#

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Heeeeeeeeelp me

Pessoas que estão aí desse lado e que já tenham rumado até à Tunísia ou entendidas no assunto, por favor, elucidem-me. É conveniente tomar algum tipo de vacinas antes de me lançar até ao norte de África? Contra hepatite A, B, C ou D, febre tifóide, tétano, contra a raiva, sei lá. Contem-me tudo. O que devo saber (e o que não devo, também). Ficar a semana toda de cama a arder em febre, ou de rabo enfiado na sanita com uma valente caganeira é que não. Help me please.

24-09-2013 15-51-22

23 comentários:

  1. http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/consulta+de+saude+do+viajante.htm

    nada como falar com os profissionais

    ResponderEliminar
  2. Em questões de saude, o melhor mesmo é ir ao medico e colocar-lhe a questão.
    Mais que isto não sei :/

    ∞ Desabafos e Coisas ∞

    ResponderEliminar
  3. vai à consulta de apoio ao viajante. eles são os melhores para te informarem sobre o que deves ter em dia e que cuidados deves ter.

    http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/saude+em+viagem/consulta+de+saude+do+viajante.htm

    ResponderEliminar
  4. Eu voltei da Tunísia há 2 dias. Estive em Hammamet e não em Djerba, mas, se não for diferente, não te aconselho muito a comer fora do hotel. É passar pelas ruas e ver a carne pendurada ao sol... até ovelhas eles matam no meio da rua, assim, sem mais nem menos. Eu não tomei nenhuma vacina em especial, mas levei vários medicamentos que achei que pudesse precisar (para dores, constipações, diarreias, infeções urinárias, etc) para não ter de andar à procura no caso de precisar. Aconselho-te é a que te prepares mentalmente para os vendedores nas medinas. É preciso regatear tudo e, além do facto de eles serem malucos e pedirem exorbitâncias por coisas que vêm da China, se ofereces um preço baixo ficam todos ofendidos e alguns chegam a ser mal educados.
    Mas foi uma experiência engraçada :)
    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me tinham dado essa indicação, para não comer fora do hotel e para ter atenção com a água (que é das coisas que mais me está a atrofiar).
      Também já sabia disso dos vendedores, que nos impingem tudo e mais alguma coisa e ficam chateados se mostramos interesse e não comprarmos.
      Só ainda não sabia que matavam animais assim, dessa maneira... =/

      Eliminar
    2. É, não são nada higiénicos (estou a ser muito simpática). Também vimos uma cabeça de vaca pendurada com a língua de fora (mesmo à entrada de um suposto talho) e, já na viagem de regresso para o aeroporto, vimos homens a apanhar ratos na autoestrada e a levá-los pendurados em paus. Surreal! Em cada terreno baldio fazem uma lixeira. E é só ver carros abandonados a cair aos pedaços... Pode ser que em Djerba seja diferente... Sim, a água só deves mesmo beber engarrafada, mas isso devem dar no hotel (pelo menos no meu davam sempre). Eu sou assim esquisitinha e um bocado achacada a males do estômago, mas correu tudo bem, não fiquei sequer indisposta com nada!
      R.

      Eliminar
    3. Eles matam animais para comer, acredita que qq matadouro em portugal pode ser bem mais violento. É só uma cultura diferente...

      Eliminar
    4. Claro que matam animais para comer, ninguém disse o contrário. Só não acho lá de muito bom tom (nada higiénico mesmo) ser no meio da rua... Sim, eu sei que é uma cultura diferente, mas faz-me confusão. Eu gostei de conhecer a cultura muçulmana e a Tunísia assim no geral, atenção. Mas essas coisas eu dispensava mesmo!
      R.

      Eliminar
  5. Para a Tunísia não precisas de grandes cuidados, basta que tenhas as vacinas "normais" em dia, mas podes e deves consultar o Portal da Saúde. Por lá, não bebas nunca bebidas com gelo, a água que usam para o gelo não é engarrafada e podes ter sérios problemas. Também deves evitar legumes crus, principalmente se os hotéis/restaurantes não forem 5 estrelas e evitar tudo o que sejam maioneses e molhos, é mais seguro. Em compensação, podes abusar da fruta que é deliciosa e de excelente qualidade.

    ResponderEliminar
  6. Ve se tens as vacinas e dia... vai ao teu centro de saude... se tiveres de tomar alguma é lá... cuidado com a água... e com a comida... a nivel de higiene fora do hotel é melhor nao arriscares muito... Eu nunca fui á tunisia mas sei de amigos que foram... é giro os passeios de camelo

    ResponderEliminar
  7. Não tive que tomar nenhuma vacina em especial... E os maiores cuidados que deves ter é mais ao nível da água e comida, porque na Tunísia não são muito dados à higiene. Recomendo paciência com os vendedores que são uns chato e regateia sempre os preços dos artigos de rua x)

    ResponderEliminar
  8. Não sou muito útil nesta questão :/

    ResponderEliminar
  9. Estando fora da Europa e não conhecendo a Tunísia,o único conselho que dou é, atenção com a Água e alimentação. Quanto ao resto com a segurança.
    MR
    Blog Saga da Emigração

    ResponderEliminar
  10. O meu namorado esteve la a' duas semanas e nao precisou de nada! E gostou bastante, por isso... aproveita :)

    odesempregodeunisto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Faz a consulta do viajante! Ah, e não peças gelo, nesse caso não adianta beber bebidas engarrafadas ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Gata!!
    Tudo bem?
    Já estive em Sousse, na Tunísia. Não precisas de nenhuma vacina específica, nem acho necessário ires a uma consulta do viajante. Todas as recomendações necessárias relativamente aos cuidados a teres, já foram dadas, nos comentários mais acima (alimentação, medicação necessária, compras, etc.)
    Agora apenas terás de.....divertiiiiiiiir-te muito!!! :)
    Beijinho,

    Sandra
    P.S. Se quiseres colocar alguma questão dispõe ok? ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu estive em Marrakesh e não precisei de nada!

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu já fui à Tunisia em 2005 e na altura tomei a vacina para a hepatite B. Em todo o caso, sei que possivelmente foi zelo a mais, dado que o importante é ter as vacinas normais em dia :).
    E sim, reforço a situação do cuidado com a água :).

    ResponderEliminar
  15. Não, não é preciso nada. Convém teres as vacinas em dia mas isso já convém não saindo de Portugal. De qualquer das formas, tem atenção à água: não bebas nada da torneira, nem bebas nada com gelo. O meu marido apanhou uma bactéria e tudo indica que tenha sido por ter andado a beber coisas com gelo, quando estivemos na Tunísia.

    ResponderEliminar
  16. O melhor é ires à consulta do apoio ao viajante e beberes sempre água engarrafada

    ResponderEliminar
  17. Boa noite. Nunca comentei antes mas decidi que devia fazê-lo agora. Fui a Djerba o ano passado com o meu namorado e adoramos. Deves ir com a mente aberta para conhecer um a nova cultura mas considero essa uma das vantagens de ir de férias. Tivemos um guia muito porreiro, o Salim, não sei se será ele ainda mas se for ficas a saber que é muito simpático. Ele vai falar em três excursões opcionais, e se o teu objectivo não é ficar só de papo para o ar na praia ou na piscina recomendo as excursões. Das três talvez a menos importante é o cruzeiro ao à ilha dos flamingos mas não deixa de ser interessante também. A ida ao deserto considero ESSENCIAL. É uma experiência para a vida, cansativa mas única, adoramos cada momento. Quanto a gelo nas bebidas confirma-se que não se recomenda, no entanto não é tão mau como se diz, por exemplo não precisas de lavar os dentes com água engarrafada. Nós antes de irmos falamos com o consulado e eles dizem que a água é tratada mas no entanto nós nunca bebemos. Andamos na rua à vontade, no segundo dia saimos do hotel sozinhos, tentam vender coisas ou viagens mas só tínhamos que dizer com simpatia que já tínhamos comprado tudo no hotel e nunca foram mal educados conosco, são apenas pessoas que tentam ganhar algum. A casa de chá perto da zona turistica é ponto de passagem obrigatório, nós íamos a pé também quase todas as noites e nunca houve problemas, tem o famoso the a la menthe com caju ou amendoas (vem um bule, um copo e um pires com caju) e a chicha para quem fuma claro, é um sitio fantástico para isso. Também fomos de táxi a um parque de crocodilos e parque tipo museu onde tens uma cidade em ponto pequeno e onde pessoas recriam profissões locais como a olaria, os cestos de verga, os tapetes feitos com um tear, estão lá pessoas incriveis que te recebem com um sorriso timido mas nós fomos dos poucos a interagir com elas porque vimos muita gente a passar e nem ligar, nós falamos com as pessoas que nos puseram mesmo a trabalhar com o tear, a fazer os cestos e a fazer as peças de barro. São pessoas simples mas que nos marcaram porque vimos o gosto sincero por nos mostrarem tudo o que nos mostraram. o táxi é ridiculamente barato e é mais um ponto da ilha que ficas a conhecer. Fomos jantar uma vez fora do hotel a um restaurante chamado Chou Chou perto da zona turistica, barato e serviço excelente, não pagamos entradas e se perguntares o que é determinado prato trazem um pouco para provares e também não pagamos. Adoramos a simpatia de toda a gente. Mesmo a regatear preços nunca foram rudes. A regra é oferecer sempre no minímo três vezes menos e insistir por aí, vais ouvir a expressão "banca rota" (significa que é muito pouco para eles e que nem paga o produto mas é conversa). Ao contrário do que se pensa eles respeitam as mulheres e supostamente são elas que mandam na casa e no orçamento, por isso quando regateava o preço junto com o meu namorado e ele dizia-lhes que era eu que mandava conseguíamos bons preços, porque eles acabam por ceder. Mas antes se regateares vê os preços nas lojas de preço fixo para tares uma noção dos valores, apesar se mesmo nessas lojas há produtos que também podes regatear. Vais ver que se no inicio achas "mas que chato agora andar a regatear preços" depois torna-se viciante e muito interessante. Quanto às cabeças dos animais nós perguntamos e a resposta foi interessante.....as moscas assim ficam lá fora e não entram no talho. Nós fomos mesmo com a ideia de absorver o máximo da cultura deles e não morremos, pelo contrário a experiência foi óptima, temos recordações excelentes de pessoas simpáticas e humildes e nada de como li em comentários anteriores. Nós dizemos muitas vezes que voltávamos sem qualquer problema. Desculpa o comentário extenso mas tinha que falar da minha experiência porque pode ser que ajude a tua. P.S.- leve raid anti mosquitos para ligar à corrente, para teres ligado no quarto e leva para o deserto se optares pela excursão porque dá jeito, nunca tivemos mosquitos no quarto.

    ResponderEliminar
  18. Vacina só contra tunisinos chatos que tentam vender tudo e mais alguma coisa. Uma pessoa não pode nem olhar na direcção deles.... é por isso que acho Marrocos e a Tunísia uma seca, apesar de bonitos...

    http://the-new-life-of-jo.blogspot.com.au/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode olhar na direcção deles, literalmente! Lembro-me de ir a passear, a olhar sempre em frente e no momento em que virei a cabeça para ver qualquer coisa de um expositor, senti imediatamente uma mão a empurrar-me para dentro da loja - e a mão não era a do marido. E eu a dizer que não queria nada, não queria e não queria mesmo, que tinha olhado por acaso e o homem a tentar regatear comigo, que custava só não sei quantos dinars. E foi mal educado comigo (ainda mais) quando eu saí da loja sem ter comprado nada. Eu até achei alguma piada à Tunísia, mas o regatear deixou-me sem paciência!

      Eliminar