#

terça-feira, 5 de junho de 2018

Agatha Christie


a "Rainha do Crime"

Morreu há 42 anos, mas vendeu milhões e é a terceira escritora mais traduzida de sempre (atrás de si, só a Bíblia e Shakespeare). Ainda hoje mantém o titulo de escritora mais rentável de todos os tempos no Guinness World of Records.

Romancista, contista, dramaturga e poetisa, foi no subgénero romance policial que se destacou. Desafiada pela irmã Madge a criar uma trama policial, publica o seu primeiro livro em 1920 - "O Misterioso Caso de Styles" - em que o emblemático (e para sempre lembrado) detective belga Poirot surge pela primeira vez. São vários os livros desta trama, mas foi em 1926 com o "O Assassinato de Roger Ackroyd" que ficou famosa, atingindo o auge da sua carreira em 1934 com outro dos seus livros mais famosos e mais adorados "Crime no Expresso Oriente". E pensar que fui ver este filme ao cinema (adorei, adorei, adorei!) sem ter a mínima noção do peso histórico que lhe deu origem, muito menos da fama do detective dos bigodes (vá, assumo um passado de ignorância literária). Sempre que ler um livro desta trama já tenho uma cara a atribuir a Poirot: Kenneth Branagh (embora a personagem já tenha sido interpretada por David Suchet e Albert Finney). Por acaso, e não me perguntem o porquê, quando penso em detectives imagino sempre um sujeito com um bigodaço do género (ah! ah! ah!), embora seja do tempo do Inspector Gadget e este não ter disso.
Só mais uma curiosidade: de todos, o livro "As Dez Figuras Negras" (publicado em 1939) foi o mais vendido, além de figurar na lista dos livros mais vendidos mundialmente (independentemente do género), a par com o "Don Quixote" de Miguel de Cervantes, "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling, entre outros.

A escritora viu o seu talento e o seu papel na literatura oficialmente reconhecidos em 1956, ano em que foi distinguida com o titulo de Commander of the British Empire. Já em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o titulo de "Dame" do Império Britânico.
Em 2000, a Bouchercon World Mystery Convention galardoou a escritora com dois prémios: Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX e os livros protagonizados por Poirot o prémio de Melhor Série Policial do séc. XX.

De facto, Agatha Christie (1890-1976) fez um percurso notável, construindo enredos complexos e personagens emblemáticas, como o detective Hercule Poirot ou Miss Marple (inspirada na sua avó). Poirot - policia belga aposentado que se tornou detective particular de renome mundial -, é, sem duvida, a sua mais memorável criação e estará para sempre associado à sua proverbial alusão às suas supostas abundantes petites cellules grises (pequenas células cinzentas). A fim de evitar que continuassem a explorar a sua personagem após a sua morte, Christie decidiu matar Poirot num romance escrito em 1940 - "Cai o Pano" -, que veio a ser publicado apenas em 1975, um pouco antes da morte da autora (antecipou a escrita com receio de não sobreviver à Segunda Guerra Mundial).

Hãããããã, digam lá, não esperavam uma injecção de cultura desta categoria, hãã!!

Bom, a leitura de romances policiais é o meu vício e sendo a sua obra um importante marco na história dentro do género literário, tinha mesmo de meter os olhinhos nisto.
Como não existe uma edição disponível em livrarias do segundo livro publicado - "O Adversário Secreto" -, recorri mais uma vez à compra de livros usados. Andei a pesquisar no OLX (estes livros são tão antigos que, lamentavelmente, são muito poucos os que se encontram em bom estado), mas acabei por adquirir na Feira do Livro em Aveiro. Folhas um pouquinho amareladas e aquele típico cheirinho a antiquado, mas nada de cantos amarrotados e folhas dobradas ou comidas pelos ratos (no OLX aparece cada um pior do que o outro). O facto de ser (seguramente) mais velho do que eu também lhe confere um valor especial. Sempre que pego no livro sinto que tenho uma verdadeira relíquia em mãos (e sabe Deus por quantas já passou)! 

Já comecei a ler e estou a gostar muito. Não sei se os próximos a comprar serão também usados - ficando assim com a colecção Vampiro Gigante completa a dar um toque vintage na estante lá de casa - ou se vou optar pela edição mais recente das Edições Asa. Mas que quero conhecer mais sobre as aventuras do detective do bigodaço, quero!

9 comentários:

  1. Eu via o Poirot na televisão e adorava! Por acaso os livros nunca tive oportunidade de ler! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. As feiras de velharias são óptimos lugares para se encontrar as obras desta Senhora - caramba, ninguém me vicia em policiais a não ser ela e o seu Poirot :) obrigada por este post, relembraste-me que tenho uns quantos dela à espera de amor!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Pois que nunca li nem uma página escrita por ela...já estou em falta!!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  4. Essa injecção de cultura foi do melhor, não tinha grande conhecimento, confesso.
    Vi o último filme "O expresso do Oriente" e fiquei fascinada, agora vens aqui tu com isto tudo e eu fiquei curiosa, escusado será dizer que já me estas a desencaminhar mas pronto ;)

    ResponderEliminar
  5. O meu primeiro contacto com Agatha Christie aconteceu graças ao livro "Morte no Nilo", ao qual me rendi imediatamente. Para além desse, li também "Um Crime no Expresso do Oriente", "A Casa Torta" e "O Assassinto de Roger Ackroyd". Quero aventurar-me em mais obras suas, porque é realmente fantástica!

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que não tem nada a ver com o post, mas, alguém sabe se a Marisa do blog Entre os Meus Dias, "fechou" o blog ou tem outro? Já há uns tempos que não dá para aceder ao blog. Eu gostava tanto de o ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também tenho essa dúvida, era um blog que visitava todos os dias e de repente deixou de ser possível.

      Eliminar
  7. Eu adoro as obras da Agatha Christie e imagino o David Suchet como Poirot. Tenho muitos dos livros dessa coleção, a maior parte adquirida em feiras de velharias. São muito bons.

    ResponderEliminar
  8. Nada como um bom policial para "apimentar" os nossos dias. Quando são de qualidade então... é para devorar!!
    Beijinhos

    ***Campanha especial Feira do Livro***
    http://www.maosdefada.pt/2018/06/sobre-feira-do-livro.html

    ResponderEliminar