#

quarta-feira, 15 de março de 2017

#nãotens7vidas #1: Primeira consulta de nutrição

Quando lançámos o passatempo, tinha noção que grande parte das participações seriam da zona de Aveiro/Águeda. Ainda assim, tivemos participantes tanto do Porto como de Lisboa, mas a vencedora acabou por ser mesmo aqui da zona e uma pessoa que já conhecia. Confesso que fiquei bastante feliz quando vi o nome seleccionado, por saber que poderia acompanhar tudo de perto e ao pormenor. 

Quando abordei a Rita a reacção foi mais ou menos do tipo "o quê?!! Mas eu nunca ganho nada!!", pois é, há sempre uma primeira vez e quem não arrisca não petisca.

Entretanto, já pusemos mãos à obra e a primeira consulta de nutrição foi no passado dia 8 de Março, na clínica Tempo e Palavras em Águeda. Até parece coisa propositada, mas foi uma feliz coincidência ter calhado no Dia Internacional da Mulher. Não que sejam precisas datas especiais, até porque todo o dia é dia, mas de facto o Dia da Mulher é sempre uma boa oportunidade com aquela dose extra de força para dar "O" passo, registar uma mudança há muito desejada, virar a página ou dar inicio a uma espécie de nova vida, nova vida essa que nos deixe mais feliz.


Fazendo um breve resumé do histórico da Rita relativamente ao seu peso, podemos dizer que nunca foi uma pessoa magra nem é um daqueles casos de que era "assim-assim" e começou a engordar, engordar, engordar. A Rita sempre teve um pouco de peso a mais e na adolescência chegou mesmo a pesar mais de 70 quilos. Segundo ela, comia imenso porque nunca estava satisfeita e não praticava exercício físico para além das aulas de Educação Física. Com o avançar da idade, começou a preocupar-se com o seu corpo e a dar mais importância à questão do peso saudável, isto, por volta dos 19/20 anos. Hoje, a Rita tem 28 anos e por si própria, apenas, e, claro, com toda a sua força de vontade conseguiu perder 10 quilos até aqui. Chegou mesmo a ficar abaixo dos 60 quilos, mas bastou um desleixo no ginásio para o ponteiro da balança voltar a subir

Ao dia 8 de Março o ponto de situação é o seguinte:

Altura: 1,62 cm
Peso: 63,3 kg
Massa Gorda: 28,9%
Massa muscular: 42 kg
Gordura Visceral: 2
Idade Metabólica: 24 anos


Perante os dados, o objectivo traçado são os 57/58 kgs e baixar a massa gorda para os 20%. Não tenho duvidas de que será uma batalha ganha. Temos uma Rita super motivada e a certeza de que está em boas mãos. Se conseguiu perder 10 kgs por si, de certeza que perder 5/6 kgs com a ajuda de profissionais vai ser canja-laranja.

Quanto à parte do treino, ainda estamos a tentar conciliar datas com o Bruno, no entanto, a Rita já frequenta o ginásio há alguns meses, também tem vindo fazer alguns treinos de crossfit comigo (yeaaahhhh!), por isso, enquanto o plano de treino devidamente adaptado aos seus objectivos sai e não sai, a máquina não está parada e anda na luta.

Já temos a segunda consulta marcada para o próximo mês e estou an-si-o-sa por ver os primeiros resultados. =)) Antes que perguntem, sim, estou tão ou mais entusiasmada do que a própria. :D A sensação de contribuir para a felicidade dos outros é óptima. =))
E vocês aí desse lado, toca a torcer pela Ritinha, oubiiiiiram




9 comentários:

  1. Tão bom, tão bom, tão bom!
    Isto foi uma grande "lufada de ar fresco". Era tudo o que eu precisava para me voltar a dedicar a todo o gás.
    Sei que sempre que agradeço me mandas fazer burpees. Hoje eu até faço aqui um ou dois debaixo da secretária.
    Não posso deixar de dizer OBRIGADA a ti, à Maria, ao Bruno (embora não esteja a ser fácil conciliar) e a todos os que se movem de alguma forma para que eu tenha direito a este mimo.
    Não podia ter melhor suplemento que este!
    Espero que daqui a um mês estejas super orgulhosa de mim <3
    Mil vezes obrigada por toda a motivação, pela companhia nos treinos, por me apresentares a dureza duma box de Crossfit, pela preocupação na adaptação ao plano alimentar de morte que a Maria me deu (AHAHAHAHAH)... Mil vezes obrigada por este recomeço!
    Há palavras para isto? Não, não há.
    Nenhum "Obrigada" será suficiente.
    A motivação vem de dentro de nós, é certo! Mas com o teu incentivo ficou tudo mais leve.

    OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA <3

    P.S. - Na próxima consulta espero sair mais favorecida nas fotos!
    P.S.S. - Dizeres que tenho 28 anos assim foi uma pontada no coração.
    P.S.S.S. - E com isto tudo, já movimentamos uma equipa muito jeitosa para as aulas de Crossfit.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEESSSSSS!!!!! :D :D

      Bem sei que nestas coisas a motivação tem um peso enorme. Aliás, como em tudo na vida. E ter o apoio de profissionais bem como pessoas "em cima de nós" a apoiar e a querer ver resultados, ajuda muito. Digamos que é o ter de "prestar contas" a alguém (que já te disse que quero que funcione como motivação e não como pressão). Não há como fugir do foco. Mas não vou mentir, porque nem tudo são rosas e pelos mais variados motivos os momentos mais em baixo e uma possível desmotivação vão existir. No fundo, acho que é impossível manter sempre os níveis de motivação lá em cima, mas é com este “sobe e desce” que também crescemos. E quando esses momentos chegarem, estamos cá nós para ajudar a passar.

      Tenho a certeza que daqui por um mês vamos estar todas orgulhosas de ti! <3

      P.S.: para a próxima paramos primeiro no cabeleireiro e na maquilhadora! Ahahah
      P.S.S.: Queres falar sobre isso com uma PRÉÉÉ-trintona?!!
      P.S.S.S.: Mesmo!! Já reclamei comissão ao Tiago Ahahah Mas…cheira-me que um dia destes ainda somos expulsas!! Ahahah :D
      P.S.S.S.S.: acabaram-se os “obrigada” senão vou ser obrigada a tomar medidas drásticas!! =P =P

      Eliminar
  2. Grande coincidência ser de perto ;)
    Bom trabalho para a Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mais de 50% das participações são da zona não é coincidência, é probabilidade. =P
      Obrigada, acredito que vai sair-se nos trinques :D

      Eliminar
  3. Ui que vais ter de ouvir pelo facto de ser uma pessoa que já conhecias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque as pessoas vão dizer que "aldrabaste" o sorteio.

      Parabéns Rita :) Muita força de vontade e motivação e tudo se consegue.
      Beijinhos, Maria

      Eliminar
  4. Eu só tenho a dizer: PARABÉNS 🎉🎊🎈🍾 e fala a miúda que mais "porcarias" come e não levanta o rabo do sofá !!
    Parabéns Gatinha linda!! Parabéns Rita ! Todos os dias podem ser dias de mudança !! 👏🏻👏🏻👏🏻💪🏻 Muita força e com uma Bruna por perto,a Rita vai conseguir sem duvida ! Claro que tb com o resto da equipa
    E de perto ou de longe?? Não acho isso importante

    Kissinho Sara Vale

    ResponderEliminar
  5. Comecei a engordar após os 30 mas, finalmente, aos 40 comecei a conseguir controlar o peso. Da barriga não me consigo livrar porque não vou ao ginásio tantas vezes como deveria.
    Força para alcançar os objectivos!

    ****
    Ana Teles | blog: Telita LifeStyleFacebookinstagramBlogs Portugalfeedly


    ResponderEliminar