#

terça-feira, 21 de abril de 2015

Velocidade Furiosa 7: See You Again


Sou uma fã assumida do filme "Velocidade Furiosa". Nenhum me escapou, devorei-os a todos, mas ainda assim, ando a ver se arranjo um sábado ou domingo para revê-los de novo, do primeiro ao último, tim-tim por tim-tim. Isso mesmo, vai ser um dia inteiro de rabo espetado no sofá (a enfardar pipocas, de preferência) e colada à televisão. Uma verdadeira maratona de Fast and the Furious, mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa. E o que eu gosto disto? Milhões mesmo. Gosto de carros, gosto de velocidade, gosto da adrenalina das corridas ilegais, dos drifts e das derrapagens a modos que a desafiar a morte (tolinha, eu?). Como é que eu podia não gostar desta saga? Não podia. E sim, tenho uma costela meia tunning, confesso. Mas atenção, tunning e não xunning, é que são coisinhas bem diferentes, não confundir, sim?

Quando soube do acidente que vitimou Paul Walker não pude deixar de sentir um valente murro no estômago, e pensar como a vida é irónica. Não que me fosse próximo, porque não era, obviamente, mas acho que qualquer pessoa minimamente humana e sensível não fica indiferente a noticias como a morte de uma pessoa.
Nunca perdi ninguém que me fosse muito próximo, pelo que nunca senti a verdadeira dor da perda (perdas há muitas, mas umas mais que outras). A dor de saber que nunca mais vou ouvir, falar, estar e olhar nos olhos daquela pessoa. Não sei ao certo o que se sente (e espero não vir a saber tão cedo), mas imagino. Ou se calhar não imagino. Se calhar é um sentimento difícil de calcular e de traduzir em palavras. Acredito que seja.
Mas dizia eu que não fiquei indiferente ao sucedido e não fiquei mesmo. Primeiro, porque sou hiper-mega-sensível e quase me desfaço em lágrimas ao primeiro abano (sou uma cocózinha, vá). Segundo, porque criam-se empatias. Seja pelos actores que "entram" pela nossa casa a dentro todos os dias, seja pelos apresentadores do nosso programa preferido, seja pelos jogadores do nosso clube do coração e, até mesmo, pelas pessoas que dão vida aos blogs que seguimos, criam-se laços, a tal empatia que quase nos faz sentir da família. E é isto que nos faz sorrir quando as noticias de quem acompanhamos são boas, e que nos faz sentir um frio na barriga quando as noticias são más. E terceiro... Porque perdemos um dos homens mais giiiiiiiiiiros e gaaaaatos do cinema (desculpa lá, Baby, mas é verdade).

Andava ansiosa por ver o filme. Porque gosto, como já disse, mas, especialmente, pela curiosidade em saber qual o rumo que iriam dar à personagem de Paull Walker, Brian O'Conner. O desfecho mais provável e óbvio seria a sua morte, e momentos para isso não faltaram. Mas não, o realizador optou por manter a sua personagem viva. Uma bonita forma de homenagear aquele que foi (e será sempre) uma das personagens míticas do filme. Um desfecho que jamais imaginei e que me comoveu bastante. Depois de quase duas horas com o coração aos pulos de emoção tal a adrenalina do filme, eis que chega ao fim e fica bem apertadinho.
Ir ver o filme por si só já foi um misto de emoções. Saber que aquela pessoa que está ali no ecrã já morreu, é estranho. O final do filme então... Foi muito comovente mesmo. Afinal, Brian (/Paul) não morreu, apenas seguiu um caminho diferente. Foi para um lugar melhor. E um dia, irão vê-lo novamente.

Foi o que Vin Diesel quis transmitir. E é o que a música diz. Não sei se esse lugar melhor existe, ou se não será um lugar pior. Ou se será lugar nenhum. Não sei se um dia voltamos a ver aqueles que partiram. Não sei se há um outro lugar onde todos nós voltamos a viver novamente. De uma forma diferente, mas a viver. Não sei. Mas gosto de acreditar que sim. 

A música que homenageia Paul Walker é linda, daquelas que toca cá dentro e arrepia do principio ao fim. Ver o video abaixo e conter as lágrimas é tão ou mais difícil que pintar as unhas da mão direita. Mas vejam. Porque é bonito. E porque faz acreditar que sim. Que... See you again.



Prefiro acreditar que sim.


24-09-2013 15-51-22

14 comentários:

  1. Não fazia ideia que havia diferenças entre xuning e tunning...sempre pensei que eram almas gémeas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já valeu a pena vir aqui pôr o bedelho, aprendeu uma coisa nova (ah! ah! ah!).

      Eliminar
  2. Se gostas dessa área, de certeza que tinhas gostado de estar onde eu estive este sábado.... nas provas do campeonato de velocidade em Braga. Eu admito que estive por contingências familiares, porque para mim é uma seca....ahahaha.

    ResponderEliminar
  3. Já falei sobre o filme lá no meu estaminé tal como tu sou louca pelos filmes, fui ver no dia de estreia e estava doida ,adoro Vin Diesel aquela voz meu Deus é um delírio a Michelle Rodriguez (Letty) das minhas atrizes preferidas ,ver o Paul no cinema depois da morte é estranho mas ainda bem que vemos a cara lindíssima dele neste ultimo filme, na homenagem que lhe fizeram arrasou comigo e saí do cinema com cara de choro ,bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma pena perder-se alguém jovem...e lindo!
    Quanto ao filme...vou esperar pela TV!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim se fosse feio não interessava!! Que mente pequenina!!

      Eliminar
    2. Não me parece que tenha sido esse o sentido que a leitora deu quando escreveu "e lindo". Deixem-se de ser mauzinhos.

      Eliminar
  5. Gosto muito dos filmes, apesar de não ser uma fã acérrima do tunning! :p
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  6. Amei o filme, sou fã desde o primeiro, e também já estou a pensar em fazer uma maratona e voltar a ver todinhos num só dia.
    Este último é mesmo um misto de emoções. Quando o Paul Walker no final segue o seu caminho é arrepiante, e claro que dá para chorar. A mensagem está linda. é sem dúvida o melhor filme da "saga". E esperemos que a "saga" continue.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. eu vi os filmes todos, e adoro :)

    ResponderEliminar
  8. Gata, ainda bem que nunca perdeu ninguém e desejo que não perca, é uma dor horrível mesmo e por mais tempo que passe nunca se supera. Fica sempre um vazio, um "o que seria dessa pessoa hoje?", por outro lado gosto sempre de acreditar que quem foi estará sempre comigo de qualquer forma.

    Quanto ao filme, fui no domingo de páscoa, sessão da meia noite a pensar que ia estar calminho mas grande ilusão, aquilo estava a abarrotar! Ainda assim, adorei o filme, também sempre fui uma doida pela saga desde o primeiro que saiu, ainda era eu piki e já apaixonei-me. E claro, no fim fiquei super emocionada e todos no cinema bateram palmas :)

    ResponderEliminar
  9. Nunca foi fã deste tipo de filmes :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Só fiquei viciada nestes filmes quando comecei a namorar com o meu marido (sim ele é doido por carros, tunning, corridas. Não sabes o que eu sofro! LOL). Já os vi todos, menos este ultimo. Vou ver sábado. Deixei passar algum tempo porque confusão e eu não nos damos. ;)

    Estou curiosa muito curiosa para ver o filme. :)
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  11. De tanto ver os filmes com o maridão, acabei por lhes ganhar um certo carinho.
    Fomos ao cinema no dia de Páscoa, estava pouca gente na sala e deu para eu chorar à vontade no final.
    Passei todo o filme à espera da cena em que ele iria morrer, mas acho que a solução encontrada foi a melhor!
    Foi uma bela homenagem! :)

    Ps1: A música de homenagem já é o meu toque de telemóvel há uma semanita. ;)
    Ps2: Não sei porquê, mas também acho o Vin Diesel tããããããão gatão! :P

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar