#

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Retrospectiva Literária 2019


O desafio de 2019 passava por ultrapassar o recorde do ano transacto (25 livros), na ideia de chegar aos trinta livros lidos, só para ser um número assim mais certinho. Desafio esse que não foi cumprido, uma vez que fiquei-me precisamente pelo mesmo número (25). O que nem foi mau de todo, dado que o ponto de situação literário feito a meio do ano não era o mais famoso (rever aqui), no entanto, o último semestre acabou por render muito bem.

Não foi o ano de Tolstoi e cheira-me que vai continuar a não ser. Também não saí muito do meu registo - policial/thriller -, mas consegui explorar outros autores, como por exemplo, Carlos Ruiz Záfon, José Rodrigues dos Santos (fiquei mega fã), Kristin Hannah, entre outros.

Dois mil e dezanove em livros

25 livros
2 +/- livros por mês
11778 páginas no total
968 páginas por mês
673 páginas do livro mais longo que li

Melhor livro: Toda a saga Sebastian Bergman, sem sombra de dúvida. Mas sou suspeita, porque policiais/thriller/suspense é a minha cena, tal como vocês já bem sabem. Recentemente, em parceria com a Bertrand e a editora "Gosto de Ler", tive a oportunidade de sortear o primeiro volume da saga e fiquei muito, muito contente. Mal posso esperar pelo lançamento do próximo livro.

Pior livro: "O Grupo" de Mary McCarthy. É uma espécie de "Sexo e a Cidade" nos anos 60, um clássico portanto, mas penso que simplesmente não consegui entrar no "mood" da leitura.

Se tivesse que resumir o ano de 2019 em livros numa só palavra, seria "Bergman". Em duas "Sebastian Bergman". Foi "A" descoberta literária do ano e sabe Deus e todos os santinhos como a pessoa sobrevive sem ver o lançamento do sétimo livro à vista. José Rodrigues dos Santos também conquistou um lugarzinho no meu coração com aquela escrita que fascina e informa. Às vezes, exagera um pouquinho nos pormenores e torna-se seca, mas lê-lo é sempre muito enriquecedor. Romances históricos é com ele e não me importava nadinha de "limpar" a eito toda a colecção dele.

Não estabeleci nenhuma meta para este ano e ainda bem. Ando a arrastar um livro desde Dezembro e não é por ser mau, muito pelo contrário, simplesmente tenho sentido bastantes dificuldades de concentração (efeito Covid?!). Também gostava de voltar a escrever e tenho noção que a leitura roubou-me tempo para a escrita. E vejam...até agora, nem ler nem escrever. Enquanto isso, os livros por ler vão aumentando nas prateleiras, porque há promoções que não se podem perder. De maneiras que é isto.

📚📚📚

Segue abaixo a lista de todos os livros para que possam ler a sinopse e alguns comentários, porque eu sou uma fofa e faço-vos a papinha toda (ah! ah! ah!). AHHHH! Aproveito, também, para alertar que a Bertrand está com descontos até 50% em cartão, até ao dia 3 de Maio. Aproveitem!


"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Záfon (aqui)
"O Tatuador de Auschwitz" de Heather Morris (aqui)
"Os Anagramas de Varsóvia" de Richard Zimbler (aqui)
"A Grande Solidão" de Kristin Hannah (aqui)
"O Grupo" de Mary Mccarthy (aqui)
"O Anjo Branco" de José Rodrigues dos Santos (aqui)
"Três Pequenas Mentiras" de Laura Marshall (aqui)
"Segredos Obscuros" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"O Discíplo" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"O Homem Ausente" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"A Menina Silenciosa" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"O Castigo dos Ignorantes" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"Mentiras Consentidas" de Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt (aqui)
"O Codex 632" de José Rodrigues dos Santos (aqui)
"A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos (aqui)
"A Vida num Sopro" de José Rodrigues dos Santos (aqui)
"A Educação de Eleanor" de Gail Honeyman (aqui)
"Isto Acaba Aqui" de Colleen Hoover (aqui)
"A Rapariga da Falésia" de Rachel Abbott (aqui)
"O dia em que perdemos a cabeça" de Javier Castillo (aqui)
"1793" de Nicklas Natt Och Dag (aqui)
"Os Homens que Odeiam as Mulheres" de Stieg Larsson (aqui)
"Bala Santa" de Luís Miguel Rocha (aqui)
"O Assalto" de Daniel Silva (aqui)
"Poirot, o Golfe e o Crime" de Agatha Christie (aqui)

13 comentários:

  1. Gata,tens conta no GoodReads?? Adorava ver review de alguns livro específicos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso criei conta, por sugestão de uma seguidora, mas confesso que não explorei o mecanismo do site. Costumo escrever sempre uma breve opinião dos livros que vou lendo, mas apenas partilho aqui no blog e/ou nas redes sociais.

      Eliminar
  2. Fui eu a vencedora do livro do passatempo! Estou a lê-lo neste momento e estou VI-CI-A-DA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh que bom!! Fico ainda mais contente! =))
      Por acaso, enquanto escrevia o post perguntava-me "será que gostou ou está a gostar?", mas de facto, para quem é apreciador do género, acho difícil haver quem não vá delirar com a saga. Maaaaas, claro, não podemos gostar todos de azul!
      E assim sendo e sendo assim, deixa-me que te diga que...não vais descansar enquanto não leres TODOS 😝😝

      Eliminar
    2. Só demorei um bocadinho a "pegar" nele porque quis cumprir a lista que tinha inicialmente prevista, mas já chegou a vez dele e já está quase a terminar! xD E queres saber a melhor? Já andei a pesquisar quais são os outros TODOS desta bela série!!! ahahah =)
      Dessa lista também já li os do José Rodrigues dos Santos e comprei há pouco tempo "O tatuador de Auschwitz". Vamos ver se também gosto. Boas leituras * Beijinhos!

      Eliminar
  3. Leste bem mais que eu, que desde que a Leonor nasceu demoro tempos infinitos a acabar um livro!

    ResponderEliminar
  4. Que bela lista :)
    Dos que leste, ainda só li quatro: A Sombra do Vento, A Vida num Sopro, A Educação de Eleanor e Os Homens que Odeiam as Mulheres. E adorei todos.

    ResponderEliminar
  5. O que achaste da Sombra do Vento?
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso e só ainda não comprei os outros dois livros que compõem a série do "Cemitério dos Livros Esquecidos", porque estão sempre a surgir livros novos, sugestões novas e uma pessoa quer ler tudo e mais alguma coisa, pelo que vai haver sempre aqueles que vão ficando para trás. Mas sem dúvida que estão na minha whishlist =))

      O autor apresenta uma certa magia na escrita e no enredo, oferecendo uma simbiose perfeita entre o romance, melodrama, intriga e suspense, além de uma certa dose de bom humor à mistura, já para não falar nos personagens tão peculiares e encantadores. Aconselho mesmo!

      Eliminar
  6. Vou espreitar alguns desses sem dúvida!! Tenho que espreitar algo de José Rodrigues dos Santos, ando a adiar à demasiado tempo e o feedback é sempre bom...
    Bom fim de semana (vou adiantada sim, mas quero muito que acabe esta semana xD)!

    ResponderEliminar
  7. Boa, estiveste excelente ;)
    Gosto da tua lista, alguns já li, outros fiquei curiosa

    ResponderEliminar
  8. Adoro tudo o que é relacionado com livros e leitura e achei super interessante, por acaso acabei de publicar um post no blog :) Gostava de ler a quantidade de livros que lês, mas por enquanto é impossível!
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.com/

    ResponderEliminar