#

terça-feira, 13 de novembro de 2018

BOOK | "A Herdeira" de Sidney Sheldon


aquele feeling certeiro de ratazana literária!

Digamos que sou o tipo de leitora Maria-vai-com-as-outras. Quero com isto dizer que antes de comprar um livro gosto de conhecer a opinião de outros leitores, recolher o máximo de informação (autor, outros livros lançados, etc e tal) para assim perceber até que ponto o livro poderá agradar-me ou não. Isto porque um livro não é propriamente barato (infelizmente!!) e apostar no "cavalo" errado seria tipo uma facada espetada no peito. É um tédio ler livros que não nos envolvem minimamente, mas, por outro lado, é um crime deixar um livro a meio.

"A Herdeira" foi um tiro no escuro. Não conhecia ninguém que o tivesse lido, pelo que não tinha qualquer referência de outros leitores. Baseei-me unicamente na sinopse (que muitas vezes vale o que vale) e numa ou outra referência sobre o autor. Foi o quanto bastou para despertar o interesse e sentir aquele feeling bom de ratazana literária.

E, caraças, ainda bem que arrisquei neste livro, porque apesar da falta de informação prévia foi um livro que me arrebatou de alto abaixo.

Absolutamente envolvente e muito bem escrito, conta a história de uma família abrangendo quatro gerações. Kate Blackwell acaba por ser a personagem central do livro, mas é a história vivida pelo seu pai que desencadeia todo o enredo. O nascimento de Kate foi fruto de um acto de vingança (muuiiiiiita coisa aconteceu até ela) e a partir dela o futuro da família mais não é do que o resultado das suas próprias acções.

É conotado como sendo um romance, mas não é necessariamente um. A parte inicial do livro correspondente a Jamie McGregor - pai de Kate Blackwell (avô de Tony, bisavô de Eve e Alexandra e trisavô de Robert) é a mais intensa e absorvente da história. Diria, também, a mais violenta. É onde nasce a Kruger & Brent, Lda (o próprio nome tem um significado de peso) e todo o império da família - construído sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul -, mas até isso acontecer muito acontece. Jamie começou do nada, sofreu bastante e conquistou o que alguma vez poderia imaginar, portanto, temos uma história de coragem, de luta e de resiliência marcada pela vingança.

Kate é um símbolo de sucesso, mas ao longo do livro vocês vão odiá-la, precisamente por colocar o sucesso da empresa acima de tudo, até mesmo da própria família, sede que cada um deles acaba por sofrer as consequências dessa sede de poder. Eu diria que o sucesso desta família vem sempre acompanhado pela tragédia.

Enfim, gostei imenso e quando terminou ficou aquela sensação de vazio que só os bons livros deixam. Sidney Sheldon foi uma surpresa boa e com este livro construiu uma saga emocionante. É conhecido mundialmente pelos seu enredos arrebatadores, o que posso confirmar com a leitura deste livro. Recomendo vivamente!


Curiosidade: Em portugal, o livro conta com três títulos diferentes. Em 1983 é publicado pela primeira vez sob o titulo "O Preço do Poder", no ano seguinte surge intitulado por "O Jogo da Vida", por ultimo, surge em 1999 com o nome "A Herdeira".
O livro deu origem a uma série de TV nos anos 80 sob o nome de "Master of the Game".

2 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa. Estou a ler e a gostar muito de As flores perdidas de Alice Hart, recomendo 😉 um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito curiosa. Tal como tu também gosto bastante de ler e é realmente triste quando "apostamos no cavalo errado". Para evitar essas facadas, costumo recorrer à Biblioteca Pública da minha cidade, assim arrisco mais vezes e sem qualquer impacto na carteira ou peso nas consciência ;)

    ResponderEliminar