os olhos também comem :-P

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspeto na mesma :) acho uma ótima ideia partilhares estas sugestões

    ResponderEliminar
  4. (Não faz mal gata, ''Amigas'' à mesma!)
    Que bom aspecto :)
    Toda a gente pensa que cozinhar comida saudável é muito difícil mas é tão simples e faz tão bem a nossa saúde.

    E.H

    ResponderEliminar
  5. Boa Gata, vamos nessa! O que é preciso são receitinhas saudáveis e saborosas para replicar!
    Obrigada,
    Pat

    ResponderEliminar
  6. Estou tal e qual na tua onda há já ano e tal, perto de dois. comer saudável é que é que a malta quer chegar rija à velhice. Depois os crimes ficam para as saídas :)

    Gostei da receita, que apesar de simples é bem apetitosa :)

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  7. Só trocava o novilho por frango ou peru! :P
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
  8. Quando via as fotos dos teus cozinhados já me tinha ocorrido que o vosso colesterol não deveria andar de boa "saúde". Ainda bem que alteraste a tua dieta. Acho que não devemos ser radicais, mas temos que ter algum cuidado.

    ResponderEliminar
  9. Sim partilha please :) eu como também já ando nesse regime há um tempo por vezes faltam me ideias novas.

    ResponderEliminar
  10. Maria Bem me Quer20 fevereiro, 2016

    Tem muito bom aspecto, podes dar a receita do teu arroz de cenoura? Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Receitas saudáveis são sempre bem vindas :DDD

    ResponderEliminar