#

terça-feira, 16 de abril de 2019

Assim foi mais um Bela Bela


Domingos. Manhãs. Ar puro. Natureza. Trilhos. Riachos. Cascatas. Subidas do Inferno. Descidas do diabo. Gargalhadas (/caralhadas). Bate cus. P*ta que pariu que não aguento mais. Socorro que vou esbardalhar-me toooooodaaaaa. Enfim... Corrida. Amizade. Companheirismo. Convívio. Vida.

Como não amar?

É certo que o gosto pela corrida não vem desde sempre, mas a corrida ensinou-me que posso ir sempre um pouquinho mais além. Mostrou-me que é duro, mas que a satisfação final compensa sempre. Porque quando chego à meta de uma prova sei o quanto me custou chegar até ali e não há como não me sentir vitoriosa. Não pelo tempo, não pelo lugar na classificação, mas pela sensação de superação. Com a corrida aprendemos a desfrutar da imensa riqueza que é estar cheia de vida. E este é o meu libertar de hormonas que não abdico por nada.

Porque desporto é vida. E aumenta a nossa capacidade de resiliência. Há alturas em que cais e não há mais nada a fazer a não ser levantares-te. Outras há em que a dor e o cansaço apertam mas levantas a cabeça, respiras bem fundo e continuas em frente, mais depressa ou mais devagar, porque desistir não é opção. Também há as linhas rectas onde simplesmente te deixas levar. É mesmo assim, no desporto e na vida. Acredito muito que a prática de exercício físico (que não tem de ser obrigatoriamente a corrida) torna-nos pessoas melhores, mais pacientes, mais lutadoras, mais resilientes e com uma capacidade de sacrifício muito maior.



Sobre o Bela Bela? A prova tinha duas distâncias, 16 kms (trail curto) e 30 kms (trail longo), além da caminhada com uma distância de 8 kms e algumas surpresas pelo meio, para quem apenas queria desfrutar de um passeio pela natureza.
Eu inscrevi-me no trail curto (óóóóóóbvio!), um percurso com pouco mais de 700 m de acumulado positivo que valeu muito, muito a pena mesmo quando já ia a arfar e à beira de vomitar um pulmão. Trilhos desafiantes, alguns bastante técnicos com direito a descidas lamacentas e a riachos com pedras escorregadias, mas todo o percurso muito bem marcado e limpo. E claro, paisagens e recantos maravilhosos da natureza que no meio do desafio funcionam com uma lufada de ar fresco. Os postos de abastecimento foram colocados em locais certeiros, mesmo na altura mais adequada para repor energias, e estavam bem recheados (já vos disse que as laranjas de Belazaima são do melhor que há?).
No fim, todos os atletas inscritos tinham direito a banho (de água fria, grrrrr!!!!!) no pavilhão desportivo da freguesia e a almoço numa tenda gigante preparada para tal.

Foi mais uma excelente edição do Bela Bela em que a organização esteve de parabéns pelo trabalho que fez, notoriamente, com imenso gosto e enorme satisfação. Incansáveis e dedicados, fazem com que este seja daqueles trails a repetir vezes sem conta. E ou muito me engano ou o número de inscritos tem aumentado de ano para ano.
De referir que a AGD Sports Academy esteve representada em peso, tendo levado 78 atletas a percorrer os trilhos da nossa encosta serrana, conquistando, assim, o prémio de maior equipa a par com a equipa Espaço Saúde.

Para o ano, se Deus nosso senhor quiser e as pernas o permitirem (e os meus pobres joelhos), lá estarei! 



1 comentário:

  1. Muitos Parabéns por estas conquistas! És a maior :)
    Eu cá sou mais de caminhadas, apesar de andar um pouco destreinada por causa do tempo.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar