#

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A Gata das Panquecas


Não, o blog não vai mudar de nome, mas a mudar esta seria uma boa opção: "A Gata das Panquecas" (ah! ah! ah!).
Quem me vai acompanhando pelas redes sociais sabe bem que sou completamente viciada em panquecas. Desde a primeira vez que experimentei fazer com aveia de sabores da Prozis, que o meu pequeno-almoço é "viró disco e tocó mesmo" (qual overdose de panquecas, ah! ah! ah!). E não, não me canso, não me enjoo, é só a minha refeição preferida do dia. Às vezes, faço crepioca que também gosto muito, mas...panquecas são panquecas.


Substituir a farinha tradicional pela farinha de aveia faz toda a diferença, não só ao nivel de nutrição mas também no que toca aos benefícios. Já vos falei da sua importância quando partilhei as minhas primeiras papas de aveia. A aveia é um alimento muito rico nutricionalmente e é uma importante fonte de hidratos de carbono e boa fonte de energia. Dado o seu alto teor de fibras, a aveia é muito eficaz a controlar a fome porque confere saciedade por muito tempo.

Há imensas formas de fazer panquecas - panquecas de banana, panquecas com queijo quark, etc, etc - é uma questão de experimentar as várias combinações de sabores, mas a minha pessoa faz seeeeempre, sempre da mesma forma e de acordo com o meu plano para o pequeno-almoço.
E é tão simples quanto isto:

- 90g de Aveia de sabores da Prozis (por norma, chocolate ou coockies);
- 2 ovos inteiros;
- Canela a gosto;
- Água (pouquinho, só para a massa não ficar muito espessa).
(as quantidades de ovos e de aveia variam consoante as necessidades de cada um. A minha quantidade de aveia já chegou às 120g, mas já andou nas 60g, por exemplo.)

Depois, é só cozinhar numa frigideira anti-aderente, em lume brando, de ambos os lados. A massa é distribuída da forma que preferirem, pessoalmente, prefiro pequeninas e fazer uma torre delas. Sou uma criança feliz com uma torre de panquecas à frente! :D


No fim, é só dar asas à imaginação e decorar ao nosso gosto (frutos secos, frutos vermelhos, iogurte, etc). Eu dispenso essa parte, sei que ficava mais bonitinho para a foto e tudo, mas o que eu gosto mesmo é de barrar manteiga de amendoim. É só o melhor de dois mundos num só!


Pronto, está desvendado o segredo das panquecas da Gata, que não têm segredo nenhum. Acredito que estivessem à espera de mais, afinal, "ela come panquecas todos os dias, de certeza que aquilo leva alguma coisa de outro mundo" mas não, é apenas e só isto. Muito simples mas muito boas. Ficam com um sabor muito bom e a massa super fofinha. Não há como não viciar! Claro que sendo uma aveia com sabor faz toda a diferença. Experimentem!



9 comentários:

  1. Também adoro panquecas, de preferência feitas pelo marido ou pela filha, têm outro gosto:)
    Costumo barra-las com doce ou só com canela. Também já experimentei noutra refeição recheadas com queijo e fiambre e ficaram muito boas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de panquecas para o pequeno almoço! É pena só ter tempo para as fazer ao Domingo :(
    As minhas faço com farinha de espelta, canela, um fio de mel, ovos e leite de amêndoa. Ficam tão boas, receita da Cristina Ferreira :) ahahah
    Normalmente coloco fruta por cima.
    As tuas também parecem deliciosas, tenho que experimentar.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  3. Adoro panquecas, são mesmo uma perdição *.* tenho que experimentar esta receita!

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de panquecas! Geralmente também faço as minhas com aveia e junto-lhes um bocadinho de proteína de chocolate, ficam tão boas! Mas fiquei curiosa com esses preparados da prozis. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway de Natal

    ResponderEliminar
  5. Eu como panquecas todos os dias a meio da manhã, mas para mim sempre o mesmo sabor não dá senão enjoo. Estou sempre a inventar receitas novas, umas correm melhor que outras, mas mau nunca ficam 😊.

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa quem faz as melhores panquecas é a minha irmã, adoro tanto,
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Não sou de utilizar esse tipo de produtos, mas as panquecas ficaram com bom aspeto, gostei :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  8. Tenho de experimentar estas tuas panquecas!! Parecem deliciosas mesmo

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  9. Fiquei com água na boca! Está com um aspecto divinal, aposto que estão deliciosas!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar