#

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

"Comer é bom, mas sentir-me em forma é sensacional"

Não sou daquelas pessoas que pesava 90 kgs e que conseguiu o grande feito de perder 40, mas sou (era) o típico caso da "falsa magra" - aparentemente magrinha, mas a nadar em gordura por dentro - que comia algumas porcarias e que está a conseguir ter um corpo/vida mais saudável, o que para mim também passa por grande feito.

Quando a 22 de Janeiro deste ano cheguei ao pé da Maria pela primeira vez, estava com 61,4 kgs (e 4 desses quilos ganhos assim do "nada" e num curto espaço de tempo), com 25,8% de massa gorda, com 78 cm de barriga e 71 cm de cintura.
Ontem, foi dia de consulta e estava com algum "receio" já que em Julho não tinha feito o "controlo" e, entretanto, foram as jantaradas no Agitágueda, foram as férias, foram os Magnuns manteiga de amendoim, foram as tripas de chocolate, foram outros excessos alimentares (estive sem ir ao Mc Donalds uns quatro meses e só neste último mês devo ter ido umas quatro!!), foi muito pouco treino, mas a desgraça não causou grandes estragos (mas talvez os resultados fossem ainda melhores). Passados sete meses e um dia da primeira consulta, estou com 53,3 kgs, com 19,5% de massa gorda, com 76 cm de barriga e 66 cm de cintura.
Não sei, mas acho que perder gordura equivalente a um garrafão de água marca Continente cheio em sete meses é bom. Reduzir alguns centímetros de pança também. É verdade que nesta caminhada também perdi massa magra (coisa que dispensava), mas, segundo a Maria, ter perdido 2 kgs de massa magra em 8 que perdi no total não é nada de grave, muito pelo contrário, já que perdi bem mais gordura.

Pelo IMC estou dentro do peso normal, mas quase no limite de passar para o "baixo peso", pelo que agora a minha luta passa por ganhar massa muscular, chichinha da boa, nada de banha gelatinosa, coisinha tão ou mais difícil do que perder massa gorda. Por consequência, também acabo por perder mais umas gordurinhas e tenho como objectivo chegar ao Natal apenas com 15% de massa gorda.
Já tenho o meu plano alimentar adaptado às minhas novas necessidades - a Maria foi uma querida e aumentou-me a ração (ah! ah! ah!) - e, agora, não me resta outra alternativa senão dar-lhe forte no treino, essencialmente, de musculação.

A par disto, tenho os resultados das análises que fiz na semana passada. Já não fazia análises desde 2014 - quando devemos fazê-lo todos os anos - e estava com imensa curiosidade nos resultados, muito pela mudança de hábitos alimentares. E não é que isto de comer melhor faz mesmo toda a diferença na nossa saúde? Em 2014, por exemplo, o meu colesterol e triglicerídeos estavam um bocadinho acima do considerado normal (213 mg/dl e 171 mg/dl, respectivamente) e agora os valores desceram e estão dentro dos parâmetros (185 mg/dl e 90 mg/dl, respectivamente), pelo que não podia estar mais contente com a minha mudança de hábitos alimentares.
Estes resultados também desmitificam aquela coisa do "aiiiiiiiiiiiii comes muitos ovos e isso faz tãoooo mal ao colesterol, aiiiiii não devias comer tantos ovos, aiiiiiiii", comentário este que muitas vezes vem de pessoas que enchem o bandulho de carne de porco, molhangas, fritos e outros que tais, mas vêem num inofensivo ovo um crime alimentar. Mas não, minhas pessoas, andava a comer três ovos por dia e como vêem o meu colesterol está impec.

De facto, não podia estar mais orgulhosa da minha caminhada e não há dúvida que é a motivação que nos faz começar, mas são os resultados que nos fazem continuar. E mesmo quando os resultados demoram a aparecer, continuam a ser eles a nossa força para continuar e não desistir.

Há uns tempos uma menina partilhou comigo que esta coisa "fit" podia ser uma espécie de "obsessão", e que "tadinha de mim que nem uma bola de Berlim comi", e que não gosta de ginásio, e que tem tentado ter uma alimentação mais saudável, mas é uma "seca" porque adora comer (e eu bem sei que há coisas bem mais saborosas do que uma lata de atum, por exemplo). Acredito que há mais quem partilhe da mesma opinião, por isso queria tocar no assunto.
Optar por uma vida/alimentação mais saudável não pode (nunca em momento algum) ser visto como "obsessão". Tem tanto de "obsessão" como as pessoas que vão ao Mc Donalds todas as semanas, como as que comem chocolates todos os dias, como as que abusam nos fritos, como as que enfardam pão até mais não haver, como as que não saem do sofá e por aí fora. São estilos de vida (diferentes), maneiras de estar (diferentes), não uma "obsessão".

Eu sempre adorei desporto. Adoro ir ao ginásio. Gosto de sentir o meu corpo a trabalhar e a tornar-se mais forte, gosto daquela sensação de um bom treino, gosto de dar conta das alterações no corpo, gosto de desafiar-me e testar os limites do meu corpo e isso reflecte-se em mim, no corpo e mente. Pelo que a parte activa desta coisa "fit" não é, nem nunca foi um sacrifício.
A alimentação mais cuidada também não o é, a partir do momento em que temos um objectivo. Um foco. E no meu caso, tal como já partilhei, não senti grandes dificuldades em adaptar o meu corpo aos novos hábitos alimentares. Ressenti a mudança nos três primeiros dias (tinha larica e desejos), mas depois foi tranquilo, o organismo já estava domesticado, digamos assim.
E agooooora, como é que eu explico a parte em que não me custa (nem é sacrifício nenhum!) dizer "não" a uma travessa de batatas fritas, a uma ida ao Mc, a uma bola de Berlim, a croissants e a tantas outras coisinhas tão saborosas de comer? Bem, acho que para além do hábito (porque tudo na vida é uma questão de hábito) são os resultados. Quando vês os resultados no teu corpo não queres, simplesmente, ousar pôr tudo a perder e queres mais e melhor. É aquela coisa do "comer é bom, mas sentir-me em forma é sensacional". Depois, há ainda outro facto - que já tinha lido num livro e pude comprovar na minha pessoa -, quando adoptas uma alimentação mais saudável, há coisas (porcarias, vá) que comias e gostavas e que agora olhas e quase que te repugnam. Aconteceu-me, especialmente, com o Mc Donalds. Eu adorava e devia comer umas duas vezes por mês (às vezes mais). Hoje, o cheiro enjoa-me! Se este mês levei com Mc umas quatro vezes foi quase por obrigação, não tinha mais alternativas (viver nas proximidades de um, estar em arrumações até tarde e depois sem paciência para cozinhar...dá nisto). Mas agora, sempre que vou ao shopping, por exemplo, e se calha ser a "refeição do lixo", prefiro mil vezes deliciar-me com uma boa massada cheia de molhanga que, mal por mal, sempre é preferível em relação aos fritos. Noutros tempos era Mc, Mc, Mc... O mesmo aconteceu com a bola de berlim nas férias. Simplesmente, nunca senti vontade/desejo de comer. Porque caso sentisse, não tenham dúvidas que comia. Nunca disse que "não" a um delicioso Magnum manteiga de amendoim, por exemplo (ainda no domingo marchou um). Nunca disse que "não" a uma tripa de chocolate. Se me apetece como e pronto. Ninguém morre. O que acontece quando levas um estilo de vida saudável é que os teus "apetites" passam a ser outros e perdes o desejo de comer "porcarias". Não por completo, claro, até porque também é preciso alimentar a leptina. Mas acho que acaba por ser um ciclo - treinas, comes saudável, tens resultados, treinas, comes saudável, tens resultados, treinas, comes saudável, tens resultados -, ciclo esse que não queres quebrar.

No meio disto tudo, a motivação e força de vontade são muito importantes e meio caminho andado para conseguir o que se deseja. E claro que quem não tem o mínimo de interesse em comer melhor e/ou perder aquele "pneuzinho", nunca vai entender o que vai na cabeça desta gente armada em "fit". Mas acreditem que vai muito além do físico e da parte estética, é algo interior.

Tenho falado com algumas meninas sobre este lado da minha vida e saber que motivei alguém a ser mais activo, a ser mais saudável, a perder quilinhos a mais é sempre muito, muito gratificante. Por isso, quero dizer-vos que estão à vontade para falar comigo sempre que acharem que sim - é sempre bom partilhar experiências - e se vos puder ajudar, ainda melhor. Apesar de não ter sentido grandes dificuldades, bem sei que nem sempre é fácil perder peso e há quem sofra com isso, mas não desistam. A persistência é o melhor caminho para o êxito e, por vezes, são pequenos pormenores que poderão estar a dificultar o processo. O importante mesmo é não desistir e não perder o foco.
Keep strong.

50 comentários:

  1. Quando começaste aqui essa tua caminhada eu disse que até tinha medo de saber a minha massa gorda, visto que também não sou a pessoa mais saudável do mundo (ui, tão longe). Admito que até fiquei surpreendida quando descobri que tenho 19% :) Não é espectacular, mas é bom saber que não estou assim tão mal. De qualquer forma a minha luta agora tem sido ir ao ginásio, que só comecei este mês (andava-me a baldar muito às corridas) e o meu único objectivo também passa muito pelo mesmo que tu: ser mais saudável. Mexer-me sempre que posso, tonificar e tentar que o meu corpo se habitue a uma alimentação mais regrada, porque ele está tããão mal habituadinho :D

    Força Bruninha e continua a inspirar-nos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 19% é muito bom, simmmmm!! Principalmente, tendo em conta o que dizes de não seres muiiiiito muito saudável, por isso...boa genética a tua! :D
      O normal da mulher é andar entre 20-21% e 30-31%, por isso, tu estás do lado muito bom ;)

      Agora, nada de "baldice" e aperta contigo! :D :D

      Beijinho minha lindona <3

      Eliminar
  2. Olá gata. Hoje tenho de comentar. Desde janeiro perdi 18 kg e apenas me faltam dois para atingir o objetivo a que me propus. Mudei completamente os meus hábitos alimentares e concordo contigo quando dizes que só o cheiro de alguma coisas te enjoam. Aproveito para te dizer que foste um grande incentivo e também fizest com que não desistisse graças a alguns posts teus. Obrigada por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (aiiii parece que acabei de ganhar o euromilhões!!)

      Fico super, super, super, suuuuuper contente, primeiro, por ti, por teres conseguido mudar hábitos e perder TANTOS quilos e estares tão perto do que desejas (é preciso realmente muita força interior, mulher de garra tu), segundo, por saber que contribui de alguma forma para isso e para que não desistisses.

      Também é bom saber que há mais quem partilhe dos mesmos sentimentos que eu em relação à mudança de hábitos e ao facto de passarmos a enjoar algumas "porcarias" (afinal não estou tolinha :D).

      Continua com o teu foco.
      Não tens nada que agradecer. Eu é que agradeço teres feito esta partilha. =))
      Beijinho enorme

      Eliminar
  3. A maior parte das pessoas não entende que para mim fazer exercício não é um sacrifício, já desisti de as fazer entender, quando digo que me levanto às 6 da manhã 3 dias por semana para fazer um treino de crossfit e que me sinto super bem quando chego ao trabalho ou que à noite ainda faço mais umas aulas no ginásio dizem que é uma loucura que jamais eram capazes etc, eu também não entendo como podem estar alapados no sofá sem mexer um musculo mas aceito, será que é pedir muito que aceitem a minha vontade de fazer desporto e adorar, sentir que ultrapasso os meus limites e desafiar-me cada vez mais sem acharem que sou lunática, que apenas o faço porque simplesmente gosto.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, percebo bem essa tua "revolta"! É isso e quando te dizem que "andas com a mania das dietas" e quando te olham de maneira reprovadora. É difícil entender que não é propriamente dieta, é comer saudável?
      Como disse, são estilos de vida, cada um tem o seu e é preciso respeitar e vir com piadinhas parvinhas!

      Beijinhos e força nisso.
      (Na semana passada também experimentei ir treinar às 7h da manhã e soube muito bem. Sempre disse que nunca seria capaz e realmente só custa ouvir o despertador, porque depois ngm nos pára! :D)

      Eliminar
    2. (Não sou o/a anónimo/a ao qual respondeste.)

      Compreendo tão bem isto: "quando te dizem que "andas com a mania das dietas" e quando te olham de maneira reprovadora. É difícil entender que não é propriamente dieta, é comer saudável?".

      E não querendo fazer-me de vítima, imagina quando ainda és mais nova. Tens de ouvir comentários dos pais, avós, tios,... em que te querem fazer acreditar que a tradição e a forma como comem desde sempre e que aprenderam é que é a certa e que és fundamentalista, que és muito nova e "não sabes nada" e tudo o mais que possas imaginar. E, mesmo sabendo que não é por mal e que não sabes tudo, é cansativo e desgastante ouvir isto porque sabes que já pesquisaste mais do que eles alguma vez fizeram e que tens a certeza que, como dizes, é tanto obsessão comer saudável como não o fazer.

      Enfim, foi um desabafo.

      Eliminar
    3. Obrigada pelo desabafo.

      Tento colocar-me no teu lugar e entendo perfeitamente. Para os nossos pais vamos ser sempre "bebés" e vão achar sempre que nós não sabemos nada de nada e acho que podemos ter 40 anos que vai ser sempre o sentimento deles para connosco filhas(os). Acho que é "normal". Então se forem assim dos "antigamentes" e mente mais fechada, pior. Mas quando vejo pessoas da minha idade com essa atitude, não me espanta que pessoas bem mais velhas reajam dessa forma.

      Por mais difícil que possa ser, ignora e tenta fazer o teu caminho. Ou então respira fundo 27 vezes e pede paciência a todos os santinhos e tenta explicar e fazer ver o porquê de queres comer saudável e de preferires um peixinho grelhado a uma feijoada. ;)

      Beijinho e FORÇA *

      Eliminar
  4. Engraçado que te estás a contrariar e nem dás por isso. Começaste o post a dizer que estavas com medo dos resultados da consulta porque só no ultimo mês foste umas 4 vezes ao Mcdonalds, mas logo de seguida estas a dizer que te repugna, o cheiro até enjoa e que notas isso especialmente com o Mcdonalds... Hmmm ok...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me contrariei. Leste atentamente a parte onde falo de ter ido as tais 4 vezes neste último mês? Se leste, vês que só fui por não ter grandes alternativas. E sim, comi e soube-me bem, mas porque estava esganada de fome. Numa situação normal, McD não é opção.

      Eliminar
    2. LOL esganada de fome e vais ao Macdonalds. Sim, faz todo o sentido.

      Eliminar
    3. Olheeeeeeeeee, se vosmecê não entende a situação estar-até-ás-22h-e-tal-da-noite-a-trabalhar-e-depois-não-apetecer-cozinhar-nem-fazer-mais-um-chaveiro-e-ter-os-restaurantes-todos-da-zona-de-férias-e-estar-esganaaaada-de-fome, PACIÊNCIA!

      Eliminar
    4. Caramba que eu quando estou esganada de fome só me apetece Macdonalds e porcarias do mesmo calibre e tenho alturas que não aguento o cheiro daquela porcaria?! Que gente chata...não custa nada ler e tentar perceber o lado dos outros...e não conseguindo,mais vale estar calado. A realidade é que quando se opta por uma alimentação mais saudável o nosso corpo começa a rejeitar este tipo de comidas. Sente-se um enjoo. Eu por vezes comendo muitas vezes fora e mal,chego a um ponto que me sinto enjoada com tudo e o meu corpo só pede saladas e sopinhas. O nosso corpo queixa-se,só temos de o ouvir.

      Eliminar
    5. Eu concordo com o Anónimo que diz que se está a contrariar. Eu percebo que apteça Mcdonalds e não só quando se trabalha até tarde etc... O que não percebo é dizer que o cheiro repugna e enjoa mas vai-se lá 4 vezes no ultimo mês... lool Eu muitas vezes tambem não me aptece cozinhar e estou cansada mas não vou a correr 4 vezes para McDonalds, eu acho que existem mais opções, mesmo em casa. O que me irritou foi a forma de escrever neste post, tipo acha-se agora guru do fitness e boa nutrição e depois contraria-se desta forma. Acho bem que coma melhor etc mas não venhas dar conselhos deste tipo quando não es exemplo nenhum a seguir.

      Eliminar
    6. Qual foi a parte que lhe escapou ou que está a querer não perceber?
      Aquela onde disse que face o cansaço e hora da noite não estava com pachorra para fazer o que quer que seja em casa (nem abrir uma lata de atum)?
      Aquela onde disse que face a hora tardia e o facto dos restaurantes (etc) à volta estarem encerrados para férias,?!
      Não vou bater no ceguinho.

      Ah! Não me considero guru de coisa nenhuma, apenas partilhei a minha experiência/resultados. Com certeza que haverá melhores exemplos a seguir, mas estou bastante satisfeita com o meu.

      Eliminar
    7. Não se considera guru mas abaixo colocou um comment a dizer que vai fazer posts sobre sugestões de alimentação, logo considera-se pseudo nutricionista por apenas ser acompanhada por uma. Cuidado que as pessoas podem levar isso à regra (pelo que vejo aqui tem seguidoras que dão mesmo ouvidos aos seus conselhos) não tem formação nem conhece as pessoas em causa para dar dicas de alimentação. Sugiro que faça posts sim sobre o que funciona/funcionou para si mas não aconselhe as pessoas sem saber porque como diz abaixo, cada caso é um caso.

      Eliminar
    8. Se prestou atenção ao facto de eu ter dito que ia dar sugestões, também devia ter prestado a mesma atenção quando tive o cuidado de referir precisamente que "cada caso é um caso", no entanto, que há sempre cuidados válidos para todos em geral.
      Não vou dizer que devem comer x gramas disto ao almoço e x gramas daquilo ao jantar, nem que devem tirar hidratos ao jantar (o meu plano inicial continha hidratos no jantar, actualmente não, porque lá está, depende), nem vou fazer qualquer partilha desse tipo, porque aí sim, estaria a falar sem saber. Vou partilhar o que funcionou comigo e as tais dicas "gerais" e não, não é sem saber, é mesmo com conhecimento.
      Mas não, não sou guru nem pseudo nutricionista, sou um simples exemplo de como mudar hábitos resulta (mas atenção, não tem de seguir, caaaalma), mas tbm não precisa subvalorizar o conhecimento que se vai adquirindo junto de quem sabe.

      Eliminar
  5. Aii gata, tenho tantas más experiências com nutricionistas e planos alimentares. No inicio do ano, decidi procurar uma nutricionista para tentar comer melhor e emagrecer 5 quilos que tinha engordado também do nada.. Fiz o plano durante um mês (seguindo sempre à risca todas as indicações) e quando fui ao controlo tinha engordado 3 quilos e estranhamente não me percebi. Agora ando a tentar perder os que tinha, os que ganhei e os que ganhei entretanto eheheh
    TEnho acompanhado a tua "história" por aqui e realmente as diferenças são notórias! Parabéns :)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O queeeee?!! Isso é muita estranho!! Mas agora és acompanhada por outro profissional ou estás a tentar perder por ti?
      Por acaso, tive sorte com a minha nutri, é impecável e excelente profissional.

      Beijinhos e obrigada =))

      Eliminar
    2. Tal como a miúda do Vestido Vermelho, no ultimo ano fiz varias tentativas de emagrecimento, procurei varias Nutricionistas mas sem sucesso infelizmente há muito maus profissionais. Até que o Love teve conhecimento de uma clinica que as consultas de nutrição e as orientações sãos baseadas em testes de intolerâncias alimentares. Depois de ver os resultados nele, fiquei fã e fui lá também.
      Tal como tu eras, gata, eu sou também uma falsa magra :(

      Eliminar
    3. Agora estou a tentar perder peso por mim.. Com muito cuidado com a alimentação e corridas diárias.
      Já não sei por onde procurar nutricionistas e tenho medo de arriscar.
      Agora é ver ate onde é que consigo!
      Beijinhos às duas!

      Eliminar
  6. Oh gata, que bom!! Fico mesmo feliz por estares a alcançar os teus objetivos! E se estás feliz, isso só prova que vale mesmo a pena o esforço :)
    Pois que eu ando numa luta pra ser "fit".. perdi 20 e tal kg no ano passado mas já os ganhei todos de volta :( a perda de peso foi sintoma de algo mau, recupera-lo foi consequencia de meses de tratamento..e agora estou a tentar voltar ao normal! Caminhada todas as manhãs, dieta minimamente saudável e muita força de vontade. Ainda não perdi peso (o inchaço não deixa), mas tenho consulta com a nutri pra semana e espero ver melhorias em breve.
    Obrigada pela partilha, é bom ver que não estamos sozinhos nesta luta por ser saudável. ;)
    Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel =))
      Sim, sinto-me feliz e sinto-me bem assim.
      Apesar dessa instabilidade de peso, o que importa é que ultrapassaste essa fase menos boa da vida, estás BEM e com esse sorriso mega giro (sei do que estou a falar =)) ). Quem vence uma vez, vence duas, por isso, esses quilinhos a mais que se preparem. Vais ver que com o acompanhamento de uma nutri terás melhores resultados.
      FORÇA e obrigada eu por estares desse lado e teres sempre uma palavra amiga =))
      Beijoca *

      Eliminar
  7. Eu cheguei aos 15% de massa gorda na minha última avaliação física há duas semanas (em três meses comecei a fazer musculação mais a sério e a cortar no cardio e foram quase 5% de massa gorda à vida). Agora honestamente tenho medo de perder mais involuntariamente - na busca pela massa muscular, porque segundo me informaram o ideal é entre 21% e 33% e se baixares mais do que 5% do valor mínimo (os tais 21%) pode ser prejudicial para a saúde. Se a pessoa pudesse escolher o que fica e o que sai era tudo bem mais fácil =).
    Quanto à parte da alimentação concordo tanto com o que dizes, não só deixa de nos apetecer tanto comer porcarias como, quando o fazemos (ou pelo menos no meu caso), o corpo reage mal (eu, por exemplo, se me puser com grandes repastos à noite é certinho que vou ficar de barriga inchada e mal disposta). Organismo armado em fino, é o que é...ou então está só bem educadinho :p.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boooaaaa! =))

      És mais um exemplo que comprova o facto de queimarmos mais gordura a fazer musculação e não a correr.
      Isso de perder involuntariamente...hummm...não sei se é possível. Acho que se mantiveres uma boa alimentação, com os devidos hidratos etc etc, dá para manter.
      O considerado normal é andar entre esse intervalo, sendo que quanto mais próximo dos 33%, mais "obesos" estamos a ficar. Em relação a isso, o que a minha nutri disse foi que não convinha ter menos de 15% no caso de ser para engravidar, porque penso que desregula o organismo, etc, etc, mas ainda tenho de falar melhor sobre essa parte. Mas olha que ela tem menos de 15% e é bem saudável!

      Quanto ao que falas da alimentação... Quando eu faço a "refeição do lixo" ou quando como algo fora da rotina habitual, o meu organismo também reage mal, normalmente ao outro dia... ... ...dá caca no verdadeiro sentido da palavra (peço desculpa pela partilha de pormenores, ahahahah).

      Eliminar
    2. Gata, desculpa, mas agora fiquei curiosa. Perdes mais gordura com a musculação do que com cardio?
      Eu faço corridas matinais e quando terminar o Verão quero inscrever-me no ginásio, é mais fácil adaptação com menos calor. Ai queria ter perdido alguma massa gorda para depois ganhar magra, mas a ser assim não o consigo tão facilmente desta forma. :(.
      Já agora ( se não for pedir muito), podes dar cá uma orientação á malta? :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gata, podias fazer um post com sugestões no que toca à alimentação. Eu, por exemplo, porto-me muito bem ao pequeno almoço, almoço e jantar porque adoro legumes, sopa, peixe, carnes brancas e tudo o que sejam saladas e não tenho problema em reduzir a dose das massas, batatas e arroz mas eu perco-me no lanche da tarde... Não resisto a um (dois ou três) pacote de bolachas, a um paozinho com queijo etc etc e queria que desses umas sugestões de snacks saudáveis. Obrigada e parabéns pelas tuas conquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ando a preparar alguns posts dentro deste tema. =) Claro que cada pessoa é cada pessoa, mas há pequenos pormenores a ter em conta e servem para todos em geral. Mas digo-te desde jááááá que bolachas, até mesmo as de aveia e integrais, são uma facada na alimentação. Um pãozinho ou outro ainda é "naquela" (numa fase de perda de peso, aí convém evitar mesmo o pão branco), mas sempre tens o pão de centeio, integral e por aí.

      Obrigada eu =)

      Eliminar
  9. Boa gata!! Realmente o sentimento de pós treino é inigualável!! E é esse sentimento que não nos faz ter saudades de comer porcarias. Concordo totalmente com o que disseste, isto de "ser fit" não é uma fase, é um estilo de vida e portanto se quisermos comer alguma coisa "não fit" comemos e acabou. Sem culpas. Só por curiosidade, quanto é que medes??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada =))
      Haja quem me entenda! Eheheh

      Meço 1,69.

      Eliminar
    2. Eu meço 1,68m e estou neste momento nessa fase de pesar 62kg. Adorava baixar para os 55/58kg, que é o intervalo do meu peso ideal. Sempre que deixo de fazer exercício e tomo mais "liberdade" em relação ao que como (tipo apetecer-me um gelado a seguir ao almoço, ou comer uma taça de cereais antes de ir dormir), engordo logo. Depois para diminuir de peso tenho de andar MUITO regrada (voltar ao exercício e nunca ceder a esses apetites, bem como comer menos à tarde/noite). Aí consigo voltar ao que pretendo, mas depois passados uns meses já posso estar a aumentar novamente. Não consigo manter "para sempre" a coisa de não prevaricar e fazer sempre exercício, por isso oscilo sempre entre esses 5kg a mais ou a menos. Não é grave porque mesmo quando estão a mais estou dentro do meu IMC normal, mas esteticamente gosto de me ver mais magra. Tenho bons hábitos de alimentação, mas às vezes faço essas asneiras que referi e isso nota-se logo no meu corpo. Acho que é mais difícil para quem já tem um peso adequado e bons hábitos, mas quer perder uns quilinhos e manter essa perda, que quem tenha péssimos hábitos e muito para perder, que com uma mudança radical de vida vê imensos resultados logo.

      Eliminar
  10. Gata, a menina a quem te referes no post sou eu. Mas digo-te já que, apesar disso tudo o que eu te disse, acrescento que os resultados que tu atingiste em 8 meses, eu atingi em 3. Por isso, apesar de achar que isto de ser "fit" é uma seca (e acho mesmo), continuo na luta diariamente, alimentando-me de forma saudável e indo ao ginásio praticamente todos os dias. E faço-o porque vejo os resultados a nível físico. Vê isto como um trabalho, nem todos gostamos de trabalhar, mas fazêmo-lo porque traz benefícios para a nossa carteira. Tal como referiste, são os resultados que nos motivam a continuar. Olha para o que eu faço e não para o que eu disse �� continuo a preferir comer comida "mais apurada", mas não o faço diariamente em prol da minha saúde e do meu corpo. Esclarecida, gatinha??? Continuo a gostar muito de ti ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondi no facetrombas! :D :D

      P.S.: não me vou esquecer dessa da tainada (nem dos 10 kms, ahahah)!
      P.S.1: acho bem que gostes! =))

      Eliminar
  11. O problema é que para as pessoas em geral, só se justifica a preocupação com a alimentação por parte de quem é efetivamente gordo assim para o obeso....não aceitam que uma pessoa com um peso saudável possa querer sentir-se melhor e isto irrita-me profundamente. "Mania das dietas" é aquela expressão que me tira do sério, não é uma mania e muito menos uma dieta, é um estilo de vida caraças!!!! Desculpa lá o ataque de fúria ahaha beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora disseste uma grande verdade!
      E desculpo só porque volta e meia também se me dá uns ataques desses! ;) :D

      Beijinho *

      Eliminar
  12. Olá Gata! :D É a primeira vez que comento mas há muito que te leio. Parabéns pela boa disposição que se sente através do que escreves!

    Assim como tu, vivo em Águeda (já te vi algumas vezes mas tive vergonha ahah xD) e desde o início do ano que tentei mudar hábitos. Mas tenho uma grande falha que é a alimentação. Toda a gente diz que sou abençoada por não gostar de doces e mesmo as gorduras sempre me meteram impressão. Ainda assim, o pneuzinho está cá! Tudo isto para se - e apenas se - achares por bem partilhar a tua nutricionista era uma grande ajuda que me davas!

    Parabéns pelos resultados! E obrigada pela partilha, é uma motivação extra para as pessoas que te acompanham! (Sim, se não te tivesse lido não tinha decidido procurar uma nutricionista!) ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, minha conterrânea! :D
      Não há cá vergonhas, eheheh! =)

      Não ligares a doces e as gorduras já é um bom principio. E fazes algum exercício? É que quando é para perder peso/gordura localizada só alimentação cuidada ou só exercício não chegam, os dois andam de mãos dadas e só assim é possível ver resultados.

      A minha nutri é a Dra. Maria Borges Canha e dá consultas em Aveiro (perto da Sé). Podes cuscar a página dela no Face. Qualquer coisa, manda mail que eu respondo =))

      Um beijinho e obrigada eu, fico feliz por saber que vos tenho motivado =))

      Eliminar
  13. Aproveito este tema para pedir uma ajudinha. Será que alguém conhece um bom nutricionista desportivo no Porto? Obrigada 😀

    ResponderEliminar
  14. Acho que estás magra e tu sempre foste boa!!
    Eu fui daquelas que disse logo que estavas muito bem quando chegaste aos 56/55 kg, e na minha opinião devias ter ficado lá.
    Eu peso 53 kg, mas meço 1.60m e tenho ideia que tu és mais alta um bocado.
    Mas, como em tudo, se te sentes melhor assim....Agora é manter.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Gata, e a musculação achas que dá apenas resultado indo a um ginásio e usando as máquinas com pesos ou achas que usando apenas o próprio corpo (prancha, agachamentos, abdominais, flexões, e assim) também dá para atingir resultados?

    E venham essas dicas de alimentação. O meu problema é tão só e apenas: falta de tempo, e é muito mais rápido preparar comida menos saudável do que mais saudável. Se tiveres dicas que nos façam ganhar tempo, venham elas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também queria a tua opinião sobre esta questão. =)

      Eliminar
    2. Tenho uma opinião sobre isso, mas não é fácil explicar pelo que ando a informar-me junto de pessoas da área para tentar falar da melhor maneira. Quando tiver ideias organizadas faço um post sobre o tema. =)

      Eliminar
  16. Há quem tenha obsessão por alimentação saudável sim, também é uma doença! Mas há quem opte por uma alimentação saudável independentemente de idas ao ginásio e ser Fit ;) Acho que o equilibrio é tudo!

    ResponderEliminar
  17. Olá Gata :)

    Que relato tão bem feito.
    Lembro me que começamos a luta mais ou menos ao mesmo tempo...
    Realmente não é nada fácil emagrecer e começar a gostar de nós próprias, Mas tu fizeste um percurso notável, estás tão bem, tão elegante e linda.
    Acredita que também foste e és uma inspiração para mim!
    Eu em Dezembro tinha 108kg, ninguém acreditava porque tenho 1,70m, ao dia de tenho 87kg e tem sido complicado cumprir tudo à risca. O sacrifício é muito mas vale tanto a pena quando vimos os resultados no nosso corpo, na balança e os elogios. É tão bom olhar ao espelho e gostar do que vimos!
    Percebo-te perfeitamente quando dizes que as comidas já não te sabem ao mesmo. A mim acontece-me exactamente o mesmo. Uma ida ao MC já não é a mesma coisa, comer doces também não e isso por um lado é muito bom!

    Um grande beijinho.
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eliana (novamente =D).

      Fico (muito, muito, muito, muito) feliz por saber que contribuo de alguma forma para o bem-estar de quem me segue. E tu também deves ficar muito, muito, muito feliz e orgulhosa pelo teu percurso, afinal, foram 21 kgs à vida!! É preciso mesmo força de vontade e GARRA. Acredito que não tenha sido fácil, desesperante até, mas é como tu dizes, o nosso esforço nunca é em vão e mais tarde ou mais cedo os resultados aparecem e compensam e MUITO todo o esforço e sacrifício.
      Parabéns pela tua vitória pessoal e mantém sempre essa determinação.

      Beijinho enorme *

      Eliminar
  18. Parabéns pela enorme transformação! Afinal, o poder da mudança reside em nós e tu és a prova disso (:

    ResponderEliminar
  19. Estou contigo na ganha de alguma massa muscular. Mais magrinha não ou perdes a "gostosura". Tal como a outra que até ficou com cara de velha. Só ossos não! :)
    Ana Nunes

    ResponderEliminar
  20. Parabéns pelos grandes resultados, sem duvida que foi e está a ser uma grande vitoria conseguires manter uma rotina saudável tanto na alimentação como no desporto.
    Este texto serve de motivação e agradeço por partilhares este patamar da tua vida, estou a tentar iniciar algo do género mas que no passado já tentei várias vezes mas é como tu dizes é uma questão de adaptação e força de vontade.

    Vou começar amanha esta batalha, espero manter-me focada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cat.
      Não tens nada que agradecer e espero que encontres sempre aqui a motivação que te estiver a faltar. Tudo depende sempre da nossa força de vontade, a adaptação nem sempre é fácil, mas basta manter o FOCO e não desistir.
      Desejo-te muita força e se quiseres estás à vontade para partilhar comigo esta tua nova batalha.

      Beijinho grande

      Eliminar
  21. 14kg em 5 meses, engordei 3kg agora nas férias, ainda faltam 10 (bem, agora 13 ahaha), mas estou a tentar e ler isto é muito bom! Sempre foste linda mas se te sentes bem, ainda melhor! Ninguém sabe o que é melhor para nos do que nos mesmos :) um beijinho

    ResponderEliminar