#

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"Vocês perguntam, eu respondo" - parte II

Imagino que já tenham roído as vossas unhas toooodas, pés e mãos, tal é a curiosidade que vos atormenta. Mas vá, cá está o segundo e último round de perguntas, assim mais pessoais (xiiiiiça que são tantas!!).



1- "Como te imaginas daqui a 10 anos?"

Gorda-balofa-cheia-de-rugas-cabelos-brancos-e-celulite!!!
Estou a brincaaaaaar (esperemos que não, vá)! :D Não sei, sinceramente, não sei. Mas desde que tenha saúde e as pessoas que amo por perto, está tudo bem.


2- "O que mudarias na tua vida?"

A conta bancária. Passava de uma conta de dois dígitos baixos para uma de 8 dígitos altos (ah! ah! ah!). Agora a sério (não que estivesse propriamente a brincar, hã)… Não mudava nada. Tenho a vida que escolhi. Porque a nossa vida é isto mesmo, o resultado das nossas escolhas. É claro que, às vezes, somos surpreendidos por obras do destino (digamos assim), mas a vida acaba por ser o que fazemos dela. Tenho os meus sonhos, claro que sim, mas enquanto houver caminho, há esperança também.


4- "O que é te faz ir aos "arames" vulgo irritar com mais facilidade?"

A injustiça. Sem dúvida, a injustiça. Ah, e esquemas maquiavélicos (chamemos-lhes assim) próprios de quem não tem vida própria. E a mentira. Ver alguém mentir com quantos dentes tem na boca deixa-me de pêlo levantado.


5- "Qual o teu maior medo e/ou insegurança?"

A morte. Não tanto a minha, mas a da minha família. Neste aspecto, tenho mesmo uma posição egoísta e prefiro ser eu a primeira a partir ao invés de ser eu a ver partir e a sofrer. A morte, ironicamente, é a lei da vida, mas dói só de imaginar. Não sei o que será de mim sem as pessoas que amo. Nem quero pensar nisso sequer.


6- "Qual a tua maior conquista?"

A aprovação no exame de admissão à OTOC. Apesar de não estar a tirar proveito disso, era algo que queria muito e queimei muitas pestanas à conta disso (e dinheiro). Não há nada como conseguirmos algo com o nosso esforço e dedicação.


7- "Quando foste mais feliz?"

Não consigo identificar uma data ou um momento em concreto. Já fui muito feliz em vários momentos da minha vida, e gosto de o ser nas mais pequenas coisas que a mesma nos dá. Mas, olhando a acontecimentos recentes, foi o dia do meu casamento, óóóóóbvio (e quando tiver a Vice 4 nas minhas mãos também vou ser a pessoa mais feliz do muuuuundo :D :D)!


8- "E uma coisa que te tenham dito que te tenha marcado muito?"

Bem… Quando li esta pergunta, não consegui ter uma resposta no imediato. Não tanto por não ter nada que me tivesse marcado, mas mais pelo facto de, ao longo da vida, haver sempre coisas que nos são ditas e que nos marcam (consciente ou inconscientemente). Não consigo dar um exemplo de algo em concreto, mas posso dizer que, talvez, as palavras que mais me marcaram até hoje foram as que vieram da minha mãe. Precisamente, por virem da minha mãe e não de mais ninguém. Nunca tivemos uma relação fácil, chocamos muito, embora, a minha saída de casa tenha contribuído para um grande melhoramento. A minha mãe nunca recuperou por completo de uma depressão e não é fácil lidar com pessoas que passam por isto na vida. Quem está de perto também sofre. Tenho noção que muitas das coisas que já ouvi e que me magoaram não foram ditas conscientemente, mas sim, fruto das constantes alterações de humor, etc, mas são coisas que ficam sempre. E que marcam. Essas situações acabaram por me transformar numa pessoa mais frágil e mais insegura de mim. Mas sinto que de há um tempo para cá tenho vindo a recuperar a minha confiança. E o que importa é que, neste momento, mantemos uma relação mais saudável.

Nota: Acabei de tocar num assunto que não me imaginava a partilhar aqui. Vocês enervam-me! =´)


9- "Pensas em viver para sempre na cidade onde estás, ou em mudar de cidade no futuro, ou até de país?"

De momento, não há nada que me faça ponderar mudar de cidade ou país. Sou muito ligada às minhas raízes, mas se tivesse que mudar por necessidade ou até devido a uma oportunidade única, mudava.


10- "Qual a tua profissão?"

Sou gestora de crédito. Basicamente, controlo as cobranças de duas carteiras de clientes, uma a norte e outra a sul.


11- "Qual o teu ritual de almoço? Marmita?"

Almoço na cantina da empresa.


12- "Já alguma vez te sentiste frustrada num emprego? De te apetecer desistir de tudo e mudar de rumo?"

Ainda só tenho experiência de trabalho em duas empresas. A primeira, onde fiz um estágio e a segunda, onde trabalho neste momento. Nenhuma despertou-me esse tipo de sentimentos, mas há sempre aquele desejo de poder ir mais além, naturalmente.


13- "Qual seria a tua maior realização/objectivo pessoal? E profissional?"

Pessoal? Ser mãe. Profissional? Vir a exercer funções como TOC.


14- "Quanto é que medes?"

Se não cresci mais uns centímetros desde a última vez que me medi, meço 1,69.


15- "Qual é a cor dos teus olhos?"

Estão a ver os olhos da Irina Shayk? Pronto, não tem nada a ver. São castanhos.


16- "O que gostas mais e menos em ti (fisicamente)?"

Adoro as minhas pernas e detesto as minhas mamas (ou a falta delas, ah! ah! ah!).


17- "O que te faz feliz?"

Pouca coisa. Acho que devemos buscar a felicidade nos mais pequenos detalhes. Até mesmo no simples acto de chegar a casa e agarrar no gato e encher-lhe de beijos. =)))


18- "Prato favorito?"

Ora aqui está uma pergunta difícil. É que eu sou uma verdadeira, e passo a expressão, lateira. Não, não faço latas, mas como (verbo comer) como senão houvesse amanhã. Mas vá, favorito, favorito, tudo o que é massas! Devo ter uma costela italiana, não sei. Mas, também, gosto de um bom bacalhau com broa. Ah! Não sei se fast-food conta, mas aprecio um belo Big Mac.


19- "Sobremesa favorita?"

Adoro tudo o que leva natas e bolacha. Natas do Céu, por exemplo, ADORO! E o bolo de bolacha?! Ahhhhh maravilha!! E um bom bolo de chocolate? Não resisto.


20- "Qual a tua viagem de sonho?"

Nova Iorque.


21- "Qual é o teu livro favorito?"

Ultimamente, não tenho lido nada de nada, para além, das mais variadas revistas que andam no mercado, claro. À semana, com a rotina do dia já chego à cama estafada, quero é dormir. Se tento ler qualquer coisa, é certo que fico a pestanejar de sono ao final de duas linhas de texto. Tenho o pobre do segundo livro das Cinquenta Sombras a ganhar raízes na mesinha de cabeceira, tadito (nem a história caliente me mantém acordada). Ao fim-de-semana, apesar de haver sempre mais tempo para o lazer, aparecem sempre outras actividades lúdicas que não passam por pegar num livro. Com o Inverno, e os dias a vegetar por casa, aí já se proporcionam bons momentos de leitura.
Sendo assim, livro favorito, favorito...sinceramente, não me recordo de nenhum em especial que me tivesse tocado particularmente. Todos os que comprei foram sugeridos, já tinha algumas referências, pelo que gosto de todos os que li.


22- "Um filme que recomendarias?"

Ui, pergunta difícil! Já vi tantos e já gostei de tantos! Sou uma verdadeira papa-filmes. Hummm... O Crime do Padre Amaro? PAHAHAH! Estou a brincar. Ora... Gosto de vários tipos de filme: terror, acção, dramas, comédia, vai tudo. De acção, tudo o que é 007, Velocidade Furiosa, Missão Impossível, estou no cinema batida. Depois, também gosto de boas histórias a puxarem à lágrima. E escolher um? Não sei... Posso dizer que "O Curioso Caso de Benjamin Button" tocou-me bastante.


23- "Qual é a tua música? Aquela que parece que foi escrita para ti!"

Sinceramente, não me vem nenhuma à mente. Se calhar, ainda ninguém se lembrou de escrever uma música a pensar em mim (ah! Ah! A!). Mas tenho músicas que remetem logo para certas situações, momentos da minha vida e até pessoas.


24- "Vês séries? Se sim, quais?"

Não, com muita pena minha (já que oiço falar tão bem de algumas séries), mas não. A justificação para não ler tanto como gostava, também serve para aqui. À noite, só quero é uma boa noite de descanso (uma pessoa precisa descansar a pele, atão?).


25- "O que foi mais especial para ti? O primeiro beijo ou a primeira vez?"

A primeira vez, sem dúvida. O primeiro beijo foi terrorífico (ah! Ah! Ah!).



26- "Com que pessoa famosa gostavas de jantar e por quem gostavas de ser entrevistada?"

Nunca tinha pensado nisto. Não estou a ver assim ninguém famoso que me suscite vontade de jantar, mas a ser, que seja em grande e com o melhor do mundo, o Cristiano Ronaldo. Entrevistada? Pelo Daniel Oliveira.


27- "Tens alguém que consideres como melhor amiga?"

Melhor amiga daquelas que vamos dormir lá a casa, partilhamos tudo e mais alguma coisa? Que não damos um passo sem lhe assobiar? Não, já não tenho disso. Primeiro, porque a certa altura cada uma tem de seguir a sua vida e acaba por se perder algum contacto. Depois, sempre fui muito reservada e nunca me abri muito. As desilusões ao longo do tempo também fazem com que tenhamos sempre um pé atrás. Mas tenho uma ou duas pessoas que sei que posso conta e confiar, e isso basta-me.


28- "Qual a importância da tua família na tua vida?"

Toda e mais alguma. Não era nada sem a minha família.



29- "Qual a próxima viagem ao estrangeiro que planeias fazer?"

Para já, não tenho nenhuma viagem planeada, mas tenho alguns países que adorava conhecer, nem que fosse num daqueles fins-de-semana compridos.


30- "Como conheceste o teu marido?"
31- "Conta-nos a vossa história de amor, sim??"

Suas cuuuuuuucaaaaaaaas! Ora bem, assim, de forma resumida, foi uma bela obra do acaso. Porque há acasos mesmo bonitos.
Não sei se se lembram do meu primeiro texto como mulher casada, mas fiz um breve resumo da minha solteirice bem como do meu percurso amoroso. Disse que, depois do meu coração ter sido estraçalhado em mil bocados e depois de meses para me recompor, surgiu alguém que julguei ser o tal. Mas não, de loooonge, que não. Não passava de um sapo disfarçado de príncipe e foi mais uma desilusão. Mas, Deus escreve certo por linhas tortas. E foi numa das saídas com ele e mais um casal, que os nossos olhos (meus e do senhor meu marido) se cruzaram e até hoje não desgrudaram mais. Váááááá, larguem os kleenex!! Claro que não foi assim zás-trás-nó-cego. Andámos uns dois meses no conversê via facetrombas (entretanto, já tinha posto uns patins no outro parvalhão), sem nunca pedirmos o número de telemóvel um ao outro, atenção (há que fazer de difícil, ah! ah! ah!). Ósdipois, prima minha em conjunto com a minha actual cunhada, armaram-se em casamenteiras e proporcionaram uns jantaritos e uns cafés para quebrar aquele vergonha gelo e criar mais à vontade. E prontos, coiso (não querem que faça um desenho, pois não?)!


32- "Adoptaste o nome do teu marido?"

Nãããã! Já tenho um nome bastante comprido!


33- "Qual é a profissão dele?"

Trabalha na área de fotografia, publicidade e design.


34- "Devido a uma foto que colocaste no insta no dia do teu casamento, depreendi que passaram a noite de núpcias em casa dos teus pais. Porque não passaram na vossa?"

Quando li esta pergunta, pensei "por este andar ainda me vão perguntar o que fiz na noite de núpcias, ah! ah! ah!". Mas não.
 Ora... Ele, não tinha chaves de casa. Eu, tinha, mas estavam em casa dos meus pais. A ter de ir buscá-las, e àquela hora e com aquela canseira, estava fora de questão pegar novamente no carro e fazer 20 kms, quando tínhamos uma cama tão perto.


35- "Durante o casamento tu e o teu marido fizeram alguma surpresa um ao outro?"

Não! Ele, até é muito de surpresas, já eu, nada mesmo. Mas não fizemos nada. A surpresa dos dois ia ser mesmo o video, a nossa Love Story, que conseguimos resistir e deixar para ver só no grande dia.


36- "Quando pensas ter filhos?"

Se for a dar ouvidos ao coração e aos meus desejos, era já! Se for a dar ouvidos à razão, vou ter (vamos) de esperar mais um bocadinho. Talvez daqui por mais um anito (era para dizer que vocês vão ser as primeiras a saber, mas, reflecti, e parece-me melhor ser o futuro pai a saber).


37- "O que dizem os teus olhos?"

(Daniel Oliveira, és tu? :D) Dizem que estou ansiosa pelo fim-de-semana! :D Vá... Dizem aquilo que sou e aquilo que sinto. Uns dias feliz, outros nem tanto. Uns dias ansiosa, outros preocupada. Uns dias confiante, outros nem tanto. A vida é um carrossel de emoções e os nossos olhos espelham sempre o que nos vai na alma. Ah, e não enganam. =)



24-09-2013 15-51-22

150 comentários:

  1. Falas como se ser TOC fosse alguma coisa de especial... tens noção que são os "parentes pobres" dos ROCs e é um curso/carreira visto como de 2ª categoria face ao outro (para onde só vai quem não tem capacidade, ou não está para se esforçar, para o que o outro exige)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo de algo que me custou a conquistar e de algo que me orgulho de ter conseguido.

      Quanto ao resto, cada um tem a sua visão. E quem não quiser ser o "parente pobre" do ROC, simples, luta para chegar a ROC.

      Eliminar
    2. "Falo de algo que me custou a conquistar e de algo que me orgulho de ter conseguido."

      Lá está, acho um bocado triste alguém admitir que lhe custou a conquistar e que tem orgulho em algo que é objectivamente fácil e simples de conseguir. Parece que estás a admitir que és limitada e que tens capacidades reduzidas.

      Não é propriamente teres conseguido ser médica ou advogada... profissões que exigem uma combinação de muitos anos de estudo na Universidade (5 ou 6) + alguns anos até se obter a especialidade/inscrição na Ordem profissional (3 ou 4) e que são, objectivamente, difíceis e trabalhosos.

      Eliminar
    3. Ai que arrogância! Mas olhe lá, se todos fossem iguais só havia médicos e tal, não acha? Que mania!

      Eliminar
    4. Eu, que por acaso até sou advogada, devo ser um bocado triste também , porque já tive algumas aulas de contabilidade e até perceber o básico me pareceu uma tarefa difícil...admiro quem o faz com uma perna às costas...(assim como também acho triste os comentários que alguns anónimos fazem....)

      Eliminar
    5. Triste? Triste é você estar a querer comprar profissões (pode ser de mim, mas penso que todas têm a sua importância, cada uma na sua área a que diz respeito) e menosprezar aquilo que os outros escolheram seguir. Isso sim, é triste. Aliás, muito triste.

      Um médico é superior a um TOC?! PAHAHAHAH! Enfim...

      Não sei se estou a falar com um TOC frustrado por não chegar a ROC, com um médico armado em superior ou com um dos 213245684254 advogados que há no país, mas também não me interessa. Porque não é o diploma que faz a pessoa, está visto.

      Ah! Se para si é fácil passar no exame de admissão à Ordem, os meus sinceros parabéns. Para mim, não foi, reprovei no primeiro. Sou limitada e de capacidades reduzidas, está a ver? Eu e mais de metade dos que vão a exame. Sim, porque todos os anos chumbam bem mais de metade dos que vão a exame, como deve saber, penso eu. Mas, isto são pequenos pormenores, porque o exame no fundo, bem lá no fundo, é canja-laranja.

      Eliminar
    6. Tirem-me este anónimo daqui antes que eu me passe...

      Eliminar
    7. A sério que ainda existem pessoas com esta mentalidade?! Não é possível!
      Ponto 1: Saiba que TOC (agora CC) e ROC são coisas absolutamente distintas, mas perfeitamente interligadas. Não existe a superioridade de que fala! Até porque as condições de acesso à OCC e à OROC são praticamente as mesma, só diferindo no sentido que no exame para acesso à OCC não existe nenhum curso obrigatório.
      Ponto 2: Qualquer TOC pode chegar a ROC e se não o fazem é simplesmente porque não interessa. (Todas as empresas têm que ter um TOC, mas só algumas têm de ter ROC agora pense!)
      Atenção não estou a querer com isto "provoca-lo" anónimo das 16:42.

      Eliminar
    8. Ena Anónimo, que boa dose de simpatia... Se nasceu abençoado com um QI acima dos 160, bom para si, mas sabe que - ao contrário do que fica bem dizer - não nascemos todos iguais nem somos todos iguais. Nem em capacidades, nem em gostos. E ainda bem, Deus me livre de querer ser ROC ou TOC, mas é preciso haver quem seja!
      Mas se o Anónimo é feliz em ser CEO (deve ser isso, não é?), óptimo, espero que gira uma empresa óptima, que aumente as exportações e dê emprego a muito e bom português! Bjs
      PS- Gata, giras respostas :) secalhar sou enviesada, mas das histórias que tenho ouvido tenho muito mais medo de, quando quiser, não conseguir engravidar, do que de ter de adaptar logísticas cedo demais. Mas secalhar tenho ouvido muitas desgraças, espero que não seja o caso!

      Eliminar
    9. Ao ler o comentário do anonimo das 16:42 só dá para dizer, não sabe nada de nada sobre contabilidade! Quantos mil vão mesmo ao exame de TOC? E quantas nem dezenas passam?
      Contabilidade tem muito que se lhe diga sim! Mas o exame ao OTOC, esse então !

      Eliminar
    10. Essa lógica de "milhares tentam e apenas poucos conseguem" não prova nada. A maioria da população universitária de hoje tem grandes deficiências a nível cognitivo e intelectual. Durante o meu percurso universitário tive dezenas de colegas que chumbaram a cadeiras, que mesmo chumbaram de ano e tal era perfeitamente merecido. Ou porque não ligavam nada aos estudos, ou porque até ligavam, mas eram burros. É assim tão descabido admitir que há pessoas inteligentes, há pessoas burras e há pessoas "médias"? É a realidade, desculpem se ainda acreditavam no pai Natal.

      E, sim, eu fiz o curso de Direito de 5 anos + um Mestrado de 2 + estágio da OA de 3 e sempre passei em tudo à primeira, ao contrário de muitos desses meus colegas que se arrastaram (e ainda se arrastam) para passar qualquer uma das etapas. E, apesar de ser um curso com fama de difícil, sempre o fiz sem problemas (eu e vários outros colegas meus). No exame da OA que fiz chumbaram para aí 60% das pessoas e o exame era facílimo, no dia do exame ouvi colegas a comentarem coisas nos corredores de bradar aos céus! Ao ponto de me perguntar como é que sequer tinham terminado a licenciatura e estavam ali. Por isso, lá porque a generalidade das pessoas é burra e acha um grande feito passar por pequenas etapas que são normais no percurso académico e profissional de qualquer pessoa minimamente capaz, não quer dizer que nos tenhamos de nivelar por baixo e achar o mesmo. Via colegas meus a "atingir" esses mesmos feitos - mesmo que demorando muito mais tempo e com notas tangentes - a publicar no Facebook e vangloriarem-se deles como se fosse uma coisa fantástica... e eu só me rio porque ter passado pelo mesmo e de uma forma muito melhor sucedida é algo que encaro apenas como normal e expectável face às capacidade que sei que tenho e aos objectivos que tenho para mim.

      Eliminar
    11. Segurem-me que "bou-me" a ele. Ai "bou", "bou"!!

      A sua pessoa deve ser aquele típico betinho armado ao cagalhão, não?

      Já pensou naquelas pessoas que até são buééé inteligentes, sabem a matéria na ponta da língua, mas que na hora H com os nervos bloqueiam?! Ou seja, há pessoas inteligentes, há pessoas burras, há pessoas "médias" e há pessoas inteligentes-com-tendência-a-bloquear-com-os-nervos. Se formos a ver bem, ainda há mais outros tipos de pessoas. E, então? Qual é o seu problema? O que é que isso tem a ver com pessoas que escolhem ser TOC, médicos, professores?! Alguém é mais que alguém?!

      Eliminar
    12. Das pessoas inteligentes que conheço, não conheço nenhuma que "bloqueie com os nervos". Essa é outra frase genial que passei a Universidade toda a ouvir de colegas, que "bloquearam". Acho que quem estudou, ou quem até pode não ter estudado muito, mas é inteligente ou "esperto" (no sentido de se saber desenrascar, saber juntar as ideias do que estudou aqui e ali e conseguir concluir algo acertado sobre o que não estudou) e tem confiança em quem é e nas suas capacidades, não "bloqueia". Repito, essa é uma figura que desconheço totalmente e que nunca ouvi as pessoas a quem reconheço mérito referirem. E, não, não sou nada betinha :) mas os meus colegas betinhos até que não se safavam mal, no geral eram mais inteligentes (ou "espertos") e empenhados que os "serranos".

      O que tem a ver - lá está, há pessoas a quem se tem de explicar tudo - é o achar-se como um grande feito atingirem-se "conquistas" que estão ao alcance de um qualquer ser humano mediano e que, mesmo as "conquistas" que exigem um pouco mais de nós (e, aí sim, há uma graduação de dificuldade face ao que é exigido para se ser TOC, ou o que é exigido para se ser médico ou advogado), quando nos sentimos orgulhosos delas e as pomos num pedestal, revelam o pouco valor que, no fundo, essas pessoas têem, por acharem que foi algo de importante ou marcante terem chegado lá.

      Eliminar
    13. Para o anónimo de "elevadíssimo" intelecto das 17:44: não se diz "melhor sucedida" mas sim "mais bem sucedida"... um conselho, quando quiser gabar-se da sua "genialidade", pelo menos confira se está a escrever correctamente. Ah é verdade, não precisa, visto que é "extremamente inteligente"...

      Eliminar
    14. O anónimo das 17:44 é um marrãozinho, estou mesmo a ver, Diga-me que tirou um curso onde é preciso puxar pelos neurónios (e não pela memória) e aí falamos.

      Eliminar
    15. Têem??????!!!!! Ai aí, mais um erro de palmatória, anónima das 17:44...

      Eliminar
    16. Não é nada de especial?Deve ser mesmo uma besta que não sabe o que é preciso saber e estudar para se conseguir ser TOC

      Eliminar
    17. Só tenho a dizer isto " A anónima Sr. Dr Advogada além de ser muito inteligente é uma grande besta!"

      Eliminar
    18. Opa, ñ fui eu q comentei, mas tenho de dar razão ao anónimo! Então quem se sai bem académica e profissionalmente é porque é betinho ou Marcão? E quem se sai mal é pq as coisas eram difíceis ou pq estava nervoso? Pois eu th tirei o curso de direito com 14 na FDUC e nunca estudei mt! Ia às aulas, estudava o básico, mas sp tive boa memória e capacidade de raciocínio e calma em situações em que era posta à prova. Mesmo antes da Universidade sempre tive boas notas com pouco estudo. É, sim, considero-me inteligente e conheço mta gente q tb o é e mts outros q, pelo contrário, n o são! E para quem diz ali q o curso de direito é só decorar: LOL. Deve ser daqueles q dizem "então mas vocês têm tudo nos códigos!" Se calhar, para se licenciar com um 10, bastará decorar...

      Bruna, já agora, se és contabilista, pq a tua empresa não aproveitou essa mais-valia e te pôs nessa posição? Assim está a empregar 2 contabilistas para ter um a fazer cobranças...

      Eliminar
    19. Anónimo que diz que nunca ninguém inteligente bloqueia com os nervos:
      Ora a minha média de secundário foi de 19, a média de licenciatura foi 17.5 e a minha média de mestrado foi de 18.5 e sabe uma coisa? Eu já bloqueei num exame e fiquei de tal forma em pânico que simplesmente não consegui fazer mais nada. E eu sabia tudo. Antes do exame estive a explicar a matéria a algumas pessoas... e quando cheguei lá dentro varreu-se tudo. Bloqueei, entrei em pânico e não passei. Não tive zero mas pouco mais. E o meu professor dessa cadeira veio-me perguntar o que raio se tinha passado comigo...

      Eu fiz todas as cadeiras à primeira menos uma: essa. Tive de repetir o exame.

      E pode saber muita coisa mas houve uma lição fundamental que lhe escapou: a melhor parte da inteligência e sabedoria é a humildade.
      Sabe aqueles professores catedráticos que se gabam em todo o sitio porque não são reconhecidos por ninguém? É esse tipo de pessoas que faz lembrar. Nunca vi ninguém realmente bom a sentir necessidade de rebaixar os outros ou de se exaltar tanto para se fazer notar.
      E pode até ser muito inteligente mas nunca fará mal a ninguém reconhecer nos outros competências e aptidões, assim como reconhecer as nossas falhas, pois ninguém é bom em tudo e nós só estamos num percurso de melhoria e desenvolvimento se formos capazes de reconhecer isso.

      Sabe o que é que ler os seus comentários para a Gata me fez sentir? Vergonha alheia.

      Eliminar
    20. Para o anónimo inteligente:

      Na sua lógica da batata.... se o TOC é o parente pobre do ROC, o advogado é o parente pobre do Procurador/Juiz....... AGORA PENSE!!!

      Eliminar
    21. Não, nada disso. "Betinho-armado-ao-cagalhão" é quem tem a postura que este anónimo teve. Quem é bem sucedido profissionalmente ou seja no que for, não precisa vangloriar-se, nem acenar o canudo, MUITO MENOS, menosprezar qualquer outra profissão. São todas importantes em cada uma das áreas que se inserem e isso nem se discute.
      Além disso, parece que este anónimo não é betinho, é só armado ao cagalhão. Mas para uma pessoa que se diz tão inteligente e que o exame da OTOC é para meninos, parece-me a mim que não devia dar erros de escrita. Mas, afinal, tal como as outras pessoas, também dá erros.

      Anónimo 19:44, se calhar porque a empresa já tinha contabilista. Se calhar, porque estavam a pedir alguém para a gestão de crédito e não para a contabilidade. Se calhar. E se me permite corrigi-lo, está a empregar 4 contabilistas (se é que não me escapa mais ninguém). Por último, limite-se a defender o seu colega armado ao cagalhão e evite tecer comentários sobre o que não conhece e o que não é da sua conta.

      Eliminar
    22. Realmente o comentário de certas pessoas só prova o que eu já há muito calculava. Podem andar nas melhores universidades, serem (supostamente) os mais inteligentes, mas há coisas que só mesmo em casa se aprende. Valores como humildade, valorização e respeito pelos outros. Vocês não são mais do que ninguém, aliás, assim só mostram que são menos.

      Eliminar
    23. Anónimo 20:24, dá cá beijinho!! Muah, muah, muuaaahhh! =D

      Eliminar
    24. Eu ia responder ao anónimo armado em inteligente, mas penso que o anónimo das 20:24 já disse tudo e aliás algo muito importante que com certeza falta a essa criatura que pensa que é mais do que os outros e que as pessoas com boas ou não tão boas notas fica contente por conseguir concluir o que quer que seja.
      Devia ter vergonha de colocar as outras pessoas a baixo para sentir-se o maior. Pode ter sido um excelente aluno, mas assim nunca será uma excelente pessoa e isso no mundo do trabalho também conta e muito

      Eliminar
    25. E estava eu aqui toda contente por ir dar dois beijinhos ao bastonário daqui a uns dias!! (Des)esperei um mês pelo resultado do exame, chorei quando li o tão desejado "aprovado" (à primeira graças a .. mim que Deus não estudou), vi muitos colegas reprovarem e alguns pela quarta e quinta vez e só eu sei o orgulho que senti por esta conquista. Não admito que essa ressabiada venha desvalorizar algo tão importante para algumas pessoas, eu incluída!
      Desculpe lá o desabafo cara colega Gata, mas fiz o exame no mês passado e as emoções ainda estão muito descontroladas!

      Eliminar
    26. Esqueci-me só de dizer que tenho muito orgulho em ser Contabilista Certificada, preferia ser TOC mas resolveram mudar o nome no mês em que fiz o exame. Bolas pá

      Eliminar
    27. Estes anónimos enervam qq um. Mas se como diz q é tão inteligente porque não procurou um curso realmente impactante como medicina ou até ciências farmacêuticas ou uma engenharia civil. Não que ache que sejam profissões mais dignas ou importantes, mas a julgar pelas médias de entrada na faculdade e julgando o que o anónimo betinho diz são bem mais importantes q direito. Ou realmente se queria direito teria de ser para a Magistratura ( como já alguém referiu), o parente rico do advogado!!! Enfim, mentes captas.
      (Sou licenciada em Bioquímica e Mestre em Medicina e Oncologia Molecular , cursos fáceis portanto, excepto para mim que tive de realmente me esforçar para conseguir chegar onde queria!!!)

      Eliminar
    28. PARAAAABÉÉÉNSSS!! :D :D
      Esperar pela nota é mesmo de desesperar...! Bem sei qual o sentimento que tiveste quando viste o aprovado, não dá para explicar mesmo (mais de metade reprova, mas não é porque o exame é difícil e exigente, é porque são todos uma cambada de burros e gostam de gastar 200€ por cada exame, ah! ah! ah!).

      Estás desculpada! :D Mas esquece lá a ressabiada-armada-ao-cagalhão. Acha-se muito por saber de leis, mas queria vê-la a saber de leis, contabilidade, matemática e gestão! AH AH AH AH AH (também tenho direito ao meu momento de arrogância :D)

      Quanto à alteração...só "inbbbbbentam"!!

      Beijinhos *

      Eliminar
    29. Anónimo advogado e super inteligente, porque não vai para juíz? Já chumbou muitas vezes no exame para o cej? :)

      Eliminar
    30. Ai a sério. Sou Engenheira e estou inscrita na OE, também estudei que me matei para entrar, passei a tudo à primeira, não com notas brilhantes, mas notas que demonstraram o meu empenho e esforço. E não é por ter tirado uma licenciatura e um mestrado em Engenharia que sou mais que quem quer que seja. Aliás tive cadeiras de contabilidade, como tive jurídicas e as de contabilidade deram-me bem mais trabalho.
      Por isso, para concluir como estou naquele grupo dos intocáveis (vulgo doutores e engenheiros) nunca mais ponho os pés aqui no barraco, que isto não está à minha altura.
      Aquele beijinho aqui da engenheira

      Eliminar
    31. Bem, no seguimento lógico do primeiro comentário da Sra advogada (vamos reservar o doutor para quem tem doutoramento), poderemos dizer que os advogados são os parentes pobres da magistratura.

      A título de curiosidade, eu sou mestre em Medicina, fiz o internato e a especialização. O que me faz feliz? Dar aulas. Não é o exercício da medicina que me faz feliz, mas sim o poder lecionar. Quão limitada sou? Por favor, Sra advogada! A felicidade não é vivida de forma semelhante por todos. E ainda bem! Quem coze o seu pão, quem o atende no supermercado, quem varre a rua, são pessoas tão necessárias à sociedade quanto a senhora.

      BSoares

      Eliminar
    32. Aserio que ainda há quem pense assim?

      O melhor de tudo é coordenar a vida em todos os aspectos, vida profissional, amorosa, família, amigos, isso sim é saber ser inteligente e não ser o melhor ROC!

      Ps: Sou finalista em Contabilidade e administração e também tenho como objectivo ser TOC, com muito orgulho!!

      Visto ser tão inteligente deve saber que atualmente existe a OCC e não a OTOC

      Eliminar
    33. Maria Francisca12 novembro, 2015

      Querido anónimo advogado, tu deves ser um cromo, daqueles que ninguém gosta, nem os pais. Não deves ter amigos e muito menos gajas na tua cama. E como és assim, tens que te vangloriar com a tua inteligência..
      Tenham pena e deixem no continuar.

      Eliminar
    34. Olha Gata, nunca tinha visto as coisas desta perspectiva, mas não volto cá mais. Estou a estudar arquitectura - 5 anos! - e hoje vi que não tens nível para as minhas visitas.
      Adeus ;)

      Eliminar
    35. Anónimo das 20:24, obrigada por me fazer acreditar que ainda há pessoas normais.
      "E pode saber muita coisa mas houve uma lição fundamental que lhe escapou: a melhor parte da inteligência e sabedoria é a humildade. "
      Claramente que falta humildade a muito boa gente. Estou a tirar fazer medicina, já fiz licenciatura e mestrado, e não sou melhor nem pior que ninguém. Ainda bem que há pessoas que gostam de ser, por exemplo, professores, algo que eu não conseguiria.
      Mentes pequenas estas, sra advogada, esperemos pelo doutoramento para lhe podermos atribuir esse titulo.

      Eliminar
    36. Sou psicóloga e, portanto, tenho acesso e aplico testes de QI, testes de personalidade, entre outros... Todos nós sabemos que as notas não refletem a nossa inteligência, não nos dão o nosso QI, como exemplo disto, temos o caso do Einstein: péssimos resultados escolares mas um QI superior a muita gente, i.e., era "sobredotado". O facto da sua (Sr. Dr. Anónimo) licenciatura, mestrado e afins, finalizados com distinção, não significa que tenha um QI superior a ninguém. Logo, não deve olhar para os outros, com notas inferiores às suas, como se fosse o Deus da Inteligência Rara. Cada um tem as notas que tem, pois estas são influenciadas por diversas variáveis (e.g., concentração, nervos, estudo, a qualidade das aulas, a "opinião" do professor em relação ao aluno, ...), logo, as suas "excelentíssimas" notas poderão ter sido influenciadas (quem sabe) pelos seu "afagos" aos professores ou algumas alineas "c"... Não desvalorize os outros pelas suas ambições, metas e objetivos de vida, um TOC é tão grande como qualquer uma das suas conquistas. Tanto se precisa de um advogado, como se precisa de uma empregada de limpeza, por isso guarde para si a sua altivez porque não é mais do que ninguém aqui, nem em lado nenhum.
      No mundo do trabalho, se me apresentar um curriculum no qual a sua nota de final de curso for 18 e a média do curso (no geral) for igualmente 18, não passa de um aluno mediano. Volto a frisar, as notas não refletem a inteligência. Assim, quando um curriculum é avaliado existem muitos outros parâmetros mais importantes do que as notas com as quais acabaram o curso, de facto quase não têm importância. Algo mais importante que as notas é sim a personalidade da pessoa, a sua essência, a forma como se relaciona com os outros.
      Para além disso, denoto também que a sua atitude demonstra que está demasiado agarrado às suas conquistas académicas e profissionais (talvez, mas duvido), no entanto a nível social e pessoal talvez não tenha conseguido nada do que planeou, daí a sua frustração. Tem a necessidade de se mostrar superior aos outros de modo a esconder o seu "fracasso" na vida real. Volto a repetir, não se julgue mais que os outros e a sua presunção deve ser repensada. Talvez se mudar a sua atitude consiga ver o mundo com outros olhos, consiga ser mais feliz consigo mesmo e talvez alcançar na vida o que realmente quer.
      Sr. Dr. Anónimo, doutores há muitos, pessoas integras e com dignidade há poucas. Por isso um canudo não diz nada sobre uma pessoa.
      Cumprimentos.

      Eliminar
    37. Anónima advogada inteligente, o seu cérebro é o maior! O seu coração é que parece ser pequenino, pequenininho...
      Ainda bem que lá no seu curso não havia nenhuma disciplina que avaliasse o carácter. Talvez para passar a essa precisasse de se esforçar bastante e ainda assim... chumbar...

      Eliminar
    38. Também sou licenciada é mestre em direito (num reprovei também minha amiga, esteja descansada) e só tenho isto a dizer: se a Sra acha que é melhor que alguém é porque este curso não lhe ensinou nada. mas os bons alunos fazem-se na faculdade, já os bons profissionais... Tenho a certeza que o seu futuro será risonho, como um daqueles advogados sem escrúpulos que usam a profissão para poderem tratar mal as pessoas. va namorar, ler um livro, passear, ESTUDAR se quiser ser super hiper melhor que os outros mas cale-se que deve saber tanto de contabilidade como a minha avó e ainda menospreza as conquistas alheias.

      Eliminar
    39. Ainda bem que o meu avô era agricultor, sim era agricultor, tratava das vacas, dos porcos e veja só ia para o campo espalhar estrume mas depois, nas horas vagas era o melhor explicador de matemática que eu podia ter tido.
      Enerva-me que ainda hajam pessoínhas destas.

      Eliminar
    40. Anónimos das 20:24 e 22:36, não diria melhor!! Adorei =)
      Gata, keep going! =)

      Eliminar
    41. O anõnimo Exmo digníssimo advogado com a mania que sabe tudo, deve ser um frustrado/a que vive numa casa cheia de gatos. (Não sei quem atira gente assim com tanta falta de humildade)

      Eliminar
    42. Presunção e água benta, cada um toma a que quer. (Parece-me é que o anónimo exagerou nas doses).

      Eliminar

    43. A pergunta que impera é saber o que faz este ser superior num blog de uma "pessoa inferior"? Ou será que no meio onde se move é tão insignificante que sente necessidade de se deslocar para aquilo que pensa ser inferior na expectativa de alimentar esse Ego?? É melhor procurar outro local, pois acaba de levar “uma sova”! (Sou jurista, licenciada, pós-graduada, especializada, pretendo tirar um mestrado em breve, estudei enquanto trabalhava, nunca chumbei, no entanto, nunca tirei as melhores notas, e ainda assim, sinto-me orgulhosa do meu percurso… perdoe-me!?!)
      Só um conselho de um ser inferior: aprenda a SER, essa soberba não lhe faz bem, seria muito mais feliz se tirasse o salto alto e sentisse o pé no chão (ainda que lhe deseje que nesse momento pise mil cacos de vidro (assim ao jeito de Justiça Divina)!

      Eliminar
    44. Raquel Pereira concordo consigo, esses dois comentários tiraram-me as palavras da boca! Sou licenciada em engenharia e estou a exercer, no entanto, quando terminei o curso há 8 anos, consegui trabalho numa cadeia de supermercados e trabalhei lá 4 meses, enquanto não arranjei na minha área. Tive colegas de curso que me perguntaram como é que eu era capaz de trabalhar num supermercado, sendo engenheira... se não tinha vergonha... é óbvio que nunca tive vergonha (porque haveria de ter???!!!) e enquanto trabalhei lá fui o mais profissional possível. Hoje, alguns desses meus colegas, nem a trabalhar na área estão (ou a trabalhar sequer)... Mais do que a inteligência, a humildade e o empenho para mim são as principais qualidades para se singrar a nível profissional e pessoal :).

      Eliminar
    45. Esta anónima advogada dever ser uma frustrada porque ou está a trabalhar e a ganhar uma miséria ou então nem a trabalhar está... faça-nos um favor e emigre!

      Eliminar
    46. Adoro esta psicóloga que deve estar num daqueles centros de formação profissional de 5a categoria, a fazer testes vocacionais tirados da net e a concluir que os alunos devem ir para o agrupamento A ou B (quando essa já era a sua intenção desde o início) :D mais uma que justifica o falhanço dos outros com "nervos", "opinião dos professores", "concentração" e justifica o sucesso dos outros com "afagar os professores" e "factor c" (lindas coisas para uma mulher afirmar sobre outra, não? por isso é que ainda faz sentido falar hoje em feminismo...). Tenho "N" amigos com um perfil semelhante ao meu e que são bem sucedidos e nós não éramos necessariamente os melhores da turma. Sempre tivémos boas notas com facilidade (ao longo de TODO o percurso escolar... que, convenhamos, são quase 20 anos de ensino ao todo... é um bocadinho difícil catalogar alguém que demonstra sucesso ao longo de um tão grande período de tempo, passando por diferentes etapas, escolas, professores, disciplinas, testes, como sendo um sucesso "aleatório" e "subjectivo"... não, é mérito mesmo!), encarámos todo esse percurso com normalidade, sem stresses, sempre fomos fazendo outras coisas ao mesmo tempo (viagens, cursos de Verão, estágios, Erasmus, trabalhos temporários, projectos pessoais) e isso enriqueceu o nosso CV e, apesar da crise e de trabalharmos em áreas saturadas, nunca estivemos desempregados e sempre trabalhámos na nossa área, em sítios relevantes.

      Não fui eu que comentei, mas percebo a ideia que o primeiro Anónimo está a transmitir, no sentido de o passarmos estas diferentes etapas é algo normal (do tipo, porque é que acabar a primária não é visto como uma grande conquista e é um acto normal, mas acabar a universidade ou fazer um exame de acesso a uma Ordem profissional já o é? ambas são etapas com esforços adequados à idade e fase da vida em que nos encontramos no momento e ao nosso estado de desenvolvimento na altura). Eu também nunca vi como um grande feito o ter feito uma série de coisas na vida (por exemplo, o ter sido aceite para trabalhar numa organização internacional à qual concorreram 500 e tal portugueses e só 20 foram aceites), mas já vi imensa gente à minha volta a vangloriar-se desses "feitos" e a publicitá-los aos 7 ventos. Eu, pessoalmente, se me proponho a fazer algo e como tenho auto-estima e confiança nas minahs capacidades, não imagino outro cenário se não o sair-me bem nisso e conseguir aquilo a que me propus. Por isso, quando o consigo efectivamente, é apenas a confirmação do que já sabia que ia acontecer. Não coloco o falhanço, o chumbar, o não conseguir, sequer como opção. E sei que sou capaz disso e de muito mais, por isso não me "contento" com "pequenas vitórias", achando que atingi algo por ter terminado uma licenciatura, ou um Mestrado, ou ter conseguido ficar num determinado emprego. Considero que isso é o mínimo a que me proponho a atingir e também me faz confusão que haja quem faz grandes festas e se congratule imenso quando consegue o mesmo.

      Eliminar
    47. Adoro a parte do "não fui eu que comentei". É música para os meus ouvidos! ;)

      Apetecia-me dizer-lhe mil e uma coisa, mas é sexta-feira, espera-me um bom fim-de-semana e não me apetece enervar-me com gente armada ao cagalhão. Limito-me a perguntar... Ainda não ganhou vergonha?!

      E fique sabendo que acabar a primária também é uma grande conquista, SIM. TODAS as etapas ultrapassadas com sucesso são grandes conquistas, SIM. Mesmo que você ache que não passa de uma obrigação ter capacidade de o atingir.
      O anónimo metido a besta não está a querer passar ideia nenhuma. Está a desvalorizar o percurso, escolhas e conquistas dos outros.

      Mas tenho uma duvida que me atormenta... Como é que alguém com um QI acima da média (cof cof cof), que não coloca o falhanço, o não conseguir e o chumbar como opção, continua a ser SÓ MAIS UM advogadozeco, como é que se diz mesmo?, o parente pobre do juiz? Ele há coisas.

      Eliminar
    48. Só falam nas notas que tiveram, que são licenciadas/os bla, bla, bla, bla, concordo que é um esforço para alguns e alegria em atingirem esses mesmos objetivos, acho mto bem que se sintam orgulhosos do percurso, ninguém deve desvalorizar o que cada um escolheu.
      Mas aí para esses anónimos suprassumos da batata ou betinho-armado-ao-cagalhão como lhe chamou a gata e muito bem, eu gostava era de ver essas pessoas no ativo, a trabalhar mesmo, se calhar as notas já n valem assim tanto.

      Eliminar
    49. Lol eu não sei, que não sou advogada, mas só te fica mal usares expressões como "gente armada ao cagalhão". E eu não concordo que "TODAS as etapas ultrapassadas com sucesso são grandes conquistas", muito menos quando essas etapas dizem respeito a momentos académicos/profissionais. Posso considerar como "conquistas" certos momentos da vida pessoal de uma pessoa, do tipo, alguém que era incrivelmente ciumento e que via que isso estava a prejudicar a sua vida e a sua relação com o seu parceiro, conseguir superar isso e tornar-se muito melhor. Ou alguém que é muito stressado e preocupado com tudo, conseguir acalmar isso e tornar-se numa pessoa mais relaxada e despreocupada. Agora, passar ao exame X ou fazer a cadeira Y, acho um bocado ridículo alguém orgulhar-se disso, mas, lá está, se clahar é porque tenho bastante confiança em mim, nas minhas capacidades e naquilo que sei que posso alcançar, por isso vejo-o como apenas uma obrigação que não merece grande elogio. E não é por a maioria das pessoas achar difícil essas coisas e achar que até o acabar a primária é uma grande conquista (lol) que eu vou nivelar por baixo e sentir que são grandes feitos.

      Eliminar
    50. Tens a certeza que queres falar sobre o que fica mal? É melhor não, já levaste muita porradinha. E sabes que mais? Antes sincera e dizer o que me vai na alma (e o que eu acho de pessoazinhas como a que mostras ser é isso, "gente armada ao cagalhão", e acredita que estou a ser amiga) do que ser uma pessoa desprezível, presunçosa e ridícula.

      Mas já percebi a origem deste forrobódó todo, que foi o facto de orgulhar-me de ter passado no exame da OTOC. É que só um totó que se limita ao seu mundinho das leis, compara um exame de matemática financeira, matemática aplicada, contabilidade de gestão, etc, etc (imagino que não saiba do que falo e que nem lhe passa pela cabeça que é possível fazer contas com números e letras) com o exame da OTOC!! AH! AH! AH! AH!

      Mas vá, não se nivele por baixo e deixe de ser o parente pobre do juiz.

      Eliminar
    51. Alguém que se diz tão inteligente e tão segura de si não assume a sua posição? Anónimo das 10:26, dá para ver perfeitamente que é a advogadazeca que gerou esta confusão. A escrita não engana nem as expressões. Tenha vergonha e cala-se.

      Eliminar
    52. Opa, já disse que não tenho nada a ver com leis ou juizes! E aquilo que disse hoje e repeti, sou eu a ser "sincera e dizer o que me vai na alma", ou isso do ser sincera só vale quando as pessoas concordam contigo? Eu percebo a posição de quem comentou, se disso faz de mim uma "pessoa desprezível, presunçosa e ridícula", tudo bem, é-me indiferente que o aches. Eu também te posso achar uma fraca, falhada e pouco ambiciosa, por achares que coisas simples e normais no percurso académico e profissional de uma pessoa são motivo de orgulho. E por outras coisas que escreveste atrás, de desculpar o falhanço dos outros com nervos, cunhas, falta de concentração, etc.

      Não sei nada sobre esse exame da OTOC, sei sobre o que foi abordado na licenciatura que tirei, no Mestrado, na pós-graduação e o que precisei de saber/estudar para aceder aos 4 empregos que já tive (2 no estrangeiro, cujo recrutamento implica várias fases, testes, entrevistas, etc). E sei que muita gente fez as mesmas coisas que eu, outros ficaram para trás, muitos se queixam de como é difícil, ou ficam extremamente orgulhosos de passar uma etapa e eu acho isso simplesmente normal. E, reitero, para mim, ficar orgulhosa desses feitos é nivelar por baixo.

      Eliminar
    53. O "não fui que comentei" faz-me lembrar o "eu não estou aqui" ahahahahahahah

      Eliminar
    54. Tive um professor de Direito Comercial que na altura em que me deu aulas estava a fazer Doutoramento em turismo (parente nem rico nem pobre da Gestão). Coitadinho, quando teve uma cadeira chamada Estatística ia entrando em depressão. É uma pessoa influente no Algarve e tem como clientes grandes bancos, grandes empresas viradas para o turismo. A fraqueza dele eram as contas. Ainda mais as que levavam letras. Continua a ser um grande profissional e óptima pessoa.

      Ah, essa história dos 500 candidatos. Eu também concorri a um lugar numa multinacional enorme e concorreram mais de 500 a um lugar. Fui eu quem conquistou esse lugar. Não eram 20 lugares. Bolas e não sou melhor que você, que a Gata, que a senhora que me atende na charcutaria do hipermercado.
      Controle o ego.

      Eliminar
    55. Ainda gostava de perceber o que este anónimo acha de feitos especiais/grandes conquistas... Parece-me que esta pessoa vive infeliz e deprimida com a vida porque tudo para é "normal, faz parte da vida".... tenho pena de pessoas assim, não soboreiam um momento de puro prazer de viver, querem tanto que não têm nada!

      Eliminar
    56. Quase que estou com pena da pobre e anónima CEO...

      Já que é para vangloriar, vamos lá: Eu entrei numa das empresas mais cobiçadas a nível mundial, com um processo de selecção mais exigente que o de Harvard - " 201,000 candidates applied for the firm in 2012 and only 2,200 of them received an offer: a 1.1% success rate". Isto inlcui passar por um dos testes numéricos mais dificeis que existem, e quatro rondas de entrevistas com sócios da empresa. Se fiquei orgulhosa? Claro! Ainda fico. Mas também fiquei orgulhosa quando acabei a meia-maratona e foi um dos exemplos que dei como biggest achievement nas entrevistas. No entanto, acabei-a em 2h20, e olhe que há quem a corra em 1h... Bolas, só fiz uma coisa básica - mas acha que isso me tira a alegria?

      Vou ser mãe para o ano. Quando o meu filho ou filha acabar a primária (ou até a creche! ou começar a falar!), acha que eu vou dizer "Não fizeste mais que a tua obrigação"? Não é por ser uma coisa estatisticamente fácil e atingível que perde relevência e deve deixar de ser motivo de orgulho. O esforço investido, a superação, a aprendizagem - qualquer um deles pode e deve ser medida de orgulho para quem por ele passa. EU não sei o que é preciso para ser ROC. Provavelmente é mais "fácil" do que entrar na McKinsey. Mas seja pelo meu interesse nulo no tema, seja pela minha falta de vontade de atingir esse objectivo, nunca passei o exame. Faz de mim pior que a Gata? Sim, em certificados de contabilidade faz! Portanto - parabéns Gata, és uma croma :)
      E depois, como disse: Não podemos ser todos consultores, doutores ou advogados. Ainda bem que há diversidade em cada área e pessoas que investem, com orgulho, em diferentes aprendizagens. Tenha orgulho na sua e deixe os outros fazerem o seu trabalho - e olhe que mais vale terem orgulho nele.

      Eliminar
    57. O que este ser deve pensar e/ou dizer à pessoa que lhe limpa o wc/sanitinha!! Sim porque é serviço que deve pagar para lhe fazerem! Olhe mas tenho uma coisa para lhe dizer: vai morrer como os outros, é que nem o cursinho nem o dinheirinho nos salva!

      Eliminar
    58. Eu só digo isto: antes BURRA (Sim aos olhos dessa/e anonima/o devo ser BURRA, porque só tenho o 12º ano e depois disso um curso técnico profissional) do que MUITO inteligente e ser como ela/e.

      Que Deus me conserve sempre a Humildade que a si lhe falta!.......

      Eliminar
    59. Acho, sinceramente, que a Srª. Advogada não teve foi amor nenhum enquanto criança. (Digo isto sem qualquer maldade) Sendo tudo obrigações, - o passar a primária, se licenciar, tirar um mestrado, etc - não podemos de nos deixar sentir mais ou menos felizes por isso. A minha mãe sempre me disse que tirar boas notas era a minha obrigação, o que era, mas não era por isso que ela deixava de ficar feliz por mim. Há que ter humildade e saber não rebaixar os outros, porque se há coisa que é verdade, é que ninguém mas ninguém é melhor de que A, B ou C. Diz-se muito confiante, sem qualquer problema de auto-estima. Desde já, lhe dou os meus parabéns por tal facto, mas penso que teve uma educação em que sempre lhe foi exigido ser a melhor de todos (não que tal educação seja má) e que nunca lhe foi aceite o "falhanço",l ou o simples facto de não ter conseguido fazer algo à primeira e da melhor forma. Foi sempre quase que coagida a ser a melhor, nunca aproveitando a vida nos momentos certos. Acho, do fundo do coração, que o seu problema é/foi a falta de amor e carinho.

      Eliminar
    60. Calma, aqui a psicóloga "de 5º categoria" dá formações (€€€/h), dá conferências a nível internacional, entre outras muitas coisas. Mas mais uma vez provou que precisa de rebaixar os outros para se sentir bem consigo (falta de auto-estima e confiança). Não justifiquei os falhanços com “nervos”, “opiniões”, etc., apenas afirmei que realmente há casos onde tal acontece. E não justifiquei o sucesso dos outros com “afagar os professores” e alínea “c”, justifiquei o sucesso de alguns (o que poderá ser o seu caso ou não). “Lindas coisas para uma mulher afirmar sobre outra, não?”, pergunto-me que raio de hipocrisia é essa… Esteve o tempo todo a inferiorizar outras mulheres aqui e ainda me vem falar de feminismo? Tenha dois palmos de testa, acha-se super inteligente, mas não passa de uma pessoa com uma necessidade extrema de se auto-vanglorizar. Uma coisa que o seu CV não diz é que tipo de pessoa realmente e pelos vistos tem muito ainda que aprender. Tome outra atitude em relação às outras pessoas, respeite-as se quer ser respeitada e seja uma Mulher para falar de feminismo.

      Eliminar
    61. eh pah! nao li nem metade, mas sobre o anonimo inicial so tenho a dizer: Os caes lambem os tomates porque nao os conseguem lavar, voce ta farto de lamber os seus pq? Ninguem lhe os lava? (oh gata desculpa lá o termo, mas que gentinha esta....)

      Eliminar
    62. Porra! Agr vi que é uma gaja! é pah! entao é mesmo falta de sexo! (desculpa la de novo gata!)

      Eliminar
    63. Vá gata, tens toda a razão do mundo, não digo o contrário mas também não é preciso ofender os advogados que não somos todos iguais! Ahaha
      E ser advogado ou juiz não tem nada a ver, há muitos advogados que o são por não conseguirem mais nada mas há muitos que não se veem a fazer mais nada, apesar de sermos muitos, há quem adore a profissão :)

      Eliminar
    64. "No mundo do trabalho, se me apresentar um curriculum no qual a sua nota de final de curso for 18 e a média do curso (no geral) for igualmente 18, não passa de um aluno mediano." ??? também não concordo com a maneira que o anonimo falou, mas vamos lá ter um bocadinho de calma. Um aluno com média de 18 é, de facto, um bom aluno, independentemente de todos os factores que referiu, pois é impossível em todas as cadeiras haver "afagos aos professores e alíneas c"! um beijinho gata :)

      Eliminar
  2. Porque não foste a NYC na lua-de-mel, em vez da Grécia? Tinha-te ficado ao mesmo preço se organizasses por ti (assumo que foste num daqueles pacotes das agências). No ano passado visitei Boston, NYC, Filadélfia e Washington, durante 2 semanas, por 1500€ no total (já incluo aqui voos, viagens entre cidades, alojamento, entradas em sítios, comida, souvenirs, etc), tudo marcado por mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim sim, já conhecemos a história. Acho que nem toda a gente tem (nem tem de ter) o à vontade e paciência para tratar dessas coisas. Além disso, para mim lua de mel tinha de ser uma coisa mais relaxada, sem me preocupar em cozinhar ou lavar a roupa! Eu já fui a NY, adorei, era das viagens que mais queria fazer, mas para mim não é de lua de mel. Para mim é tipo Maldivas, estar de papo para o ar sem fazer nada e sem preocupações! (Para mim!)

      Eliminar
    2. Anónimo12 de novembro de 2015 às 16:57, se calhar já mencionei aqui essa viagem, uma vez que diz que já "conhece a história". Sei que já o mencionei noutros blogs e fi-lo agora de novo porque imensa gente diz que ir a NYC é a sua viagem de sonho e falam disso como se fosse uma coisa inatingível (mesmo amigos meus, antes de eu ir, diziam que não iam porque era muito caro... ou mesmo quem já foi diz que é muito caro e que gastou imenso) e, na verdade, esse não é o caso.

      Para mim, "tratar dessas coisas" não implica ter um grande à vontade e paciência! (Para mim!) É, isso sim, um prazer "desenhar" a viagem que vou fazer, estar envolvida no seu planeamento, poder fazer tudo ao meu gosto e medida e, cereja no topo do bolo, gastar pouco dinheiro com isso.

      Ah e eu não cozinhei durante essa viagem (só comia o pequeno-almoço no apartamento durante a semana que estive em NYC, o que nem era propriamente "cozinhar") e, sim, lavei a roupa toda a meio (que nem sou eu a lavar, é a máquina, que, imagine-se, até a secou também depois, por isso, não sei que trabalho isso dá... carregar num botão?)... mas, se quisesse, por mais 100€ podia ter levado bagagem de porão e esse "problema" eclipsava-se :)

      Nunca percebi esse conceito de "viagem de lua-de-mel" versus "viagem normal", mas eu abomino tudo o que sejam pacotes turísticos, excursões, resorts, tudo incluído, ficar parada 1 semana no mesmo sítio, viagens exclusivamente de praia e outras cenas que tais, por isso, se calhar, nunca vou fazer uma "viagem de lua-de-mel". Mas quando as pessoas mencionam NYC ou outros destinos supostamente caros, sinto quase o dever de lhes alertar que, no modo de "viagem de lua-de-mel", gastam o mesmo ou mais dinheiro que aí :)

      E conheço algumas pessoas que fizeram a lua-de-mel em NYC! Ou NYC combinada com um destino de praia (tipo Hawaii ou Miami).

      Eliminar
    3. Se me pudesse ensinar a fazer isso (como planeia, que sites, hoteis/apartamentos, antecedência, etc) eu adorava saber.

      Há dias tentei fazer isso por mim, pensei numa estadia em Paris, ida à Eurodisney, ficar num hotel baratinho etc... e no final somando tudo dava 1000€ e picos por somente 2 dias e 3 noites... isto para 2 adultos e uma criança.

      Eliminar
    4. Anónimo12 de novembro de 2015 às 20:28, quando menciona "ida à Eurodisney" e com uma criança, já imagino que possa ser isso a encarecer a sua procura!

      A técnica é:
      - Ter flexibilidade de datas. Ainda que tenha a ideia da altura em que quer ir, poder ir um dia antes ou depois das datas que pretende, se isso implicar apanhar um voo mais barato;
      - Costumo pesquisar os voos no Skyscanner e depois, face às opções que encontro, vou ao site das companhias aéreas e repito a pesquisa lá. Também sigo, no Facebook e recebo as newsletters no e-mail, de uma série de companhias aéreas, para ir estando a par das promoções. No Skyscanner pode pesquisar por o mês inteiro, ou o mês mais barato, ou mesmo as datas que pretende. Convém é depois ver sempre nos sites das companhias, porque há sempre um delay dos preços para lá;
      - Na Europa costumo viajar sempre com companhias low-cost, levo só bagagem de mão e recuso todos os extras, não me importo de ir às 6h da manhã ou chegar às 23h30, se isso implicar apanhar os voos ao preço baixo que pretendo. Mais uma vez, é preciso ter flexibilidade! Imagino que com uma criança isso ás vezes possa não acontecer;
      - Alojamento, procuro no Booking e no Airbnb. Para estadias a partir de 2/3 noites já costuma compensar o Airbnb e ficar num apartamento. Ponha como limite o máximo que está disposta a pagar e assim já só lhe aparecem essas opções na procura. Se for em hotéis/hostels, não me importo de ficar naqueles em que o quarto é privado e a cada-de-banho partilhada. Passo o tempo todo fora e a visitar coisas, por isso não sou muito exigente quanto ao alojamento;
      - Viagens na Europa reservo com 2/3 meses de antecedência (mas para épocas festivas pode ser um pouco mais... por exemplo, este ano vou a Berlim na passagem de ano e já comprei os voos em Julho, porque estavam a 90€ i/v e sabia que isso era um bom preço para a altura) e para fora da Europa com 4/5 meses de antecedência;
      - Em Paris, sempre que lá fui, andei de bicicleta (nas bicicletas da cidade, as Vélib). Dá para comprar pela net antes um código válido por 1 dia ou 1 semana (custa para aí 1,50€ por dia). Só usei o metro para aí duas vezes das últimas 3 viagens que fiz a Paris, de resto andei sempre de bicicleta;
      - À Eurodisney fui quando era pequena, não faço ideia de como são os preços, mas acredito que sejam caros e que tudo o que gravite à volta da Eurodisney esteja um bocado inflaccionado. Eu quando viajo prefiro não perder muito tempo em aglomerados de gente e confusão (por exemplo, em Paris nunca subi à Torre Eiffel, só fui ao Louvre porque tenho amigos lá a viver que têm um cartão anual e mo deram, evito qualquer sítio mais turístico e cheio de confusão, prefiro só ver por fora e passar para o próximo).

      E pronto, resumido é isso :) acho que muita gente não tem flexibilidade (ou porque não pode - crianças, por exemplo - ou porque não quer - tenho muitos colegas e amigos da minha idade, sem filhos, com rendimentos até superiores que "invejam" as minhas viagens, mas depois conto-lhes como foi e não querem levar só uma mochila/mala pequena, não querem ficar em hotéis baratos, não querem ir em low-costs, etc), mas só assim consigo fazer 4/5 viagens por ano e o que me importa mesmo é estar no local e experienciar a realidade de onde estou e sou simples em relação ao conforto que procuro num voo, no alojamento, ou nas deslocações.

      Eliminar
    5. Obrigada pelas dicas :)

      E em relação a alojamentos como costuma pesquisar? (se não estiver a abusar)

      Nós não temos muitas dificuldades em ser flexíveis mas claro que temos algumas limitações por termos uma criança connosco. Em relação a estadia, por exemplo, fizemos uma escapadela a Lisboa e ficamos num Hostel com quarto privado mas casa-de-banho partilhada. A ideia é passar pouco tempo enfiado no hotel/pensão, etc por isso não precisamos de luxo 5***.
      Claro que para voos muito longos (como NYC) não podia dispensar assim muita coisa pois uma criança precisa sempre de mais algumas coisas para aguentar o voo mas em termos de bagagem ele não precisa assim de muita coisa e também se pode comprar no local.
      Se fosse para dentro da Europa, onde os voos são mais curtos aí acho que poderíamos dispensar quase tudo o que diz respeito a extras dos voos.

      Por exemplo eu já ouvi uma rapariga na net a "gabar-se" que conseguiu viajar para a Grécia por um preço invejável... e eu adorava conseguir planear uma coisa assim.
      O melhor que já consegui foi ir à Rep. Dominicana (fiquei no Bahia Principe) durante 1 semana com tudo incluído, 2 pessoas, 1100€. Mas isso foi porque compramos a viagem 2 dias antes da mesma ser realizada - ou seja, ela ficou a metade do preço porque eles queriam despachar os lugares...

      Eliminar
  3. Acho que até deves ser uma miuda porreira, calminha, tranquila e tal, mas, desculpa dizer isto, tu e a tua vida parecem incrivelmente aborrecidas. Estás aí na terrinha onde nasceste e cresceste, não tens qualquer ambição de sair daí, profissionalmente não estás na tua área, mas também não te vês a mudar de empresa, não tens muitos amigos próximos, não planeias viagens ao estrangeiro, não lês livros, não vês séries, os filmes que gostas são do mais básico e comercialão que há, não te lembras assim de uma música que te interesse mais ou te tenha marcado, pouca coisa te faz feliz... a tua rotina e vidinha quotidiana devem ser o maior tédio de sempre! Vive, miuda! Ès nova, ainda tens muito que podes fazer e explorar. Sai dessa celeuma e arrisca soltar-te desse meiozinho pequeno e ver o que existe por aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrivelmente aborrecida? Nossa...!
      Tinha muito para dizer sobre isto, mas agora não me apetece. Fica para um novo post, quem sabe.

      Eliminar
    2. E, ainda assim, deve ser certamente mais feliz do que você. Se fosse uma pessoa feliz e realizada nunca na vida faria um comentário destes.

      Eliminar
    3. Anónimo12 de novembro de 2015 às 17:20, precisamente por ser uma pessoa feliz e realizada, é que tenho a minha interpretação que a Gata, pelas respostas que dá e pelo que aparenta ser a sua vida, não o é. Lamento, mas nem todos andamos aqui para dizer "amén" a tudo o que nos é posto à frente. Eu, se o que enumerei acima fosse a descrição da minha vida e dos meus dias, não seria feliz de certeza. Mas pelos vistos deve haver aí mais alguma nuance, pelo que a Gata menciona na sua resposta.

      Eliminar
    4. Acho que o mais importante é as pessoas serem felizes. O conceito de felicidade é tão, mas tão subjectivo.

      Se vos contasse a minha vida, provavelmente até teriam uma pontinha de "inveja"...

      No entanto, estou muito longe de me sentir feliz.

      Se a Gata o é, mesmo levando a vida chata que leva, é de louvar.

      Continua assim, tu mesma e feliz, o resto não interessa.

      Beijinhos

      Eliminar
    5. Mas qual é o problema de viver na terrinha, por favor

      Eliminar
    6. Nem todos somos felizes da mesma maneira! Há algumas pessoas que até são mais felizes sozinhas numa casinha perdida na serra, sem televisão. Outros têm uma sede insaciável de correr o mundo e viver em constante mudança.
      Caramba, que ditadura. Dizer a alguém como deve viver...

      Eliminar
  4. ?????? Senhorrrr dai-nos paciencia para aturar os anónimos que teimam em bradar ao mundo o quanto são pessoas excepcionais ao ponto de fazerem comentários destes.... estas coisas causam-me tromboflebites... a serio...
    Se calhar cada um e que sabe quanto lhe custam as coisas nao?
    Se calhar cada um e que sabe o que considerar como conquistas. Talvez pelas dificuldades passadas ate alcançar os ditos objectivos, vulgo sonhos... fuck.. nao e nada comigo e quando li o primeiro comentário tive logo uma espécie de AVC isquémico so de o ler... ainda bem que existem pessoas de 1°categoria neste mundo a lembrar os da 2° a sua triste existência como, e vejam só, anónimos deste mundo... palmas... palmas...
    Uma coisa sao comentários construtivos outra e dizer o que certas pessoas vêm para aqui dizer... parece que o "bota abaixo" é lema de vida e vale tudo para criticar... enfim.... enfim

    ResponderEliminar
  5. Adorei estas tuas respostas! Acho que nunca te "abriste" tanto connosco como agora :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito!
    Mas olha, uma melhor amiga não tem de ser daquelas "que vamos dormir lá a casa, partilhamos tudo e mais alguma coisa e que não damos um passo sem lhe assobiar". Uma melhor amiga é simplesmente aquela pessoa que vai estar sempre lá para nós, aconteça o que acontecer, que nos apoia e ajuda nos bons e maus momentos e que nós fazemos exactamente o mesmo por ela. :))
    Posso dizer que responderia exactamente o mesmo à pergunta 36, apesar de só ter 24 anos e ter tudo menos uma vida estável (nunca admiti isto a ninguém). :P

    Beijinho Gata linda :*

    ResponderEliminar
  7. Olha, Gata, gostei muito. És o tipo de pessoa que gostava de conhecer :) Pareces ser genuinamente boa pessoa.

    ResponderEliminar
  8. Achei muito sinceras as tuas respostas! Mais revejo-me com a maioria :)
    Gostei particularmente da resposta à questão 27, também eu estou nessa fase (ou no início dessa fase).
    Sei que provavelmente é pedir de mais, mas gostava que explorasses um bocadinho mais o tema, acho que irias ajudar pessoas, que como eu, estão a passar por essa "transformação"!

    ResponderEliminar
  9. Identifiquei-me tanto com o que falaste com a tua mãe. Parece que me estava a ver a mim!
    Pareces-me uma pessoa feliz, daquelas que vale a pena conhecer :)

    ResponderEliminar
  10. Gata... Não sei se conheces... Mas assiste se puderes e quiseres... claro...
    Acho que se identifica exatamente com os que passa no teu blog e quiça na tua vida...
    by the way... só interessa assistir a partir do minuto 2:22 e não precisas de publicar este comentário se achares despropositado....
    Já agora parabéns pelas respostas... ja sigo o teu blog há bastante tempo e como tal aproveito a oportunidade para te dizer o quanto te admiro pois além de seres uma pessoa genuina pois tens o coração perto da boca, és acessível em todos os sentidos.. Gosto da tua personalidade e tenho a certeza que és uma pessoa excepcional. Beijo Grande
    https://youtu.be/wMy9EEhSGVU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Catarina =))
      Quanto ao video, mais logo vejo com calma.

      Já queria falar consigo há algum tempo, mas não tinha como. Mande-me email para agatadesaltosaltos@gmail.com só para eu ficar com o registo do seu mail. Depois falo consigo. =)

      Beijinhooo

      Eliminar
    2. Ahahaha vê que é bem giro!!

      Eliminar
    3. Aiiii o vídeo da Kéfera... Aplica-se na perfeição

      Eliminar
  11. Adorei as respostas, destes um bocadinho mais de ti. obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei! Genuína e verdadeira! 😊
    A pergunta da cor dos teus olhos matou-me! :D Ah ah ah! Beijinhoooooos* ❤

    ResponderEliminar
  13. Fogo, gostei tanto! Para lá dos outfits e das compras e das invejinhas que nos fazes sentir por seres tão gira!
    Não fiz pergunta nenhuma porque só tinha coisas parvas para dizer, mas estou esclarecida quanto ao essencial ahah
    Gostava muito de te conhecer pessoalmente. (Estou a ser demasiado creepy?) E ir às compras contigo!! ahahah Se há coisa bonita para se partilhar com alguém é uma tarde de compras!! :P
    Bom.. Beijocas sim? Gostei muuuito.

    amariadaniela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COOOOOOOMPRAS, sim, sim! Ofereço-me para fazer companhia! ADORO! :D

      Beijinho grande *

      Eliminar
  14. adorei gata ;) já agora que creme aconcelhas para o rosto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. responde please :c por mais que use creme estou cheia de manchas na cara ee um pouco de borbulhas :c

      Eliminar
    2. Não sou muito expert em cremes... Qual é o seu tipo de pele?

      Eliminar
    3. Eu tenho a pele do rosto oleosa e com tendência acneica (apesar de já ter 28 anos...) e, recentemente, fartei-me de ser eu a experimentar o que usar e fui a um dermatologista, que me receitou o seguinte:
      - Cápsulas Zinox Ioox (2 por dia, durante 3 meses), para regular a produção de sebo;
      - Lavar de manhã e à noite com o Avène Cleanance Gel;
      - Exfoliar com o Abradermol Creme Microdermoabrasão da Sesderma (2 vezes por semana, à noite);
      - Sesderma Acglicolic S. Gel Hidratante (à noite, depois de lavar o rosto com o gel ou de exfoliar);
      - Creme Bioderma Sébium Global (de manhã, depois de lavar o rosto com o gel).

      Estou a fazer este tratamento só há uma semana e já noto uma diminuição da oleosidade da pele. Vou fazer até ao fim e ver como corre pelo menos nos primeiros 3 meses :)

      Eliminar
    4. Se foste ao dermatologista, foi o melhor que podias ter feito. Nada como um bom profissional para orientar-nos =) Sei de uma amiga que em tempos tinha muitos problemas de acne, também foi ao dermatologista e sei que usava cenas de argila, fazia uma máscara disso e tudo. Hoje, tem a pele impecável, ninguém diz que aquela carinha em tempos andou em obras! :D

      Eliminar
  15. Gostei Gata!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que paciência tens Gata.!
    E que sejas imensamente feliz na tua "vidinha". Parece que sabes bem o que queres da vida é isso é extremamente importante.
    A vida profissional pode ser importante (que é), mas mais importante ainda é viver a vida como pretendemos e não como os outros idealizam.
    Acho que temos pontos em comum!
    MR💗
    Beijinho😘

    ResponderEliminar
  17. Adorei, genuína e verdadeira!
    Beijinhoo grande :)

    http://mitiisecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Com a resposta 4 fiquei a gostar mais de ti. Somos iguais nesse aspecto :)

    ResponderEliminar
  19. Olá Gata! Sou tua seguidora assídua e gostei bastante desta iniciativa de responderes às perguntas dos leitores. :) Posso dizer que adorei ler as tuas respostas! Acho que devias mesmo começar a ver séries, é bom para relaxar. Penso que quando começares vais ver que tenho razão!!! =D Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo! Eu vejo sempre um episódio de uma série antes de dormir. São as minhas novelas :) E mais, posso dizer que melhorei muito o meu inglês ao ver séries, o que também seria uma mais valia para ti, Gata.

      Eliminar
  20. Gata, gostei muito... obrigada por nos teres dado a conhecer um pouco mais da tua vida privada... ja tinha percebido que tinhamos uma ou outra coisa em comum mas afinal sao mais... :)) Mais uma vez adorei a tua genuinidade e simplicidade! :)) Beijinhos da tua seguidora Lisboeta ;)

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito das respostas, mais sincera era impossível.
    Eu conheço bem esse problema com a tua mãe,. A minha teve uma depressão que nunca foi ultrapassada e também é muito complicado, ora esta bem, ora esta muito triste e discute com toda a gente. Também cresci assim, por isso eu ser tão calma e tão "boa" com as pessoas. Por vezes penso mais nos outros do que em mim, e depois há as desilusões.
    Continua assim gata, estas a ir muito bem. Parabéns :) espero que sejas muito feliz e que a vida te corra sempre bem!

    Beijinho
    E.H

    P.S. Já sabes que queremos saber logo quando o rebento estiver a caminho, ahah... tou a brincar

    ResponderEliminar
  22. Gata, roído as unhas.

    ResponderEliminar
  23. O meu comentário não foi aceite :( :( :( disse algo que não devia?

    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh claro que não! Fui ver e estava no spam (nem sei porquê). Já o repesquei! :D

      Eliminar
    2. Obrigada!

      E.H

      Eliminar
  24. Fico aparvalhada com estes comentários, a mulher responde a perguntas, numa brincadeira gira e é maltratada porque é TOC em vez de nãoseioquê e porque tem uma vida aborrecida e mimimi.

    Gata gostei de te "conhecer" mais um pouco, obrigada (estava lá uma pergunta minha também)

    ResponderEliminar
  25. Quando comecei a ler as respostas desta tua parte II, fui me identificando aos poucos com algumas coisas de ti. Pelo que percebi deves ser uma mulher simples, versátil, adora roupa (moda), chique quando o deve ser e descontraída na maioria do tempo, tens bom sentido de humor e também um pouco de Mulher do Norte (quando é preciso ser, e dar aquelas respostas rápidas e eficazes).
    Mas quando comecei a ver os comentários , pensei mas esta gente vem descarregar as suas frustrações de vida para um blog, em que provavelmente não conhecem a pessoa e estão a atirar "bitaites" sem interesse.
    Cada um tem os seus objetivos de vida, cada um vive à sua maneira, personalidades diferentes, pensamentos diferentes, gostos diferentes, e é verdade que não agradamos a todos, mas é preciso saber respeitar...
    Compreendo sim que a tua conquista seja o exame do toc, pois passei por uma conquista idêntica que foi a tese de mestrado e sim para mim foi uma luta todos os dias, e por fim a conquista soube muito bem pelo esforço que tive durante a realização da tese.
    Acho te corajosa e muito paciente para aturar certos comentários e espero que na tua vida pessoal não seja assim :$ porque sinceramente isto parece-me muita inveja vinda de pessoas com vidas frustradas...
    Continua assim genuína e aguenta firme com oteu blog, pois é muito engraçado :):)
    Joana C.

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito, ficámos a conhecer um pouco melhor a Gata : )

    http://cucasandcookies.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Não tinha noção que tinhas tanta gente ressabiada a seguir-te...e ainda por cima cobardes, porque mandar postas de pescada em anónimo qualquer faz...mas enfim.
    Adorei as respostas e continuo deste lado a aguardar os próximos episódios da tua vida "aborrecida" que tanto adoro ler ☺ bjinhos!

    ResponderEliminar
  28. Uma correção: a empresa tem 5 contabilistas, se considerares o da extensão 394. Além disso, se não estou enganada, tem mais 3 ou 4 contabilistas de formação a exercer, com aparente orgulho, a função de gestor de crédito. Mas vai abrir em breve uma vaga na contabilidade: 'bora lá? Não perdes nada em concorrer...

    ResponderEliminar
  29. Bolas! A tua empresa tem quase 10 contabilistas???? Daqui a pouco estão a dizer que parece ser uma empresa demasiado grande para ires trabalhar de ganga e sapatilhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que fala nisso, amanhã é mesmo um bom dia para ir com as minhas Stan Smith lindonas :D

      (alguns são contabilistas de formação, mas não exercem funções na contabilidade, como é o meu caso, por exemplo. E sim, é uma empresa grande.)

      Eliminar
    2. Gostei muito desta ideia;-) Realmente, é uma maneira muito gira de te conhecermos melhor!
      Fico logo enjoada é com o veneno que tanta gente destila, JESUS! Uma pessoa chega a casa, lê o teu blog, fica bem disposta e, depois... vê comentários tão desagradáveis, fogo! Vê-se mesmo que és uma pessoa "do bem" para teres tanta paciência; bem hajas! Beijinho

      Eliminar
    3. Olha Gata, embora não exerças funções de contabilista estás a trabalhar na tua área de formação, e qualquer curso seja ele fácil ou dificil, tal como qualquer passo na nossa vida para alcançar aquilo que sonhamos deve sim deixar-nos orgulhosos.... Eu sou Eng. Mecânica, vi-me grega para tirar o curso que era licenciatura de 5 anos (a média nacional do número de anos que se demorava a tirar o curso era de 10 anos....posto isto e segundo o teu advogado anónimo todos os burros do pais devem ir parar a esse curso!!!!), fiz a admissão à Ordem dos Engenheiros com um estágios de 2 anos e avaliação curricular em que tinha que estar a trabalhar na área e sim senti-me muito orgulhosa quando acabei um curso tão dificil e fui admitida na OE "na maior" pelo excelente curriculo profissional.....
      Ah e já agora para a Dra. Advogada Anonima : Bom alunos não fazem bons profissionais nem maus alunos maus profissionais....

      Eliminar
  30. Só me apetece dizer "Xina pá, este blog é muita fixe"!.
    A ressabiada da anónima que iniciou esta discussão sobre as profissões e a inteligência e essas coisas é mesmo totó, árre...
    Só eu é que devo ser uma desgraçadinha que tirou uma licenciatura em Enfermagem, Especialidade, exerceu e agora trabalha em Contabilidade...ninguém merece...é mau demais...mas pronto contabilidade é tão 2º nível que nem sei que diga... Acho que vou deixar de trabalhar só porque isto não tem nivel para mim e viver de papo pró ar e a srª advogada que me venha pagar as contas.Boa?!?!?!
    Mas aquele cliché dos limões "se a vida te dá limões faz limonada" deve servir para a anónima advogada, se a vida lhe der limões é melhor comê-los todos para ver se fica mais doce, porque ainda assim os limões devem ser mais docinhos...Nunca vi tanto azedume numa pessoa só por causa da "porcaria" (salvo seja- que os meus também me custaram a ter) de um título que a "porra" de um diploma nos dá...Só de gente ressabiada sem nada para fazer...valha-me Deus...
    Há "gentinha" que por mais estudada que seja não deixa de ser "gentinha".
    Gata, continue, gosto muito blog e do Pepe claro. É tão fofinho que até dói!
    Beijinhos e tudo de bom na vida.

    ResponderEliminar
  31. Gata não te esqueças da pergunta nr 3 :)

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito de saber um pouco mais sobre ti. És uma senhora com espírito jovem e isso é muito bom, continua assim!
    Tem um bom fim de semana.
    PS: não te enerves com inúteis (;

    Beijinho.

    http://giveuallmysecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Que bom!
    Estava ansiosa por esta parte II e não desiludiste =)

    ResponderEliminar
  34. Se eu fosse inteligente, era mais inteligente da minha parte seguir Direito, mas como sou burra, e com muito gosto em ser burra, preferi seguir uma área onde pudesse somar, subtrair, multiplicar e dividir letras e números. É mais fácil e muito mais simples. Que burrice a minha (a nossa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, gostei da resposta Elena :). Até porque nós tivemos também cadeiras de Direito e sabemos comparar o grau enooooorme de dificuldade, comparado com os números e ainda mais os contabilísticos. Talvez por sermos tão burros precisamos de desafios maiores!
      Oh pah, mas é preciso alguém se enaltecer pelo curso superior, ao invés de se orgulhar por aquilo que é e conseguir? Penso que toda a gente se orgulha por aquilo que conseguiu, não por ser mais ou menos difícil, mas sim por ter conseguido alcançar o seu objetivo, seja ela qual for!

      Eliminar
    2. É verdade. Tivemos sim cadeiras de direito, e foi a direito comercial que tive a nota mais alta (18) por incrível que pareça. Às de contabilidade, matemática e afins nunca lá cheguei, mas isso talvez porque sou mesmo burra ou incompetente, vá-se lá saber, ou por serem demasiado fáceis :)

      Eliminar
    3. Elena, eu estou a tirar Direito e posso garantir que como é óbvio, as cadeiras de direito que são leccionadas em cursos diferentes que não têm o grau de profundidade/dificuldade igual ao do curso de Direito em si. São dadas de uma forma mais superficial, o que é compreensível. Apenas acho que não sejam situações comparáveis.
      E tal como está a criticar o anónimo por considerar que quem é médico ou advogado é que é inteligente ou prestigiado, simultaneamente insinua que quem percebe de matemática e contabilidade é que é iluminado, que Direito é fácil e básico.
      Todas as pessoas são diferentes, nascem com aptidões diferentes e são melhores em determinadas áreas do que em outras. Porque é que as pessoas se vangloriam e se acham superiores porque são melhores nisto ou naquilo? Ser-se melhor na área dos números não faz de ninguém um ser iluminado. Assim como ser-se melhor na área das letras. Cada área tem a sua dificuldade e isso varia também das aptidões das próprias pessoas.
      Eu estou a tirar Direito mas não deixo de valorizar quem está em áreas diferentes como Engenharias, Medicina, etc.
      Acabam por fazer exactamente o mesmo que o anónimo fez: rotular pessoas como inteligentes segundo o curso superior que tirou.
      Gosto muito do meu país mas é por estas e por outras que acho que ainda estamos muito atrasados a nível de mentalidades, ainda há muito a tendência do complexo de superioridade por se ter um curso superior.

      Eliminar
    4. Caro anónimo, não me vou alongar muito, senão dá muita discussão e eu não tenho paciência.
      O meu comentário serviu para dizer, que eu tive as minhas dificuldades em certas cadeiras no meu curso, como certamente quem estuda direito ou outra area qualquer também terá as suas, que eu não acredito na polivalência das pessoas. Dai a minha reprovação ao comentário altruísta do outro anónimo. Eu tive cadeiras de direito junto com alunos do curso de direito. As seguintes sim, foram direcionadas à minha área, tal como dei o exemplo de direito comercial. Neste ponto o anónimo já está a pecar ao dizer que é mais superficial, que eu deprendo que esteja a dizer que é mais basico e mais fácil, logo também está a fazer uma comparação, correto? Isto vai e volta, e vai dar ao mesmo.
      Informo que não trabalho na minha área nem lá perto,e não, não tenho o complexo da superioridade. Mas gostei de ter estudado o que estudei, pelo menos levou-me a ter mais conhecimento. Que é o que importa. Para mim.
      Tenho duas pessoas amigas, (marido e mulher) que são advogados (foi junto com ela que tive as cadeiras de direito), e são pessoas excelentes, e não, também não têm a mania da superioridade. Ter um diploma não faz de ninguém um melhor profissional ou uma pessoa melhor. No caso do 1° anónimo fez o contrário.
      (E já alonguei mais do que queria)

      Eliminar
  35. Cadê a pergunta nr 3 ? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhh! Não estava a perceber a pergunta, mas já atinge! :D
      Não falta nenhuma pergunta, eu é que ia ordenando as perguntas, depois tinha de rectificar a numeração, e, pelos vistos, não rectifiquei bem!

      Eliminar
  36. Sô Dona Gata algumas considerações sobre este seu post e comentários:
    1) ADOREI as suas resposta (sim sim...), afinal soube muito bem separar o trigo do joio e as respostas estão bem giras, bem assertivas, penso muito ao estilo do que nos tem vindo a habituar e cada vez melhor;
    2) Curiosamente (ou talvez não), algumas das suas respostas são aquelas que eu daria e as opções que tomaria - Será que no fim até somos "parecidas"?hehehehe (nada de intimidades eu sei;)))
    3) Quanto aos comentários gostei especialmente do da Anónima de 12 de Novembro 20.24h: de facto também para mim o maior sinal de inteligência é a humildade, o saber ser e estar sem "atropelar tudo e todos". Também tenho por cá o meu canudo tirado com algum esforço e com uma nota de média final muito muito boa, era ainda no tempo em que as licenciaturas tinham 5 anos e mais um trabalho de fim de curso e mais um mestrado de 2 anos, Pós graduações, etc, etc (não interessa quantificar, são minhas as notas e pronto!).
    4) Ao ilustríssimo advogado que tão bem "escreve" (Santo Cristo!) era sempre melhor o senhor doutor "aller à la merde" - detesto escrever ou dizer asneiras mas por favor... teve que ser!
    5) Sô dona Gata preserve-se destes inergumenos, destes betinhos ou betões, marrões e SUPER inteligências da treta, cuja arrogância é a sua principal mascara para a fraqueza. Por detrás desta bestealidade toda, esta um ser que com toda a certeza padece de tantos mas tantos complexos... portanto, tenhamos apenas "pena" (algo que raramente me recuso a ter por alguém, a não ser de facto por seres tão iluminados, porque desles não é o reino da felicidade ehehehehe).
    6) Bem haja Sô dona Gata e olhe continue... parece-me mesmo que vai no bom caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiiii Cláudia, Cláudia! Ainda não consegui tecer uma opinião concreta sobre si, mas você surpreende-me (mas nada de intimidade na mesma, hã!!)! =)

      Obrigada por ter deixado a sua opinião.

      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Naaaaaaaah quem surpreende é a Sô dona Gata. Eu apenas me rendi às evidencias. Continuo a não gostar de alguns outfts mas gosto do seu estilo no resto do blogue. Gosto das suas piadas, gosto da sua critica assertiva e "marota", gosto de alguns temas aqui abordados, gosto de a ler de uma maneira geral. Dispõe bem e isso é que interessa! Quanto à sua opinião sobre mim... nada de intimidades:))))

      Eliminar
    3. *energúmenos

      Eliminar
  37. Betinha armada ao Cagalhão, porque não te identificas? Afinal não tens orgulho no que conquistaste? Deve ter sido difícil...Ena pá, és mais uma das 254376538723 advogadas do nosso país, PARABÉNS! isso é que é mérito! Ah ah ah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou licenciada em direito pela universidade do porto. Estou neste momento a estudar para o exame de agregação da ordem dos advogados. Considero os comentários do anónimo uma pobreza de espirito gigante. Demonstra que ter-se um "canudo" não implica necessáriamente nobreza de carater. Enfim, envergonha-me que existam colegas assim, tão mesquinhos! Mas, também não concordo, e detesto o comentário do "és mais um dos não sei quantos mil advogados que existem". Infelizmente existem muitos profissionais em todas as profissões e também não é isso que tirará o mérito...qualquer lapso de escrita relevem, é o que dá escrever no tlmvl. Ana*

      Eliminar
    2. Sim, existem N advogados e advogadas no nosso país que se licenciaram com todo o mérito e muitos inflezimente ainda não consgeuiram exercer a profissão. O que quis dizer é que o anónimo não se pode achar melhor que os outros, quando fez aquilo que mais 25435435438765 portugueses fizeram.
      Boa sorte para o seu exame e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  38. Vocês devem pensar que para tirar Ecologia e Paisagismo é a sair à noite e a chafurdar nas pocilgas.
    Gajos, muitos gajos comidos com os olhos porque não há tempo para mais...
    Acabei o curso com 17,3 (segunda melhor nota de sempre do curso) e até hoje não consegui emprego na área.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tirei Filosofia (acabei este ano o curso na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e felizmente consegui arranjar emprego e não tinha uma média por aí além. Não desespere, procure que consegue, e se não conseguir tente no estrangeiro!
      As pessoas também pensam que para tirar o meu curso é só saber "Penso logo existo" e fumar charros. Compreendo-te bem xD

      Eliminar
  39. Gata, em primeiro lugar gostei de ler as respostas! Divertida quando tens de ser e séria quando tens de ser :).

    Quanto aos comentários, só posso depreender que tendo eu um doutoramento devo esperar vénias das restantes pessoas.... no mínimo!!

    Enfim, sem comentários :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cê =)

      Quanto ao resto, nem vale a pena comentar mesmo!

      Beijinho e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  40. Olá :)

    Já te sigo aqui há algum tempo, mas só hoje é que decidi comentar.

    Conheço-te do ginásio (já fiz algumas aulas de jump contigo) e sei onde trabalhas pois a tua empresa é cliente da empresa onde trabalho. Mas nada divulgarei acerca de ti :)

    Gostei muito de ler as tuas respostas pois foi uma maneira de te ficar a conhecer melhor visto que só te conheço "de vista".

    Hoje decidi comentar pois também eu sou muito burra e apenas fiz o exame de acesso à OTOC ( quando me candidatei ainda era OTOC :D). E não vejo nenhum mal em dizer que isso foi uma das melhores conquistas da minha vida. A mim custou-me imenso pois tive que me preparar para o exame enquanto trabalhava e tratava do meu filho que tinha poucos meses e por isso mesmo ainda considerei uma conquista maior.

    Quanto a essa advogazinha da treta, para ter tempo para vir aqui escrever todos esses comentários é porque afinal os parentes pobres dos ROC's até que têm alguma importância (pois eu cá só perco tempo com o que é importante). Tenho pena que existam pessoas que não conseguem subir na vida por mérito próprio e que por isso tenham que andar constantemente a rebaixar os outros para se sentirem um bocadinho mais no "Topo".

    Um óptimo fim-de-semana.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhhhh, quem és tuuuu?!! :D
      Já fizeste jump comigo, mas...ainda fazes? (bem...tenho mesmo uma percepção muito pequena das pessoas que conhecem o meu blog!)

      Quanto ao resto... Nunca tinha conhecido ninguém assim, na verdade, continuo sem conhecer. Parece que para algumas pessoas tudo é banal, nada satisfaz, nada sabe a nada... Se esta pessoa desvaloriza cada etapa da vida que é alcançada, imagino que não conheça o prazer das pequenas coisas da vida... O que deve ser realmente triste.

      Obrigada pelo comentário "colega"! =)

      Um beijinho e bom fim-de-semana *

      Eliminar
    2. Agora já não :)

      Peço desculpa se o que vou dizer não vai agradar, mas essa pessoa não deve mesmo ter filhos. Se os tivesse percebia que as coisas banais são TÃOOO importantes.

      Por exemplo, eu sei que o meu filho a determinada altura iria começar a agarrar nos objectos, mas mesmo assim a primeira vez que ele agarrou num objecto eu fiz uma "festa" enorme :) Então quando se sentou a primeira vez sem apoio nem te conto :D Todos nós sabemos que em algum momento da vida (excepto em casos de saúde que os impedem de tal), os bebés irão ter essas conquistas, mas para nós mães é um motivo de festa enorme ( e ao mesmo tempo um bocadinho de tristeza pois passamos a ter noção que eles estão a crescer depressa demais).

      Não apreciar essas pequenas conquistas tão boas da vida torna as pessoas amargas, azedas e muito mal amadas. Tenho mesmo muita pena dessa pessoa que se acha no topo do mundo, mas que a meu ver apenas está no fundo do poço ( e muito sozinha).

      Beijinho*

      Eliminar
  41. As pessoas (ignorantes) não têm mesmo noção da importância da contabilidade e da gestão... Mais vale um enfermeiro desempregado do que um gestor empregado. É o que eu costumo dizer...Gente burra. Quero só acrescentar que já não se chamam TOC, mas sim CC :p de Agora já não existem técnicos oficiais de contas mas sim contabilistas certificados :)

    ResponderEliminar
  42. Olá Gata, tenho um blog recente e por isso a minha presença aqui pode parecer "nova" mas não o é. E até já trocamos uns mails há uns tempos(na altura não tinha blog nenhum! :P). Foi bom "conhecer-te" melhor e identifico-me bastante contigo em algumas coisas. É bom passar regularmente por aqui, gosto imenso do teu blog. Espero que continues a ter muito sucesso no blog mas sobretudo na tua vida pessoal. Um grande beijinho. :D

    ResponderEliminar
  43. Gostei do post ;)

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar