#

terça-feira, 20 de outubro de 2015

"Flor de estufa". Eu!

Iniciámos aqui, na empresa, uma pequena formação de "Gestão de Reclamações/Conflitos" e está a ser uma grandessíssima seca. Mentira, mentira, mentira, para já, tem o seu "quê" de interessante e acho o tema bastante oportuno (embora não deixe de bocejar quando chega a parte da teoria). Mas esta formação mais parece um teste à nossa personalidade do que, propriamente, outra coisa. E a formadora? Credo, parece mesmo uma daquelas criaturas que nos lêem a alma através do olhar e despem-nos ali, perante tudo e todos (sentiram o arrepio?).

Começámos a formação por responder a uma série de questões e, ao que parece, a formadora iria traçar o nosso perfil a partir das nossas respostas e dar a respectiva formação com base nas características de cada um.
Ontem, foi a minha vez de ler alto e bom som as minhas respostas. Ainda nem tinha começado e parece que já me estava a sentir inspeccionada de alto a baixo. Parece que os nossos gestos dizem muito de nós. E o olhar, que é o espelho da nossa alma e nunca engana.
Pois que mal tinha começado e a formadora vai e pergunta "a Bruna é uma flor de estufa, não é?". E eu fiquei ali sem saber muito bem o que dizer. É verdade que eu sou a delicadeza em pessoa, mas...flor de estufa? Nunca tinha pensado nisso.

Fui para casa a matutar no assunto e, analisando bem a coisa, o termo até que se aplica bem na minha pessoa. Para além de delicada, sou sensível e tenho as minhas fragilidades. Funciono muito com o coração e não com a cabeça, daí algumas desilusões passadas. E emociono-me muito facilmente. Ainda ontem, fiquei de olhos em água ao ver nas noticias a participação do menino Owen Howkins, que sofre de uma doença genética rara, na maratona de Lisboa. Ver o esforço daquela madrasta em proporcionar grandes momentos ao menino, emocionou-me. Ver histórias de vida absolutamente impressionantes (tanto para o bom como para o mau), emociona-me.Ver reportagens sobre os sem-abrigo ou sobre qualquer outro tipo de dificuldade social, emociona-me. Ver animais abandonados pelas ruas sujeitos a serem atropelados, emociona-me. Até uma mera cena de novela assim mais a puxar ao sentimento, emociona-me. Resumindo e concluindo, emociono-me por tudo e por nada. É por estas e por outras que o termo "flor de estufa" até que encaixou na perfeição.

Depois, também tenho as minhas fragilidades, fruto do meu ainda curto percurso de vida. Costumo dizer que ninguém é assim, assado ou cozido do nada. Aquilo que somos hoje está explicado no nosso passado. Nas nossas vivências. Na nossa história. Se calhar até podia ser uma pessoa mais forte (no caso das fragilidades) e uma pessoa mais indiferente (no caso das emoções), caso não tivesse passado por isto, aquilo e aqueloutro. Mas sou assim. Cabe-nos a nós saber gerir pontos fortes e fracos. Reconhecê-los já é um bom caminho para isso. E eu bem sei que a fragilidade, muitas vezes, não joga a meu favor. Acompanhada pela ingenuidade, então, pior ainda. Enfim, acho que já confessei por aqui o facto de ter uma costela meia...toto.

Agora, estou ansiosa por conhecer o meu perfil completo aos olhos da formadora. A ver vamos. Se não disser que sou pessoa com tendências homicidas já é uma sorte. O informático que, neste momento, tem o meu preciso HP em mãos bem pode respirar de alivio. Caso contrário...


P.S: Pois é, estou há dois dias sem portátil e já me sinto a ressacar. BAAAAAAHHHHHHHHH!!!

24-09-2013 15-51-22

32 comentários:

  1. E eu que estou a pensar em formatar o disco? Até começo abater mal, o meu pc está maluco!!

    ResponderEliminar
  2. acho que ela dizer que tu eras uma flor de estufa é querer dizer que tu não lidas bem com comentários menos agradáveis, sejam pessoais ou profissionais. Levas tudo a peito, mesmo que nem sequer seja pessoal.
    não te conheço além do que mostras no blog mas acho que não me enganaria muito ao dizer que na vida real és do género de amuar se numa "discussão" mais acesa as opiniões da outra pessoa forem contra as tuas, mesmo que não tenha havido mau entendimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blogs! Acho graça a esta teoria de que quem tem um blog tem de ouvir (ler) tudo e mais alguma coisa e calar. O chamado "come e cala-te". Se ousa (!) responder a um dos trezentos comentários (para lá de) desagradáveis é porque não tolera opiniões contrárias, porque tem a mania, porque é arrogante, porque leva a peito. Depois, também há quem tende a confundir criticas construtivas com criticas destrutivas. Criticas construtivas, aceito muito bem e está à vista. Criticas destrutivas, ignoro ou respondo como eu bem entender, mas, por norma, sempre num tom de brincadeira/ironia/sarcasmo.
      Levar a peito? Talvez em 0,05% das vezes, especialmente, se estiver num dia "não". Na verdade, não posso levar a peito comentários de pessoas anónimas, que usam a protecção de um ecrã para atacar outras pessoas, onde o único objectivo é maldizer.

      Isto tudo para dizer que não, não era isso que a formadora quis dizer. Quanto à sua opinião, acredite que também está enganada.

      Eliminar
    2. JURO que não fui eu... eu até já assumi a identidade;)

      Eliminar
  3. Deixa lá que eu já chorei por ver umas vacas a pastar em condições miseráveis a meu ver. Lágrima fácil para mim é um elogio. Se me cruza-se com a formadora nem quero imaginar o que me chamaria.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! se po teres bom coração és uma flor de estufa, ok, também quero ter! =) Depois partilha como é o teu perfil completo.

    Beijinhos,
    https://www.facebook.com/chicanablog

    ResponderEliminar
  5. Não me parece que um blog pessoal seja o local indicado para criticar uma formação ministrada pela empresa que lhe paga o salário. Mas posso estar errada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está errada, a partir do momento em que não sou soube (ou não quis) interpretar as minhas palavras e o sentido do post.

      Eliminar
    2. nem o fizeste... ha pessoas que levam tudo a mal -.-"

      Eliminar
    3. É que é preciso ter paciência.
      Há gente que não tem mesmo mais nada que fazer na vida e que se não é burra, parece.
      Gostava eu de saber onde no post é feita alguma critica à formação.

      Eliminar
  6. Não sou nada sensível confesso.
    Ao ponto de nunca ter chorado em filme nenhum nem ser qualquer a coisa que me emociona...
    Não tenho, de todo, lágrima fácil! :P
    Cris

    ResponderEliminar
  7. Gata o significado do termo "flor de estufa" não é propriamente esse....é uma pessoa que fica doente com muita facilidade, ou uma pessoa muito melindrosa que se ofende com qualquer coisa, a quem não se pode "dizer nada"....não tem nada a ver com uma pessoa sensivel.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/flor

      https://www.priberam.pt/dlpo/flores

      http://expressoes.blol.org/expressao/flor-de-estufa

      Eliminar
    2. http://www.dicionarioinformal.com.br/ser%20uma%20flor%20de%20estufa/

      Eliminar
    3. Exactamente Gata, não tem nada a ver com ser sensivel.....

      Eliminar
    4. Ana, viu os links que partilhei? O próprio link que o anónimo das 14:31 partilha também fala em sensibilidade, embora, o exemplo dado não se aplique à minha pessoa, bem como a parte do pouco hábil na vida quotidiana. "Flor de estufa" também se aplica a quem tem uma saúde débil e precisa de imensos cuidados, coisa que também não se verifica na minha pessoa.

      Eu sei como sou (melhor que vocês, digo eu =P) e sei o que a formadora quis dizer quando falou em "flor de estufa". E sim, foi no sentido de fragilidade e sensibilidade.

      Eliminar
  8. Acho fascinante mostrarmos a nossa personalidade através dos nossos gestos e postura :) É daquelas coisas que gostaria de saber analisar, ihih
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. aproveita e vê a tua novelinha da TVI enquanto não tens pc. ah ah ah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como mulher que se preze, consigo fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo. Por isso, posso ter o meu pczinho e ver a minha novelinha da TVI ao mesmo tempo, que uma coisa não empata a outra! =)

      Eliminar
  10. Todos temos as nossas sensibilidades, mostrar ou não é a diferença :)

    ResponderEliminar
  11. Adorava fazer uma formação dessas!!!

    ResponderEliminar
  12. Espero que não seja motivo para dispensa de pessoal!!!!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site de celebridades e com sessões fotográficas)

    ResponderEliminar
  13. já fiz uma formação desse tipo, o meu resultado foi: manipuladora!!
    E sim é verdade, reconheço, e a formadora topou-me a milhas! A minha profissão assim o obriga, mas isso não quer dizer q o seja na minha vida pessoal, há q distinguir as águas, uma vez que o questionário é vocacionado para o contexto profissional!

    ResponderEliminar
  14. Fiz uma formação à uns meses em que era feita uma avaliação DISC e nunca me senti tão nua. Quando recebi a minha avaliação era uma completa e real discrição de mim mesma. Fiquei com a ideia que a Dra. X me conhecia melhor do que eu a mim mesma.
    Mas quando um "trabalho de casa" destes é feito, é muito mais fácil direccionar a formação, de forma a atingirmos os nossos objectivos.

    ResponderEliminar
  15. Gata,
    Gostei muito deste texto! É realmente algo importante gerir conflitos (lidar com os outros) e eu adoraria fazer esta formação. Já estive inscrita e acabei por não conseguir frequentar (na altura estava também a frequentar Mestrado e era impossível.). Mais ainda gostaria de ser "analisada" para perceber a postura que tenha perante os outros. Pois a maior parte das vezes tenho a sensação que tenho uma postura arrogante, no entanto, tenho noção que se as pessoas me souberem "levar" sou "manteiga derretida". E aqui está algo que adoraria saber fazer, "analisar" os outros. Sou péssima. Há pessoas que nem consigo criar uma primeira opinião.
    Profissionalmente lido mal com as Chefias, se não souberem ter uma postura correcta, de verdadeiro líder e espírito de equipa. Irrito-me com facilidade e fervo em pouca água. Sendo que facilmente admiro um erro, ou muda a minha trajectória. Digo quase tudo o que penso, nem que tenha de pedir desculpas de seguida (mesmo tendo razão).
    Pessoalmente sou um amor. Um doce de pessoa. Emociono-me com muita facilidade.
    Acima de tudo sincera em ambos os campos! Genuína e transparente. O que nem sempre é um ponto a meu favor.
    Beijinho*
    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  16. Vou ter um workshop para a semana na universidade com o mesmo tema "Gestão de conflitos" agora fiquei com medo xD

    ResponderEliminar
  17. Ahah essa formação parece-me bastante intimidante! Analisar assim a pessoa com uma observação dessas perante todos... :/

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Eu também sou assim... Tenho as emoções muito á flor da pele e vivo muito o sofrimento dos outros.. O meu bem é que também as coisas boas me contagiam facilmente e como estou rodeada de pessoas agradáveis acabo por compensar!

    ResponderEliminar
  19. Que formação interessante. Agora fiquei com vontade de ter uma sessão com a tua formadora e ver que perfil me traçava ela. E deixa lá, eu uma vez vi um cão bebé na montra de uma loja de animais e pus-me a chorar porque era Inverno e ele se calhar apanhava ali frio e porque era quase Natal e ele se calhar ia passá-lo ali sozinho e porque pediam quase mil euros por ele e eu não acreditava que alguém os fosse dar e depois estava com medo que o abatessem se ninguém o comprasse... E pronto xD

    ResponderEliminar
  20. Eu ando a preparar uma formação desse género. Mas nós não vamos traçar o perfil dos colaboradores :)

    Em relação a "ler a alma", ninguém ganha poderes por estudar um curso onde se aprende a interpretar e a perceber as atitudes das pessoas. É uma questão de arte e sensibilidade para perceber a linguagem não-verbal.

    ResponderEliminar
  21. Gata, eu sou exactamente como tu. Somos as chamadas PAS: Pessoas Altamente Sensíveis. A psicologia explica-o:

    http://portalsatsuki.blogspot.pt/2015/10/os-quatro-dons-das-pessoas-altamente.html?m=1

    Identificas-te?

    Um beijo para todas as PAS



    ResponderEliminar