#

segunda-feira, 12 de março de 2018

BOOK | "O Que Ela Deixou" de T. R. Richmond


uma narrativa desde logo invulgar

Se bem se lembram, no inicio do ano estabeleci o objectivo de ler três livros até ao final do mês de Março (um livro por mês, vá). Sei que não é nada de transcendente - há quem leia à vontadinha mais do que um livro por mês -, mas vindo de mim é praticamente um feito histórico.

Pois que ia tudo muito bem encaminhado, os ventos sopravam a favor, os astros também conspiravam para tal, mas a coisa foi andando, andando e entretanto estamos a 12 de Março e só ontem terminei o segundo livro. Mas vá, ainda não está tudo perdido, pode acontecer o milagre de ler um livro em três semanas. Façam fé.

O livro que terminei foi o "O Que Ela Deixou". Uma narrativa desde logo invulgar pelo facto do livro ser composto única e exclusivamente por posts em blogs, excertos de diários, mensagens nas redes sociais, cartas e entrevistas tudo respeitante às várias personagens. Algo que podemos estranhar no inicio, mas rapidamente conseguimos entrar no registo do livro. Pessoalmente, achei bastante interessante esta forma de contar uma história, mas confesso que volta e meia ficava um pouco barafundida das ideias e tinha de recuar algumas páginas para verificar novamente algumas datas e não perder o fio condutor.

O assunto fulcral da história é a misteriosa morte de Alice Salmon e a pergunta que fazemos logo desde a primeira à última página é: quem, afinal, matou Alice? Ou terá sido suicídio?
Num rol de personagens, uns eram mais prováveis do que outros e quando cheguei ao fim do livro fiquei super surpresa com o desfecho da história.
Achei brilhante o desenrolar de cada personagem e todos os indícios que o livro dá no sentido de tentar perceber o mistério: foi A quem matou Alice? Ai não, afinal parece que foi B, mas...e C? também pode ter sido C.

Agora o próximo livro que se segue é "Mil Vezes Adeus" de John Green. Depois de dois thrillers, um romance para desenjoar (ou enjoar, dependendo do ponto de vista, ahahah).


3 comentários:

  1. Deixaste-me bastante curiosa com este livro! Pelo próprio formato da narrativa e por esse lado imprevisível :)

    ResponderEliminar
  2. Por aqui o desafio é ler um por mês até ao final do ano :p
    O livro parece ser bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, parece super interessante! Eu estou a tentar eu um livro por mês ^^
    Beijinhos

    https://simply-neca.blogspot.pt/

    ResponderEliminar