recomendo a todos os apaixonados por história!
Constava na minha wishlist há algum tempo, mas na hora de comprar ia sendo trocado por mais um thriller. Até que o apanhei no Continente com 40% de desconto e não pensei duas vezes, apesar de, na altura, estar a meio de um livro e ter outros dois na estante por ler. É certo que ficou em "águas de bacalhau" algum tempo, mas mal peguei nele foi uma (viagem) leitura maravilhosa.
Este livro transporta-nos para a Guerra Civil Espanhola de 1936 ao contar a história de Sira Quiroga, uma jovem modista madrilena que vê a sua vida dar uma volta gigante ao apaixonar-se perdidamente por Ramiro Arribas, um aldrabão de primeira (cabrãozão, vá). Foi a sua maior desilusão, mas, por outro lado, marcou um importante ponto de viragem na sua vida. Ao longo da leitura é perceptível o crescimento de Sira enquanto pessoa, passando de menina frágil e limitada a uma mulher destemida e corajosa, capaz de tomar as rédeas da sua vida. É uma mulher que amadurece com as dificuldades que a vida apresenta. Uma história que prova que quando uma porta se fecha há sempre uma janela que se abre. Que somos nós que temos o poder de fazer algo pela nossa vida. Que, parecendo que não, o melhor está sempre por vir.
De narrativa simples e fluída, para além da personagem Sira, o que mais me cativou neste livro foi a história real que há por trás desta ficção. O viajar no tempo e aterrar noutra época, noutra realidade, noutros costumes. Toda a envolvente histórica bem como alguns dos personagens que foram de facto inspirados em personalidades reais, como por exemplo: Rosalinda Fox (amante de Juan Beigbeder), Juan Beigbeder (um importante militar nos primeiros anos da ditadura franquista), Serrano Suñer (cunhado de Francisco Franco, o responsável pela ditadura franquista), Alan Hillgarth (coordenador britânico dos serviços secretos na Espanha). Acho simplesmente fascinante!
Há uma perfeita harmonia entre a ficção e os factos reais que torna a leitura deliciosa. Já para não falar de todos os ingredientes chave que nos prende ao livro no imediato: amor, traição, guerra e espionagem. Não, não é um romance chato e lamechas. Ou o que me têm a dizer de uma pacata modista que acaba em espia do mais alto nível, hum?
ansiosa por ver a série!
Olhando só para o título, já é a minha cara!
ResponderEliminarhttps://artesecosturasalexandra.blogspot.com
Vi a serie,adorei.Vais gostar de certeza.
ResponderEliminarBeijinhos Xana 🌸
Vi que a série está disponível no netflix e que é baseada num livro, mas não me chamou a atenção. Vou ten5ar assistir a um episódio a ver se gosto.
ResponderEliminarÉ um dos livros que tenho em lista de espera :)
ResponderEliminarAdorei a série !
ResponderEliminar