#

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Afinal, o que é isto da "legionella"?

Já não basta a segunda-feira ser algo altamente deprimente (fuck, fuck, fuuuuuuuuck), e ainda temos de levar com assuntos mais deprimentes ainda, oh biiiiiiiiida. Ninguém merece.
Depois de semanas a fio a falar do ébola, era ébola para aqui, era ébola para ali, eis que surge algo de novo para animar os nossos dias, a dita "legionella". Confesso que no inicio, quando ouvia o nome assim sem estar minimamente dentro do contexto, ainda pensei que estivessem a falar de alguém, de uma pessoa portanto. Heyyyy nada de risinhos, nomes de bactérias não são o meu forte, e "legionella" bem que podia ser o nome próprio de uma alminha qualquer, já que há deles bem piores. Até porque de "legionella", sempre se conseguem diminutivos bem comuns como "nella", "nellita", "nellinha", e por aí fora. Então eu, na minha pura inocência (ou ignorância, como queiram), pensava que se tratava de uma pessoa qualquer, sei lá, ou uma mulher que tivesse matado o marido (já que também tem sido o prato do dia), ou alguém que tivesse fugido da prisão (visto também começar a ser comum) ou do manicómio e que estivesse a causar o pânico geral. Basicamente, pensava eu tratar-se de alguém altamente perigoso para andar por aí aos Deus dará.

Brincadeiras à parte, a "legionella" trata-se de uma bactéria que vive em ambientes aquáticos naturais (lagos, rios, etc), o que leva a que sistemas artificiais de abastecimento e rede de distribuição de água, bem como como sistemas de ar condicionado (por exemplo) sejam locais de perigo. Estamos perante um problema de saúde pública, de facto.

É uma bactéria que não se transmite de pessoa para pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. Transmite-se por via respiratória, através da inalação de gotículas de água contaminadas com a dita bactéria. Aloja-se em equipamentos de refrigeração e outros que contenham água tépida. Segundo parece, esta bactéria encontra-se preferencialmente nos sistemas de ar condicionado, na água quente sanitária, bem como torneiras de água quente e fria e nos chuveiros.

Achei por bem inteirar-me sobre este assunto e partilhar convosco o essencial (ah pois, que isto não são só sapatos e roupa, não pensem), porque não acontece só aos outros e de Vila Franca de Xira a todo o Portugal é um tirinho (noticia de última hora via Sapo, parece que já há novos casos em Castelo Branco).
A verdade, é que o pânico parece estar instalado e não é para menos, até porque já há quatro mortes confirmadas devido a este surto (segundo li). Pelo que já há pessoas que preferem andar a espalhar odor corporal, a tomar um banho quentinho. Outras há que usam máscaras na hora de passar a ferro. Também já encerraram piscinas. É toda uma inquietação, e já dizia o outro "mais vale prevenir do que remediar".

Com tudo isto, eu pergunto: Então mas agora não podemos tomar banho de água quente em pleno Inverno (r-e-c-u-s-o-m-e, sou i-n-c-a-p-a-z)?! Não podemos ligar o ar condicionado, um luxo ao qual já não abdicamos no conforto do nosso trabalho? E passar a ferro? Também não podemos?! Logo eu que ainda ontem levei com vapor nas fuças durante uma hora e picos, ao exterminar uma torre enoooorme de roupa. Estarei eu, neste momento, possuída pela "legionella"?!! Aiiiiiiiiiii, batam na madeira, minhas pimpolhas. Mas já sabem, caso verifiquem uma ausência anormal da minha pessoa aqui por estas bandas, o mais certo é já ter ido desta para melhor (aiiiiiiiiii o que vai ser de vocês sem mim?!!).

Brincadeiras à parte (outra vez), a verdade é que esta bactéria sempre existiu bem como a possibilidade de contaminação, mas só agora está a dar de si. Pelo menos, só agora é que se ouve falar desta situação o que nos leva a questionar sobre a sua origem, uma vez que, até então, a "legionella" estava lá no seu cantinho, sem apoquentar ninguém (ou seja, existia mas não andava por aí a contaminar ninguém).

Segundo parece, os sintomas são equivalentes aos de uma pneumonia: tosse, febre e dificuldades respiratórias. Também consta que atinge especialmente os fumadores e afecta duas a três vezes mais homens do que mulheres (li algures por aí).

Posto isto, resta-nos aguardar mais novidades sobre esta "coisa" contagiosa/perigosa, e rezar para que as devidas medidas sejam tomadas, de modo a que não haja mais razões para alarme.

E tu, oh sô dona "legionella", tem piedade de mim que sou pessoa nova e quero casar (entre outras coisas mais, naturalmente). Estamos conversadas?
24-09-2013 15-51-22

11 comentários:

  1. eu confesso que estou um pouco asustada com isto tudo... Até já me passou pela cabeça terem sido os russos que andaram ai a mandar coisas do ar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não pensei muito sobre o assunto. Como disse acima, ainda não estava bem por dentro deste assunto à volta da "legionella". Mas a verdade é que se esta bactéria sempre existiu, é muito estranho só agora andar a contagiar pessoas.

      Eliminar
  2. Gata prevenida de agua infectada tem medo.
    A brincar expuseste coisas sérias neste teu post...não duvido que desta forma vais fazer chegar esta informação muito importante aos teus seguidores.
    Não se distraiam porque a bactéria pode estar de forma latente em qualquer depósito de água ao vosso lado, daí a importância do tratamento da mesma.

    ResponderEliminar
  3. O que vale é que o teu ar condicionado ainda está a fazer frio...não é um ambiente propício ao desenvolvimento da bicha.

    ResponderEliminar
  4. Convém referir que o contágio já chegou a Castelo Branco, Porto e outras cidades (ver últimas noticias) mas todos os casos têm ligação a VF Xira. Ou seja, as pessoas com sintomas nas cidades que mencionei estiveram de alguma forma em Vila Franca. E o facto de cá estarem doentes não implica contágio para ninguém de cá...

    ResponderEliminar
  5. Ébola, Legionella....o q vem a seguir???
    www.moncloset.com

    ResponderEliminar
  6. Aquilo que ouvi, mas posso ter ouvido mal, é que os casos que existem em Castelo Branco são de pessoas de (ou que estiveram em) Vila Franca de Xira.
    Espero que isto não se alastre mais :/

    ResponderEliminar
  7. A bactéria "legionella" foi detectada em 1977 pela primeira vez. De então para cá já fez diversas aparições em vários países, o ano passado em Barcelona infectou mais de 500 pessoas e até no nosso país ela já se manifestou diversas vezes e também com alguns óbitos. A diferença está apenas no facto de desta vez ela se concentrar apenas em localidades especificas. Por isso tem sido motivo de notícia. Segundo ouvi nos noticiários, desde 2004 a sujeitinha já matou 86 pessoas

    ResponderEliminar
  8. Mais uma preocupação para o nosso país!!! Bj amigo

    ResponderEliminar
  9. Ainda não estou muito assustada por achar que estou safa no cu do mundo onde vivo mas que isto está a ficar preocupante, está :\

    ResponderEliminar
  10. Opá a bacteria sempre existiu, já infetou pessoas e ja matou muitas! (ja agora chama-se legionella pqe infectou um grupo de Legionários nos EUA após um reencontro num hotel). A questão é que agora infectou um numero superior de pessoas (aliais foi assim que descobriram a doença em primeiro lugar). O que houve agora foi uum surto que partiu de um sitio (segundo parece uma fabrica) e infectou as pessoas daquela área. Obviamente que pessoas mais susceptiveis (fumadores, asmaticos e outras doenças pulmunares, diabeticos, idosos, etc) tem mais probabilidade de ficar mto mal. A doença tem tratamento com antibioticos. Ja agora gé preciso não esquecer que morrem muito mais pessoas de pneumonia causadas por bicheza mto mais comum do que a legionella (que é uma cena fora do cumum, rara, mas tratavel!)

    ResponderEliminar