#

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Não sabia, mas tenho um lorde lá em casa!

Na tentativa de reduzir algumas despesas domésticas, resolvi comprar uma ração mais em conta para o nosso Pepe (o gato mais gato lá de casa), nomeadamente, Whiskas. Desde que é gato que come ração seca da Royal Canin, mas lembrei-me do Napoleão e achei que a minha bola peluda também ia apreciar o petisco. A alimentação para animais até estava com desconto no Continente, pelo que veio mesmo a calhar.
Terminado, então, o resto que havia da sua habitual ração, toca a pôr Whiskas na taça. O Pepe vem, cheira, e dá meia volta e vai-se embora. Nisto, eu pensei "bem, o bichano ainda não deve ter fome". Ao outro dia de manhã, a taça continuava cheia e eu "hummmm cheira-me que está armado em esquisito". À noite, do mesmo dia, a taça estava praticamente na mesma. Ainda o vi lá de volta da comida, mas cheirava, comia um ou outro bago e virava costas. E eu "olha, olha, queres ver que o gato é bico fino?! Patê enlatado do Continente? Naaaa, lagosta é que é bom". Comecei logo a ver o filme, mas resolvi dar o beneficio da dúvida, na esperança do raio do gato apanhar-lhe o gosto (e quando a fome apertasse podia ser que...). No dia seguinte, à hora de almoço, perguntei ao Baby qual era o ponto de situação e "se comeu, foi muito pouco e já anda aqui a miar". Fiquei logo de coração bem apertadinho só de pensar que o meu bichinho já não comia praticamente nada há quase dois dias. No fim do trabalho e antes de ir para casa, parei na minha mãe para levar alguma ração da Mimi que é Pedigree e o Pepe quando lá está costuma dar umas trincas. Maaaaaas, azar dos azares, também rejeitou!! Shit, shit, shit! Nisto, vi que não havia volta a dar, tinha mesmo de comprar ração Royal Canin, e foi o que fiz no dia seguinte. Mal cheguei a casa e comecei a agitar o saco em direcção à taça, ahhh cum catano, aquilo é que foi vê-lo correr com aquele olho bem arregalado, mesmo com focinho de "finalmente, comidinha da boa". Ainda dizem que os animais são burros! São, são!! 
O gato devia ter pensado qualquer coisa como "olha-m'esta agora, toda a vida a dar-me leitão e agora queria espetar-me com um frango à churrasco e do reles, hã", pfffffff. E eu que já andava a pensar nas roupas, nas malas, nas botas, nos batons e em todos os bens de necessidade extrema que podia comprar ao poupar na ração do raio do gato. Damn!!
24-09-2013 15-51-22

52 comentários:

  1. Os animais tem a capacidade ser ser muito esquisitos. Tenho uma cadela lá em casa assim.
    No entanto podes sempre experimentar misturar aos bocadinhos. Ou seja, metes tipo 90% royal e 10% whiskas.... e vais aumentando o whiskas. Quiçá pode ser que resulte. Com a minha resultou, embora continue a comer ração a meu ver, cara.... mas pelo menos deixou a do veterinário toda xpto e carissima.

    ResponderEliminar
  2. vá lá que o meu come de tudo...ele é whiskas, é marca pingo doce, continente, jumbo...aquele quando não come está realmente doente (como aconteceu esta semana que fiquei quase para morrer quando vi o resultado do raio X - infecção pulmonar GOD :( )

    ResponderEliminar
  3. Olha a minha gata só gosta da ração do Lidl.
    Já lhe dei outras, inclusive essa da Royal Canin mas o que a bicha gosta mesmo é da do Lidl.
    E ainda é bem. O veterinário disse que as rações marca branca são mais saudáveis e menos gordurosas que as mais caras de marca.

    ResponderEliminar
  4. Gato que se preze é assim! :-) Go, Pepe! Go! :-)

    ResponderEliminar
  5. Parece que o truque é mesmo este ir dando mistura de duas, e ir aumentando a quantidade da que se quer introduzir. Pois eu cá tenho um cão (labrador lindo de sua Mãe) e um gato (rafeiroso lindo que adoptou sua Mãe), que comem de tudo. Em pequeninos comiam Royal Canin e Eukanuba mas agora... agora é o que vier à rede, naah não são tempos para esquisitices!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comprei a ração nova, já tinha mesmo pouquinha da Royal Canin e não deu para fazer esse truque. Mas, sinceramente, pensei que ele não ia estranhar. Quando, às vezes, lhe dava ração húmida era whiskas e até marca branca, e ele comia tudinho. Vou tentar fazer essa mistura agora (mas cheira-me que é gato para não se deixar enganar)!

      Eliminar
  6. Eu percebo que seja uma forma de poupança mas essa comida é pessima! faz mesmo mal aos gatos. Eu percebo, a mim também me doi na altura de comprar mas... tem de ser <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma idiotice de todo o tamanho. A minha gata sempre comeu whiskas (que já não é propriamente barata em relação às marcas brancas), Felix e afins e está ótima de saúde e tem um pêlo invejável. Ainda há tempos foi ao veterinário que disse que estava mesmo bem e que não lhe dava mais do que 3 anos (e a gata tinha 11 na altura). Tenta mudar gradualmente, Gata, pode ser que resulte.

      Eliminar
    2. Rititi isso é mesmo um disparate pegado (desculpe...), o meu gato é super saudável, tem um pelo lindo de morrer e apesar de ser um vadio que me adoptou, toda a gente diz que é e está LINDO, e come FRISKIES de todo o tipo. Até foi a veterinária que me disse para deixar de dar a Royal Canin e introduzir esta.

      Eliminar
    3. Mas é péssima porque? as minhas gatas são super saudáveis e com um pelo maravilhoso, isso é mania das grandezas. enfim

      Eliminar
    4. Não é idiotice nenhuma.
      Por causa de ração whiskas e Friskis, o meu gato teve um sério problema de trato urinário. Essas rações para que eles gostem mais da comidinha e os donos comprem estão cheias de sódio e outros componente para lhes aprimorar o sabor que fazem muito mal aos animais, dito pelo veterinário do meu gato.
      Sobretudo quem tem gatos castrados deve dar ao seu animal uma ração especifica, porque a fisiologia e necessidades do animal são alteradas e é preciso ter isso em atenção.
      O veterinário disse-me que entre Whiskas e Friskies e as marcas brancas a diferença era pouca ou nenhuma...
      E sim, também o meu foi muito difícil de mudar a ração a que ele estava acostumado para a que agora tem de comer o resto da vida por causa do problema com que ficou que é a Royal Canin. Segundo o veterinário os gatos não são como os cães que comem o que lhes aparecer à frente e mesmo os mais esquisitos com fome lá se convencem com outra... os gatos se não gostam não comem e passam mesmo fome! Eu tentei todas as rações do mercado com a medicação que ele precisava para o problema de saúde dele e só gostou da ultima que tentei que foi a que já referi.
      Por isso eu prefiro poupar em roupas e sapatos para mim e ter o meu bichano bem de saúde e feliz.

      Eliminar
    5. Whiskas, Friskies e marcas brancas são comidas c mta gordura e não fazem bem à saúde dos animais. Não s sentem os problemas a curto prazo mas sim a longo prazo. Não são manias de grandeza....

      Eliminar
    6. Com whiskas e outras não sentem o problema a curto prazo, mas sim a longo? Ok, a minha Gata já tem 12 anos, sempre comeu dessa comida, está saudável, com um pêlo lindo. Vai sentir quando? Está bem que os gatos vivem muito, mas se fossem assim tão más essas comidas ela já se estaria a ressentir!

      Eliminar
    7. É idiotice porque não depende da marca mas da composição.
      O meu cão come Profine, uma marca pouco conhecida (e por isso muito "barata") mas a sua composição é excelente. No entanto, houve-se muitos a recomendar a Purina ou a Royal Canin e a composição da mesma (para cães) é uma bela m***.

      Leiam rótulos e pesquisem na net. Há imensas marcas menos conhecidas que até ficam mais em conta que marcas brancas (porque dá-mos menos quantidade) mas que têm excelentes composições. Procurem na net e mandem vir pela net...só aí poupam centenas de euros.

      PS: a composição da Profine não é tão boa como a Eukanuba, por exemplo mas eu também dou 40€ por 15 kgs e não 80€...
      E em relaçao a doenças... pois eu conheço cães que comiam Acana e tiveram imensos problemas de saúde... será que é mesmo da ração?! Porque supostamente a Acana é uma das melhores...
      (e problemas com royal canin assim como purina também conheço imensos... mas aí sinceramente não me admira muito pois a começar com cereais como principal componente tinha que dar barraca)

      E não faço ideia como é para os gatos mas nos cães qualquer ração que comece a lista de ingredientes com outra coisa qualquer que não seja carne não presta (ex: royal canin, purina, etc). Isto porque uma boa ração para cão tem que obrigatoriamente ter mais carne que qualquer outro composto. Até cheguei a encontrar uma ração chamada "ultima" num supermercado que conseguia ser muito mais barata que as de topo e ter muito melhor composição. Fama não é sinónimo de qualidade.

      Eliminar
  7. O meu gato também é assim... Nem Whiskas nem Friskies, para ele é tudo comida de gato pobre :P
    Do supermercado só gosta das latinhas húmidas de Gourmet, delira com a de souffle de frango

    http://perdidaemcombate.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Quando tinha um gatinho em casa, comia de tudo. Desde ração barata à mais cara. Adorava aquelas tirinhas de gordura do fiambre (que era um pestico, raramente lhe davamos!). O gato que o meu namorado tem lá em casa também é assim esquisitinho. Até já sabe reconhecer o som de uma comida muito fancy que eles lhe dão como "prémio" e que faz exatamente o mesmo barulho que qualquer ração... E aparas do fiambre? Lol, o gato nem come fiambre normal, só de peru! quanto mais as gorduras. "Gente" fina é outra coisa!

    ResponderEliminar
  9. O meu come Friskies mas só pode ser de salmão, dá-lhe a de atum e vês o "homem" a rabujar o tempo todo. Os animais são muito esquisitinhos, depois de estarem habituados a uma coisa é difícil mudar. Mas vai introduzindo aos poucos a outra e vais ver que ele vai mudando.

    ResponderEliminar
  10. Também tenho uma gatinha alimentada exclusivamente a Royal Canin, por isso já estou expert na procura dos sítios onde a vendem mais barata. A título de exemplo, uma saca de 10 kg de ração (que dá, aproximadamente, para meio ano) tanto pode custar 90€ numa petshop aqui do burgo, quanto 42€, que foi quanto paguei na zoofast na última encomenda.
    O que não falta são sites onde pesquisar: tiendanimal, zoofast, miscota, zooplus; enfim, só requer um bocadinho de tempo.
    Só um aparte: não troque abruptamente de ração ao Pepe porque senão é provável que ele fique com diarreia. É necessário um período de transição em que começa a introduzir lentamente a nova ração para que o Pepe não tenha alterações intestinais.
    Marradinhas ao Pepe!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ia fazer esta sugestão! A minha gata come Royal Canin para gatos esterilizados. Da última vez, comprei um saco de 12kg, que me vai dar para muitos meses, por 53€. E às vezes encontra-se mais barato. Fazendo as contas, fica o mesmo preço (ou, muitas vezes, mais barato) que as comidas que se compram no supermercado e estás a dar ração de qualidade. Beijinho :)

      Eliminar
    2. Vinha cá sugerir o mesmo, porque também ''deusmalibre'' de comprar um saco de 10 kg todos os meses da Royal Canin numa petshop. Fica-me em 83 € e eu na Meganimal compro por uns 53 €, não pago portes e está sempre cá no dia a seguir à encomenda.
      E Gata, a sério, um dos conselhos que tanto a criadora de 2 dos meus gatos, como o veterinário me deram é que é preferível gastar mais numa ração de qualidade que a longo prazo gastar em consultas veterinárias e tratamentos. Nós somos o que comemos, os animais também. As rações de supermercado são cheias de corantes, conservantes, gorduras, cheias de cereais e maior parte das vezes pobres em proteínas... pode um gato viver imensos anos saudável comendo disso? Pode, mas as probabilidades não é para aí que recaem. Além de que a minha ração comprada nesses sites económicos, pouco ou nada me sai mais cara por Kg que as marcas de hipermercado...

      Eliminar
  11. O meu gato não era nada esquisito, mas só gostava de ração de cão, agora a minha gata é que é toda esquisita (sai à dona) e só gosta de comida boa, mas adora Whiskas! :) Dizem que se deve alterar a comida de vez em quando, por causa do estômago, mas realmente assim não te safas. :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho uma diva dessas lá em casa... aliás diva e sonsa!
    Também tentei mudar-lhe a ração no ano passado por várias marcas diferentes e ela raspava com as patas toda enojada (como faz no areão), como se fosse uma Tia de Manhattan na feira da Beira da Estrada, mas há um belo dia, que estou em consulta com ela e conto isso à veterinária.
    E veterinária que é veterinária quis me esfregar na cara que consegue tudo... (bitch) e foi abrir uma amostra de ração seca para ver se a Miss Diva comia, eu por dentro estava "AhhhhAhhhh aquele grito maquiavélico como quem diz: DEVES!"....e mal abriu o pacote vem a (piiiiiiii) da gata e devorou a ração toda... até lambeu a embalagem!
    Fiquei possuídaaaaaaa e levei uma saca.
    Cheguei a casa, servi-lhe o novo jantar e ela mandou-me comer a mim...
    (piiiiiiiii) da gata!
    Continua a comer RC!

    Beijinhos Gata bom fim-de-semana!

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  13. Percebo, tambem tenho uma princesa esquisitinha, que só come purina one, e se tentar mudar fica la a ganhar pó, ja para não falar que tem uma cama de casal so para ela

    ResponderEliminar
  14. Olha eu quando tive uma gata cá em casa ela comia da mesma comida que nós! E gostava! Não precisava de comprar nada...

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava, mas isso faz mal aos animais!

      Eliminar
  15. Ahahahaha querias tu enganá-lo :P

    ResponderEliminar
  16. São todos assim! A minha cadela quando lhe damos comidinha a que ela não está habituada, também mal lhe toca! São todos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Neste site (http://www.animalclan.com/pt/) pode comprar ração da Royal a bom preço e com entrega em 2/3 dias (portes gratuitos a partir dos 30€). Para além disso, as clínicas do Onevet group têm sempre descontos na alimentação da royal canin (penso k haja 3 em lisboa). A whiskas tem muito boa publicidade para a qualidade que tem. Para já é uma ração com corantes e, para além disso usam restos como pele, cartilagem e ossos para confeccionar a ração. As rações da purina one são as unicas de qualidade que se encontra à venda no supermercado. Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  18. Os meus 2 gatos tambem sao muito esquisitos nao comem qualquer comida. Ja tentei dar varias marcas mas nada so do bom e do melhor. Sao uns princepes ca em casa.
    http://claudiapersi.blogspot.ca/2015/10/win-pair-of-firmoos-eyeglasses.html

    ResponderEliminar
  19. Hahaha
    Meu cachorro nao come banana de jeito maneira.
    Esses animais...
    Bjss

    mamaeisabebearthur.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. Os gatos são tramados! A minha coisa boa, Branca Maria, tinha de variar na ração. Detestava comer sempre o mesmo.
    Podes sempre tentar misturar as duas rações a ver se ele se vai habituando ou tenta a purina, umas embalagens verdes que há nos hipermercados. Os meus adaptaram se bem a essa.

    ResponderEliminar
  21. Não sei se te vai servir de consolo mas o meu cão comia (e come) ração da purina, com a mesma intenção que tu comprei da pedigree ... Não lhe tocou! Ele fez birra eu fiz birra também, mas tive que ceder sob pena de ver o cão estendido no jardim. Aquele truque de ir misturando não resultou e pimbas... Purina pro golden :(

    ResponderEliminar
  22. Dom Pepe, o gato chiquérrimo!! 'Tás lixada Gata' (falando mal e depressa) isto de passar de cavalo para burro não serve ao Pepe!
    Beijinho
    Fico à espera de visita no meu estaminé!!

    http://mypinkshoesblog.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  23. Ui...este assunto "dá pano para mangas"... Eis a minha opinião que vale o que vale! :))
    De facto as comidas de baixa gama (Whiskas, Friskies, Purina Cat Chow, ,algumas marcas brancas) são prejudiciais a longo prazo para os gatos. O meu vet sempre me disse "não poupe na comida pois mais tarde gastará no vet"...ora tendo eu 5 gatos, não lhes dou Royal Canin ou Hills como dei quando só tinha 2, mas existem outras marcas no mercado com uma relação qualidade/preço excelente. De momento dou Arden Grange aos meus gatos, a comida é óptima em termos nutricionais e não é assim tão cara. As encomendas são feitas no site (chegam em 2 dias, no máx.): http://www.ardengrangeportugal.com e, dependendo do peso dos sacos, não se pagam portes de envio.
    O "truque" mais fácil para identificar que, em teoria e à partida, a comida é de boa qualidade, é verificar que o primeiro ingrediente é carne ou peixe e não cereais e se a comida não tem corzinhas ( as cores significam corantes). As marcas mais "low-cost" (coloco entre aspas pois por vezes é um engano) são ricas em corantes e têm imenso sal, o que no futuro, entre outras, se traduzem em problemas do tracto urinário.
    Enfim...esta é apenas a opinião de uma "gateira" informada no veterinário e não tenho descontos ou comida à pala por falar na Arden Grange (para grande pena minha... lol).
    De qualquer forma já li em comentários acima que te aconselharam a fazer uma mudança gradual de comida e está corretíssimo! Não se trata de enganar o Pepe, mas sim de atenuar a mudança. :)

    Adoro ler-te, sou leitora assídua do teu blog e sou daquelas que raramente se manifesta, mas está sempre cá! :))
    Beijinhos e votos de um óptimo fim-de-semana!
    Vanessa

    ResponderEliminar
  24. Sempre me disseram que não se pode trocar a ração aos gatos :/
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, poder pode-se mas tem de se fazer (ou devia-se fazer vá), uma transição gradual. Isto não é para o animal não estranhar o sabor mas sim porque eles têm um trato gastro-intestinal muito sensível e mudanças bruscas podem causar diarreias (pardon my french escatológico mas é o que é). Logo deve-se colocar um pouquinho da nova ração com a antiga e ao longo dos dias ir diminuindo a quantidade da antiga e aumentando a nova. É um processo que deverá durar pelo menos 1 a 2 semanas!

      Eliminar
  25. Cá em casa a bicharada também é muito refinada...não comem qualquer coisa! :)

    http://adorosercomosou.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Já experimentaste Friskies? A minha gata come dessa ração e gosta muito.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde. Eu tenho 3 gatinhos e por acaso não sabia que as rações lhes podiam fazer tanto mal... Por acaso sabem se a Purina One é boa para eles ou, se pelo contrário, tem maior potencial de lhes provocar problemas a longo prazo? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Purina One é boa! :) No entanto, há opções no mercado com melhor relação qualidade/preço para quem tem 3 gatinhos ou mais! :))

      Eliminar
    2. Como quais, Vanessa? :) Eu normalmente compro essa em promoção a 50%, acho que compensa imenso... Custa-me um pouco dar 50/60€ duma vez (mesmo que seja por um saco de 10kg...)

      Eliminar
    3. De facto não me tinha lembrado das promoções dos 50%!! :)) Assim já é mais difícil "competir", no entanto, tem por exemplo a Ultima Affinity (praticamente a mesma composição nutricional) que custa um pouco menos que a Purina One e está quase sempre com 50% de desconto imediato no Jumbo, o que faz com que 1 saco de 3 Kg fique pelos 8.99€. :)

      Eliminar
  28. Se queres poupar dá-lhe uma boa ração, e poupas nas idas ao veterinário!!

    ResponderEliminar
  29. E de repente ao ler estes comentário percebo que sou uma péssima dona...
    Cá em casa ia tudo corrido a wiskas.

    ResponderEliminar
  30. LOOOL Já vi alguns casos assim...

    ResponderEliminar
  31. Ahahah! Adorei! A minha cadela é igual quando muda a ração! :)

    http://theback-ground.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. O veterinário do meu gato falou mal de whiskas e Friskies. Disse q o melhor é Royal Canin, Problan da purina ou premier... São mais caras, porém causam menos danos no gato, principalmente se for macho!

    ResponderEliminar