#

terça-feira, 14 de abril de 2015

Noiva à beira de um ataque de nervos #8

Os convites estão prontos. Quer dizer, o design está escolhido e aprovado, falta a impressão, mas o mais importante está tratado (ufaaaaa, menos uma coisa na lista de 326). E digo-vos uma coisa, não é por serem os meuuuuus convites (ou nossos, vá), mas estão a coisinha mailindinha e fofinha de sua mãe, que começo a ponderar ficar com eles só para mim e não entregar a n-i-n-g-u-é-m. Então, sempre posso convidar via facebook, não?
Este tema foi fácil de tratar (que tudo fosse assim), uma vez que sabíamos bem o que pretendíamos: algo simples mas original, que fosse ao encontro de alguns detalhes da decoração e nada de berliquoques, rendas e mais rendinhas e essas pindériquices todas.
Maaaaaaaaas, há sempre um "mas", há aqui um pequeno pormenor que me anda aqui a consumir os nervos de uma maneiiiira jasuuuuuuuuus. Quando digo pequeno é mesmo pequeno, mínimo, minúsculo, insignificante, uma coisita que tem tudo para ser do mais simples que há (aparentemente), a minha pessoa está a fazer um bicho de oito cabeças (sete? não, é mesmo oito). É, eu tenho esta magnifica capacidade. E que bicho de oito cabeças é esse? Os nomes nos convites. Sim, os nomes. Epaaaaaaaaa não se riam, eu sei que não tem nada que saber!! Mais ou menos, vá. Bem, eu vou explicar-vos o meu dilema, tentem acompanhar o raciocínio, por favor. A questão prende-se mais com a família, em como escrever os nomes nos convites, porque o "Para: X, Y e filhos" parece-me muito impessoal e eu não gosto disso, sou uma pessoa de sentimentos, caso não tenham reparado. As opções possíveis não são muitas, mas são as suficientes para me baralharem o cérebro. Vejamos:

1. Tia X, Tio Y e primo Z: esta opção parece-me a ideal e a mais acertada, no entanto, fica super extensa o que não é muito viável.
2. Tia X, Y  e primo Z: pensei em intitular apenas de "tio(a)" aquele que é de sangue (tio direito, directo, irmão ou irmã dos meus pais, vá), a "coisa" já não ficava tão extensa, mas...então e o Y também não é tio?! BAAHHHH.
3. Tios X e Y e Primo Z: esta opção parece-me a melhor, mas quando calha ficar o nome da tia em primeiro (acho que faz todo o sentido colocar em primeiro o nome do tio de sangue) fica um tanto ou quanto esquisito tipo "Tios Maria e Manel e Primo Josefino" ou "Tias Maria e Manel e Primo Josefino". Não soa lá muito bem, acho.

No caso dos primos casados as dúvidas são as mesmas. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu sou uma complicada eu seiiiiiiiiiiiii, mas mi ajuuuudeeeeem senhoras casadas que estão aí desse lado a rirem-se da minha ilustre pessoa. Sim? Sim? Queremos ter os convites na mão durante este mês, para começar as entregas em Maio. Maio...já estamos quase em Maio. Aiiiiiiiiiiiii que já só faltam cinco meses (sinto-me a tremer das pernas).

Espero sobreviver (convém).

24-09-2013 15-51-22

48 comentários:

  1. A primeira opção e escreve com letra pequena :)

    ResponderEliminar
  2. Nós decidimos não escrever o nome de ninguém nos convites ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epaaaa, não tinha pensado nisso. Acabavam-se logo os dilemas!

      Eliminar
    2. Foi por isso mesmo que decidimos não escrever nomes... :)

      Eliminar
    3. Costumo ir a muitos casamentos e de todos a que fui apenas 2 tinham os nomes e mum deles os nomes estavam no envelope - também é uma solução viável. Sinceramente acho não vale a pena por os nomes das pessoas que vais convidar :)

      Eliminar
  3. Ainda escreves de encontro a?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou uma pessoa teimosa (ahahah). É a força do hábito, e como não é propriamente um erro grosseiro... Obrigada pela chamada de atenção.

      Eliminar
  4. Nós também optamos por não escrever os nomes de ninguém nos convites :)
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, mas... E no meio do stress e com tudo o que há a tratar (fora o trabalho normal), não ficaram meio perdidos do tipo "será que já entregámos a esta pessoa?". Nesse aspecto, a identificação ajuda. Digo isto porque ainda são alguns convidados, se fossem poucos talvez não correria esse risco.

      Eliminar
    2. Uma lista e esse problema desaparece... Comigo funcionou :) e também eram muitos convidados ;)

      Eliminar
    3. Hmmmmmmmmmm vendo por esse lado... Acho que vou ponderar essa hipótese.

      Eliminar
    4. Instalas um aplicativo no tlm e d cada vez q entregares um convite fazes um visto na pessoa. Digo no tlm pq está smp à mão, coisa q não acontece com o pc.

      Eliminar
    5. Com quase 300 convidados, a nossa opção foi fazer uma lista que anda sempre junto com convites e quando entregamos, colocamos um visto e se confirmaram ou não a sua presença. assim , quando chegar a altura de dar o numero certo de convidados à quinta, é mais fácil saber quem já confirmou e aqueles mais esquecidos que é preciso ligar :P
      Ana

      Eliminar
    6. Vai ser o nosso caso.
      Aiiiiiiiiiiiiiii o meu cérebro também já anda a fritar com esses tais mais esquecidos e com aqueles que dizem que vão e depois não vão. Sim, porque sei que acontece sempre e connosco não vai ser diferente, provavelmente.

      Eliminar
    7. Também optei por não colocar nomes no convite e usar a lista...

      Eliminar
    8. Mas a colocar nomes, optaria como já sugeriram por cá... Por exemplo, Família Silva (para todo o agregado) ou Família Pereira Silva (caso o sobrenome da mulher não seja partilhado pelo marido e a mulher seja Pereira e o marido Silva, é assim que se deve colocar)

      Eliminar
  5. confesso que é coisa que duvido que coloque nos meus um dia....pah, faço uma lista e vou riscando os nomes consoante a entrega dos convites xD

    Estou mortinha por vê-los, vais mostrar-me não vais? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sua cuuuuuuuuuuuuusca! =P
      Vou pensar no teu caso, mas só ópois das entregas estarem concluídas! =P

      Eliminar
    2. :D simmmm...... mas quero ver mesmo :p sou uma cusca do pior xD

      Eliminar
  6. Não coloquei nomes Gata, facilitou MUITO!! Na hora de entregar fiz uma lista com as pessoas e fui colocando o X na pessoa.
    Não confundiu nada. Se fosse a colocar nomes estava perdida, só sei o primeiro nome dos primos e primas e de alguns tios!!

    Mostra depois que a malta fica feliz em ver :)

    ResponderEliminar
  7. Já te deram essa sugestão e a mim também me parece a melhor, até porque assim não tens que te preocupar com esse assunto: fazes uma lista de quem vais convidar e à medida que entregas riscas o nome das pessoas e já não tens que pôr o nome no convite :)

    ResponderEliminar
  8. Eu também não coloquei os nomes no convite e fiz uma lista, mas se o convite tiver envelope pode sempre colocar os nomes próprios "à mão" e dá um ar mais personalizado (mais trabalho), mas fica giro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, têm envelope e até já tem o espaço próprio para colocar o nome do convidado. Tínhamos pensado em imprimir já com os nomes para ficar mais bonitinho (não que a minha letra seja feia, claaaaro, ah! ah! ah!).

      Eliminar
  9. Como cusca assumida, vá, quero ver esses convites! Quanto a esse problema, não sei ao certo como ajudar mas vai correr tudo bem, pensamento positivo, senão ainda te dá uma coisinha má! Conta até 3578 (achas que chega?).
    Um beijinho

    Amigas do Closet
    http://amigasdoclosetblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Eu coloquei nomes, ate porque muitos foram pelo correio.
    1º ponto - acho que nunca pode ir mal. Como for vais ver que vai bem. :)
    Se te ajudar, deixo-te mais umas hipóteses:
    - sem tios, só os nomes: Maria e Manuel Carvalho & filhos (acho que fica bonito, foi como eu fiz, mas não tenho muitos tios que ainda vivam com os meus primos)
    - como agregado: Família Carvalho (poupa-te tempo na escrita e fica próximo!)
    Mas relaxa, isto é claramente um não-problema, é só decidir e seguir! :)
    Catarina

    ResponderEliminar
  11. Eu voto no: "Tios Maria e Manel e Primo Josefino" :p Soa-me bem!

    ResponderEliminar
  12. Tive uma experiência idêntica à pouco tempo, com a preparação do convites de um casal amigo, e o que os noivos decidiram foi:
    Tio Sangue & Tia Cônjuge (ou vice-versa, mas sempre o de sangue primeiro, seja tio ou tia)
    Primo & Prima (só o nome, e caso ainda vivam com os pais, ou não sejam casados)

    Prima & Cônjuge (para os que já são casados)

    No caso dos casais amigos, a mesma coisa, primeiro o elemento que é amigo e depois o respecitvo/a.

    Espero não te ter baralhado ainda mais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e também foi assim que eu fiz.....A hipótese de não colocar nomes não me parece bem porque pode haver casos em que haja dúvidas de quem foi convidado ou nao, por exemplo namorados de primos, de tios ou amigos.....e dar uma grande confusão...ou mesmo alguém que não queiras convidar...

      Eliminar
    2. para isso é que servem as confirmações, assim como assim em 90% dos casos são os noivos que vão ter que ligar a confirmar de x,y e z daquela família sempre vão

      Eliminar
  13. Eu não sou casada, mas vou dar uma sugestão na mesma. :P Escreve os nomes e pronto! Eles sabem que são teus tios, primos, vizinhos e, verdade seja dita, ninguém vai reparar nisso! :D

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Calma Gata... ;)

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu ia dar uma sugestão mas, já foi dita aqui :P

    Women's Stuff

    ResponderEliminar
  16. Adorei seu texto. Você escreve super bem!! Meu casamento é ano que vem e ja estou pegando varias dicas aqui

    Seja muito bem vinda no meu blog

    Patibborba.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. Sei bem o que estás a passar, preparar um casamento não é tarefa fácil!
    Eu bem sei o que passei quando me casei... e só tive 3 meses para preparar tudo, foi terrível. Mas correu tudo bem e foi o dia mais feliz da minha vida :)

    Olha, já ando a acompanhar-te há algum tempo e há uns dias vi uma coisa que achei que ia ser a tua cara!! http://www.boutique-bonecas.blogspot.pt/search/label/Casamento
    Eu conheci esta marca numa feira de artesanato no Alentejo no verão passado. Fiquei apaixonada pela minúcia do que eles fazem. Quando vi que tinham feito um topo de bolo personalizado (com vestido, cabelo, bouquet, etc, igual aos reais), até fiquei com vontade de me casar outra vez!! xD ahaha
    Espreita, acho que vais adorar :) É uma forma de tornar o dia mais especial, é uma peça única!

    Fora isso, espero que esteja tudo a correr bem. Pelas contas que fiz, ainda falta algum tempo, portanto dá para ires preparando e quando chegar o grande dia, vai ser perfeito!!

    ResponderEliminar
  18. Eu meti os nomes próprios. A sério, com o stress todo do casamento, as pessoas perdoaram-me certas gaffes. O que conta é eles estarem presentes! Beijos e reste Zen!

    ResponderEliminar
  19. Olá Gata!

    Não metas nomes nos convites e sim no envelope (se tiver envelope), neste caso não faz mal ficar uma coisa mais extensa. Se quiseres mesmo pôr nos convites acho que a terceira opção é a melhor. Afinal usa-se muito o masculino quando nos estamos a referir a qualquer casal, os primos, os sogros, os tios, etc. Não acho que fique esquisito mesmo com o nome da tia em primeiro lugar. Com certeza vais tomar a melhor decisão. :-)

    Não podes ir mostrando uns pormenores giros da organização do casamento? Só para nos deixares com mais vontade de ver tudo. eheheh. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá:)
    Sem nome é a melhor solução... Acredita...
    Os nossos envelopes também vieram com um "quadradinho" para escrevermos os nomes dos convidados... quando chegou a hora de escrever... Esquece, não sabíamos nem por onde começar... Decidimos pintar os dedinhos e deixar as nossas impressões digitas em forma de coração, dentro do quadrado... Dá trabalho? Dá... Mas é muito mais divertido do que escrever 300 nomes...

    ResponderEliminar
  21. Olá, sou também uma noiva à beira de um ataque de nervos, também caso este ano. Nos nossos convites optamos por já mandar imprimir o nome dos convidados, para ficar mais original e pessoal. Ou seja, cada convidado tem um convite único por ter o seu nome impresso. E aí tinha as mesmas questões que tu. Então, em conjunto com a design, optamos por colocar por 'familias' quando se trata de tios com filhos e afins. Então temos ' Familia X', Familia Y' (com o sobrenome a designar a família) e por aí fora... Quanto aos primos solteiros, ou já casados temos ' Primos X' e 'Primos Y' seguindo a mesma logica.. Já ando a entregar convites, pois caso em Julho, e estão todos a adorar os convites, por terem essa parte particular e pessoal.. :)
    Não digo que o nosso 'modo operandis' é que está correto, mas que funciona, funciona. Espero ajudar qualquer coisa; pois temos que ser uma prás outras!! Boa sorte para nós noivas à beira de vários ataques de nervos. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa ideia é mesmo essa, mandar imprimir os envelopes já com os nomes dos convidados. Também acho que fica mais original!
      Acho que já aniquilei este bicho de oito cabeças! :D Agradeço as dicas de todas vocês, porque é isso mesmo, temos de ser umas pájoutras! :D

      Boa sorte minha cara-colega-de-nervos! :D :D
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Efectivamente uma perda de dinheiro e recursos naturais!! Têm mm necessidade de utilizar envelopes? Eu pensava que a "era dos casórios nesta geração estava extinta mas pelos vistos não!! este ano já tenho dois convites :/ ... e nenhum é da gata... lol ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso tenho mesmo de ter envelope, porque tendo em conta o design do convite não há espaço para o nome dos convidados. Além disso, acho que fica mais compostinho e uma coisa mais caprichada, digamos assim, se levar envelope. E não nos podemos esquecer que o convite é o primeiro contacto do convidado com o grande dia! =)

      Dois convites? Olhe, contente-se com a minha sorte que no ano passado tive seis e este ano já tenho um, e um baptizado.

      Eliminar
    2. Realmente 6 é um abuso!!! LOL ... Mas eu sou um bocado contra casamentos de igreja, porque a maior parte nunca põe os pés numa igreja durante anos e depois fazem questão de "casar com direito a tudo", para mim é uma falsidade! Não não praticantes e depois chega altura do casamento e querem ir para uma igreja... mas enfim... quem me conhece sabe o que acho e digo-o sem problemas! já para não falar que convidam tios primos etc que não vêem à anos!! Mas tb é só a minha ideia...

      Eliminar
  23. Acho que "Tios X e Y" é a melhor forma. E mesmo que seja primeiro o nome da senhora, deve escrever-se sempre "tios" uma vez que no plural prevalece o masculino. Ex.: "Tios Maria e Alberto" é o mais correto e não me parece soar mal :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Gata, agora fizeste-me pensar. Eu na minha altura não pensei nesse pormenor (eram tantos).
    Se não estou em erro, usei o Tia X, Tio Y e filhos. Mas realmente... é ligeiramente impessoal (a roçar o insensível para com os primos). :)
    Fui eu quem fiz os meus convites e lembranças, foram 1001 coisas para tratar que julgo ter descuidado esse pormenor.

    Agora que 'falaste'... deu-me uma saudade enorme desses dias de correria! :)
    Aproveita! O dia demora imeeeeeeeeeeenso a chegar e depois... voa!

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, é só mesmo um pormenor, de certeza que não ligaram a isso. Eu é que sou uma picuinhas! Eheheh

      Poiiiiiiiiiiiis, isso do demorar imenso a chegar (e a trabalheira) e o dia passar a voaaaar, é que 'tá mali mali mali, muito mali!

      Eliminar
    2. Concordo, quando vais a ver já o dia terminou e já os convidados estão a voltar para casa.
      Mas é um dia maravilhoso!

      Um outro pormenor (nada a ver com o post, lembrei-me) que eu pensei sobre ele e que quis tirar a limpo no meu dia, é aquela 'coisa' que nos vão dizendo até ao dia: vais passar tanta fome, as noivas não comem! Não têm tempo, não comem nadinha. Ponto.
      Eu comi, comi bem (não, como se fosse uma das convidada, mas comi). Tanto comi que estava ansiosa por me libertar do vestido (que lindoooooooo que era, e de corpete como sempre sonhei, me estava a atrofiar as 'banhazitas').
      Portanto para mim, não se confirmou, a tal fome. :)

      1beijo,
      http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

      Eliminar
  25. Parece que tenho companhia no grupo das noivas à beira de um ataque de nervos ;) Acho que pensamos com demasiado perfeccionismo e na realidade ninguém vai reparar em "certos" pormenores! Tenho a certeza que encontrarás a melhor solução é ficará sempre liiiindo e pessoal! ***

    ResponderEliminar
  26. Desde ja, parabéns =)
    Sempre quis fazer um post sobre casamentos, em especifico, como organizar um casamento minimalista. Adoro um bom desafio, e acho que tentar organizar um casamento é o maior desafio pelo qual uma mulher passa, ha ha.

    Sophie.

    ResponderEliminar