#

terça-feira, 6 de novembro de 2018

BOOK | "Louca" de Chloé Esposito


Estão a ver o Scary Movie versão comédia do filme de terror Scream?

Este livro acaba por ser do género: uma comédia de thriller. Mas já lá vamos, deixem-me dizer-vos primeiro que tudo que a Alvina - uma das personagens principais - é uma verdadeira louca. Completamente louca, senhores!! Não me recordo de outra personagem assim tão hilariante.

Dizia eu que este livro é conotado como thriller, mas de thriller tem pouco. Ou então, talvez seja o humor e o tom sarcástico bastante presente no livro que acabe por aligeirar a parte do sangue e das mortes. Sim, porque há mortes, muito sangue e até corpos cortados em bocados para enfiar dentro de um saco e serem atirados ao mar. Mas o humor tem uma presença tão forte que mesmo essas partes do livro acabam por passar com alguma leveza, que de outra forma não seria possível.

O livro está dividido em 7 partes e cada uma representa um pecado capital. Até começar a acção propriamente dita - a partida de Alvie para Itália após o convite insistente da irmã gémea - são cerca de cem páginas que se lêem de uma assentada só, com muita gargalhada à mistura. Ficamos tão envolvidos na doidice da personagem que nem damos pela falta de acção. Acreditem, a Alvie é mesmo uma louca, fazendo jus ao nome do livro. Acaba por ser engraçada de tão irritante que é, no entanto, não deixa de ser má além de muito fútil.

Neste livro encontram humor (muito), cenas de sexo e cenas realmente macabras. O final do livro acaba por ser um pouco previsível à medida que nos aproximamos do desfecho final (embora tivesse colocado a hipótese de mais uma morte), e deixa portas abertas para a continuação da história. Sim, há continuação, este é o primeiro livro de uma trilogia. Se recomendo? Pelo humor da escrita, pelo tom sarcástico, pela leitura leve e fluída, e pela personagem hilariante, sim. Não propriamente pela história em si.

3 comentários:

  1. Eu gostava de saber como é que consegues ler tanto livro, é que depois dás-me muita vontade de ler tudo mas não consigo acompanhar.xD

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bocadinho na hora de almoço, outro bocadinho antes de dormir, outro bocadinho no fim-de-semana e olha...terminas um livro sem dar por isso!

      Eliminar
  2. Isso é que é ler! Ando a precisar de tempo para o mesmo.

    ResponderEliminar