#

domingo, 24 de abril de 2016

O valor do esforço

Lembro-me que quando comecei a correr perguntava-me a mim própria, quase de metro em metro, que raio me passou pela cabeça para ter decido fazer-me à estrada naquele dia. Podia estar tão bem no sossego da minha casa e não, estava aqui prestes a sofrer uma paragem cardíaca. Foi assim durante muito tempo, porque o inicio é assim mesmo: custa, dói, é horrível, é a sede, é a boca seca, é a dor de burro, são as pernas que pesam toneladas, é o coração quase a sair pela boca, bem, é uma experiência de quase morte é o que é. Ainda hoje assim é, porque depois de chegarmos a um patamar queremos chegar ao próximo e depois ao próximo do próximo e sempre assim.

"Mas se isto é assim tão mau, o que te fez continuar?" é o que vocês devem estar a perguntar. Simples: o desafio e a força de vontade. Porque o que não te desafia não te muda e a vontade sempre foi mais forte do que a de desistir. Depois, apesar de todo o sofrimento há o outro lado: um prazer inigualável e compensador de todo o esforço feito. É no fim da corrida que sinto o prazer da endorfina ao rubro. Basicamente, sinto-em capaz de tudo. Saber que venci a preguiça, que fui capaz de ir buscar forças sabe-se lá onde, que ultrapassei as desculpas, que demonstrei a mim mesma que posso é, simplesmente, sensacional. É o ser capaz de sair da nossa de conforto. É o valor do esforço que não tem preço.

Muitos gostam de intitular o running como sendo só mais uma moda, e que agora todos decidiram correr, e que o assunto já enjoa e tendem a desvalorizar quem faz por ser melhor. Até pode ser uma moda, mas vai muito, mas muito mais além do que isso e enquanto não o perceberem, nunca vão entender o entusiasmo que nos move. Ninguém tem de reconhecer o nosso esforço, nem dar os parabéns por sermos pessoas mais activas e por optarmos por um estilo de vida mais saudável. Mas também não têm de retirar-nos o mérito.

Amanhã é a minha primeira prova, uma Meia-Maratona. Para quem corre nem há um ano, é um objectivo muito ambicioso (bastante até), mas foi a minha motivação para sair de casa e enfrentar a chuva, o frio, as subidas do inferno e o tal sofrimento associado à superação de quem corre. Não posso dizer que estou preparada a 100%, as três semanas parada roubaram-me muito treino (provavelmente o que me falta para sentir-me mais segura), mas vou na fé. Não queria perder, nem por nada, aquela que é a primeira Meia Maratona realizada na cidade de Aveiro. Também porque agora é o momento para meter-me nestas coisas, logo, o pensamento foi do tipo "ou é agora ou nunca".
Sinto aquele nervoso miudinho, depois é a chamada crise de principiante: e se me passam uma rasteira? (traumas dos corta-matos da escola), e se sou atropelada por um atleta em fúria logo no arranque?, e se o percurso não está bem identificado?, e se saio de rota?, e o gel?, sim ou não?, e a água?, e o calor?, ai que vou desidratar, ai o veeeento!! Enfim, vocês já sabem que eu sou sempre aquela pessoa à beira de um ataque de nervos.

A verdade, é que tenho mais receio das condicionantes externas do que propriamente da minha pessoa. Sofro muito com a sede e parece que amanhã o calor vai apertar. Depois, o vento! Aveiro está para o vento como o macaco está para a banana e correr contra o vento...Deuuuuuus m'acuda!!
Isto tudo para dizer que vou a contar com o pior. Às vezes, é quando corre melhor. Vamos ver. Torçam por mim. =)


P.S.: Caso não dê sinais de vida nas próximas 24h, preparem os kleenex, faleci à beira ria.

13 comentários:

  1. Realmente 21km é muito mais do que costumas fazer, mas vai correr bem gata!
    Vai na desportiva e diverte te :)

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem! Boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte Gatita, vai correr tudo bem :D

    ResponderEliminar
  4. Só pela coragem de o fazeres já és a minha heroína... Aconteça o que acontecer tiveste a coragem e a força de vontade de o fazer e isso tem um valor enorme... Pelo menos para mim... Mas pelo que conheço da tua maneira de ser (nao é muito mas penso ja ser o suficiente) sei não vais desistir facilmente porque pelo que já percebi quando metes algo na cabeça ninguém te pára... Estarei certa??? :) :) como tal gatinha desejo toda a sorte e estarei aqui deste lado a pensar e a torcer por ti... Uma beijoca grande cheia de força e carinho Bá P.S. Assim que puderes dá noticias aqui à malta :) :)

    ResponderEliminar
  5. Vai correr tudo bem e vais ver que vai ser uma experiência super gratificante!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  6. eu admiro e invejo (positivamente) a tua força de vontade!

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida Sô Dona Gata ( desculpa eu sei hoje excedi-me eheh), tenho estado desde ontem com um nervoso miudinho como se fosse eu que fosse correr a meia maratona;) já vi no instagram que tudo correu bem e que cumpriste com o teu objectivo portanto PAAAAAARAAAAABEEEEEEEENS muitos muitos parabéns mesmo. Estas coisas desta vida virtual são mesmo assim: Como é isto possível de se ficar aqui deste lado em ânsias por uma pessoa que nem conhecemos? Como venho aqui todos ( todoooooooooos) os dias parece que já te conheço um bocadinho e é esse bocadinho que me pôs assim nervoso por ti. Por outro lado o exemplo está a fazer- me cócegas no cérebro e nas pernas... Elaaaaa tu queres ver que eu também era capaz? Como sabes fiz uma intervenção cirúrgica no início do ano que foi valente pelo que durante 4 meses o exercício físico tem de ser muito regrado. Graças a Deus estão a chegar ao fim e já ando a fazer as minhas caminhadas para começar mas... Mas... Quero fazer mais e vou fazer mais ! Espero que estejas bem a repor hidratos e energias e a descansar muito também. Parabéns muitos e keep going... Venha a próxima! Claudia Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou tãoooo zen, tãooooo feliz que eu perdoo esse excesso de intimidade! Eheheheh :D

      Obrigada Cláudia, obrigada mesmo! =)) Correu mesmo tudo bem, apesar do calor (e de um outro contratempo) e fiquei super contente por não desistido, ter chegado ao fim e não ter sido a última (os principais objectivos :D)!

      Quanto ao que falas, é estranho, mas é mesmo possível, falo por experiência própria, e é o que torna a blogozona especial. Já me aconteceu ficar em ânsias com leitoras e no meu caso ainda era pior, porque não tendo blogs, sendo “anónimas" não sabia como contactar! E tu foste um desses casos quando num comentário partilhaste o facto de teres sido operada e eu aiiiiiii como é que eu sei se está tudo bem! Restava-me aguardar por um comentário/resposta tua!
      Obrigada por teres partilhado estas ânsias comigo (e desculpas os neeeervos =P)! :D :D
      E sim, claro que és capaz, TODOS somos capazes, basta uma coisa: QUERER! O querer, a força de vontade é tudo. Assim que estiveres totalmente recuperada é só voltares ao activo. E, por falar nisso, como está tudo a correr? Espero que bem…! =)

      Um beijinho grande (sem qb’s, wuuuahhhh) *

      Eliminar
    2. Opaaaaaaaaaaa és mesmo uma Querida (tu queres lá ver que se me esta a dar uma overdose de intimidade?). Saúde vai excelente, tenho que ter alguns cuidados mas nada que não seja impossível. Hoje quando vi no instragram esta tua foto da chegada juro que até me arrepiei, a tua cara diz tudo: Estafadita mas tão tão FELIZ... uiiii que espectáculo. Aaaaah e que pernocas ehehehe, mais que em forma de serem mostradas por essas praias fora ehheheeh (não percebo onde é que esta a tal da laranja a precisar da crio... nadica de nada). Passei o feriado todo a dizer ao marido "Será que a SÔ Dona Gata já terá corrido" "Será que correu tudo bem" "Será que conseguiu os mínimos olímpicos (Eheheheh), E ele: "Mas de quem é que estas a falar?" Só rir...A VONTADE o QUERER é mesmo quase tudo para o SUCESSO. Uma vez mais obrigada por estares aí desse lado e PARABÉNS;)Beijinhoooos

      Eliminar
    3. Queres lá ver que a sô dona está a esticar-se comó...piiiiii! AHAHAHAH! :D =P
      Ainda bem que está tudo nos conformes (não sei, mas acho que não chegaste a dizer o que tinha acontecido, mas o que importa mesmo é que já lá vai).

      Nessa foto estava a tentar conter as lágrimas já (sou muito lamechas e piegas e cocó e essas coisas)! Mas também ia em sofrimento (os últimos 10 kms foram horríveis devido a um pequeno pormenor que depois partilharei).
      Modéstia à parte, sempre tive boa pernoca (ballet, natação, muito desporto desde cedo)! :D Mas a casca de laranja está láááá! Na foto é que até passa despercebida (neste momento tenho um pouco à frente, mas atrás parece estar tudo limpo :D)!
      Imagino o ar aparvalhado do maridão (com todo o respeito)! :D :D

      Obrigada eu por estar aí e por partilhares comigo estas emoções todas =))
      Beijo enooorme *

      Eliminar
  8. Força amiga, tudo de bom, bjs e boa semana

    ResponderEliminar