#

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Muito mais do que uma "moda"

Isto das corridas é mesmo viciante e é muito mais do que uma "moda" como muitos apregoam (por norma, aqueles que arranjam mil e uma desculpas para não mexer o rabo). É algo que vem de dentro e que nos move inconscientemente. Já dou por mim a sair de casa para ir correr com uma chuva do caneco, sem qualquer hesitação, como aconteceu neste sábado passado, por exemplo. Quer dizer, ao final de um quilometro a levar com chuva forte no lombo ainda fiquei naquela do "vou-não vou" para casa, mas depois pensei "mas é uma mulher ou és um ratazana do esgoto?" e lá continuei. A verdade é que a chuva acabou por acalmar e cheguei ao fim radiante da vida ao dar conta que o meu ritmo médio tinha baixado e consegui o tão ansiado objectivo de ficar abaixo dos seis minutos por quilometro. Estava tão feliz da vida que até deixei de sentir o cansaço e a roupa molhada na pele.


Porque a sensação de chegar ao fim de uma corrida é assim mesmo: indescritível. Não pelo momento em si, mas por todo o processo até lá. O treino, o esforço, a dedicação, o que deixei de fazer para cumprir algo que não me leva a ganhar nenhum prémio a não ser o interior (o mais importante, talvez). O facto de estipular objectivos pessoais e lutar por eles. Não há melhor recompensa do que dizer "eu consegui" ou "eu cheguei lá". E a sensação de leveza e de liberdade? Óptima.

É a motivação que nos faz começar, mas são os resultados que nos dão força para continuar. E esses começam a saltar à vista. Claro que fazer exercício por si só não chega (eu sou bom exemplo disso). Comer bem é fun-da-men-tal. Desde que aliei este meu estilo de vida activo a uma alimentação mais saudável que noto diferença não só no corpo, mas a um nível geral. Coincidência ou não, nunca mais tive canelites que tanto me atormentavam durante as corridas e sinto-me com bem mais energia. Depois, é aquela sensação de alma leve e bem-estar enoooorme que revitaliza corpo e mente. Não sei, se calhar a culpa é da endorfina.

Li uma frase no livro "Correr para Emagrecer" do Pedro Almeida que me deixou a pensar de tão verdade que é: "somos o nosso pior inimigo". É a mais pura das verdades. O nosso corpo faz o que a mente obedece. A distância entre fazer ou não fazer, entre dar o passo ou não, somos nós. É a vontade que move o mundo e a vontade parte de nós mesmos. Não quero com isto dizer que agora toda a gente tem obrigação de andar aí a correr desalmadamente como se não houvesse mais nada para fazer na vida. Mas é nossa obrigação fazermos por sermos mais saudáveis. E uma vida saudável implica sempre ter uma vida activa. E uma vida activa implica comer melhor. Está tudo interligado e mais do que ter um corpo bonito, o importante é ter um corpo saudável.

Há mil e uma formas de mantermos o nosso corpo em movimento e de fazer o sangue correr nas veias, mas menciono a corrida por ser a actividade mais acessível de todas, para além de não implicar quaisquer gastos mensais. Só precisamos de vontade e de umas sapatilhas, o resto são desculpas. Isto, vindo de quem sempre adorou desporto, mas via na corrida o diabo, faz pensar. E a pergunta é: estás à espera de quê?

23 comentários:

  1. Já corro há uns bons anos e o ano passado corri a minha primeira Meia Maratona e a sensação de orgulho próprio por ter atingido o objetivo que determinei foi indescritível. Já não passo sem correr, ainda que nem sempre seja a mais assídua das corredoras mas é algo que aconselho vivamente a quem pretende viver uma vida mais feliz. Sim, correr leva todas as preocupações e receios com o suor e permite-nos abstrair de tudo o que atormenta. E com isso somos, sempre, mais felizes! ;)
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consigo imaginar e compreendo perfeitamente as tuas palavras!

      E sabes que mais? Um dia ainda vou correr uma meia maratona! :D :D

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu faço algumas caminhadas, também me ajuda nesta etapa que estou atravessar. Sabe me muito bem, ficamos com a cabeça mais leve e é um desporto gratuito. O que me anda a estragar o esquema é realmente a chuva.
    Em relação as corridas, como fui sempre gordinha nunca pratiquei mas gabo as pessoas que a fazem.
    Parabéns pelo esforço e vais ver que vai compensar :)

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummmm, etapa? Espero que esteja tudo bem E.H.! =)
      Sabe mesmo bem e não há nada que pague essa sensação de leveza.

      Quanto ao facto de seres gordinha, não impede que te atires às corridas, mas, claro, tem de ser com um treino indicado. Por exemplo: porque não correr um quilometro, caminhar um quilometro, correr um quilometro e por aí fora? É uma forma boa forma do corpo se ir habituando ao ritmo e estas diferenças de ritmo aceleram o metabolismo, logo, ajuda a queimar gordura. Pensa nisso =))

      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada gata pela tua preocupação pelos teus seguidores. Por isso é que volto cá sempre!
      É uma boa etapa, a mais importante de todas, ser saudável e gostar de mim. Como nunca gostei.
      Hoje fui fazer a minha caminhada e fui todo o caminho a pensar em ti :) um dia destes experimento a fazer como disses te :) ahahah

      Beijinhos
      E.H

      Eliminar
    3. Não tens nada que agradecer! Já vos considero minhas amiguinhas, virtuais, mas amiguinhas! =))
      Saber gostar de nós próprias é quase tão necessário como o ar que respiramos. Termos confiança em nós num mundo tão cruel é mesmo importante. Isso, aos poucos e poucos, conquista-se. Força E.H.! =))

      Um beijinho e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  3. Parabéns pela realização do seu objetivo :)
    Esta aplicação da Nike+ enquanto estamos a correr precisa de dados moveis pra funcionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =))
      Não tenho a certeza, mas julgo que sim.

      Eliminar
    2. Permite-me responder. A aplicação não precisa de dados móveis para funcionar, apenas para sincronizar, o que pode ser feito depois :)

      Eliminar
    3. Ok! Então se for correr posso ir com a aplicação ativada e quando chegar a casa ao ligar os dados, aquilo dá-me os km que corri etc?

      Peço desculpa mas sou uma ave-rara no que toca a tecnologia :D

      Eliminar
  4. Eu tambem comecei a correr, mas depois parei porque nao me sentia motivada. Mas nada melhor que inicio do ano para retomar ao meu objectivo.

    Beijinhos

    Portuguese Girl with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A motivação somos nós próprias, é a resposta do nosso corpo. E é importante estabelecermos objectivos porque é isso que nos desafia. E como diz a Carolina Patrocínio "o que não te desafia, não te muda"! =))

      Beijinhooos *

      Eliminar
  5. É mesmo muito mais do que uma moda, e mesmo que fosse por moda, mais vale que seja correr do que algo bem pior :) Eu gosto de correr, já o faço com alguma regularidade há quase um ano. Faço porque sim, quando me apetece, e aquele momento é algo só meu, bom para pensar e desanuviar de tudo. Mas admito que com muito mau tempo me irrita um bocadinho! :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Também queria começar a correr, mas penso que precisaria de uma companhia, para me dar motivação. Assim sozinha desisto mais facilmente. :p
    Mas tenho que te dar os parabéns pelo que já conquistaste! Sem dúvida que quando se começa a notar diferenças, tanto físicas como mentais, já se sente que vale a pena todos os esforços!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gatinha, esta nova versão do blog não gosta nada do meu telemóvel :( tenho que andar sempre em "mete zoom", "tira zoom"... E o tipo de letra não é o melhor (é apenas a minha opinião).

    ResponderEliminar
  8. Ando há séculos a dizer que um dia vou correr e até agora nada... Este post é mais uma motivação :)

    ResponderEliminar
  9. Sou dessas que dizem que a corrida é uma moda. Mas ainda bem que é, venham mais modas saudáveis! Não corro porque não gosto. Não por não ter resistência física (que se constrói) ou por ser pouco ativa, mas sim porque detesto cardio e acredito em não nos forçarmos a fazer coisas de que não gostamos. É super fácil para mim comer bem (ainda esta semana publiquei um post informativo com dicas para um estilo de vida saudável), por isso tenho essa vantagem. É importante que cada um encontre o método que melhor funcione para si próprio, ainda bem que encontraste o teu :)

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  10. eu acho que é um bocadinho moda... Mas como é uma moda saudável, óptimo! Queria eu ter genica para isso! :)

    ResponderEliminar
  11. Como te disse no instagram, esse sorriso sincero diz tudo :)
    Beijocas

    http://lacarotevermelho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post e pelas tuas palavras conseguiste mesmo cativar-me a ser mais saudável e até pensei em começar a correr!
    Beijinhos

    http://mmlbycf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bemmm, sendo assim fico muito contente! =))

      Beijinhoos e FORÇA *

      Eliminar
  13. Eu troco as corridas pelas caminhadas :) já fui frequentadora ssidua de ginasios, mas nada me fez perder tanto peso como uma hora de caminhada por dia! Aconselho a quem nao vai ao ginásio e quer acrescentar alguma coisa aos seus treinos os videos do canal FitnessBlender do Youtube e os desafios dos 30 dias da blogilates

    ResponderEliminar