#

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Aquele anseio que faz o hábito

 

"Nem sempre terás motivação. Aprende a ter disciplina."

"És das pessoas mais motivadas que conheço" é, provavelmente, dos comentários que mais me deixa embevecida. Porque hoje olho para mim mesma e vejo uma motivação, persistência e disciplina que nunca antes tive, e tenho noção de como isso me influenciou positivamente, tornando-me mais resiliente, mais confiante e até mais sonhadora. Porque sei que querer é poder.

Perguntam-me muitas vezes onde vou buscar motivação para treinar, como consigo acordar tão cedo não sendo por obrigação, com temperaturas mínimas ou chuva torrencial, e eu própria fico a pensar "boa pergunta". Já faz tão parte de mim, da minha rotina, que não consigo ter uma resposta concreta. Então penso e é isso mesmo: rotina. Motivação é rotina. É certo que é preciso dar o primeiro passo, mas é a rotina, são os nosso hábitos que nos fazem continuar. E a nossa qualidade de vida depende muito da qualidade dos nossos hábitos, pelo que será legítimo depreender que nenhum passo é mais importante do que o domínio dos nossos hábitos.

E como criamos hábitos e rotinas? Com persistência e muita disciplina. Persistência porque ninguém disse que ia ser fácil. Disciplina porque nem sempre nos apetece, mas se fossemos a fazer as coisas consoante o que nos apetece, muitas vezes não fazíamos metade do que fazemos, quiçá, trabalhar. O "não apetecer" não deve condicionar a nossa escolha final. Eu também tenho os meus "dias não", não pensem o contrário. Também tenho dias em que o apetite é pouco, mas sei como me sinto tão bem depois de treinar, que não me dou outra hipótese senão ir. Tem dias que só treino para aquele momento do "pós", apenas e só para deliciar-me com a sensação de sentir-me vivaça. Entendedores entenderão.
Pode parecer difícil começar a ter uma vida mais activa de um momento para o outro, mas pensa em como isso vai marcar a diferença no teu corpo e mente, melhorando consideravelmente a qualidade da tua vida. Escolhe uma actividade que gostes muito (há mil e uma opções), define objectivos e metas reais (mas sem pressão para alcançar, desfruta do caminho), faz com que faça naturalmente parte da tau rotina, vai partilhando a tua experiencia nas redes sociais e o feedback também poderá ser uma dose extra de motivação.

Estou a ler um livro muito interessante sobre a questão dos hábitos - "A Força do Hábito" de Charles Duhigg - e o ponto de partida é o seu ciclo e como funciona. Através deste livro consigo encontrar a explicação lógica e cientifica para hábitos como este de acordar cedo para ir treinar, por exemplo. O porquê de manter essa rotina/hábito quando ficar na cama a dormir é aparentemente melhor e nem requer qualquer esforço. A explicação está nos anseios. Os hábitos tornam-se forte porque criam anseios neurológicos. No meu caso, o meu anseio ou a chamada recompensa é o tal surto de endorfinas e toda a sensação que desperta e que faz tão bem, além do sentido de realização pessoal. Eu mantenho a rotina/motivação porque anseio pela minha recompensa.
Isto para dizer que, se querem criar o hábito de fazer exercício regularmente e não estão a conseguir, criem o vosso anseio/recompensa. Seja comer uma guloseima sem culpa, seja um corpo mais bonito, saudável e forte, seja chegar ao Verão e sentirem-se na vossa melhor forma, seja a tal sensação prazerosa do pós-treino, whatever. Criem a vossa recompensa e foquem-se nela. A seu tempo, esse anseio/recompensa torna mais fácil o acto de ir treinar, tão fácil ao ponto de ser algo intrínseco a vocês mesmos.

That's it! Sejam maiores do que a vossa melhor desculpa e desfrutem da vossa melhor rotina, dos vossos melhores hábitos.

Agora com licença que amanhã é dia e já se faz tarde.


2 comentários:

  1. Que texto tão inspirador :)
    Obrigada pela motivação que nos dás todos os dias!

    E.H.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver que esta minha motivação chega até vocês de uma forma tão boa, é uma das minhas maiores recompensas =))

      Keep going 💪

      Eliminar