#

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Felicidade em forma de panquecas

vai uma panqueca? ūüėć

Sou do tempo em que uma taça de leite com cereais servia perfeitamente como pequeno-almoço e quando penso nisso apetece-me esbofetear-me. Além de ter andado sensivelmente vint'oito anos da minha vida a fazer pequenos-almoços nutricionalmente pobres, também andei completamente a leste desta pequena maravilha chamada: panqueca. Acordei tarde para a vida, mas acordei!

Inicialmente, s√≥ fazia panquecas ao fim-de-semana porque no lufa-lufa da semana n√£o tinha tempo para andar nestas lides, al√©m de ser pessoa para estar na cama at√© √†s √ļltimas. Mas somos bichinhos de h√°bitos e, em querendo, tempo arranjamos sempre, ent√£o, depressa passei a fazer panquecas de domingo a domingo. Afinal, entre mais cinco minutos a vegetar na cama ou cinco minutos de volta de um pequeno-almo√ßo delicioso, a escolha parece-me √≥bvia. At√© porque trata-se da refei√ß√£o mais importante do nosso dia, portanto, merece todo o nosso tempo dispensado. E agora com a minha machine nova √© ainda mais pr√°tico e r√°pido faz√™-las!

Porquê a refeição mais importante? Ora... Porque é a primeira depois de um longo período sem comer, pelo que é fundamental fornecer ao nosso organismo a energia e nutrientes necessários para o nosso dia-a-dia, além de ajudar a controlar os níveis de saciedade. Depois tem uma série de benefícios: ajuda no controlo do peso; influência positivamente o nosso humor; melhora o nosso rendimento intelectual, bem como o poder de concentração e memória; e evita a fraqueza e quebra de rendimento tanto físico como intelectual.

Temos v√°rias op√ß√Ķes que nos permitem fazer um pequeno-almo√ßo completo, bem saud√°vel e nutritivo, mas falo-vos das panquecas simplesmente porque adoro milh√Ķes e sou meeeega viciadona!! 



como fazer?

H√° imensas formas de fazer panquecas. Podem fazer com farinha de espelta, de trigo sarraceno, de coco, de aveia e at√© com batata-doce. Eu opto sempre pela aveia, n√£o por uma raz√£o em especial, mas por h√°bito, e com as farinhas de sabor da Prozis dificilmente me vendo por outra coisa qualquer. Al√©m disso, a aveia √© um alimento muito rico nutricionalmente, uma importante fonte de hidratos de carbono e boa fonte de energia, sendo uma √≥ptima aliada para quem faz desporto. Dado o seu alto teor de fibras, a aveia √© muito eficaz a controlar a fome porque confere saciedade por muito tempo.

Escolhido o hidrato de absor√ß√£o lenta, falta juntar prote√≠na e fruta - s√≥ assim temos um pequeno-almo√ßo completo e saud√°vel - e as combina√ß√Ķes poss√≠veis tamb√©m s√£o mais do que muitas, depende do gosto de cada um.

Ovos inteiros ou apenas claras de ovo, leite vegetal ou até mesmo água, queijo quark ou iogurte grego, sementes de chia ou linhaça, banana no preparado ou apenas como topping, cacau, coco ralado, são nnnn as formas possíveis de fazer uma panqueca bem gostosa. Ah! Sem esquecer de colocar canela qb, sim? Eu sou suspeita porque meto canela em tudo, ou quase vá, mas canela é vida gente. Não faz milagres, mas ajuda a acelerar o metabolismo, que é quase a mesma coisa.

As minhas panquecas do dia-a-dia s√£o vir√≥ disco e toc√≥ mesmo e resumem-se a: 70g de farinha de aveia instant√Ęnea da Prozis de sabor natural, mais dois ovos inteiros, 5g de cacau, canela qb e um nico de √°gua s√≥ para acertar a consist√™ncia. Quando uso farinha de aveia com sabor (a bolacha ou chocolate) n√£o adiciono cacau*.

Para completar o meu pequeno-almo√ßo, acompanho esta receita de panquecas com um iogurte e uma pe√ßa de fruta. 
Escusado ser√° dizer que barro as panquecas com...adivinhem...isso!, com MANTEIGA DE AMENDOIM! Noooossa, s√≥ de imaginar cresce-me √°gua na boca. √Č caso para dizer: tirem-me tudo menos as minhas panquecas com manteiga de amendoim.

E vocês aí? Também já se renderam à magia das panquecas ou ainda estão em modo leite com cereais ou croissant com manteiga?


*nota: alerto que estas quantidades s√£o de acordo com o meu plano alimentar e adaptado √†s minhas necessidades. S√≥ para terem uma no√ß√£o, nestes √ļltimos 4/5 anos, desde que sou acompanhada por uma nutricionista, a minha quantidade de hidratos de carbono variou entre 60g e 110g. Sim, houve uma altura que usava 110g de farinha de aveia nas panquecas!! Como uma amiga dizia, eu n√£o comia panquecas eu comia um bolo de panquecas!!


2 coment√°rios:

  1. Anónimo26 fevereiro, 2021

    Adorei o post, simples e eficaz :)
    Confesso que durante a semana sou da team do desenrasca, um cha/ leite +pão de mistura com fiambre ou queijo magro ou manteiga vegetal. Ao fim-de-semana é que me capricho mais e aí faço papas de aveia, panquecas, tostas de abacate e etc.
    Ando numa fase um pouco perdida na minha alimentação, continua saudável, mas acho que as quantidades não estão correctas e tenho muito mais fome :( mas vou resolver essa questão já em Março que vou começar a ser seguida por uma nutricionista e espero que o entusiasmo volte :)

    A tuas panquecas parecem sempre tão boas :P Ah, e sim MANTEIGA DE AMENDOIM é VIDA!

    Não me digas que também tens daquelas máquinas de crepes, mas que toda a gente faz panquecas! Eu ando para comprar uma à meses!

    Beijinhos e Bom Fim-de-semana!
    E.H

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post e também gosto imenso de panquecas :)
    Adoro panquecas de aveia com canela e maçã, são super boas! E claro, manteiga de amendoim é mesmo muito bom!

    Parabéns pelo teu blog, estou a gostar muito.
    O meu blog é: margaridasousais.blogspot.com , sou nova neste mundo da blogosfera, mas espero que gostes.

    Beijinhos e uma ótima semana para ti!

    ResponderEliminar