#

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Uma ida às Aldeias do Xisto

Mesmo com um tempo "nheca" lá nos fizemos à estrada rumo à Serra da Lousã. O Baby estava com desejos de um bom cabrito assado (espero que não esteja grávido, desconfio que não) e nada melhor que ir até uma cozinha tipicamente portuguesa saciar o desejo. E lá fomos.
No total, são 27 Aldeias do Xisto espalhadas pela zona centro, entre Castelo Branco e Coimbra. A nossa eleita foi o Talasnal, não sei se por ter um nome estranho (não acerto com o nome nem por nada, sai-me sempre Tajanal), ou se por ser lá que se encontra o famoso restaurante "Ti Lena". Na habitual pesquisa antes de nos lançarmos a qualquer lugar a visitar, o "Ti Lena" despertou logo os sentidos do Baby e quando assim é não há volta a dar. É ali que vamos e ponto final, não se fala mais nisso. E foi um "tiro" bem certeiro. Mas já lá vamos.
A viagem, e para não variar, é sempre uma peripécia pegada. Não sei porquê, mas fico sempre com aquela sensação de que vamos dar, precisamente, a lado nenhum. Por entre curvas e contra-curvas, floresta e mais floresta, lá íamos nós, sem sinais de civilização (o que é terrorífico). Só pensava que se tínhamos o azar do carro avariar ou de sermos atacados por veados em fúria (ou javalis), não havia viva alma que nos viesse acudir. E escusado será dizer que rede no telemóvel nem vê-la. Cagufas à parte, chegámos ao destino sãos e salvos (depois de um looooongo caminho de curvas, curvinhas e curvonas).
Parece um mundo à parte.

Aldeia do Xisto: Talasnal

Aqui, respira-se natureza, ar puro, sente-se o pulsar da terra. Ruelas e mais ruelas, becos e mais becos, perfeitos labirintos que criam um harmonioso ambiente de descoberta.
E o restaurante "Ti Lena"? Um encanto.
Fomos lá viradinhos dada tamanha ratazana que já tínhamos na barriga. Viradinhos...como quem diz! Ainda andámos às voltas, "será ali?", "não, e ali?", "também não, se calhar é ali para baixo", "ou ali para cima", "ou na rua à esquerda", "nã, parece que é por ali". Depois de andarmos meio à toa no labirinto de xisto, e eu já quase a desfalecer, lá encontramos a direcção certa. Demos de frente com a porta da cozinha, já prontos a ir procurar a porta de entrada quando a senhora nos diz que é mesmo por ali, pela cozinha que se entra. Já estão a ver o nível de à-vontade, não já? Era como se estivéssemos em nossa casa. Um espaço pequenino, super acolhedor e afável, um ambiente bastante hospitaleiro e uma decoração adorável. E o cabritinho? Estava daqui (mão atrás da orelha). Simplesmente de-li-ci-o-so. Recomendo.

Restaurante "Ti Lena"
Já de pança satisfeita, fomos tomar o cafezinho ao curral. Caaaaalma! Não estejam já aí de olho arregalado. Fomos tomar o cafezinho ao "O Curral", um bar lá da aldeia. Um nome sugestivo, é verdade, mas ao avaliar pela entrada dá mesmo a sensação de que vamos entrar num curral. Não que cheire mal, entenda-se, é só mesmo pelo primeiro impacto visual. Tivemos de nos vergar um bom bocado para passarmos na entrada, et voilá:
Bar "O Curral"

Uma decoração bastante própria, escolhida ao pormenor, a fazer jus ao local onde se insere. Um dono com bastante bom gosto, não fosse ele benfiquista (repararam numa das fotos?).

Só foi pena o tempo que não estava nada agradável para podermos explorar melhor o local. Mas é certo que será um sitio a voltar, num fantástico dia de sol.
E vocês, num fim-de-semana que vos apeteça fugir à habitual agitação das cidades e que vos apeteça enveredar rumo à natureza, fica aqui a minha recomendação: Aldeias do Xisto (tem alojamento). E claro, com paragem obrigatória na "Ti Lena" e no "O Curral".
24-09-2013 15-51-22

4 comentários:

  1. é sempre tão bom passear em sitios calmos como esse :) ainda bem que se divertiram!!!

    ResponderEliminar
  2. Ando de olho nessas aldeias :D

    ResponderEliminar
  3. venho sempre carregada de enrgias sempre que visito algum sitio assim. Nunca fui ás de Lousã, mas já visitei umas outras, adoro poder entrar "num mundo diferente", conhecer outros hábitos e modos de viver, sempre que posso opto por um sitio desses. Poder entrar nos cafés ou restaurantes e poder observar decorações diferentes das que são mais comuns, e aquele ambiente descontraido e acolhedor então, isso fascina-me.
    Lousã será uma das proximas visitas :)

    ResponderEliminar
  4. Aposto que foi um bocadinho bem passado!

    ResponderEliminar