#

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Vamos ajudar a Associação "Chão dos Bichos"

Uma vez, pediram-me para elaborar uma lista com todos os meus sonhos. Todos mesmo, até aqueles mais improváveis de acontecer, afinal, sonhos são sonhos. A ideia era ir riscando à medida que iam acontecendo e ter bem presente aquela que é a nossa razão de viver. Para quê viver se não for para lutar por aquilo que queremos?
Já não sei onde pára essa lista, mas os sonhos mantém-se bem presentes. Um deles era (e é) construir um canil. Adoro animais. Adoro, adoro, adoro. Acho que é daquelas paixões comuns a imensas pessoas e ainda bem. Acredito muito que a compaixão pelos animais está intimamente ligada ao carácter de uma pessoa. Quem é cruel com eles não pode ser boa pessoa de maneira nenhuma.
Chocam-me noticias de abandono de animais e, muito sinceramente, prefiro nem ter conhecimento. É daqueles momentos em que prefiro ficar completamente alheia do mundo. Recordo-me do mais recente caso na Galiza. É preciso ter uma pedra no lugar do coração para se ser capaz de tamanha atrocidade. Pergunto-me como é que estas criaturas não se sensibilizam com o ar assustado e desorientado do animal que estão a abandonar. Como é que conseguem ir de consciência tranquila e pouco importados com o rumo que vai ter. Por mais que tente, não dá para entender (nem quero).
Outra situação que me deixa com o coração desfeito em mil bocados é ver os pobres bichinhos atropelados pela estrada fora. É meio caminho andado para ficar de mau humor e mais cabisbaixa o resto do dia.
Ter meios para poder construir um canil e alojar todos os animais que encontrasse abandonados na rua, para evitar que passassem fome, frio ou até que fossem atropelados, é realmente dos meus maiores sonhos. E dos mais improváveis também. Mas nunca se sabe. E até lá, posso ir contribuindo com alguma ajuda aos canis já existentes, até porque muitos deles sobrevivem disso mesmo, da solidariedade das pessoas.

Neste momento, como todos já devem saber, o canil da Associação "Chão dos Bichos" na região da Murteira, concelho de Loures, está a precisar muito da ajuda de todos, depois de ter sido atingido pelo incêndio de ontem à tarde. As consequências dispensam apresentações. Quanto à forma de ajudar e pelo que percebi, precisam de casotas, mantas e ração. E claro, a ajuda financeira também é muito bem-vinda para fazer face às variadas despesas, entre elas, consultas no veterinário e medicação. Basta 1 euro. Será menos um café e uma nata que para nós não é nada, e para eles pode fazer toda a diferença.

Podem ajudar através da linha solidária 760 50 10 24 e do NIB 0035 0365 00001058 230 09.

24-09-2013 15-51-22

6 comentários:

  1. Sempre Mais Mulher Blog11 agosto, 2015

    Foi uma grande tristeza..coitadinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito o teu gesto ! Houvessem mais pessoas assim e o mundo seria muito melhor !

    ResponderEliminar
  3. Há que ajudar os nossos amiguinhos, eu já o fiz, se todos ajudarmos um pouco, é mais fácil. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gata, já que tens ajudado a promover a nossa cidade (e muito bem), podias falar sobre a associação de animais de águeda: https://pt-pt.facebook.com/associacaoanimaisagueda
    É mais uma, como todas as outras é certo, a precisar de ajuda.
    Fica a sugestão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem lembrado Sofia.
      É mais uma e a da minha cidade, pelo que faz todo o sentido ajudar. Há pouco tempo tenho pensado em várias coisas e decidi que quero ajudar a "Animais A4" (penso que se refere a esta), não tanto financeiramente, mas também como voluntária no canil. Conheço algumas pessoas que o fazem e só ainda não falei com ninguém, porque tenho noção que até ao casamento não tenho tempo para nada, pelo que não vale a pena estar a comprometer-me. Mas quero fazê-lo. =))

      Eliminar
    2. sim, é essa associação (a única de águeda), deixei o link do facebook no comentário acima. Por vezes podemos ajudar indiretamente, partilhando a informação ou participando nas campanhas de recolha de alimentos. Toda a ajuda é bem-vinda!

      Eliminar