Adoro treinar e quanto a isso...nada a fazer. Mas tenho um "problema", canso-me facilmente de fazer a mesma coisa, a rotina aborrece-me e a monotonia é meio caminho andado para perder a motivação. Para quem treina musculação sozinha, tipo eu, é muito fácil cair na dita rotina e, consequentemente, perder o foco. O que vai mantendo a motivação em modo "on" são os objectivos e a vontade de os alcançar. No entanto, nem sempre é o suficiente e muitas vezes sinto uma enorme necessidade de desafiar-me, de variar e de sair da minha zona de conforto.
Acho que sair do ginásio apenas com a sensação de dever cumprido ou ir apenas para marcar o ponto, não chega. É preciso sair com aquela sensação de "ai jaaaaaaaasus, isto hoje é que foi, estou aqui que não me aguento, que valente sova, amanhã nem me levanto", ou seja, com aquela sensação de termos dado tudo. E embora eu até puxe por mim, muitas vezes sinto falta de alguém que me incentive a fazer mais (e melhor), que me diga "continua" quando eu acho que já não consigo mais e que me ajude a variar os exercícios (principalmente esta última parte). Porque na musculação por muito que se tente variar, acaba por ser sempre arroz. Às vezes seco, outras vezes "a correr", outras vezes com tomate, outras com cenoura, mas sempre arroz. O corpo (e mente) começa a pedir por mais e por algo novo.
E eu preciso disto, preciso de variar, preciso de ir ao desconhecido, preciso de ir sem saber de trás para a frente o que vou fazer, preciso de algo que me desafie, preciso de sentir-me no limite e de sentir que estou a dar o meu máximo sempre. Por isto e por gostar de experimentar coisas novas, estreei-me no Bootcamp no passado Sábado. Há muito que queria fazê-lo, mas como trabalho "sábado-sim-sábado-não" tenho adiado, adiado, mas foi desta. Apenas com 4h30 de sono mas foi. E, como já calculava, A-DO-REI. Já sabia que tínhamos tudo para dar certo e que é daquelas coisas que tem tudo a ver comigo. Adoro fazer exercício ao ar livre e sinto que motiva muito mais, para além de ser mais gratificante do que estar entre paredes. O contacto com a natureza faz bem ao corpo e mente e acho que é juntar o melhor de dois mundos.
Mas não pensem que o Bootcamp é pêra doce, porque não é. Antes de se partir para uma aventura destas é preciso ter consciência do esforço e da alta intensidade que estão bem presentes, não fosse um treino baseado no conceito militar, e se estamos preparadas para tal. Também não podem ir com medo de sujar as mãos, a roupa e estragar as unhas. Como eu costumo dizer, "isto não é para copinhos de leite" muito menos para quem se está a iniciar na actividade física.