#

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Aquela sensação de tiro no escuro

Foto: google
e não saber se vou odiar andar em cima de pitons!!

Depois do II Trail Escutista, do trail no Alfusqueiro, do trail da LAAC, do Bela Bela e de corridinhas várias por entre asfalto, montes e vales, assassinei por completo as minhas Pegasus!! Agora, nem de estrada nem de trail (fuuuuuck)!!

Já estava mesmo a ver o filme. Correr com sapatilhas de estrada em zonas escarpadas foi o mesmo que assinar a sua certidão de óbito. Das sapatilhas e de mim própria, já agora, visto ser um perigo correr em determinadas zonas sem calçado adequado, neste caso, com boa aderência. Ainda assim, não me deixaram ficar assim tão mal. Tirando duas ou três escorregadelas (principalmente neste último trail) e ter ficado com algumas dores nas articulações no fim do trail do Alfusqueiro, não me posso queixar do seu desempenho, no entanto, já deram o que tinham a dar.

Nas últimas corridas que fiz depois da última prova (o Bela Bela no inicio de Abril), em estrada e distância curta, senti sempre um desconforto enorme na zona das canelas ao longo de toda a corrida. Automaticamente, a minha carteira também ficou com uma dor aguda porque era o sinal: "tens mesmo de investir numas sapatilhas novas, Bruna Filipa!!"

Deixei andar mas agora não há como fugir, a menos que queira continuar a correr com cara de quem está aflitinha para ir à casa de banho. E o pior é que em vez de umas, tenho de comprar DUAS sapatilhas!! Ninguém merece. Mas vá, para já a prioridade são mesmo as sapatilhas de trail até porque tenho uma nova prova já este domingo - Trilhos Luso Bussaco e diz que logo de inicio é sempre a subir até à Cruz Alta (4/5 kms coisa pouca).

O que me está aqui deixar com palpitações é que se não é fácil escolher sapatilhas de estrada, escolher uma sapatilha de trail consegue ser ainda pior. Nas sapatilhas de estrada o foco principal da escolha são o amortecimento uma vez que as condições do piso são sempre as mesmas. Nas de trail, além da questão do amortecimento também é muito importante ter em conta outros factores como a sola/piso. E isto está a consumir-me de nervos!!! Senão vejamos: o calçado mais adequado depende do tipo de trilho a correr - mais técnico, menos técnico, zonas mais escarpadas ou trajectos pouco acidentados, mais ou menos lama -, pelo que a sola pode ser mais grossa, menos grossa, ter pitons altos ou mais baixos, depois é o peso da sapatilha e pardais ao ninho. E eu pergunto: querem que a malta compre umas sapatilhas para o Bela Bela, outras para o Caima, outras para os Abutres, outras para o Paleozóico, umas de Inverno, outras de Verão, outras de Outono e que a seguir venda o carro, a casa e o gato?!

é tão mais fácil escolher umas Gazelle ou Superstar!!*

E é isto, meus senhores. A pessoa está aqui à beira de ensandecer. E não, não estou só a exagerar, respeitem os meus sentimentos, pode ser?! Já viram o que é investir numas sapatilhas (caríííííssimas-íssimas) e não nos adaptarmos por não serem confortáveis ao nosso pé?! Ficarem forçosamente para canto? Dinheiro posto ao lixo?!! É caso para cortar os pulsos. No mínimo!!

Salming, Salomon, La Sportiva, Asics são algumas das marcas que andei a averiguar a relação qualidade/preço. No meio da pesquisa de mercado descobri que, afinal (digo afinal porque julgava que não existia), a Nike tem um modelo para trail - Wildhorse. Eu sou "Nike team" assumidíssima no que toca a desporto,  pelo que gostava muito de experimentar o dito modelo, mas pelo que percebi só encontro online (fuck!). Até era menina para arriscar e comprar sem experimentar, porque sei que à partida será o mesmo tamanho das Pegasus. Mas são sapatilhas para custar 150 paus e a modos que de momento não estou muito para aí virada.

Nos entretantos, dei conta que a Xtreme está com promoções e o modelo que andava a namorar há algum tempo está incluído nessas mesmas promoções. São as Salomon Speedcross Vario 2 W e estão 35€ mais baratas pelo que é de aproveitar. Vou experimentar e se sentir o pé confortável nem penso duas vezes. Depois, é rezar para que em acção também sejam confortáveis!! E, já agora, pôr mais uma velinha para que não estranhe muito andar a correr no meio do monte de "saltos altos".


* e eu aqui preocupada com umas sapatilhas para ir encher-me de terra até ao pescoço!!


17 comentários:

  1. pois e o problema é que não basta experimentar para saber se o pé se adapta e se são confortáveis, só o saberás efetivamente no dia da prova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poiiiiiiiiiiiiiiiiiiis, então entendes o meu estado de nervos!!

      Eliminar
  2. Boring !!!! Não li nem metade 😂

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho dois pares de sapatilhas para trail (ambas Adidas, para mim são as melhores, logo a seguir às Asics - por exemplo acho as da Nike muito desconfortáveis. Umas com pitons mais altos (para trails normais), outras com pitons mais baixos mas com "regos" mais fundos (para trails com lama e provas de obstáculos).

    Não sei se isto ajuda muito, mas com o tempo e experiência vais acabar por perceber as diferenças. Posso também dizer-te que na maioria dos trails existem sempre troços de asfalto e escadas (como no Luso, por exemplo). É evidente que não podes levar umas sapatilhas às costas e trocar sempre que o piso altera.

    Mas aconselho-te, sem dúvida, a comprar umas sapatilhas de trail. Senão puderes compras os dois tipos que disse acima opta pelos "regos" fundos.

    Um beijinho e boas provas

    Dulce / Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para trail, não ouço falar muito da Adidas e da Nike muito menos (tanto que nem sabia que tinham modelos para este desporto, mas dizes que são desconfortáveis...partiste-me o coração, porque gosto mesmo da Nike, mas pronto, não têm de ser excelentes em todas as frentes).

      Também dei conta de sapatilhas mistas, mas já me disseram que não são boa opção. Eu pensei que sim precisamente para os trails que também têm alguns troços em asfalto.

      Tenho ouvido falar muito da Salming e Salomon. E falam maravilhas da La Sportiva, mas acho-as uns autênticos tractores!!
      Um amiga tem umas Salomon com pitons altos e diz que não me aconselha!

      É o que eu digo, vai ser um valente tiro no escuro e na volta ainda vou achar que o melhor mesmo é fazer trails de Pegasus (mesmo que durem apenas três ou quatro trails)!!

      Obrigada pelas dicas Dulce. Um beijinho*

      Eliminar
    2. Não me expliquei bem em relação às Nike: eu acho-as desconfortáveis, talvez porque têm a forma muito estreita e eu tenho pé largo (uma patinha, melhor dizendo).

      Mas tenho amigos (as) que usam e acham o máximo. Lá está cada cabeça (neste caso, cada pé) sua sentença.

      Bons trails
      Dulce / Porto

      Eliminar
    3. Ahhh! Pois, umas das coisas que leio é que realmente o mesmo modelo pode ser fabulástico para uns e para outros não. Depende sempre de cada pé.
      Por acaso gostava mesmo de experimentar umas Nike! Não conheces lojas que tenham esse modelo?

      Bons trails para ti também =))

      Eliminar
  4. Eu comprei no Corte Inglés as de trail quando comecei nisto dos trails e mais tarde umas normais na Spotzone. Não gostei e não comprei mais da marca.

    Mas se calhar tens razão, porque fui agora dar uma vista de olhas ao site da Nike e não aparecem sapatilhas de trail (cheira-me que o vendedor me enganou quando disse que aquilo era de trail...)

    Mas vou perguntar à minha malta que tem Nike se as sapatilhas que usam são de trail ou de running e depois digo-te.

    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dulce!
      No site encontrei dois modelos: Air Zoom Terra e Air Zoom Wildhorse.

      https://www.nike.com/pt/en/t/air-zoom-terra-kiger-4-running-shoe-eoTVrEdl/880564-003

      https://www.nike.com/pt/en/t/air-zoom-wildhorse-4-running-shoe-qqTAOlKk/880566-301

      Eliminar
  5. Gata
    Um conselho de quem organiza provas de trail e já viu de tudo. Nada de levar ténis novos para provas... já vi muito atleta com os pés em carne viva por causa dos ténis serem novos, tens comprar sempre no minimo 2 numeros a mais do que o teu. Nunca comprar ténis sem experimentar ! Boa sorte 😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ouvi dizer isso, mas...entre levar as minhas actuais sapatilhas e umas novas...não sei não!!
      Seja o que Deus quiser!!

      Obrigada =))

      Eliminar
    2. Sim, é verdade. Eu calço o 37 e compro sempre 38 ou 38,5. É importante os dedos ficarem a uns 2cm da biqueira da sapatilha.

      Dulce/Porto

      Eliminar
    3. Eu calço 38 e tanto as sapatilhas de corrida (Nike) como as de crossfit (Nike) são o 39.
      Hoje já vou andar em "experimentações" (façam figas)!

      Eliminar
  6. Só para dizer que gostei de ver aqui a referência aos meus abutres :D

    Sim, equipamento de treino de trail é uma renda, cruzes, força nisso :) ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouço falar muito bem, mas nunca participei. Talvez para o ano! =))

      Não vamos falar sobre isso. Finalmente, investi numas sapatilhas de trail e estou falida!! ahahah

      Eliminar
  7. Sei que já venho atrasada, até porque já ví que fizes-te a melhor escolha La Sportiva para trail não há melhor. É que nem Adidas nem Nike.

    ResponderEliminar