#

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Gata na Cozinha #47


Há não muito tempo fiz um bolo que é só a coisinha mais deliciosa de todos os tempos, precisamente aquele ali da foto. De certo que já ouviram falar no Melhor Bolo de Chocolate do Mundo e a receita que hoje vos partilho é nada mais nada menos do que a sua tentativa de recriação. Mas se nunca ouviram falar, por um lado ainda bem, menos uma coisa a contribuir para a vossa linha roliça, por outro, ainda mal, já que andam a perder um dos pequenos prazeres da vida (daqueles mesmo, mesmo orgásmicos).
Só tive oportunidade de experimentar esta pequena maravilha no ano passado, numa das idas a Lisboa, mais propriamente no Mercado da Ribeira, e fiquei completamente maravilhada. O bolo é...é...não há palavras! É delicioso por djimais!! Aquela parte do suspiro combinada com o chocolate e bem fresquinho, hmmmmmmmmm, DA-QUI (mãozinha atrás da orelha). Pena ser um bolo que não se encontre facilmente por aqui. Ou então não, ainda bem que esta bomba calórica está loooooonge do meu alcance, caso contrário, já não andava, re-bo-la-va. É que tem tanto de delicioso como de calórico, mas não pensemos nisso agora, hã.
E prooooooonto, a pedido de várias famílias aqui fica a receita. O noivo encontrou-a na net e não descansou enquanto aqui a je não pusesse mãos à obra. Não consegui publicar no blog antes, mas até calhou bem partilhar logo hoje, no dia do meu aniversário. Já que não vos posso fazer chegar uma fatia de bolo em jeito de comemoração e de agradecimento por terem perdido uns minutinhos do vosso tempo a felicitar-me, pelo menos, mando-vos a receita de um. Já não é mau! :D


Ingredientes:

- Para a massa do suspiro
  • 8 claras de ovo;
  • 250g de açúcar em pó;
  • 250g de açúcar branco;
  • 40g de cacau em pó.
- Para a mousse de chocolate
  • 300g de chocolate de leite Nestle;
  • 200g de chocolate de culinaria;
  • 50g de açúcar branco;
  • 450ml de natas frescas para bater;
  • 4 claras de ovo.

Preparação:

- Massa do suspiro

1º Peneirei o açúcar em pó com o cacau e reservei.
2º Bati as claras em castelo numa velocidade baixa até a mistura começar a espumar. Juntei um pouco do açúcar branco e continuei a bater.
3º Quando começou a ficar "em castelo" adicionei o restante açúcar branco, aos poucos, e sem parar de bater. 
4º Adicionei a mistura do açúcar em pó com o cacau ao preparado anterior e envolvi delicadamente com uma colher de pau, até ficar homogéneo. 
5º Forrei dois tabuleiros (60cm de comprimento mínimo) com papel vegetal. Desenhei dois círculos de 20 cm de diâmetro num dos tabuleiros (devem ter algum espaço entre eles) e um no outro tabuleiro.
6º Com a ajuda de um saco de pasteleiro, preenchi os círculos com a massa que obtive e, para isso, fiz um caracol do centro do círculo até às laterais do mesmo. 
7º Levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 120 Cº (temperatura baixa) e deixei assar cerca de 60 minutos.

- Massa de chocolate

1º Piquei todo o chocolate e derreti-o em banho-maria, por fim, reservei.
2º Bati as natas até obter uma espécie de chantilly e reservei. 
3º Bati as claras em castelo, logo que começaram a ficar "em castelo" adicionei o açúcar, aos poucos, e bati até ficarem bem firmes. 
4º Adicionei as claras ao chocolate derretido e envolvi delicadamente com uma colher de pau. 
5º Verti as natas batidas ao creme de chocolate e misturei novamente com a colher até obter um preparado liso e homogéneo.

- Montagem

1º Com uma faca, acertei os discos de suspiro de forma a fiquem simétricos. 
2º Coloquei um dos discos no prato de servir e despejei 1/3 da mousse de chocolate. Alisei com a ajuda da faca.
3º Coloquei outro disco de suspiro sobre a mousse e repeti o processo de recheio.
4º Coloquei o terceiro disco de suspiro e finalizei com a restante mousse de chocolate. 
5º Levei ao frigorífico cerca de 30 minutos e estava pronto a ser servido.




É certo que dá um pouquinho de trabalho e leva tempo, mas, minhas riquezas, vale e muito toda a trabalheira e tempo perdido à volta da cozinha (já sinto-me a salivar). Aconselho que seja servido bem fresquinho. À temperatura ambiente vai perdendo a consistência ideal.

Façam e depois digam-me alguma coisa (mas não aceito reclamações pelos vosso quilos a mais, já chegam os meus, hã!). Beijufas e um mega obrigada por todas as palavras de carinho. #quemtemleitorasassimtemtudo 

24-09-2013 15-51-22

11 comentários:

  1. Bom aspeto :) Feliz aniversário <3

    ResponderEliminar
  2. Essa foto deixou-me com fome!
    Acho que vou experimentar fazer :)

    Beijinho gata, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que nunca provei tal maravilha? E estou sempre aqui tão perto... Não sou muito de bolos de chocolate, mas o teu ficou com tão bom aspecto. :)

    PS: O teu aniversário foi ontem... Estás a querer comemorar dois dias seguidos, hã? Sabes muito! :D

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu preferia não conhecer a receita x) ahaha! Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. hmm óptimo aspecto. Vou experimentar, adoro pavlova e isto parece ainda melhor;)

    ResponderEliminar
  6. Opah que desgraça Gata! Não te lembraste de nada menos achocolatado? Agora vais obrigar-me a fazer... Tem um ar delicioso (para mal dos meus pecados). Mas vá, eu prometo que vou experimentar num dia que convide MUITA gente cá para casa (temos que dividir o mal pelas aldeias para a desgraça ser menor).

    Amigas do Closet
    http://amigasdoclosetblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Gostei da dica , tem um aspeto delicioso , decerto que vou tentar fazer , curiosamente , até me faz lembrar as pavlovas que costumo fazer , cumprimentos .

    ResponderEliminar
  8. Muito bom aspecto. Até faz crescer água na boca!!

    ResponderEliminar
  9. Já fiz um bolo muito parecido! Enerva-me um bocadinho porque não consigo as coisas parecerem messy-gourmet como as blogger estrangeiras :P mas estava bom. Embora não o tenha posto no frigorífico, agora fiquei com vontade de repetir - mais não seja para o comer frio ;) desculpas! Qualquer uma é boa :P
    Nunca provei nenhum desses «melhor do mundo», não sei se porque implico com a designação meio snob (que até me ia levar a ficar desiludida fosse a delícia que fosse, provavelmente) ou se porque uma fatia de 30g custa 5 euros. E porque, o que é capaz de ser hipócrita tendo em conta a justificação possível apresentada acima, há coisas que cozinho e acho impossíveis de superar :P
    Acho que realmente calhou bem no dia! Parabéns um bocado atrasados e bom casamento (é um desejo estranho? Sou má a desejar felicidades em casos menos comuns do que aqueles em que «bom dia» ou «feliz aniversário. Mas hey, é sincero :P) :D

    ResponderEliminar
  10. Huum, super bom aspecto! (:

    ResponderEliminar