terça-feira, 25 de abril de 2017

A liberdade de sermos o que queremos ser

Hoje apetece-me falar de liberdade. Parece demasiado óbvio face a data, mas não, não venho falar da Revolução dos Cravos. Venho falar da nossa liberdade. Ok, falar dos cravos é falar da nossa liberdade, mas...esqueçam os cravos (não menosprezando) e foquem-se em vocês. Em vocês e na vossa (nossa) liberdade de ser o que querem(os) ser. Está nas nossas mãos. E ser ou não ser capaz é uma questão de atitude. Como tudo na vida. Porque a única coisa que cai do céu é a chuva, e o resto, o resto é determinação. Ajuda muito acreditar até porque é o primeiro passo para algo ser realizado. Por isso, confia e acredita sempre em ti. Independentemente do quão difícil possa ser uma batalha, mantém estes dois verbos bem presentes: confiar e acreditar. E não esquecer que tudo é impossível até acontecer.

Há um ano atrás eu acreditei que era capaz de correr uma Meia Maratona, quando muitos diziam que eu estava para lá de tolinha. Eu própria duvidava de mim no inicio, mas a vontade de superar-me, o desafio e a força de querer falaram bem mais alto. Mesmo com alguns obstáculos, eu consegui. E o sentimento foi tão bom, tão "não-há-palavras", que hoje tenho o meu dorsal emoldurado. Quando me sinto menos confiante olho para ele e penso "se foste capaz de correr 21 kms quando há meses atrás não conseguias correr 5 kms sem ficar à beira de falecer, és capaz de TUDO". Porque nós somos realmente capazes de tudo. Temos a liberdade de ser.


O "ser capaz" tem um efeito mesmo incrível em nós. Deixa-nos felizes e orgulhosas. Mostra que depois do esforço, de alguma luta interior e até mesmo de alguns fracassos pelo meio, há no fim uma satisfação imensa que compensa sempre. Recompensa essa que deixa-nos mais fortes enquanto pessoas. O "ser capaz" ensina-nos a nunca deixarmo-nos render, a ter consciência que as coisas levam o seu tempo e que desistir não é opção. Porque nunca é. E somos nós que temos a liberdade de desistir ou não desistir.

Isto vale para tudo, seja uma prova, seja perder uns quilos a mais, seja terminar o curso, seja passar naquele exame importantíssimo, seja qual for o nosso objectivo, seja qual for o nosso desejo que nos fará sentir melhor, nós temos a liberdade de lutar por isso. Parte sempre de nós. Por isso, sejam livres de ser o que querem ser. Sejam livres para ir à luta e nunca desistam dos vossos sonhos.

16 comentários:

  1. Obrigada Gata. Estava mesmo a precisar de um lembrete destes... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmmmm...a última vez que te li senti-te super motivada. É verdade que nem sempre é possível manter o nível de motivação a 100% e também é preciso ir abaixo para voltar ao de cima com mais força ainda. Por isso...se estiver por aí a passar uma "nuvem negra" que passe rápido. Beijinho grande minha Caracoletas

      Eliminar
  2. Parabéns pelo post, minha querida.
    Que tenha sempre liberdade de escrever o quer e como quer, sem nunca se inibir por comentários menos simpáticos.

    Gosto muito de a ler.
    Um beijo, Custódia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Custódia.
      Fico contente por saber que gosta de me ler (embora ande mais ausente).

      Beijinho grande *

      Eliminar
  3. Gosto tanto quando escreves, gata! ❤
    Parabéns pela tua evolução e por lutares sempre pelos teus objetivos. Mesmo com tantas criticas/palpites maldosos és sempre a mesma e isso só demonstra a pessoa boa que és. Que sejas livre de ser uma pessoa melhor e de nos inspirar a cada dia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel... ❤
      Ando particularmente sensível e vocês hoje estão particularmente fofinhos e assim num dá, preciso de kleenex!
      OBRIGADA, obrigada mesmo.
      Beijinho daqui até à ilha ❤

      Eliminar
  4. Olá,
    Devias dedicar-te aos livros de auto ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes fico na dúvida se vocês estão a falar a sério ou se só estão a gozar comigo (ahahah). Obrigada na mesma pela sugestão (mas não me parece)!

      Eliminar
  5. Este blog perdeu 70% da graça quando te viraste para a formatação cerebral de ginásio. (esta é a minha liberdade de opinar sem má criação e sem te desrespeitar enquanto pessoa)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seita crossfit... Acredito que traga bons resultados e seja desafiador e mais um par de botas, mas a malta fica de cabeça virada com aquilo...

      Eliminar
    2. Desenvolva, por favor, a teoria "a malta fica de cabeça virada com aquilo". Fiquei curiosa :D

      Eliminar
    3. Só falam sobre crossfit, vivem e respiram crossfit, 20 fotos por dia no facebook com WODs e burpees e tweeties e comida paleo e whey, santa obsessão com o whey. Mas isto é com cada um, o que a mim me chateia é a cena da conversão, fala-se 5 minutos com um crossfiter e tau!, lá vem o isto é que é bom E TENS DE EXPERIMENTAR. Não, não tenho, muito obrigada. Portanto, sim, seita, cabeça virada, sem dúvida.

      Eliminar
  6. Não é bem assim, percebo perfeitamente a mensagem, a dica, mas infelizmente na minha opinião, ainda existem alguns "fenómenos do entroncamento" que nos impossibilita de atingir alguns objetivos, mesmo confiando e acreditando! Ainda há muita intenção camuflada de segunda intenção...

    ResponderEliminar
  7. Olá Gata,
    Concordo com o Anónimo sobre a questão do Crossfit, e é com base nisso que tomo a liberdade de comentar.
    Raramente o faço, pois não sou de o fazer, mas não posso deixar de me pronunciar, pois gostava de seguir este blog e já o fazia há 2 anos.
    Tens toda a liberdade para "postar" sobre o que quiseres, pois o espaço é teu, mas devias "ouvir" as tantas opiniões das pessoas que estão fartas de Crossfit e proteína whey e suplementos e WODs, etc.
    Gostas, é o teu hobby, faz-te feliz, isso é óptimo. Mas para quem está deste lado é chato e aborrecido. Blogs de fitness/crossfit há muitos, mas o teu não entrava nessa categoria, e era precisamente o que gostava nele. Falar-se de tudo (exercício físico incluído), mas na justa medida e proporção.
    Fica apenas o reparo de quem te seguia e gostava, mas que já deixou de aqui passar todos os dias, até porque os posts são raros.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá, olá.

    Também me apetece comentar.

    Mais do que a questão de tantoooo assunto "fitness-fitness-fitness" (confesso, realmente chateia um bocadinho", a questão mesmo é os posts serem cada vez mais raros... isso sim, está a tornar o blog desinteressante e faz-nos começar a seguir outros com mais atenção.

    É só um desabafo,vale o que vale.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post Gata :) Obrigada pela inspiração.
    Beijocas

    ResponderEliminar