#

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Novembro sem açúcar

@agatadesaltosaltos

Efeitos ou não de duas semanas (quase três!!!) sem treinar, lancei novamente o desafio #30diassemaçúcarbyGata. E agradeçam-me porque, primeiro, Novembro só tem 30 dias e não 31, segundo, podia dar-me para desafiar-vos em Dezembro (ho! ho! ho!).
Curiosamente, o resultado desta sondagem foi muito semelhante à sondagem feita para o mês de Maio. Só espero que as 148 pessoas que votaram "SIMMM 💪" não o tenham feito só "porque sim", só para "vamos lá fazer o jeito à Gata" e que estejam mesmo numa de entrar no desafio e levá-lo à séria. Caso contrário, faço uma chamadinha para o meu amicíssimo alienígena glutinoso cor-de-lula e dou a lista dos vossos nomes (ah! ah! ah!).

O objectivo é só um: sermos mais saudáveis e promover o nosso bem-estar. A dependência face aos produtos processados é uma realidade, um bocadinho promovida pelo stress e correria diária. É muito mais fácil pegar num pacote de cereais ou bolachas e tomar o pequeno almoço ou levar para o lanche, do que "perder tempo" a descascar uma peça de fruta e a preparar umas panquecas de aveia, por exemplo. Mas vai tudo do hábito, minhas grandes fofas.

Um desafio desta categoria exige esforço e muita força de vontade, mas ter consciência das consequências negativas do açúcar na nossa saúde é toda a motivação que precisamos para não desistir, bem como todos os benefícios. O facto de sabermos que temos a "companhia" de outras pessoas neste "loucura" também dá aquela força extra.

No inicio, é perfeitamente natural que o desafio pareça mais difícil e quase impossível de cumprir, pode até mesmo haver alterações de humor (e até ocorrer pensamentos suicidas, wuuUaAAhHh), mas a partir da segunda semana vão começar a sentir os benefícios - mais energia no dia-a-dia, perda de volume/gordura localizada, pele mais bonita, melhor qualidade de sono, etc - e não vão querer dar parte de fracas!!

É importante perceber que este desafio refere-se ao açúcar adicionado e não ao naturalmente presente nos alimentos, logo, a fruta não está proibida, por exemplo. Fundamentalismos à parte, o desafio passa por fazer uma alimentação o mais saudável possível, não se trata propriamente de uma "dieta louca".
Alerto que o açúcar pode vir "disfarçado" com outros nomes, pelo que é importante ter em atenção os rótulos dos produtos. Sobre isto podem ler este post escrito aquando lançamento do desafio pela primeira vez.

Posto isto, espero que estejam todas (e todos!) ansiosas(os) por dar inicio ao desafio e por chegar ao fim e dar conta dos resultados positivos desta "brincadeira". Na hora do aperto sempre podem enganar a vontade de comer açúcar com uma pastilha elástica (sem açúcar, óbvio!!) e nos momentos de maior desespero a roçar ali a vontade de cortar os pulsos, podem enviar-me mensagens a insultar-me que eu não me importo.

Vamos nessa?


9 comentários:

  1. Força de vontade acima de tudo :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Se não é indiscrição, porque é que não tens treinado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pequena contractura, nada demais, mas preferi fazer uma pausa.

      Eliminar
  3. Gata

    Provavelmente já não vai a tempo deste desafio, mas talvez para um próximo fosse interessante fazer um post com exemplos de refeições sem açúcar. Quem consome açúcar a todas as refeições quer deixar de o fazer mas nem sempre sabe o que comer em vez disso. É fácil decidir não comer cereais chocapic ao pequeno-almoço mas pode ser difícil pensar numa alternativa saudável, ou várias até, para não comer sempre o mesmo. É que deixar de comer chocapic e comer torradas com pão de forma não ajuda, por exemplo, percebes? :) Pensa nisso, acho que ia ajudar mais pessoas nestes desafios que acho óptimos (e que vou participar!).

    ResponderEliminar
  4. É um fantástico desafio! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Aiii... desculpa mas não vamos xD Mas faz boa viagem :P

    ResponderEliminar
  6. Olá, também estou a fazer o desafio de 30 dias sem açúcar :) é uma ótima iniciativa!
    Estou a detalhar tudo no meu blog ;) Beijinhos

    umaflordecadavez.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olaaa!!
      Boa, quantos mais nisto melhor! :D :D

      Força nisso. Um beijinho *

      Eliminar
    2. É mesmo isso! E já vamos em 7 dias!!! :D :D Beijinhos

      Eliminar