#

terça-feira, 10 de abril de 2018

Trail Bela Bela 2018


para o ano há mais

É verdade que sou uma novata nestas andanças e há, certamente, outros tantos trails com percursos super giros ao nível de paisagem e meio envolvente (tipo o MIUT, uma cena assim mais à frente), mas, NÃO M'ENERVEM e com licença: Belazaima do Chão (freguesia do concelho de Águeda, não vão vocês andar meios perdidos no mapa) tem dos trilhos mais bonitos, e tenho dito.

Dureza e cãimbras à parte (já lá vamos), foram 17 kms muito gratificantes devido a toda a envolvente, às paisagens, à descoberta, a pequenos grandes pormenores e ao esforço notório por parte da organização em criar um percurso bastante interessante. Cada quilómetro era percorrido com o entusiasmo de querer saber "o que virá a seguir".


O meu primeiro "txiiiii ca cena brutal!!" foi quando dei de caras com 50 metros (nem tanto, vá) de túnel com água quase pelo joelho, com um pequeno fio de luz LED no topo para não irmos totalmente às escuras. Felizmente, não sou claustrofóbica nem me ocorreram pensamentos do demo tipo a possibilidade de haver ratazanas flutuantes. A parte de subir a cascata também foi espectacular (apesar do cuidado que exigia para não ir com a cremalheira ao chão, por exemplo). Isso e os cartazes simpáticos e bastante sugestivos que íamos apanhando pelo meio.
Chegar ao topo, no Cabeço Santo, ver todo o horizonte e contemplar toda aquela paisagem também foi incrível (principalmente, por termos a real noção do quanto subimos). Dá para renovar energias e quase que esquecemos todas as caralhadas proferidas mentalmente ao longo da subida e que segundos antes estávamos à beira de vomitar um pulmão. E as passagens em pleno leito do rio? Não, senhores, não estava seco, tinha muiiiiita água a correr!! A primeira vez teve a sua piada, mas confesso que as seguintes passagens que implicavam ir na água mexeram-me com os nervos. Odeio a sensação de não saber onde estou a meter os pés e com a corrente da água era praticamente impossível ver o que quer que fosse. Foi o verdadeiro "seja o que Deus quiser". Já para não falar no desconforto que era retomar a corrida em terreno seco, uma vez que mal sentia os pés de tão gelados.




Ah e tal "a descer todos os santos ajudam" uuuuu caraças (para não dizer outra coisa). É certo que subir custa horrores, não há quadríceps e gémeos que aguentem, mas não significa que descer seja propriamente mais fácil. Neste caso não foi. A descida era bastante técnica e exigia muito cuidado sob pena de escorregarmos e irmos de queixos até lá baixo. Por acaso, S. Pedro foi amigo e não choveu, caso contrário, o que já era difícil iria ficar bem mais complicado. Mas consegui safar-me bem e cheguei ao fim com os dentinhos todos, no entanto, ainda dei duas ou três escorregadelas. Com umas Nike Pegasus nos pés não ter sido pior foi uma sorte.



Por pouco que não fazia abaixo das três horas. Desta vez tive imensas câimbras e os últimos 4/3 quilómetros foram complicados por essa razão. Mas cheguei ao fim feliz, bastante satisfeita pela experiência e com uma vontade enorme de repetir no próximo ano (o percurso é alterado de ano para ano).

Entretanto, estão a desafiar-me para participar no "Trilhos Luso Bussaco" (a 13 de Maio) e só me ocorre dizer que daqui a nada não ganho para provas (ahahah). Mas não tenho dúvidas que os trilhos daquela zona valem bem cada cêntimo. A ver vamos. Antes disso ainda tenho a prova de obstáculos em Viseu - Police Challenge (eu bem disse que qualquer dia não ganho para provas).


7 comentários:

  1. Gatinha aconselho te a experimentares o Ultra trail Cerveira, as vistas da "Serra Mágica" são lindas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ULTRA?! ME-DO!!
      Não tenho "caparro" para "Ultras", no máximo dos máximos, aventurava-me no Trail (e mesmo assim com 1500 D+, upa upa).
      Estive a ver as fotos e realmente...QUE zona linda!! Mas é já no inicio de Maio. Quem sabe para o ano! =))
      Obrigada pela partilha, o nosso país tem zonas mesmo maravilhosas.
      Beijinho *

      Eliminar
  2. De calções ? Não ficaste toda arranhada ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez não (por incrível que pareça)! Mas já aconteceu.
      No inicio custa um bocadinho por causa do frio, mas é preferível assim. Mal começas a correr o frio passa e é bem mais desconfortável andar a correr com calças molhadas.

      Eliminar
  3. Também vou ao Police Challenge em Viseu!
    Já fui o ano passado e é espetacular. Apesar de ter obstáculos é uma prova bem mais "leve" do que alguns dos trail simples (leia-se sem obstáculos)que já fiz. Os mais exigentes (na minha opinião e dos que já fiz, claro): o de Alfena, o da Raposa (Paredes)e o de Alfusqueiro. Os que mais gostei: o dos Amigos da Montanha (Barcelos, o do Caima (Albergaria-a-Velha) e o do Paleozóico em Valongo - este já fiz 3 vezes, é o meu preferido.
    Aí na tua zona já fiz 2 vezes o de Travassô e o de Alfusqueiro que já disse ali em cima, é tramado.
    Se a vir lá por Viseu digo-lhe um olá!
    Dulce / Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só conto com uma corrida de obstáculos - Army Race no Porto no ano passado - e fiquei fã! Achei um máximo, super divertido!
      Fizeste o do Alfusqueiro no ano passado? Eu fui no ano passado - foi o meu primeiro trail verdadeiramente técnico - e foi terrível. Os 5 primeiros kms sempre a subir, jesus christ!!
      Nunca tinha ouvido falar do Caima, em Albergaria já me falaram dos Moinhos, dizem que é muito giro. O de Travassô nunca fiz. Era para ter ido este ano, mas depois senti-me sem motivação!
      Estou a ver que tens um bom currículo de trails já! :D
      Simmmmm, se me vires quero um "olá", mas trata-me por TU!!! =P

      Beijinho Dulce

      Eliminar
    2. Também fiz a Army Race aqui no Porto o ano passado. E sim, fiz o do Alfusqueiro no ano passado também e foi bem puxadinho.
      Eu já faço trails e provas de obstáculos há 3 anos e tal - comecei em Novembro de 2014. Faço, em media 1 por mês, portanto, sim, já fiz umas dezenas.
      Nunca fiz o dos Moínhos, vou investigar...
      Se tiveres oportunidade faz o do Caima, é tão bonito e tem água, muita água. É em julho. Fiz o ano passado e depois fizemos um piquenique junto a uma cascata e, claro, não resistimos a um banho no rio. Foi um dia muito bem passado.
      Olha, outro muito giro é em Esposende o das Azenhas.

      (Se te vir em Viseu falo-te, com toda a certeza)

      Beijinhos
      Dulce / Porto

      Eliminar