#

terça-feira, 2 de junho de 2015

E se o vosso pai/padrasto deixasse de ser vosso pai/padrasto?

#callmecaitlyn

Por outras palavras, e se o vosso pai (ou padrasto) se transformasse numa mulher? Se deixasse de ter uma piloca para ter um pipi? Se deixasse de ter um peito cabeludo para ter umas mamocas (e com um bocadinho de sorte, maiores que as vossas)? Se deixasse de ter uma cabelo "à ome" para ter uma longa e bonita cabeleira? Assim, de repente, e aos 65 anos de idade? Qual seria a vossa reacção? O que é que sentiriam?
Há sentimentos/reacções impossíveis de se calcular e só passando pela situação é que conseguimos perceber. Ainda assim, posso dizer que caso ressuscitasse uma mulher dentro do meu pai (por obra e graça do espírito santo) e o mesmo pensasse "epaaa cansei de ser homem, isto não tem piadinha nenhuma, vamos lá dar vida à mulher que há em mim, estou ansioso por usar os saltos altos da minha filha", das duas uma: ou dava-me uma coisinha má, ou dava-me uma coisinha má.
Não quero com isto dizer que estou contra esta mudança, que não aceito, ou que acho uma tremenda barbaridade, e acho um absurdo haver alminhas que consideram ser manobras de interesses ou sede de fama. Não estamos a falar de um homem que se veste de mulher por umas horas no Carnaval da Mealhada. Estamos a falar de um homem que transformou todo o seu corpo para dar vida à pessoa que, no fundo, sempre foi. Um homem que se libertou e deixou a sua alma falar mais alto. Independentemente de tudo, foi um grande, mas graaaaande acto de coragem e só mostrou tê-los bem no sitio (mesmo sem eles). Foi a coragem de ser o que se quer. A coragem de acabar com 65 anos de clausura e viver. E isto é, extremamente, fascinante. No entanto, não deixa de estranho e confuso ao mesmo tempo. Mas é isto que desperta o meu interesse na condição humana. Palminhas para o Bruce, agora Caitlyn.

O "falecido" Bruce Jenner.
24-09-2013 15-51-22

51 comentários:

  1. São decisões que só a essas pessoas dizem respeito mas sim, aos 65 anos, faz uma pequena impressão. Mas ele (ou ela?) lá sabe de si!

    ResponderEliminar
  2. Nada a ver mas preciso de ajuda :Gata ainda se usa fazer pendant em cerimónias com o marido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nããããããão

      Eliminar
    2. Não acho que o "pendant" seja uma questão se usar ou não, mas sim, de gosto. Há quem goste e há quem ache piroso. Se você gostar (cague nos outros e) use. =)

      Eliminar
    3. Vou fingir que não li isto...

      Eliminar
  3. O que o photoshop faz... o gajo(a) é feio todos os dias, e na revista até está apresentável...
    Mas ele já tirou a pilinha ou faz como o Castelo Branco e esconde-a no traseiro?

    ResponderEliminar
  4. Se o meu pai o quisesse fazer eu ficava chocada claro, confusa também, mas iria apoiá-lo sempre e em tudo. Tal como se tiver um filho ou filha homossexual ou transgénero. Custa, é difícil de entender, mas para essas pessoas ditas diferentes custa muito mais, não ia ser eu que lhes ia dificultar ainda mais a vida. Já basta o mundo em que vivemos.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Oh gata sê lá mais original, até escolheste falar desta notícia com humor (como a outra). Humor sem piada nenhum (como a outra). Já para não falar que para terem piada não entendem como estão a ser preconceituosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as saudades que eu já tinha deste tipo de (comparações) comentários? Muiiiiiitas, muitas, muitas. Todos temos a nossa cruz, e esta é a minha. Deus nosso Senhor, dai-me paciência, sim?

      Ora bem… Primeiro, quem é que lhe disse que falei desta notícia com humor? É você que está a dizer, meu caro anónimo, e se está a dizer é porque lá no fundo dos fundos sentiu uma pontinha mínima de humor. Mas sem piada ne-nhu-ma, quelaaaaaro, convém referir só para não me sentir o Ricardo Pereira Araújo cá do sítio.

      Segundo, falei desta notícia como a “outra” (obrigada por me ter alertado) e como mais umas 3231568962852625612 pessoas deste mundo. Caso ainda não tenha reparado, está a ser notícia no mundo inteiro, partilhado pelas mais variadas redes sociais, e a “outra” não é o mundo inteiro, é uma parte ínfima dele, lamento desiludi-lo (e dar uma facada no seu fanatismo).

      Terceiro, e para terminar, diga-me lá em que parte é que eu fui preconceituosa. Vá, ande, estou à espera. Para além de ter dito ser fascinante, também gabei o seu enorme acto de coragem. Lamento que não tenha atingido a ideia.

      Eliminar
    2. "Ainda assim, posso dizer que caso ressuscitasse uma mulher dentro do meu pai (por obra e graça do espírito santo) e o mesmo pensasse "epaaa cansei de ser homem, isto não tem piadinha nenhuma, vamos lá dar vida à mulher que há em mim, estou ansioso por usar os saltos altos da minha filha", das duas uma: ou dava-me uma coisinha má, ou dava-me uma coisinha má."

      Isto não é preconceito? Eu percebi que depois tentaste dar a volta e dizer que é fascinante e blabla. Mas lá no fundo és daquelas que diz "que nojo" e "cruzes que gente esquisita". Nota-se preconceito em todo o teu texto, desde o título ao parágrafo que referi, não tentes enganar. Lamento ser impossível não tecer comparações entre este post e o da outra (que também detestei), porque realmente existem demasiadas formas de abordar um assunto sem ser da mesma maneira (com piadas estúpidas e preconceitos escondidos para quem não quiser ver)

      Eliminar
    3. Ahummmm, ahummmmmmmmm, ahummmmmmmmmm (isto sou eu a respirar, a contar até 326326, a controlar-me, e a ver se não me salta a tampa).

      Ora bem… Eu não tentei dar a volta, porque, simplesmente, e pasme-se, não tenho de dar a volta a rigorosamente nin-guém. As opiniões são como a vagina, cada um tem a sua e dá quem quer. E, no mínimo, pede-se respeito.

      O parágrafo que você faz questão de salientar, explica-se de uma forma muito fácil (e é tão simples como a lógica da batata): eu não tenho culpa de não estar inserida numa sociedade em que, a cada dia que passa, uma pessoa resolve mudar de sexo. Não tenho culpa de não haver por aí transsexuais aos pontapés (ups, mais uma piada estupida, raiosmaspartam). Não tenho culpa de não ser algo comum e que se oiça falar todos os dias. Não tenho culpa que, face ao meio em que estou inserida, fosse estranhar e fosse invadida por 1001 sentimentos vários, caso o meu pai se lembrasse de virar mulher, depois de tantos anos a vê-lo com uma pila entre as pernas (ups, outra piada estupida). Ou para si o normal seria: “olha filha, andei a ponderar, e já está decidido, hoje vou mudar de sexo”, ao que eu respondia “está bem pai”, como se fosse a coisa mais natural do mundo. Quer você queira quer não, não é.

      Posto isto, será que posso afirmar (e mesmo em jeito de brincadeira) que ficaria chocada, numa primeira reacção (e na segunda também, com certeza), caso o meu pai me dissesse que queria ser mulher? Você permite-me tal leviandade? Que ESCANDALO, nossa.

      E o mais curioso. É que apesar de tudo isto, tenho a capacidade de respeitar quem o faz, porque, não dando para imaginar, acredito que seja horrível viver num corpo com que não nos identificamos. E defendo que as pessoas devem lutar pelo que as faz feliz, daí ter gabado neste post (penso que lhe passou ao lado, aiii não, foi só para disfarçar) o acto de coragem da pessoa em questão.

      E…piadas estupidas? Estupidas? Não seja preconceituosa para com o sr. Bom Humor, ‘tá bem?

      Para terminar, minha querida proclamadora-do-preconceito-no-mundo-quiçá-na-blogosfera, eu não fui preconceituosa em relação a este assunto, e PONTO FINAL.
      O “que nojo” e “cruzes que gente esquisita” digo em relação a pessoas como você, com falta de sentido de humor. E é isso que eu lamento. Não seja tão azeda, faz mal à pele e a vida já o é o suficiente.

      Eliminar
    4. Esta é uma notícia que está a ser comentada e partilhada em todas as redes sociais, por milhares de pessoas e em todo o mundo...é isso a isso que se chama tornar-se viral. Que mania da perseguição.

      Eliminar
    5. «Não tenho culpa que, face ao meio em que estou inserida, fosse estranhar e fosse invadida por 1001 sentimentos vários, caso o meu pai se lembrasse de virar mulher...»
      Compreende-se!! Vive na santa terrinha, só vê e lê o que lhe interessa e só vai de férias para resorts (ou espécie de) fechados.

      Eliminar
    6. E ir de férias para resorts (ou espécie de) fechados já é uma sorte, imagine.

      Eliminar
    7. Se as pessoas se dessem ao trabalho de ler as notícias, em vez de se limitarem a ver capas.
      Para os mais distraídos, abrindo o pré-artigo da revista, é possível ler que os filhos dele SABIAM HÁ DÉCADAS. Portanto, tudo o que se escreve do género 'de repente virar mulher', 'cansar de ser homem' é simplesmente ridículo. Assim se vê como as pessoas são pouco informadas e, em último grau, muito pouco cultas.
      Manuela

      Eliminar
    8. Se as pessoas se dessem ao trabalho de ser menos mesquinhas, e de saber interpretar a opinião alheia sem resquícios de maldade, CAMPAVAM.

      Mas quem é que ainda não conhecia a história deste senhor? Quem é que ainda não sabia do seu desejo de ser mulher? E o que é que isso tem a ver com o que escrevi? Eu apenas quis pegar neste caso e perguntar o que sentiriam caso o mesmo acontecesse com o vosso/nosso pai. O “de repente virar mulher” (tooooooooda a gente sabe que ninguém decide mudar de sexo de um dia para o outro), o “cansar de ser homem” foi escrito sob forma de aligeirar o caso e com sentido de humor. Se há quem ainda fique ofendido com o humor (cruzescredo), t-e-m-o-s-p-e-n-a.

      E é realmente uma pena o facto das pessoas estarem sempre à procura da mínima coisinha para implicar e de não terem o raciocínio suficiente para interpretar umas simples palavras. Assim se vê como as pessoas são pouco perspicazes e, em último grau, muito pouco inteligentes.

      P.S.: Tema encerrado.

      Eliminar
    9. Adorei esta "discussão"... a sério... as respostas da Gata são demais... :-)

      Eliminar
    10. Oh Manuela... valha-me Deus... o seu conceito de ser culto é saber da vida dos famosos dos Reality Shows??!! Estamos mal...

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nojo é o seu comentário.

      Eliminar
    2. Nojento é o seu blog (que não conhecia, mas fui vê-lo para confirmar que tipo de pessoa é) cheio de fotos dos seus filhos, expostos para quem quiser ver!!!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Olhe, esse lapso veio mesmo a calhar. Assim, já consigo associar os comentários viperinos que você me deixa, de quando em vez, a uma cara. Tem bem mais graça.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. Não quero que me elogie, pode falar mal à vontade, depende é da forma (e das insinuações). Pense nisso.

      Eliminar
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    9. Eu aceito criticas. As construtivas, óbvio. Já as destrutivas, das duas uma: ou ignoro (e nem vêem a luz do dia), ou encaro com uma boa dose de humor (a que você chama de ataque). Depende dos dias.
      A exposição do blog não implica que tenha de levar (salvo seja) com a maldade/frustração alheia.

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. NR cale-se, não se enterre mais...

      Eliminar
    12. Mando-me ao tecto facilmente? Você pode falar tão bem disso como das minhas (supostas) inseguranças, não é, caro "NR"? Ai, ai, vida, vida.
      Olhe, passe resto de bom dia, sim? Adeusinho.

      Eliminar
    13. Devia ser proibido comentar anonimamente. Bem, chega por hoje.

      Eliminar
    14. Mas o que é que o NR é senão um anónimo?

      Eliminar
  7. Título absurdo para esta notícia... mente pequenina a sua!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Título absurdo?! Mente pequenina?! O seu cérebro é que me parece (extremamente) pequenino.

      Eliminar
  8. E digo já que até deu uma mulher bonita ahaha
    Só acho triste é o senhora(ou senhora) ter só mudado de sexo agora quando na verdade sempre se sentiu assim... Deve ser horrível vivermos num corpo com que não nos identificamos.. Mas mais vale tarde do que nunca :)

    ResponderEliminar
  9. São sem dúvida decisões difíceis de tomar mas gosto de acreditar que quando se tomam são tomadas em consciência e com a certeza de quem quer apenas ser feliz.
    Cris

    ResponderEliminar
  10. É daquelas situações que não se sabe muito bem o que dizer...que teve coragem teve!
    Agora é ter o apoio de toda a família e viver e ser feliz :D

    Beijinho » http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. YouTube: bruce Jenner interview

    Não é uma coisa de agora...

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que se é para ser feliz e sentir-se livre, só fez bem. E só vai encorajar pessoas que passam por o mesmo, a ganhar coragem e a não se sentirem reprimidas à mudança. Acho muito feio as criticas a isto...Eu e nem ninguém consegue imaginar a dor de viver num corpo errado, só mesmo quem passa por isso. Fez muito bem a mudança e fique mais feio ou não, interessa é que se sinta bem consigo mesmo.

    ResponderEliminar
  13. very nice:)

    http://atlnailsupply.com

    ResponderEliminar
  14. Pior mesmo é ele estar muito melhor que a ex mulher.. Isso sim merecia um post.

    Para mim ganhou outra medalha, grande Bruce e grande Caitlyn :D

    ResponderEliminar
  15. Pois, só passando por isso para saber com certeza o que faríamos, ou como reagiríamos. Mas de uma coisa tenho a certeza, há coisas que não têm remédio, e às vezes o melhor caminho é aceitá-las e seguir em frente... Depois do choque, se o meu pai se lembrasse que afinal sempre foi mulher, tinha mais era que aceitar e apoiar...

    ResponderEliminar
  16. post cansativo. Não seja repetitiva!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cansativo para quem lê todos os blogs que por aí andam (eu sou uma dessas pessoas). Mas em todos os posts sobre o assunto, há sempre algo novo... o que é maravilhoso!!!

      Eliminar
  17. impressive transformation ... I think it took a lot of courage, I think that everyone should be free to express himself

    ResponderEliminar
  18. Apesar de ser uma transformação "arriscada", correu muito bem, e demonstrou que a coragem é algo que não lhe falta!!! Devemos sempre sentir-nos bem connosco!
    Beijinhos Gata!

    http://mypinkshoesxoxo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Achei estranho que te centrasses no papel dos filhos :P claro que é uma situação que toca toda a família, mas para mim o problema central é outro :)
    Confesso que também olhei um bocado «de lado» para a frase do «epa» (que por acaso até é um gelado delicioso). Não «brincar» porque se grita logo «DISCRIMINAÇÃO!» acaba por ser tratamento diferencial à mesma, mas há certas piadas que acabam por cair um bocado mal. Depende, obviamente, de quem lê, e até acredito que não escrevesses por mal, mas há qualquer coisa de incomodativo nela... Acaba por pisar um bocadinho a fronteira entre o humorístico e o ofensivo (embora haja quem ache a junção poderosa)... Mais uma vez, «it came across» (desculpa, não me lembrei de equivalente :P) um pouco como isso para mim, embora não formasse uma petição para te expulsar do blog por causa disso ;) também não acho que defina uma postura intolerante da tua parte, até por causa do que se segue (é fácil forjar aceitação, claro - mas eu confio em ti ;)).
    Eu não sei se é mal geral, mas isto desperta-me um monte de questões, até especialmente biológicas e psicológicas no que toca a ele (e digo ele porque me refiro ao estado mental antes da operação), mais do que de bioética. Não tenho nada contra, de todo, mas torna a linha entre o normal e o distúrbio muito ténue... porque também pode ser uma perturbação psicológica. Se é mais feliz assim ainda bem, só não sei até que ponto é «possível» nascer com essa discrepância entre o físico e o mental e de que forma o meio (social/cultural) influencia a disposição - e acaba por levantar problemas relativamente a outros problemas psicológicos relacionados com a imagem corporal e critérios de separação, bem como indagações sobre a sobriedade crítica necessária a uma decisão destas e que só pode ser atingida com utilidade pelo próprio. Nunca senti isso e portanto é-me difícil imaginar... Assim como, acredito, à maioria de nós. E desperta-me imensa curiosidade quanto ao que é realmente a personalidade. Portanto admito que, aceitando, me faz alguma confusão (no sentido de me levar a formar um monte de perguntas - irritantemente sem resposta), assim como, regra geral e de forma natural, aquilo que não percebemos completamente faz - um pouco, sendo que a «curiosidade» não tem necessariamente de ser canalizada sob a forma de discriminação. Mas claro que custa imenso questionar, mesmo que não com más intenções, quando metade das pessoas procura desculpas para aclamar a sua extraordinária e radical liberalidade - sem limites, sem reflexão, sem fundamento e sem actos a condizer.
    (A outra metade proclama-se «odiadora» da diferença - e com orgulho...)
    (Números potencialmente exagerados para fins de intensidade literária ;))
    Dito isto, acho que realmente é preciso imensa coragem para isto, ainda que não esteja tão certa como tu (por muito que não seja também uma grande suspeita ou interesse) de que não é uma medida de autopromoção - porque há quem esteja disposto a TUDO por fama. Digo eu, que acho a mediatização voluntária de alguns problemas pessoais um bocado reprovável. De qualquer das maneiras penso que todo o burburinho é bom para provocar alguma conscientalização e mesmo habituação :) se bem que, ao contrário do que pode parecer pelas leituras da opinião da maioria das pessoas que de alguma forma têm visibilidade, muita gente não está pronta para aceitar por puro preconceito. Achei que a capa estava muito gira, tem o seu je ne sais quoi :) algo de especial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desisti no primeiro parágrafo! Jesus!!! este post é maior que o post da moça!

      Eliminar
    2. alguém leu até ao final??? Post cansativo da gata? Que dizer deste comentário.....

      Eliminar
  20. Bruce Jenner já foi uma pessoa muito famosa pelo que realmente fazia. Para ganhar a medalha olímpica e tantos outros troféus teve que exigir muito do seu corpo. Esforçou-se, elevou-se ao limite... Nos últimos anos tem sido simplesmente um ser manipulado pelo mundo kardashian. No reality show não é mais do que uma figura secundária no meio de todo aquele aparato. Talvez esteja a passar uma fase complicada e tente encontrar uma saída. A mudança de idade não ajudará muito e na américa as coisas tendem a ser agigantadas. O dinheiro compra tudo, menos a paz interior e o que me parece é que ele anda numa busca incessante. Vamos lá ver...

    ResponderEliminar