#

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Passatempo "#nãotens7vidas"

Foi em Janeiro do ano passado que fui à minha primeira consulta de nutrição. Há um ano decidi que tinha de fazer alguma coisinha por este corpo que Deus me deu. Os 4 quilos ganhos assim do nada e em tão pouco tempo anunciavam que o tempo de comer este mundo e o outro e não engordar há muito que tinha deixado de existir (com muita pena minha).

Comecei o ano com o desejo de ser mais saudável, porque mais do que uma questão estética, o fundamental é a nossa saúde e sentirmo-nos bem no nosso corpo. Devo confessar que faz-me confusão ver que ainda há quem diga que a malta vai ao ginásio por moda (ou pior, que vai porque não tem mais nada para fazer), que correm por moda ou que andam de bicicleta por moda (ou por verem andar os outros), etc. Acho que há um pouquinho de falta de bom senso para se subvalorizar um assunto tão importante como é a nossa saúde e bem-estar, a ponto de se intitular tão levianamente de "moda" e até de se fazer comentários tão desnecessários como "esta onda fit já enjoa".

Mas os números existem e mais de metade da população adulta tem excesso de peso e a percentagem de obesidade já não é assim tão pouca (tendo em conta a Organização Mundial de Saúde). E todos nós sabemos que o excesso de peso é um problema que mexe com muitas pessoas aos mais variados níveis, como por exemplo, físico e psicológico, condicionando a maneira de estar na vida. Além disso, a obesidade mata e o excesso de peso acarreta sempre alguns problemas de saúde ou dificulta o tratamento de alguns.

É por isso que defendo e apoio aqueles que promovem o seu estilo de vida saudável. Aqueles que todos os dias partilham um bocadinho da sua forma de estar, bem activa e saudável. Nunca se sabe quando aquela foto ou aquela mensagem irá fazer a diferença na vida de alguém, ou quando será a motivação que faltava.

Sendo este um blog essencialmente pessoal, também gosto de partilhar esta parte da minha vida, as minhas idas às consultas de nutrição, os meus avanços e recuos, o meu gosto em ser e sentir-me activa. Não sou fundamentalista, não defendo dietas, mas sim escolhas saudáveis. Acho que devemos ter uma alimentação o mais equilibrada possível, onde também há lugar (e deve) para as gordices (com peso e medida), e que devemos fazer exercício físico (seja ele qual for) para manter a "máquina" viva. E fico tão, mas tão feliz quando recebo mails ou comentários a dizer que fui a motivação para pegarem nas sapatilhas e saírem de casa para correr ou para irem ao ginásio. Que as minhas pequenas partilhas contagiam. E pelo meio ainda me dão força para continuar. Saber que contribui para ajudar alguém a mudar hábitos, a ser mais feliz e confiante é um sentimento muito bom. Não é por acaso que se diz por aí que "fazer os outros felizes é ser feliz sem saber".

Desta forma, e em parceria com a nutricionista Dra. Maria Canha e o PT Bruno Gonçalves, trago-vos uma surpresa, que é nem mais nem menos do que um passatempo que visa ajudar um(a) de vocês a mudar hábitos alimentares e de actividade física. E em que é que consiste mesmo este passatempo? Álaber:

1- Consultas de nutrição e devido acompanhamento a nível de mudança de hábitos alimentares;
2- Plano de treino devidamente adaptado aos objectivos da pessoa (que pode passar pela electroestimulação ou não) e respectivo acompanhamento.

Este acompanhamento será válido por 6 meses.

Quantas e quantas vezes pensamos com os nossos botões "epa farto-me de correr e mesmo assim não consigo perder peso", "não como porcarias e tenho uma pança que deusmalivre" entre outras pérolas. Às vezes, apenas falta alguém que nos oriente na direcção certa, alguém para puxar por nós e a quem "prestar contas". Sem duvida que o acompanhamento profissional pode (e faz) toda a diferença.

Este passatempo é para todos aqueles que gostavam de perder uns quilos e não estão a conseguir ou, simplesmente, para aqueles que pretendem apenas ser mais "fit" ou ficar mais em forma. E porquê o nome "#nãotens7vidas"? Porque, para além de fazer uma alusão ao nome do blog, no fundo é isso mesmo, não temos sete vidas, temos só uma e cabe-nos a nós tirar o melhor partido dela. Ninguém tem a obrigação de ir ao ginásio ou correr ou levar uma alimentação regrada, mas todos temos o dever de cuidar de nós. Porque não aproveitar o inicio de um novo ano para mudar hábitos e para se ser mais feliz e mais confiante de si mesmo?

Bom, para participar basta:

1- Fazer "gosto" na página de Facebook do blog;
2- Fazer "gosto" na página de Facebook da nutricionista Dra. Maria Canha;
3- Fazer "gosto" na página de Facebook do PT Bruno Gonçalves;
4- Preencher o formulário abaixo até ao dia 3 de Fevereiro (sexta-feira).

Nota: permitida apenas uma participação por email.

O vencedor será escolhido aleatoriamente através do Random.org.

Boa sorte!







11 comentários:

  1. Infelizmente há quem corra por modas sim...basta ver a quantidades de pessoas que correm maratonas sem exames médicos e sem a minima noção do que estão a fazer. Vai ser a geração das lesões!!

    ResponderEliminar
  2. Ambos os profissionais apenas trabalham na zona de Aveiro? Só para perceber se vale a pena candidatar-me ou não :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eles são de Aveiro e, infelizmente, não há a possibilidade de se deslocarem.

      Na parte da nutrição, a Maria pode fazer consulta online (já tem alguns clientes que trabalha dessa forma).
      Na parte do exercício físico, a solução passa pela elaboração de um plano de treino de acordo com os objectivos e a pessoa teria de assumir o compromisso de cumprir tudo direitinho no ginásio da sua área de residência (ou em casa, ou na rua, dependendo do plano de treino).

      Claro que se pudessem deslocar-se, e mais pela parte do treino, seria muito melhor, mas penso que vale sempre a pena participar.

      Sabia desde o inicio que haveria sempre este "problema", mas mesmo que os profissionais fossem de Lisboa, Porto ou Algarve o "problema" ia existir sempre (o pessoal da zona sai beneficiado e os outros prejudicados).

      Eliminar
    2. Claro, compreendo :)

      Eliminar
  3. Que ótimo passatempo, mas tinha que morar mais pertinho! :(
    Beijinho Gata ;)

    Visita o blog:
    http://amiudadecaranguejo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Mas que excelente passatempo!
    Só pessoinhas 5* para ajudar a motivar e mover a malta.
    Espero que faça motivar e mover muita gente, tanto quanto a mim.
    Parabéns pela iniciativa.
    Só falta agora a Maria levar para a frente a ideia do blogue tão esperado (pelo menos por mim :) )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sô Dona Gata Amiga uma vez mais muitos Parabéns. Por tudo isto, por esta evolução, por este crescimento e maturidade que se sente nos temas tratados e na forma dos mesmos serem tratados. Parabéns por esta iniciativa e por esta motivação. De facto se estivesse mais perto de vomecê e dessa equipa de "fazedores de encolhimentos", seria mais fácil mas compreendo as contingências. Quem puder aproveitar uuuuiiii será uma (um) sortuda (o). Beijinhoooos à farta sem QB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu estragaaaaaas-me sô dona Cláudia!!
      OBRIGADA =))
      Fiquei mesmo feliz com esta parceria e espero que faça alguém feliz também.
      Pois, já desconfiava que este passatempo não ia ser favorável a todos. Mas tendo em conta a natureza, nunca ia ser.
      (mas olhe que ainda espero vê-la aqui por estes lados, quanto mais não seja pela altura do Agitágueda que é sempre uma excelente oportunidade para vir visitar Águeda)

      Beijinho grande *
      (sem QB já gosto mais :D)

      Eliminar
  6. Se fosse mais perto iria participar com toda a certeza, bem preciso de motivação!!

    ResponderEliminar
  7. Mesmo não pertencendo à minha área de residência vou tentar... Tive acompanhamento online à cerca de 1 ano e obtive resultados, desisti por uma questão financeira, portanto aqui está uma ajuda bem boa... De facto existe uma série de variáveis que desconhecemos para atingir determinados objectivos, e cada organismo é único... Estes profissionais são sem dúvida uma mais valia.. Obrigada pela oportunidade... Boa sorte na luta💪

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte da nutrição acredito que funcione tão bem como se o acompanhamento fosse presencial. Já o treino...exige força de vontade da pessoa.
      Isso é verdade, por mais que apanhemos umas luzes aqui e acolá, profissional da área É profissional da área.

      Não tens nada que agradecer, BOA SORTE.
      Beijinho *

      Eliminar