Em Portugal, nem tudo é mau e uma das coisas boas são, sem dúvida, muitos dos seus lugares maravilhosos que temos. Mesmo sendo um país tão pequenino é incrível como tem tanto para dar a conhecer. Mais incrível ainda é o facto da minha pessoa estar tão pertinho de Aveiro - o que me faz sentir ter duas ou três costelas aveirenses - e nunca ter visitado as famosas salinas. Comé qué possível, senhores, coooomo?! Dei por mim a pensar nisto quando uma leitora fofinha partilhou comigo uma noticia sobre o assunto, onde escreveu "fala-me sobre isto". Pois, eu até falava, tivesse eu conhecimento de causa. Problema resolvido no domingo passado.
Neste domingo, depois do almoço em casa dos papis, pegámos no carro e fomos, então, até Aveiro - a nossa "Veneza portuguesa" - com o objectivo de ir visitar as ditas salinas. Se não sabiam ficam desde já a saber que Aveiro é uma das cidades com maior tradição na exploração do sal. E, recentemente, já é possível tomar banhos de sal e de lama e flutuar como no mar Morto, o que é absolutamente fantástico.
Basicamente, duas salinas foram transformadas em piscina e em spa, onde podemos usufruir de tratamentos com sal. Para criar esta zona de banhos, foram reunidos cristalizadores de sal, proporcionando aos visitantes a possibilidade de aproveitar as conhecidas propriedades terapêuticas da elevada concentração de sal (acho que já escrevi "sal" 52 vezes), com benefícios na circulação sanguínea, tratamento da psoríase e hidratação da pele. De referir que enquanto os visitantes gozam dos banhos salgados, os marnotos continuam a rer ("puxar") o sal.
Tanto para quem é da zona como para quem vem de visita, acho que é de passagem obrigatória. É super engraçado ver a malta feliz e contente a esfregar-se de lama, já para não falar de toda a envolvente e do cenário criado pelos canais e pirâmides de sal. É mesmo muito bonito e vale a pena. Nós não fomos preparados para ir a banhos, mas se não for ainda este ano, para o ano é de certeza.
Há também um pequeno espaço de venda (uma carrinha Citroen dos anos 70 super gira) onde é possível encontrar vinhos e espumantes da Bairrada, bem como cosméticos e temperos à base de flor de sal e ainda um espaço de massagens.
Se estiverem interessados em conhecer, podem aceder ao site Cale do Oiro para retirar mais informações úteis.
Boa tarde,
ResponderEliminaré preciso fazer marcação para passar lá o dia? ou pagar alguma coisa?
Olá! =)
EliminarNão tenho a certeza, mas penso que para as piscinas são 2€ (e pode estar o tempo que quiser) e se for piscina mais passeio pela zona com guia turístico são 4€.
Penso que também não são precisas marcações (pelo menos para a parte da piscina).
Eu também fui a banhos de sal quando estive em Cabo Verde (na ilha do Sal, pois claro) e nota-se mesmo a pele a esticar!
ResponderEliminarJá fui ás salinas e gostei bastante, aliás adoro Aveiro!
ResponderEliminarExcelentes fotos, beijinhos!
http://missweetie.blogspot.pt/2016/09/uma-escova-de-dentes-6-usos-diferentes.html
Já fui a Aveiro mas nunca visitei as salinas :) Dizem que são super giras e pelas tuas fotos isso comprova-se.
ResponderEliminarhttp://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/
Estava a pensar lá ir com a minha irmã este fim de semana mas acho que o tempo nos vai pregar uma partida!!!
ResponderEliminarVai ser um ponto de ida obrigatório, sem dúvida, mas não para ir a banhos :)
ResponderEliminaras coisas que uma pessoa descobre...
ResponderEliminarNão conhecia, sem dúvida que é um sítio a visitar :)
ResponderEliminar