#

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Gestos que fazem toda a diferença

Hoje, enquanto fazia limpeza ao email que já estava entupido de tantas notificações que tinha do facebook, reparei que tinha um email no dia do meu aniversário de uma antiga colega de faculdade.
Quando abri e vi que era realmente a felicitar-me fiquei parada no tempo, compeltamente surpreendida. Lembrei-me logo que desde que acabei o curso, sempre me enviou um email no meu dia.
Isto faz-me pensar...
Nunca fomos muito próximas até porque era uma pessoa que se isolava, talvez por ser indiana e ter receio de como a iriam tratar. Fizemos alguns trabalhos de grupo juntas e guardei-lhe lugar algumas vezes, o mais à frente possivel naquelas aulas a abarrotar de gente. Sei que eu era das poucas pessoas que me aproximava dela para falar, conviver e para tentar deixá-la mais à vontade para não se sentir tão discriminada e sozinha.
Era uma pessoa simples e de poucas posses, diria mesmo que passava algumas dificuldades. No entanto, era extremamente bem educada, aplicada, boa aluna e com excelentes notas mesmo sem acesso à internet na sua casa e sem dinheiro para comprar livros ou fotocopiar.
Nela eu via um bom coração e uma enorme vontade de vencer na vida.
Os anos passam e ela continua a lembrar-se do dia do meu aniversário, talvez como forma de agradecimento pela amizade, atenção e força que um dia lhe dei. Não há dúvida de que são os gestos que mostram o valor das pessoas.
Sinto-me triste porque não faço a minima ideia de quando é que ela faz anos. Confesso que me sinto um pouco desolada por não ter o mesmo gesto com ela e por nem sequer me lembrar do seu dia de anos.
Mais uma vez repito, isto faz-me pensar. Pensar no valor que damos e não damos às pessoas, a simples gestos que revelam a essência de cada um. Apesar de não a ver há anos e de nem falar com ela, este "parabéns" teve mais significado do que o de algumas pessoas mais próximas que provavelmente só se lembraram do meu dia graças à info do facebook.
Fiz questão de lhe responder ao email com todo o carinho e aproveitei para saber como está e que rumo tomou a sua vida. Se conseguiu vencer, ou se continua a lutar contra todos os obstáculos. Ainda não me respondeu. Provavelmente continua sem internet em sua casa. Mas sei que assim que tiver oportunidade ela irá dar noticias.
Sei também que, provavelmente, não vai ler isto, mas fica aqui registado o meu sentimento aquando a leitura do seu email e um apelo para que não esqueçamos daqueles que já se cruzaram pela nossa vida. Basta um simples gesto para fazer toda a diferença.

Um grande beijinho para ti Hitecha e obrigada por continuares a lembrar-te de mim *

2 comentários:

  1. Sem dúvida um post que toca. A vida leva-nos a viver tudo muito rápido, a dar atenção ao momento e depois há estes gestos que nos fazem parar. Acredito que esta rapariga que não vês há anos te tenha feito repensar no valor das dezenas/centenas de pessoas com quem convives todos os dias e que só conseguiram dizer "parabéns" por não saber mais da tua essência. A juventude é uma loucura de entra e sai, mas temos de guardar essas pessoas pois são as que ficarão o resto da vida!
    Foi um prazer ler este texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que fez pensar... Foi um gesto que me tocou bastante!
      Por vezes damos muito valor a pessoas/coisas que não merecem nem metade, e esquecemos de outras só pela distancia, mas isso não é motivo! Não mesmo...

      Eliminar