#

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Os primeiros 10 kms da minha vida

Até parece mentira, mas ontem consegui a proeza de correr dez quilómetros, qual feito desportivo. Assim à primeira vista pode parecer insignificante para quem come maratonas ao pequeno-almoço, mas para mim foi uma grande vitória. Nunca na minha vida me passou pela cabeça que um dia ia dar-me para isto e, melhor, que ia conseguir. Mais depressa as galinhas ganhavam dentes.

Sempre gostei muito de desporto, a certa altura pensei mesmo em fazer disso vida, mas a corrida sempre foi o meu calcanhar de Aquiles. Porque dói nas pernas, porque dá dor de burro, porque o rabo pesa, porque quase vomito um pulmão, porque...é uma canseira dos diabos. Mas a verdade é que só custa começar e eu sou teimosa o suficiente para "se os outros conseguem, eu também tenho de conseguir".

Foi no mês de Maio que me decidi aventurar nestas andanças mesmo a valer. Não deu para ganhar ritmo porque, nos entretantos, comecei a entregar os convites para o casório, pelo que não houve tempo para estas coisas. Junho idem. Só no mês passado é que a "coisa" começou mais a sério. Consegui correr pelo menos duas vezes por semana e já sinto uma boa evolução. Depois da aula de pump ou jump, corria três, quatro ou cinco (muito raramente) quilómetros, mas nada mais que isso. Foi só na semana passada que comecei a sentir-me com fôlego para ir mais além. Na quarta corri cinco quilómetros e sentia-me com pernas para mais. Na quinta, e mesmo depois de uma puxada aula de jump, estreei-me nos oito quilómetros. Aguentei-me bem, mas, desta vez, senti-me mesmo no limite dos limites (quase à beira de um piripaque). No entanto, muito contente por ter batido o meu record e ter aguentado sem parar, mesmo com um quilómetro de subida intensa pelo meio, e depois de ter massacrado as pernas na aula de jump. E ontem... Ontem foram DEZ (palminhas para mim, faxabori)! Os primeiros da minha vida. É uma satisfação enorme! Os últimos dois quilómetros já os fiz de língua a arrastar pelo chão, mas fiz. Hoje, menos de dez é derrota.

A verdade, é que esta teimosia transformou-se num vicio, no meu mais recente pequeno prazer. É aquela vontade de superar objectivos, querer ir sempre mais além e sentir que o corpo corresponde. Não deixo de maldizer de tudo e de todos pelo caminho, mas já sinto que preciso disto. E aquela sensação indescritível que se sente no final? É só das melhores coisas (mesmo depois de proferir tantas e tantas car*lhadas mentais). Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, mas ainda estou bem longe de ser daquelas que acorda de madrugada para fazer a sua corridinha antes de ir para o trabalho. Lamento, mas de manhã quem me dá mais um segundo de cama dá-me tudo.

Ter companhia ajuda muito e se estiverem num nível mais acima ainda melhor, porque puxa mais por nós e obriga-nos a não desistir à primeira dor de lado ou sensação de pernas pesadas (és capaz de ir a espetar-lhes com uma grande seca porque não vão a um ritmo mais acelarado por pena de te deixar para trás, mas são pequenos pormenores). Beber muita água é fundamental. Não sei se se lembram da minha dificuldade em beber água em condições e da minha promessa de começar a fazê-lo, mas... A verdade é que continuava a não passar muito da meia litrada, isto, até começar nas corridas. Quando corria sentia sempre a boca super seca, o que é bastante desconfortável e meio caminho andado para desistir a meio da corrida. Foi desta que obriguei-me a beber mais água (fi-nal-men-te) e faz toda a diferença.

Gostava de não perder o ritmo, mas é o mais provável. Os meus companheiros de corrida vão de férias e a motivação para sair de casa e correr sozinha não é (de loooooooonge) a mesma. Para além disso, é mais difícil manter-me fora da zona de conforto e ser mais forte que o meu rabo pesado. Mas vou fazer um esforçozinho para continuar nas corridas até ao final deste mês, já que em Setembro, por mais que queira, não vou estar para aí virada. Depois...depois, só em Outubro, altura em que estarei de volta à estaca zero com muita pena minha. Mas tal como disse, só custa começar. Ahhhhhhhh mas depois vem o frio e a chuva, não é? Pois, se calhar as corridas estão mesmo com os dias contados. Think so.

#justdoit

24-09-2013 15-51-22

27 comentários:

  1. 10Km? Só de olhar para esse número fico cansada ahah
    Parabéns! É uma boa "vitória" :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro quando recebo comentários em anónimo passados segundos de publicar um post. É que das duas três: ou a pessoa não tem blog e passa aqui a vida, com o dedo no F5 (ME-DO); ou tem blog mas (e passo a expressão) não tem os tomates no sítio. Um ou outro cenário não abona muito a seu favor e diz muito da sociedade de hoje. E pronto, foi só um pequeno aparte.

    ResponderEliminar
  3. Quando no ano passado fiz os meus primeiros 10km foi um tal orgulho que ainda hoje não consigo explicar. O difícil é começar, acredita! Agora só pode melhorar!
    Cris

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, Gata! A marca dos 10 deve ser mesmo festejada!
    Desafio-te a ires publicando mais sobre o assunto, a mostrares as coisinhas que compras para a corrida (admite que ajuda ter peças novas para estrear!! :P ) ou que somente deixes uma mensagenzinha para nós! Para além dos comentários de apoio que dão sempre uma força, estás também a puxar por nós (pelo menos por mim que sou uma egoísta! ahah)!
    Uma beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiiiii umas peças novas são mesmo uma boooooa ajuda! E vinham mesmo a calhar! :D Prometo que vou passando o feedback das minhas corridas. =))

      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Gata cuidado com os joelhos. Aula de jump e corrida é muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, nesse dia, fiquei com uma dorzita nas articulações do joelho esquerdo. Hoje, sinto só um bocadinho (mas ontem foi só corrida). Dizem que o jump não é lá muito bom para as articulações, mas eu adoro aquilo!

      Eliminar
    2. Dizem que o jump não é bom e com muita razão. Tens de fazer menos aulas. Eu não liguei às moinhas e agora qualquer exercicio fico com dores.

      Eliminar
  6. É difícil acreditar para quem não o faz, mas correr torna-se mesmo viciante. :) o meu maior problema é mesmo a companhia, detesto correr sozinha!

    ResponderEliminar
  7. Uma ovelha seguidora de modas... Agora tudo corre, também tinhas de começar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ovelha é fofinho, mas não, não sou lá grande seguidora de modas (acho que já deu para reparar, ah! ah!ah!).
      É verdade que a corrida tornou-se num hábito e dos bons. São cada vez mais as pessoas que saem do conforto do sofá para fazer umas caminhadas, correr ou andar de bicicleta. E isso só faz bem! Há "modas" que vale a pena seguir. Faça o mesmo, vai ver que vai sentir-se melhor.

      Eliminar
    2. Sinto-me ótima e não preciso de correr 10km ou uma maratona. Parece que agora quem não corre é um ovo podre. Sabem que há mais desporto além do running? Ciclismo, natação, ginásio, basquetebol etc etc. Nem todos temos de ser uns carneiros que porque toda a gente corre temos também de correr... Senão somos uns cócós. Isso e o raio da comida do bem, já não há cu para essas pancas

      Eliminar
    3. Antes a moda da corrida do que a moda da bebedeira...

      Eliminar
    4. Mas ninguém disse que quem não corre é um ovo podre. Ao contrário de si, que intitula de “carneiros” quem corre porque quer e gosta. Claro que há mais desporto, mas cada um faz o que bem lhe apetecer. Eu sempre tive uma vida activa. Fiz natação, ballet, desporto escolar, dava as minhas voltas de bike… Hoje, apenas me ocupo com o ginásio. Decidi começar a correr porque adorava voltar a ter a minha barriguinha lisa de outros tempos, coisa que não está a resultar só com o ginásio, e a corrida é óptima para este tipo de gordura localizada. Não decidi correr porque os outros também correm (era o que faltava)! Decidi correr porque preciso, porque quero e (recentemente) porque gosto.

      Eliminar
    5. Se a dona pipoca faz, a gata faz. Haja originalidade.

      Eliminar
    6. Olhe, sô dona anónima 12:06, você logo à noite não pine com o seu namorado/amigo colorido/noivo/marido/o que seja, porque a dona Pipoca também o faz (deduzo eu, atenção, nunca vi nada). Não pratique a falta de originalidade, sim? Leia um livro, por exemplo. Ai não, a sona Pipoca também lê. Veja um filme, pronto. Ai catano, não pode ser, a Pipoca também vê. Olhe, pelo andar da carruagem, mais vale você deixar de respirar e ser a originalidade em pessoa.

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH estas pessoas existem?! Credo, Deus sempre é pai de cada car…

      Eliminar
    7. Loooooooooooool a melhor resposta de sempre!!!

      Eliminar
  8. Gata, hoje tenho que comentar! Não gostei das desculpas que já estas a colocar de antemão para não ir correr.
    Correr é uma paixão, quem corre por gosto fá-lo por si, para se superar, para pensar na vida, para não pensar em nada, por tantas outras coisas. E fá-lo de dia, de noite, o tempo arranja-se (como para qualquer outro activadade desportiva) esteja a chover, a fazer sol, frio ou calor.
    Não percebo a necessidade de hoje em dia todos serem "runners" (como eu adoro este estrangeirismo! mas que faz bem separação do joio e do trigo) e de se mostrar que consegue correr 10 Km, a meia, a maratona, trails, e por aí fora.
    O ritmo de corrida é algo que ganha com o tempo, seja em nr de km feitos ou da velocidade/km, e deve ser feito com calma para não provocar lesões desnecessárias.
    Boa sorte com as corridas e por favor não caias no mesmo disco partido de outros blogs!
    Beijinhos**

    Ps para os possiveis ofendidos: sou completamente a favor que as pessoas levantem essas "bundas" do sofá e pratiquem desporto! Eu mesma faço-o em media 5x por semana! Só me faz alguma confusão estas modas que andam por aí :)


    ResponderEliminar
  9. SÓ? o.o Eu acho 10 km muitíssimo! eu entendo-te bem porque também odeio correr! Prefiro suar e morrer de estar a dançar ou outro desporto mas correr nunca foi pra mim.. :c Mas também tenho que superar isso! Pois trabalho o corpo todo e assim.. É a melhor coisa pronto.. Mas também de correr sozinha já metira ainda mais a vontade.. Quero começar a jogar tênis e nem sei como vai ser.. estar tanto tmepo a correr.. Mas tem de ser .. hehe Tem um bom dia! Beijo!

    ResponderEliminar
  10. É assim mesmo! Grande Gata!

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Credo! Eu morria ahah quem me dera!!
    Bem tento...mas não é fácil!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Hoje também intercalei caminhada com corrida na passadeira, mas só fiz 6,5km numa hora :)
    Força Gata, realmente sabe muito bem chegar ao fim :D
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  13. Para quem só em Maio começou nestas andanças e anda a fazer treinos de ginásio e no dia a seguir corridas de 10kms pela primeira vez...arriscas-te a entrar na igreja a mancar. Estou a falar sério. O descanso é tão importante como o treino. Vê lá no que te metes. Eu sou dos que fazem meias maratonas ao pequeno almoço mas sei que o descanso é fundamental. Cuidado. Não estragues tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei! Entrei num ritmo que não estava habituada. Agora só volto a correr na segunda-feira. Esta semana já tenho os finais de tarde ocupados (de manhã ESQUECE), e os meus joelhos andam a queixar-se! Ontem tive que fazer gelo e hoje passei um gel. Os meus pobres joelhos sempre sofreram um bocadinho, agora com isto dos 10 kms...tadinhos.

      Eliminar
  14. Correr é definitivamente uma das coisas que sempre quis fazer, mas nunca, nunca consegui. Há sempre a preguiça e a falta de companhia e o "ah, deixa, vou amanhã" e a verdade é que o amanhã nunca chega! A ver se não me esqueço deste teu post e se, assim que voltar de férias, me faço ao caminho [mas honestamente, conhecendo-me como me conheço, duvido ahah].

    Em relação aos teus 10km, muitos, muitos parabéns! É um feito muitíssimo importante, pelo menos eu acho. Parabéns por isso e pelo teu blogue! Continua o bom trabalho!

    Beijinhos, Beatriz. | Bookaholic

    ResponderEliminar
  15. ai miga corri durante anos tinha uma amiga filada como eu, e começamos por 5 minutos logo com os bofes de fora, a partir daí fomos aumentando o tempo e ao fim de uns meses já corríamos mais de uma hora a gente fazia por tempo, mas não sei se foi por ter excesso de peso na altura, ao fim de três anos começou a dar-me umas dores de joelhos estranhas, começou sempre que corria mais de 1h15m, baixamos o tempo e de vez em quando até inchavam, cheguei a um ponto que só conseguia correr meia hora mas eram dores de chorar, tive que desistir, e arrependo-me até hoje porque não fiquei só nos 40 minutos, era um vicio tão grande que acabávamos todas podres e só assim dava pika.
    fiquei com lesões até hoje se caminho mais de 1h 30 sinto logo os joelhos até dançar na praia me incomoda, meus ricos meninos, não sei mesmo onde tinha a cabeça, sempre ouvi os velhos dizerem que o que devemos cuidar melhor em nós que nos faz muitaaa falta, são os joelhos e dentes, por isso miga força e moderação, correr é mt bom para o sistema cardiovascular, mas na minha opinião não é o melhor, pode causar lesões de impacto, nota em criança fui atleta...
    beijinhos desculpa o desabafo

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, eu não consigo, sou uma preguiçosa e tanto.
    Beijinhos
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ResponderEliminar