#

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Quem quer uma barriga lisinha lisinha?


este post é para vocês (que é como quem diz, nós)!

Para mal dos nossos pecados, o nosso corpo é pró em acumular gorduras e, geralmente, a zona abdominal é a mais critica. De triciclo, de bicicleta ou de camião TIR, 99,5% da população sabe bem o que é carregar com o chamado "pneu". E não é bonito, não é agradável, mexe-nos com os nervos, ainda por cima com a abertura da época balnear há todo um corpo para enfiar num biquíni e é quando a malta se lembra de começar a mexer o esqueleto e correr atrás do prejuízo.

Más noticias? Barriga minimamente apresentável requer (muito) tempo de dedicação e não é de uma hora para outra a gordura localizada, miligrama por miligrama, evapora-se. É preciso dar o corpo ao manifesto durante o ano inteiro e não a dois dias do Verão.
Boas noticias? Nunca é tarde para começar e com muito foco e dedicação, pasito a pasito, tudo se consegue, além de que pequenas alterações no nossos hábitos bastam para começar a ver a magia acontecer.

Depois há aquele (GRANDE) mito de que para ficar com uma barriga tipo Carolina Patrocínio a cena é fazer trezentos abdominais por dia. ERRADO. Completamente ERRADO. Não vale a pena fazer abdominais até à exaustão, porque, no máximo, o que vamos conseguir é uma valente dor na zona lombar e a pança vai continuar lá em todo o seu esplendor. Por uma razão muito simples: é um grupo muscular que queima pouquinhas calorias. Acreditem, se querem perder barriga não se agarrem exclusivamente aos abdominais.

O ideal é escolher exercícios onde utilizamos o máximo de grupos musculares ao mesmo tempo, para optimizarmos o nosso gasto calórico. A musculação, regra geral, tem resultados eficazes porque o trabalho de força potencia um grande gasto calórico e contribui positivamente para o nosso  metabolismo basal (queimar gordura em repouso).

Bem sei que por questões monetárias, ou por questões de logística ou até de horário, nem todos têm possibilidade de frequentar um ginásio, mas há todo um rol de exercícios que é possível fazer sem necessidade de ginásio ou até de equipamento. Basta querer e, senhores, querer é poder!

Séries de burpees, lunges, push-ups e agachamentos são exemplos de alguns exercícios que podemos fazer em casa ou ao ar livre. As pranchas também são uma excelente opção (e igualmente terríveis onde 45 segundos mais parecem 45 minutos). As elevações (ou pull-ups para ser mais chique) também são muito boas para trabalhar o abdominal, no entanto, é necessário uma estrutura fixa, mas muitas cidades já têm disponível este tipo material em zonas verde, precisamente, com o intuito de incentivar à prática de exercício físico. Saltar à corda também é top, top, TOP! Porquê? É super completo e intenso, e activamos várias partes do nosso corpo: músculos das pernas, glúteos, abdominais, ombros e braços. É um exercício muito eficaz para queimar calorias, tonificar músculos e perder flacidez, para além de melhorar a nossa resistência física e fortalecer o sistema cardiovascular.

É impossível não ver resultados conciliando estes exercícios com uma alimentação saudável, a menos que tenham sido muito ruins noutra vida. Portanto...vamos tirar o rabinho do sofá? Vamos mexer o esqueleto? Ou vamos ter de desenhar um umbigo nas costas?!

9 comentários:

  1. A malta mete-se no ginásio e depois já acha que sabe dar conselhos sobre actividade física...

    É quase como ir ao médico e quando sai passar a dar consultas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que apresentes este post a uma pessoa oficialmente conhecedora da matéria e lhe peças o seu parecer.

      Eliminar
    2. Querido anónimo, gostaria de saber sff, qual das partes do post, que acha que está tão incorreta que não possa ser escrita por qualquer comum mortal que pesquise um pouquinho?

      Quanto aos médicos, "somos os melhores médicos para nós próprios!".

      Eliminar
    3. A inveja é tao feia!
      Gatinha ótimas dicas ��
      Beijinho da outra bruna ��

      Eliminar
    4. Beeee!! Quando voltas à box? =))
      Ainda bem que gostaste aqui das dicas (aka palha) :D

      Beijinhooo "da outra Bruna" :D

      Eliminar
  2. Umbigo nas costas para mim, se faz favor :D

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou mais depressa desenhar um umbigo nas costas ahahahah mas por que raio a comida é tão boa???? Eu nem me posso queixar muito, que o meu pneu até é pequeno, mas incomoda sempre!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tu com estes textos de 50 linhas em que não dizes nada eras daquelas que vencias o professor pelo cansaço e lá ganhavas o 9,5 pela palha que lhe enfiavas goela abaixo, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estes textos de 50 linhas, aka palha, continuarem a motivar pessoas e a deixá-las um pouquinho mais felizes, não me importo naaaaaada de continuar a levar com (alvo seja) anónimos ressabiados tipo tu! :D

      Eliminar