#

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Três livros para o primeiro trimestre do ano


vamos tentar!

No final do Verão partilhei convosco a vontade de retomar o bom hábito de ler. Acho que estou a conseguir. Feitas as contas, desde as férias do Verão já terminei o livro "Um Novo Amanhã" de Dorothy Koomson - já se arrastava há um ano pela mesinha de cabeceira -, li o "Escrito na Água" de Paula Hawkins (venha daí o filme), li o "Comer, Orar e Amar" de Elizabeth Gilbert e já dei inicio ao "A Mulher Mais Sortuda do Mundo" de Jessica Knoll (que penso que também sairá em filme). Pelo meio vou lendo o "Liberta-te de Pensamentos Tóxicos" - mais virado para a espiritualidade e auto-ajuda com base em testemunhos - que já está quase no fim. Está longe de ser espectacular, mas vindo de mim é de bater palminhas.

"Obláaa, tu lês tão pouco...mas tu gostas mesmo de ler?!" refilam vocês. Gosto, gosto muito. Vejo a leitura como um dos maiores prazeres que podemos ter na vida. Leva-nos a viajar e a conhecer o mundo sem sairmos do nosso sofá. Faz-nos identificar com sentimentos e ajuda-nos a tornarmo-nos pessoas melhores. Também fazem-nos sentir menos sozinhos. Os livros ampliam a nossa mente e é uma forma de entender diferentes vidas, emoções e personalidades. Depois é a capacidade de nos fazer abstrair do mundo à nossa volta, acabando por servir de escape. Um escape saudável e bastante enriquecedor. E é um estimulo à nossa imaginação. Tão bom que é mergulhar de cabeça nas histórias, construir cenários e dar um rosto às personagens, sentir bem na pele como se fossemos nós que estivéssemos a viver aquela história! Por isso, sim, gosto muito, muito de ler.

"Então porque é que não lês mais, mulheeeer?!!" protestam vocês. Resposta demasiado óbvia: não tenho tempo para ler. Caaaaaalma, não m'insultem!! Isto do "não tenho tempo para..." parece cliché, eu sei, e soa até a desculpa fácil, eu sei, mas é o que é. Para muitos "não ter tempo" é coisa que não existe, porque o tempo arranja-se, e há tempo para tudo, e é uma questão de organização e prioridades e...não me lixem porque não é tão linear assim. O meu tempo não é o vosso tempo, os meus interesses não são os vossos interesses e a minha vida não é a vossa vida, resumidamente e de forma curta e grossa, cada um sabe de si.

Durante o dia, por razões óbvias, ler está fora de questão pelo que resta o horário pós-laboral. Ora, como vocês sabem sou uma pessoa que se dedica à actividade física - outro grande prazer da vida - e, por norma, vou três vezes por semana ao ginásio. Quando corro passam a ser quatro dias da minha semana dedicados ao exercício. Nesses dias, quando chego a casa o ritual é mais ou menos este: chegar a casa, fazer o jantar, jantar, arrumar a cozinha, tomar banho e enfiar-me na cama e dormir. "Ahhhhhhhh mas podes pegar num livro antes de adormeceres", filhinhas, podia, mas aterrava logo no primeiro parágrafo (para não dizer primeira silaba). Em dias de ginásio chego sempre a casa no limiar das energias e mal me deito aterro na hora.
Nos dias que não treino, aproveito o facto de chegar a casa mais cedo para tratar do jantar mais cedo também e há sempre coisitas de casa que aproveito para fazer (não tenho empregada) e há um blog que tento manter activo, nisto, o tempo passa. E eu não sou daquelas pessoas que adormece tarde e que consegue estar de pestana bem aberta até à uma ou duas da manhã. Nunca fui, nem nos tempos de escola daí saber que tinha de aproveitar muito bem o dia para estudar, porque à noite não rendia. Sou uma pessoa facilmente dominada pelo sono, diga-se. Normalmente, às 23H30 o "João pestana" baixa em mim, na loucura das loucuras, à meia-noite. Logo, mesmo nos dias que não treino não consigo ler assim tanto quanto isso. Ah! E há um pequeno problema: uma virose chamada redes sociais. É verdade, confesso aqui e agora que tooooodos os dias pego no telemóvel quando já estou deitada e assim como quem não quer a coisa perco logo uma meia hora a saltitar entre redes sociais e sim, é tempo deitado ao lixo e que podia ter aproveitado para ler. Todos temos as nossas fraquezas, não me julguem.
No fim-de-semana, há lides domésticas para tratar, há compras da semana para fazer, também há sábados que costumo trabalhar, há vontade de dar um passeio, há um jantar ou um café com os amigos, há toda uma vida social e, mais uma vez, as leituras vão ficando de parte.

Mas o objectivo está traçado e tenciono ler os três livros da foto até ao final de Março. Volto a dizer, ler um livro por mês não é nada de extraordinário, mas vindo da minha ilustre pessoa acreditem que será um feito histórico.


15 comentários:

  1. Espero que sejas bem sucedida nesse teu objetivo. E compreende perfeitamente quando dizes que não tens tempo para ler. Eu própria, que adoro ler, por vezes dou por mim e não me lembro da última vez em que peguei num livro mas a verdade é que entre o trabalho, família, namorado, curso, blogue e a instituição pela qual sou responsável, nem sempre é fácil conseguir algum tempo para me sentar e relaxar com um bom livro.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, não ter tempo é mesmo algo que não existe. Existem é prioridades, e é isso que tu estás a fazer e muito bem :). A minha prioridade agora é a faculdade, por isso não tenho lido nada, mas quando for para estágios em fevereiro já vai dar para ler alguma coisa.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. quero muito ler esse do John Green, está na minha lista! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  4. Fico à espera da tua opinião sobre cada um dos livros. Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
  5. Gatinha nao tendo a ver com o assunto, podes ajudar-me sff!!gosto muito de vestidos mas é muito difícil encontrar algo que se consiga usar no dia a dia. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm assim é muito vago. O que queres dizer com "se consiga usar no dia a dia"? A nova colecção da Zara, por exemplo, tem alguns vestidos de malha super giros.

      Eliminar
  6. como te compreendo!! adoro ler mas há certas prioridades que estão acima disso e parece que simplesmente não há tempo mas adoro que tenhas definido tres livros para leres num periodo de tempo, boa sorte!!!
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. É uma questão de prioridades e cada pessoa estipula as suas consoante lhes dá mais jeito, e ninguém tem nada que ver com isso! Não somos todos iguais, por isso é natural que cada um gira o seu tempo de acordo com as tarefas que lhe são mais prazerosas.
    Espero que sejas bem sucedida :)

    ResponderEliminar
  8. Portanto escreveste um post a dizer que queres ler mais mas que a tua vida ativa não te permite. O mundo enriqueceu com esta informação.

    ResponderEliminar
  9. Eu leio todas as noites desde que me conheço, no entanto não sou, de todo, a pessoa mais rápida do mundo a ler. Por norma levo um mês a mês a meio (dependendo do tamanho!) a ler um livro! :P
    O mais importante já fizeste: começar! Daí em diante é só a melhorar! ;)
    Beijinho,
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho duas filhas pequenas, trabalho, faço exercício 3xs por semana e o ano passado consegui ler 25 livros. São prioridades.

    ResponderEliminar
  11. Ler é bom, só lamento as tuas escolhas literárias. Há coisas no mercado intelectualmente mais estimulantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixemos as lamentações de parte e partilha é essas "coisas" intelectualmente mais estimulantes! Sugestões? :D

      Eliminar