#

domingo, 3 de setembro de 2017

Retomar o bom hábito de ler


Uma das coisas boas do Verão (ou das férias, vá) é o poder dedicar-me um pouco mais à leitura. Na realidade, não é bem dedicar um pouco mais, mas sim muito mais já que ando quase um ano inteiro sem pegar num livro. Os fins-de-semana de chuva bem que são bastante propícios a uma boa leitura e não há nada melhor do que preguiçar no sofá em frente à lareira enquanto se devora uma boa história, mas espremido, espremido, devo ler umas cem páginas durante o ano. "Então e antes de deitar não dá para ler um pouquinho todos os dias?" perguntam vocês. Dar até dava não fosse eu pessoa de chegar à cama e aterrar logo, qual Bela Adormecida. Sucede que a minha rotina diária deixa-me um pouco exausta - é o trabalho, é a minha actividade física, são as lides domésticas, é o blog que também pede tempo de dedicação -, pelo que chegada a hora de descansar é para isso mesmo, fechar os olhos e "boa noite, até amanhã". Tem noites que ainda tento, mas basta ler duas/três frases para começar a revirar os olhos de sono.

Mas adoro ler e adoro a sensação de ter um livro nas mãos. Sempre que vou ao shopping (para além da Zara) tanto a Bertrand como a Fnac são lojas de paragem obrigatória. Adoro observar aquelas estantes repletas de livros e sentir aquele cheirinho a papel que ainda não foi lido. Pegar naqueles cujo o titulo me chama mais a atenção e ler a contracapa. Daqueles rituais que muito prazer me dá. Mas dizia eu que adoro ler. Acho que é muito pela capacidade de nos fazer abstrair do mundo à nossa volta e por estimular a nossa imaginação. Gosto de mergulhar de cabeça nas histórias, de construir os cenários, de dar um rosto às personagens e num ápice eu própria sinto que também sou personagem do livro. Enquanto lemos, acabamos por viver a história que nos estão a contar e é um momento nosso, de relaxe, de paz interior.  

Desde que me lembro ser gente (ou desde que sei ler, vá), que adoro livros. Na casa dos meus pais, estão devidamente expostos nas estantes do espaço criado para mim e para a minha irmã, todos os livros que li na minha infância/pré-adolescência. Uma Aventura (tenho a colecção quase toda e recordo-me que mal chegavam as férias de Verão - benditos três meses - e era o vê se te avias :D), Os Cinco, O Clube das Chaves, A Lua de Joana (gostei taaaaanto) são alguns deles. Também estão lá alguns do Harry Potter oferecidos pelo pai num Natal qualquer que...bom, confesso que nunca cheguei a ler. Pai, se eventualmente estiveres aí de olho neste post peço desculpa, mas apesar de 99,5% dos pré-adolescentes delirarem com esta saga, eu faço parte da minoria que não aprecia o tipo de história (palhaçada a mais, vá). 

Nos dias de hoje, o que eu gosto mesmo é de um bom thriller, uma história cheia de suspense, daquelas difíceis de conseguir parar de ler. Romances também aprecio, mas nem todos.
E para quem tem andado uma baldas nos últimos anos, só neste último mês já consegui acabar de ler o livro que tinha começado nas férias do ano passado (faltava praticamente metade), comecei e terminei de ler o "Escrito na Água" da Paula Hawkins (venha o filme), já vou quase a meio do "Comer, Orar, Amar" e apesar de ter este em mãos (e estar a adorar), comecei a ler um outro livro que comprei ontem. O titulo despertou-me bastante a atenção - Liberta-te de Pensamentos Tóxicos - e como são tipos de leituras completamente diferentes dá para ler um, ora ler outro. Ahhhhh! Também comprei o Afonso Noite-Luar nas férias, mas esse, bom, foi só mesmo pela curiosidade, porque de história não tem nada (ainda não acabei, basicamente, ficou para segundo, neste caso, terceiro plano).
Como vêem, estou super empenhada em retomar os bons hábitos de leitura, tanto que até já tenho uma listinha com alguns livros que pretendo ler. E vocês, se tiverem boas sugestões é fazer o favor de partilhar aqui com a Gata, sim?  



17 comentários:

  1. Bom Dia,

    Revi-me neste post.
    Também aproveito sempre as férias para ler um livro. O ano passado foi a rapariga do comboio, este ano foi o escrito na água. Sinceramente gostei mais do primeiro, mas o segundo também é muito bom :)
    Agora quando tiver férias em Outubro quero ver se leio um do tipo do Comer, Orar, Amar mas ainda não decidi qual.

    Beijinhos e boas leituras!
    E.H

    ResponderEliminar
  2. Oh gata, parece que isto anda uma epidemia! Uma das coisas que eu mais sentia falta durante esta fase que não tinha tempo para nada, era mesmo retomar o habito de leitura. Adoro ler, e é mesmo como dizes, desligamos do mundo.
    Comecei por uns livros sobre liderança, que amei , neste momento estou a ler "nada menos que tudo" e ansiosa por começar "escrito na água" para depois comprar "Ao fechar a porta" tenho alguma curiosidade nele.
    Tenho outros vários que quero muito ler também, haja tempo!
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Andaste o ano passado a dizer que "Um novo amanhã" era bom e afinal só o terminaste este ano. Aliás, todos os livros que vais lendo aos teus olhos são bons. Que espírito crítico.. Ou então que olho de águia pra escolher só os bons.
    Um dia podias aventurar-te a mais do que o top de vendas que está à entrada da Bertrand ou da Fnac. Digo eu.

    ResponderEliminar
  4. Permite-me que te diga, gata... Só lês merda

    ResponderEliminar
  5. Tu benze-te 3 vezes antes de falares do Harry Potter!!!! Quais pré-adolescentes, pá? Palhaçada a mais??? Deves querer que te lancem um feitiço para te nascer uma verruga na cara, só pode!

    Agora a sério, leste pelo menos alguma coisinha (mais do que 10 páginas) para teres essa opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah!! Estou sujeita estou!! :D

      Bom, confesso que não devo ter lido mais do que 20 páginas. Aiiiiii, mas será que vai ser aos trinta anos que vou pegar nos livros do Harry Potter?! Hummm, pelo teu comentário, já deves ter lido, por isso, expõe aqui a tua opinião sobre a saga (pode ser que me convenças :D).

      Eliminar
    2. Li, mas confesso que antes de ler o primeiro também dizia que nunca iria ler tal coisa. "Magia? Que disparate! Tudo fantasia e ilusões, que idiotice, quem é que gosta dessas porcarias? Eu não!". Eu era muito superior e intelectual e coisas. Tinha 11 anos e era uma diversão, não era?
      Mas depois peguei no primeiro e nunca mais os larguei. Já não era adolescente quando saiu o último e já os voltei a ler entretanto e continuo a achar brilhante a visão da autora, o nível de detalhe e de planeamento.

      As razões para se gostar do que quer que seja são subjectivas e eu não tenho o dom de usar as palavras de forma a convencer ninguém a fazer nada. A única coisa que digo a qualquer pessoa é que dêem uma oportunidade aos livros, sejam eles quais forem, pode ser que se surpreendam.

      Eliminar
    3. Queres ver que vou mesmo ler o Harry Potter depois dos 30?! :D

      Eliminar
  6. Também tenho andado a retomar as minhas leituras, coisa que sempre adorei mas infelizmente o tempo tem sido traiçoeiro. Lá começo agora a ter uns bocadinhos de leitura que me sabem pela vida! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Custa me compreender como é q alguém diz q gosta de ler e só lê 1 ou 2 livros por ano...

    ResponderEliminar
  8. Desde que me conheço como gente que leio diariamente, por muito cansada que esteja leio sempre algumas páginas antes de dormir, ou enquanto espero por alguma consulta, ou quando estou a preguiçar no sofá... Enfim, ler é algo que me dá imenso gosto e não me imagino passar tanto tempo sem folhear/devorar umas páginas! :P
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  9. Normalmente também aproveito as férias para ler, se bem que tenho conseguido ler sempre antes de dormir 😊

    ResponderEliminar
  10. Passei por uma fase assim, depois de ser uma leitora assídua há anos e anos, quando casei e comecei a vir de carro para o trabalho vi a minha rotina virada do avesso e perdi o meu tempo para ler. Claro que quem quer mesmo arranja tempo, mas eu perdi-me. Este ano, este verão, voltei às leituras! E que feliz que estou!

    ResponderEliminar
  11. fraco gosto literário...

    ResponderEliminar
  12. Recomendo-te a trilogia Milennium em que o primeiro livro é "Os homens que odeiam as mulheres" deve ser o teu género de livro (:
    segui o blog gostei muito.

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Tenho tantos livros por ler, mas a preguiça fala mais alto. Aiii...

    ResponderEliminar