#

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Leituras de Agosto

Ao contrário do que seria expectável, acabei por ler bem menos nas férias comparando com o que tem vindo a ser habitual. Ainda assim, consegui despachar dois livros que me suscitaram desde logo imensa curiosidade: "A mulher à janela" e "Pedido de Amizade". Thrillers, pois claro.
Ninguém me perguntou nada, mas deixo-vos com a minha opinião sobre cada um.
De nada! :D

"A mulher à janela" de A. J. Finn


o final compensa um inicio monótono!

Aqui, temos um livro intrigante e misterioso, mas com uma leitura inicial um tudo-nada monótona. Só a partir do capítulo 22 (são 100 no total) é que a história começa a ganhar ritmo, de tal maneira que, depois de andar dias e dias a "moer", a levá-lo para a praia e nem lhe tocar, bastou um dia de nevoeiro e uma noite a vegetar no sofá para terminá-lo.
Peguei neste livro com as expectativas bem lá no alto, tal foi o surubudu aquando o seu lançamento, pelo que já estava a espumar de impaciência quando ao fim de uma dúzia de capítulos a história não desenvolvia. O suspense e o mistério pairam no ar a cada virar de folha, no entanto, já começava a ser um pouquinho maçador. Mas assim que começa a fluir, senhores, só queremos parar de ler quando chegarmos à última página! E o revelar do que está por trás do comportamento da Anna? Bem, que sensação de choque!!

Muito resumidamente, o livro conta a história de Anna Fox que não sai à rua há dez meses, sendo que as janelas são o único contacto que tem com o mundo real. É quando a família Russell, aparentemente perfeita, se muda para a casa em frente que algo acontece e acaba por ser testemunhado por Anna. Anna que não sai de casa há meses, que se encontra num estado depressivo e que toma imensa medicação pelo que a sua credibilidade poderá ser posta em causa.
Será que alguém irá acreditar nela?
Será que ela própria acredita?
Será que realmente viu o que diz que viu?
E o que levou Anna a fechar-se em casa?
Fica também a certeza de que nunca ninguém sabe o que realmente se passa numa família.

Resta aguardar pelo filme. Amy Adams parece ter sido a actriz escolhida para o papel de Anna. Um papel exigente, pelo que esperemos que a actriz faça jus a cada página do livro. Depois de ter visto o filme "A Rapariga no Comboio" e ter odiado, jurei a mim mesma que nunca mais voltava a ver um filme depois de ter lido o livro, mas...

"Pedido de Amizade" de Laura Marshall


viciante e fácil de devorar de uma só vez!

Eis outro recém lançamento que me despertou imensa curiosidade e não desiludiu em NA-DA. Ao contrário de "A mulher à janela", este livro prendeu-me por completo desde a primeira página, folha por folha, até ao final.

O titulo é bem elucidativo. Temos aqui uma história inquietante de como um simples pedido de amizade no Facebook pode mudar a vida de alguém.
Louise recebe um pedido de amizade de Maria Weston, antiga colega de escola, a coisa mais normal nos dias de hoje para quem tem conta no Facebook (95% do mundo), isto, se Maria não tivesse morrido há mais de vinte anos na sua festa de finalistas do liceu. O corpo nunca foi encontrado, pelo que fica a duvida no ar: será mesmo Maria ou alguém a fazer-se passar por ela? E a ser mesmo Maria, o que pretende passados tantos anos?

O livro salta entre o presente e o passado sem que percamos o fio condutor da história, o que contribui bastante para a boa dinâmica da história, revelando, também, uma escrita bastante inteligente por parte da autora.
De leitura empolgante, acaba por ser muito mais do que um policial apresentando um lado moral que nos faz reflectir sobre os desvairos típicos da adolescência, bem como na condição humana e nesta coisa de se ansiar por se ser popular e por se ser visto como uma pessoa importante, mesmo que isso passe por magoar o outro e por ter atitudes irreflectidas.
Também foca outra situação bastante presente nas nossas vidas, que é a forma leviana com que muitas vezes expomos a nossa vida na Internet, nomeadamente no Facebook, e como isso pode ter consequências negativas.

Em suma, são dois livros que recomendo a qualquer amante de thrillers e embora tenha gostado muito dos dois, dou especial destaque para o "Pedido de Amizade".

E vocês aí? O que andam a ler? Deixem as vossas sugestões.


6 comentários:

  1. Olá! Terminei ontem de ler A rapariga no comboio e gostei muito.Também é do género thriller como os que mencionaste. Já leste?
    Agora estou a ler um romance de cordel, algo mais soft.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! =))
      Sim, já li esse e também li "Escrito na água" que é da mesma autora (uma vez que gostaste "do comboio", fica já com esta sugestão).
      Eu agora também estou com outro género de leitura em mãos ("O tempo entre costuras").

      Eliminar
  2. Como Deus manda.
    Assim matam os portugueses.
    Viagens de santo António.

    Não consegui ler só um.

    Mónica

    ResponderEliminar
  3. Tenho bastante curiosidade em relação ao primeiro, mas o meu coração já ficou ligeiramente despedaçado por esse início monótono :o
    Recentemente, concluí "Uma Noite em Nova Iorque", de Tiago Rebelo, e agora vou aventurar-me em Inês Pedrosa - "Nas Tuas Mãos"

    ResponderEliminar
  4. Olá ;) Deixo algumas sugestões de thrillers. Às cegas, que é muito bom. A casa na floresta, que gostei bastante e a última noite em tremore beach, que estou agora a ler :)

    Gata e como vai o ginásio, alimentação, tens dicas para nós 😉

    ResponderEliminar
  5. Li um dos livros que pediste na tua birthday wishlist («A verdade sobre o caso Harry Quebert») e a mim prendeu-me e não me custou ler aquele "calhamaço". Aquilo flui. E há momentos em que não queres parar de ler até saber o que aconteceu. Também tem reviravoltas e não é expectável!

    ResponderEliminar