#

quarta-feira, 25 de maio de 2016

AP report #1

Eu em modo "gata-borralheira".

Não estava fácil encontrar um T3. Desde o início do ano nisto e eu quuuuuase a cortar os pulsos. Ou eram caros, ou eram no “cu de Judas” ou não preenchiam os nossos requisitos mínimos de habitabilidade, enfim. Tivemos em mãos uma opção que nos agradou bastante a vários níveis, mas tratava-se de um processo de retoma do banco e a “coisa” estava demorada para resolver, pelo que desistimos de esperar. Até que assim numa daquelas coincidências felizes da vida, surge-nos uma daquelas oportunidades de não deixar fugir. Mas tinha (e tem) um pequeno “senão” – como é normal nestas coisas da procura da casa ideal -, o local. Não é que seja muito distante (a 5/7 minutos), mas não é no centro de Águeda como queríamos. Como eu tenho dito em tom de brincadeira, vamos para o meio das couves (ah! ah! ah!). O que traduzindo significa que vamos para uma freguesia periférica. Há quem diga que é bom pelo sossego, mas eu gostava muito de poder sair de casa a pé e ter tudo à mão de semear tipo padaria, farmácia, minimercado (que dá sempre jeito quando algo acaba sem contarmos) e se não fosse pedir muito, umas montras para lavar as vistas (wuuaaaahhhh).

Apesar de nunca me ter imaginado naquela terriola (muito menos ele), decidimos avançar com a compra, porque foi de facto um excelente negócio, diria mesmo negócio da China. E é um investimento que fica feito. A ideia é vendê-lo ou arrendá-lo (se bem que prefiro despachar logo, em vez de meter-me nas chatices que os alugueres acarretam sempre) mal apareça algo do nosso agrado em Águeda city. E o engraçado é que se o quisemos vender agora, já tínhamos comprador.

O apartamento está em excelente estado, mal foi habitado pelo que apesar dos seus 12 anos de construção está como novo e não há cá pontas de humidade (coisa que me consumiu os nervos no T1). Comparando com tudo o que andámos a ver, acaba por ser o que tem melhores áreas e melhor exposição solar. E tem piscina, não tem é manutenção (ahahahah!), mas vamos tratar de ver isso com o condomínio (isso e outras coisas e parece que já pressinto dores de cabeça). O hall de entrada não é tipo caixa de sapatos nem há cá corredores estreitos que detesto. Mas tem coisas que não gosto tanto, nomeadamente, os cerâmicos das casas de banho e o facto de não ter despensa. As varandas também são estreitas demais para o meu gosto. Os móveis de cozinha também não são a coisa mais moderna do mundo e as madeiras são um pouco escuras e eu sempre preferi claras. Mas nisto de comprar já feito é mesmo assim, podemos andar, correr e saltar que vai haver sempre algo que não gostamos. Até mesmo quando construímos ao nosso gosto, acontece sempre chegarmos ao fim e pensar “epa, se fosse hoje não fazia assim, fazia assado”.

Ainda pensámos mandar lacar as madeiras, mudar os cerâmicos e tirar as portas dos móveis da cozinha para aproveitar o miolo e mandar fazer em linhas mais direitas, mas chegámos à conclusão que ia ser um investimento desnecessário uma vez que não é algo definitivo. Então, preferimos investir na decoração e pôr tudo bem bonititinho, fofinho e acolhedor. Como eu não gosto nadinha disto, não ando naaaaada entusiasmada (cof, cof, cof :D :D).

Entretanto, já escolhemos os papeis de parede e são a coisa mááálinda. Mal posso esperar para ver tudo aplicadinho. Mas já ando aqui em consumições. O papel que escolhemos para a sala é todo pintarola (Haute Couture, coisa finessss, hã) e é de linho, pelo que é mais delicado e é preciso muito cuidado ao aplicar e também não convém muito andar com as manápulas nas paredes. E nós, pessoas detentoras de um gato que volta e meia fica possuído por um ser demoníaco e começa a correr como se andasse a fugir de um Dobermann e usa as paredes para ganhar balanço e mudar de direcção (não sei se conseguem visualizar a “coisa”), tememos o pior em relação ao nosso rico papel, maaaaas nada de sofrer por antecipação, vai correr tuuuuuudo bem.

E por falar em gato, cheira-me que o Pepe não vai gostar muito da vizinhança. Digamos que o vizinho do lado tem um gato que habita na varanda da frente (do que já vi, não deve ter autorização para entrar em casa) e o raio do bicho está sempre a miar, e a miar, e a miar, mas com aquele miar mesmo irritante, estão a ver? Para além disso, volta e meia anda a passarinhar por cima do muro e ameaça saltar para a varanda da vizinha que sou eu. Ora, o meu Pepe - coisa mais fofa e amorosa - que está habituado a paz e sossego, vai ficar a bater mal da cabeça com aquele selvagem!! É que já estou mesmo a ver o filme. E sim, face à situação já tomei a liberdade de baptizar o gato do vizinho e, ou muito me engano, ou ainda vamos ter muito para falar sobre o tema "Selvagem vs. Pepe".

Também já compramos algumas coisas, nomeadamente, a cabeceira da cama, a colcha e as almofadas (lindas, lindas, lindas), alguns móveis que faltavam, o sofá também há muito que está escolhido (ainda nem tínhamos casa e já tinha dito “é aquele”) e ando de olho noutras coisitas. E simmmmmmmmm, já seiiiiiii, prometo que assim que o AP comece a ganhar forma, mostro tudinho a vocês, cuscas do meu coração (ou quase tudo, vá).

Agora, só queria mesmo que o “problemazito” estético da cozinha/pladur da parede para a televisão/pladur dos tectos das casas de banho ficassem prontos para podermos mudar de vez. Mais uns dias e acho que expludo com esta impaciência de querer ver tudo no sitio, baaaahhhhh.

Bolinhas fofinhas para uma das paredes do closet/escritório.

54 comentários:

  1. Pelo que percebi vais te mudar temporariamente certo? Não pretendes ficar muito tempo nesse ap certo?
    Então porque te mudaste já? Podias esperar até encontrares algo que gostasses mais, digo eu.
    É só uma curiosidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temporariamente, como quem diz! O que quis dizer é que como preferíamos viver em Águeda, quando aparecer algo ao nosso gosto, mudamos de novo. Mas isso pode demorar um, dois, três anos ou mais, depende da oferta! Quisemos mudar já, porque sempre foi nossa ideia vir para Águeda e porque estamos num T1 (demasiado pequeno para projectos futuros ;)).

      Eliminar
    2. Por acaso tinha a mesma dúvida que o anónimo, mas já percebi que a "pressa" se deve ao futuro aumento da família (gatxinha conta-nos tudooooo em 1a mão, sim??) Ahahaha
      Espero que sejas muito feliz no teu novo cantinho! :)
      Beijinhos e boa sorte, queremos dicas de home decor!
      Raquel

      Eliminar
    3. Pois gatinha, o encontrar apartamento novo em Águeda pode demorar um, dois, tres anos ou mais tal como o aumento da familia também pode demorar....e digo-te de experiencia propria que com um bebé pequeno não precisas de uma casa muito grande...e se por acaso o aumento de familia viersse rápido tinhas sempre a opção de alugar provisoriamente casa fosse necessário....e fala-te uma mãe de um piolho de 2 anos e meio que a partir do 1 ano deixou o berço dele e instalou-se na cama dos pais e não quer sair de lá...a única coisa que utilizo no quarto "dele" é a cômoda para arrumar as coisas dele....e esquece aquelas coisas de quartos de bebés e mimimis que é tudo muito bonito para as fotos nos blogs ou nas casas de decoração porque depois na realidade não é nada assim.... mas felicidades para a nova casa....ah e com uma criança pequena não há coisa melhor que viver na cidade com acesso a pé a tudo em que não demorar meia hora a sair de casa com a "casa às costas" porque "tudo" te pode fazer falta....

      Eliminar
    4. Mas não é saudável uma criança com essa idade dormir no quarto dos pais. Não é saudável nem para a criança, nem para o casal.

      Eliminar
  2. Ainda não te mudaste e já pões tantos defeitos. Realmente, mais valia esperar e mudar só quando encontrassem o que realmente procuram. E se assim é, para que gastar dinheiro em decoração xpto? Há aí qualquer coisa que não bate certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são tantos defeitos, são pormenores, porque o que é essencial gosto! Os tais pormenores que não gosto tanto, acabam por passar despercebidos com uma bonita decoração, pelo que bate tudinho certo! :D Além disso, o que comprarmos é sempre nosso, mesmo que mudemos de casa, logo, não é um investimento em vão (como seria se fizéssemos as tais alterações que pensámos fazer no ap).

      Eliminar
    2. É em vão se a prespectiva a curto prazo é mudarem-se de novo. Porque se vão pôr a casa no mercado em breve, vai estar toda decorada e mobilada ao vosso gosto e isso pode não agradar a futuros compradores. E depois ficam com essa mobília e cenas de decoração todas adaptadas a essa casa, mas mudam-se para uma diferente e ficam com as coisas empatadas.

      Eliminar
  3. Gosto tanto desse entusiasmo...!
    Após um ano de vida em conjunto, viver em Angola em "comunidade" não foi fácil (foi horrível). Mas depois voltar e ter assim um T1 lindo e maravilhoso para nós foi tudo de bom:) perto de tudo, no local onde queríamos(com pouca oferta é muita procura) e ainda novinho em folha...!
    Inicialmente pensamos em comprar um apartamento, mas logo desistimos da ideia. Os imóveis na zona onde vivemos são muito caros e não se encontram "bons negócios", logo não conseguiríamos vender a ganhar algum e não queríamos passar pela pelo arrendamento.
    Juntamos a isso o facto de termos terreno construtivo e de sempre termos vivido em moradia, logo, adoro sair à rua e estar no jardim:) Por isso, ainda vais demorar um tempinho, mas já temos o projecto aprovado, e licença pronta a levantar na câmara até abril do próximo ano.!
    Fico feliz que tenham conseguido finalmente mudar...! Tens aqui uma oportunidade para colocar em pratica projectos diy para "corrigir" os aspectos que menos te agradam..!
    Beijinho
    MR💗
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro decoração, não há como não andar entusiasmada! :D :D
      Imagino que não tenha sido mesmo fácil =/ Mas pensa que já lá vai!
      Para mim, o ideal mesmo também é construir casa. Quem sabe um dia! =))

      Beijinho grande e bom feriado *

      Eliminar
  4. A ser algo temporário é sempre melhor a opção do aluguer(na minha opinião claro). Eu acho que hoje em dia já não compensa comprar casa. Ao contrário de antigamente que as casas eram para a vida hoje vivemos em modo temporário.o emprego muda ou a relação acaba é sempre mais fácil informar o senhorio que para o mês que vem vamos embora do que vender uma casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensava assim. Até agora que dou por mim e já paguei uns 9 anos de renda, já poderia ter mais de metade de um apartamento pago e não tenho nada. A fase com spreads ridiculamente baixos provavelmente nunca mais irá retornar (quem conseguir agora spreads de 0.2 ou de 0.5% só mesmo quem trabalhe em banco ou seja rico, ou seja, agora é um bom momento para a compra mas já foi muito mais e em breve as condições de financiamento irão provavelmente ficar mais caras.

      Acabei por viver em 3 casas (2 apartamentos e 1 moradia) nos últimos 9 anos, mas sempre nas redondezas do mesmo centro. Agora tenho um filho num 1º ano, no ensino público, com amigos, funcionários e uma das melhores e mais competentes professoras que já conheci em toda a minha vida. E eu lido com muitas crianças que passam por muitas professoras e posso dizer que ando até ligeiramente traumatizada com as práticas de muitas e com muitos relatos que me chegam.

      Portanto eu sei que dificilmente vou querer sair daqui. E ainda assim, se quiser e não conseguir ficar cá é muito mais fácil alugar a casa e ir-me embora do que ter de dar 4 meses de aviso ao senhorio e andar à procura de uma casa em cima do joelho para me mudar.

      E mais, se eu ou o meu marido morrermos, temos uma casa paga e local para viver com os nossos filhos. Se a casa for somente arrendada temos que nos preocupar também com pagar uma renda até ao fim da vida em cima de nos preocuparmos com as despesas inerentes de uma casa e de cuidar-mos dos nossos filhos com somente 1 ordenado.

      Eu vou assinar a escritura da minha casa para a semana. Eu também não a acho perfeita, a ideia é irmos arranjando a mesma até ficar aos nossos gostos. Facto é que não vou pagar sequer mais 50€ por mês. Vamos ter a nossa moradia, t3, com um terreno bem grande.
      Facto é que a casa tem as mesmas condições daquela que estamos a arrendar, facto é que vou pagar pouco mais, vou ter mais terreno, vou poder alterar as paredes, fazer furos, pintar paredes, etc tudo ao meu gosto. Facto é que a casa está muito mais barata que as da redondeza porque a pessoa tem que a vender pelas dívidas que tem. Facto é que o crédito que fizemos é a 25 anos e conseguimos ir amortizando a dívida pelo que ao invés de daqui a 9 anos olhar para trás e ver o dinheiro que deitei pela janela fora, muito provavelmente irei ter a casa quase totalmente paga. E vou ter uma boa casa abaixo do preço de mercado, mesmo incluindo os juros que vou pagar ao banco.

      A pagar renda até agora o que tenho? Nada. É como se tivesse a pegar em meia dúzia de notas de 100€ e as queimass mensalmente.

      Eliminar
    2. Ps: O negócio de arrendar seria melhor do que comprar se o mercado de arrendamento não estivesse inflacionado.
      A maioria das rendas são calculadas para a) pagarem o empréstimo ao banco do dono da casa b) pagar o IMI e C) caso a casa tenha uma boa localização ainda tentam meter uma parte como lucro ou para obras.

      Portanto, é fazer as contas. Provavelmente a comprar a casa onde vive iria pagar muito menos. Essa foi a conclusão à qual eu cheguei. Eu já paguei mais por um apartamento que não era nada de especial do que aquilo que vou pagar agora por uma casa.

      E eu enganei-me porque a casa que eu comprei é T4. A casa onde estou agora é que é T3...

      Eliminar
    3. Concordo com o segundo anónimo. Arrendar ou comprar é o eterno dilema, a velha discussão, mas desde sempre defendi ser melhor comprar. Arrendar é como o anónimo diz, é deitar dinheiro para o lixo, estamos a pagar algo que nunca vai ser nosso. Mas claro, há casos e casos, e de certo que para muitos a melhor opção passa pelo arrendar.

      Eliminar
    4. Arrendar não é "deitar o dinheiro para o lixo", porque tem vantagens: não pagas IMI, não pagas seguro, não pagas condomínio, declaras as rendas pagas no IRS e recebes reembolso, não pagas arranjos, obras, etc, não pagas mobília ou equipamentos (meu caso, que arrendei a casa já mobilada e equipada), nem arranjos dos mesmos. Tenho 28 anos e vivo com o meu namorado há 6, sempre em casas arrendadas. Já vivemos em 3 casas diferentes (uma no Porto e 2 em Lisboa). Sempre vivemos perto dos nossos locais de trabalho, para nós é essencial morar num sítio que nos permita ir a pé/de transportes públicos e demorar no máximo 30min até ao trabalho e ter perto tudo o que seja bens e serviços de que precisamos no dia-a-dia (supermercado, farmácia, lavandaria, lojas de utilizades, etc). Assim, sempre que mudámos de trabalho/cidade, facilmente denunciámos o contrato de arrendamento, pegámos nas nossas coisas sem contratar empresa de mudanças (porque sempre arrendámos mobilado/equipado e então temos poucas coisas para mudar) e num instante está a mudança feita. Adoro a flexibilidade que o arrendamento nos proporciona e as chatices que nos evita (nomeadamente, o pagamento e as burocracias do que referi acima + o andar a preparar a casa para a pôr novamente no mercado, lidar com agências, lidar com potenciais compradores/arrendatários, ir a repartições, etc), bem como a certeza do que pago todos os meses e o saber que não sou devedora de nada, não tenho créditos com ninguém e que se a minha vida der uma volta de 180º, saio da casa em questão e procuro outra que se adapte mais às minhas posses, ou mudo para uma cidade/terra mais barata (mas não terei no topo de estar numa situação financeira desagradável, o peso de ter uma dívida ao banco e ser chateada constantemente com telefonemas/ameaças de pagamento do crédito).

      Só me vejo a comprar casa lá para os 40's. Quando já tiver filhos mais crescidos, quando já estiver num emprego que (à partida) não irei mudar e quando já tivermos um pé de meia avultado que nos permita pagar uns 80% da casa a pronto e fazer um crédito a 5 anos no máximo e pagar o resto da casa brevemente. Com o ritmo de poupança que temos e o estilo de casa que nos interessa (um t2 ou t3 no centro de Lisboa), será perfeitamente possível esta opção.

      Eliminar
  5. Já comprei o meu apartamento há 5 anos, novinho em folha, e não quero ficar nele toda a vida apesar de estar na melhor localização porque tenho tudo ao pé de mim, é só temporário, e ainda hoje ando sempre alterar a decoração. Agora que vem aí um novo membro da família já penso mais numa casa, mas ainda não apareceu a tal.
    A vida é toda cheia de mudanças.

    ResponderEliminar
  6. Sem querer ser snobe, mas arrenda-se uma casa e aluga-se um carro. Arrendamento é para coisas imóveis e aluguer é para coisas móveis. Não é muito difícil manter esta diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não quero ser snobe mas se quer corrigir as pessoas mantenha-se informada. Arrenda-se imoveis e móveis sujeitos a registo, alugam-se móveis. Por isso arrenda-se uma casa e arrenda-se um carro. Aluga-se uma prancha de surf.

      Eliminar
    2. Eu vou ser snobe, se me permitem. O anónimo que disse que se arrendam móveis sujeitos a registo, corrigindo o anónimo que corrigiu a Bruna, revelou ser, além de arrogante, um perfeito ignorante nesta matéria. Recomendo-lhe a leitura do artigo 1023.° do Código Civil: "A locação diz-se arrendamento quando versa sobre coisa imóvel, aluguer quando incide sobre coisa móvel."

      Eliminar
    3. Aceito correções e até as agradeço mas, como o anónimo disse, o art. do CC não deixa grande margem para dúvidas. E nunca em 4 anos de curso em direito ouvi/li que os móveis sujeitos a registo passariam a arrendamento pelo simples facto de serem sujeitos a registo mas se me souber dizer de onde retirou isso, agradeço. Estamos sempre a aprender, o que não invalida a correção que fiz, que é basicamente o que diz o CC ;)

      Eliminar
    4. Senhor Professor28 maio, 2016

      Caro Anónimo dos móveis sujeitos a registo: espero que não tenha exame nos próximos dias. Tem a cabecinha toda baralhada, essa distinção era no outro capítulo...Vá lá descansar um bocadinho.

      Eliminar
    5. Que grandes chatos. Eu cá vou continuar a dizer alugar casa. Multem-me :-)

      Eliminar
    6. Agora podemos coimá-lo por dizer "multem-me"! é que são umas atrás das outras :D pior burro é o que o quer ser!

      Eliminar
  7. So pela piscina ja valeu a pena! xD Relativamente ao gato, se mantiveres o Pepe sempre dentro de casa n deve haver problema.. o pior que vai acontecer é ele atacar a janela sempre que ver o outro la fora a passear (com sorte apanhas isso em video, colocas no youtube e torna-se viral.. e assim ja consgeues comprar o outro apartamento).
    Blog

    ResponderEliminar
  8. Estou a passar pela mesma situação, mas ainda vou demorar aí uns 2 meses a mudar-me :). A localização também está muitoooooo longe do que idealizei, mas apaixonei-me pela casa, nada a fazer :). Boa sorte com todas as mudanças e que o novo AP seja um lar sempre feliz ;).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cê! =))
      E tu já sabes, depois mostra tuuuuuuudo! :D

      Eliminar
  9. a ser algo temporário, não era eu que ia andar a gastar dinheiro em papéis de parede e coisas assim...sinceramente não percebo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um "temporário" que não sabemos por quanto tempo é. Além disso, até mosso morrer amanhã! Porque não desfrutar de uma casa minimamente ao meu gosto? ;D

      Eliminar
  10. Tens razão em mudar.
    devemos sentir-nos bem no nosso lar...o nosso cantinho, pois nunca se sabe o dia de amanhã e se te aparece a casa dos teus sonhos.
    Deste modo essa já estará com o mínimo dos teus sonhos.

    Vai para a frente com o teu sonho real.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. De um apartamento com 12 anos numa aldeola, mesmo que nunca tenha sido habitado, não faz muito sentido dizer que está como novo. OK, até pode estar como novo, mas deve ter uma estética medonha ao nível das casas de banho e cozinha, que são as divisões em que nem a melhor das decorações consegue disfarçar o aspecto saloio. Decorar uma sala, mesmo antiquada, é fácil. Afinal, são apenas paredes. Mas uma cozinha com móveis de 2004 não tem hipótese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não faz muito sentido é tecer comentários depreciativos sem conhecimento de causa!

      Eliminar
    2. Redecoramos uma cozinha com mobilia de 2006 e ficou um máximo... mesmo... Não se tem hipótese é quando o nível de imaginação e bom gosto é zero... Go Gata ��

      Eliminar
  12. Os imóveis não se alugam, arrendam-se. Deste isto em Direito Civil no 1.° ano.

    A divisão que não tens é a despensa, não a dispensa.

    ResponderEliminar
  13. Uma coisa curiosa é que todas as pessoas que compram casa fazem bons negócios. Nunca ouvi dizer ninguém que ao comprar uma casa tenha feito um mau negócio :) "ahhh e tal fiz um excelente negócio, comprei barato". Será que no mercado nunca há maus negócios? AS pessoas tem sempre a tendência de dizer que é um bom negócio.
    Comprar um apartamento no meio do nada, numa terriola nunca é um bom negócio.

    Comprei há 11 meses um T2 em Lisboa, no centro por 240.000€, gastei em obras 40.000€. Passado 4 meses vendi por 400.000€. Isto sim é bom negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo, há bons e maus negócios. Quanto ao seu bom negócio, fico feliz por si! =)

      Eliminar
    2. 240.000€ (que na realidade foram 40.ooo€ pelas obras que precisou) por um T2?????? E houve alguém que deu 400.000€ por ele?? Com esse dinheiro a bruta moradia que eu não fazia! Mil vezes morar na terrinha...

      Eliminar
    3. *Queria ter dito "(que na realidade foram 280.000€)"

      Eliminar
    4. 280.000€ no centro de Lisboa por um T2 remodelado com 130m2 com garagem é quase impossível de encontrar. 400K€ parece-me mais justo.
      Sr. Anónimo, o que fazes com essa bruta vivenda se um dia tiveres de a vender ou arrendar? Neste apartamento no centro, arrendas facilmente por 1500€/mês ou vendes de um dia para o outro facilmente. Lisboa é um mundo á parte no mercado imobiliário.

      Por 280.000€ só se consegue apartamentos com 60 anos, sem elevador e 90% das vezes sem garagem. Se fores para um recente, diria que menos de 500.000€ é impossível.

      Eliminar
    5. Bruta moradia na terrinha para quê? Para ter uma família de 2, ou 3, ou no máximo 4 pessoas numa casa enorme de 3 andares que não vai aproveitar a maior parte do tempo porque vai passá-lo a trabalhar e que dá uma trabalheira a limpar e a ter em ordem? E que depois fica super vazio quando os filhos se tornam grandes e se pisgam (porque ninguém quer ficar na terrinha)? Longe de tudo, a precisar do carro para todas as deslocações, a ver as mesmas pessoas e as mesmas coisas todos os dias e sem nada de especial para fazer? Que tédio.

      Eliminar
    6. Atrás de um teclado e do anonimato podemos dizer os valores que quisermos! Pois eu ca moro num T2 numa terriola que me custou há 4anos 110.000€, novo, esteticamente moderno... Porque não fui logo para um T3 (uma vez que em 4 anos já tive 2 filhos)? Porque não há dinheiro para tudo! Mas os visitantes deste blogue ao menos são muito abastados!

      Eliminar
    7. Vocês não tem ideia da qualidade de vida que se tem na "terrinha", pois não? Eu que já morei na grande cidade não via a hora de regressar à terrinha! E para o anónimo que falou em limpar a casa, acredite que cá com 150 000 € já faz uma bruta casa, o que sobra (250 000€) durante os anos até à velhice dá bem para pagar a alguém que a vá limpar! E acho muito melhor passar a velhice no sossego da terrinha do que na confunsão e insegurança da cidade grande. Mas ainda bem que nem todos pensam assim, alguém tem de enriquecer à custa de lorpas que dão 280 000 € ou (pior!!!) 400 000€ por um t2 de 130m2.

      Eliminar
    8. Pois eu moro na grande cidade e jamais me veria a ir para a pasmaceira da terrinha. E por 150 mil consigo comprar um apartamento no centro de Lisboa, ir a pé para o trabalho, levar a minha filha à creche a pé, ter tudo à mão, ter sempre coisas giras para fazer, sítios onde ir, aeroporto perto para viajar quando tenho férias, ver pessoas diferentes, ouvir várias línguas, ter acesso a cultura, espectáculos, desporto, etc. Confusão e insegurança? Achar que Lisboa é isso é mesmo mentalidade da terrinha. Não estamos em Londres ou NYC lol.

      Eliminar
    9. Aqui a pessoa da terrinha, pasme-se, já foi a Londres e a NYC (e muitos mais locais, uau lol) e sinceramente senti-me bem mais segura do que em Lisboa. Eu não sei que ideia vocês pessoas da cidade têm das da terrinha, mas nós cá também viajamos, também temos lojas, também temos aeroporto e tudo mais. Mas temos o sossego que vocês não têm. Muito mais seguro para os filhos, muito mais tranquilo e quando quero confusão estou a 1 hora de carro, assim como do aeroporto.

      Eliminar
    10. Curioso que eu vivo há 5 anos em Lisboa, não uso o carro para nada (ando só a pé e de transportes públicos) e nunca me senti insegura. Viajo com frequência (já estive em 40 países) e não acho Lisboa minimamente insegura ou confusa, especialmente comparada com várias outras capitais onde já estive. Vivo no centro de Lisboa, num bairro residencial, tenho todo o sossego que preciso. E estou a 15min de tudo o que referi, incluindo aeroporto, indo a pé ou de transportes (que ainda é um bocado diferente de estar a 1h de distância e de carro, especialmente porque odeio conduzir e acho que o tempo pior gasto é em deslocações de um lado para o outro). Demoro 15min a pé para o trabalho, durante o caminho tenho a creche da filha... posso acordar às 7h30 e estar em casa às 17h30 (estou a fazer horário contínuo) e pelo meio levar/buscar a filha e ainda passar nalguma loja/serviço a tratar se algo que precise, tudo a pé. Quer mais sossego ou melhor qualidade de vida que isto? Acrescentando que, na área em que trabalho, ganho umas 3x mais estando em Lisboa que ganharia estando na terrinha. Os meus pais vivem numa cidade mais pequena e os meus sogros vivem verdadeiramente na terrinha e eu gosto de os ir lá visitar, mas viver lá? Jamais. Em Portugal, podendo escolher, só me vejo a viver em Lisboa ou no Porto (onde já vivi também e adorei).

      Eliminar
    11. Sabem o que parecem estes anónimos todos? Aqueles meninos que estão a disputar qual têm a pilinha maior! Pensava que com os adultos era diferente!

      Eliminar
  14. Sim, 240.000€ (apartamento completamente podre, não habitável num prédio sem elevador, mas com garagem) + 40.000€ de Obras, mais despesas (IMT, etc) por um T2 com 132M2 uteis, na zona da Avenida de ROma, em Lisboa. Lisboa é um mercado áparte. o que é certo é que consegui encaixar quase 120.000€ em 4 meses de "trabalho".

    ResponderEliminar
  15. 280.000€ no centro de Lisboa por um T2, numa boa zona não é nada. Em prédio com 60 anos e sem elevador, pois por 280.000€, renovado é impossível. COm elevador e em prédios recentes é sempre 500.000€ para cima.

    O problema é que tu nessa "bruta vivenda", se um dia precisares de vender ou alugar, vês-te aflita. Enquanto um T2 no centro de Lisboa com 100m2 arrendas facilmente por 1200€ ao mês e caso queiras vender, é de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses preços que refere são das zonas mais caras de Lisboa! Ainda há algumas que escapam. Moro entre Entrecampos e a Praça de Espanha e já vi t2 à venda por 150 mil.

      Eliminar
  16. Gata só assim uma curiosidade, não publiques caso não seja realidade nem interessa nada, mas o teu marido é mais velho que tu uns anitos ou nem por isso? Gosto de saber essas coisas por eu próprio fazer muita diferença da esposa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês e as vossas curiosidades! Eheheheh
      Fazemos diferença de cinco anos.

      Eliminar
  17. Até pode ser que, com o tempo, te habitues a essas características que referes e já nem queiram mudar, nunca se sabe. É tão boa essa fase de decorar ao nosso gosto! :D Boa sorte! :D

    ResponderEliminar