O pequeno-almoço é a nossa refeição mais importante do dia. Espero não estar a dar nenhuma novidade senão entram todos para a minha lista negra, estão m'oubiri?
Ora, se queremos ter um corpo saudável temos de começar pelo inicio e o inicio é precisamente o nosso pequeno-almoço.
A primeira refeição do dia é fundamental para fornecer ao organismo a energia e nutrientes necessários para o nosso dia-a-dia, para além de ajudar a controlar os níveis de saciedade. Mas não só! Também ajuda no controlo do peso, uma vez que contribui para uma distribuição alimentar mais equilibrada ao longo do dia; influência positivamente o nosso humor, melhora o nosso rendimento intelectual, bem como poder de concentração e memória; e, claro, evita a fraqueza e quebra de rendimento tanto físico como intelectual. Querem mais razões para tomarem um pequeno-almoço saudável?
Mas...o que é mesmo um pequeno-almoço saudável?
Já se sabe que a escolha dos alimentos e a sua quantidade deve ser sempre ajustada às necessidades individuais de cada um, mas há uma espécie de "regra base" comum a todos: a composição. O nosso pequeno-almoço deve conter sempre os seguintes nutrientes:
1- hidratos de carbono de absorção lenta (pão escuro, aveia, trigo integral, ...);
2- Fontes de cálcio e proteína (iogurte, queijo, ...);
3- Fruta fresca.
Esta deverá ser a base de qualquer pequeno-almoço, por isso, esqueçam lá os pequeno-almoços a despachar de leite com cereais ou o galão e o croissant da pastelaria, muito menos pensar em não tomar nada logo de manhã. "Baaaaahhhh o drama, o horror, a tragédia" é o que vocês estão a pensar, mas deixem-se de cenas, sim?, é tudo uma questão de hábito, falo por experiência própria.
Desde que me lembro ser gente que o meu pequeno-almoço sempre foi uma malga de leite com cereais, ora Chocapic, ora Nesquik, ora Nestum, ora Cerelac, ora Kellogg's Special K, mudava o nome mas a facada alimentar era a mesma. Isto, até decidir ser mais saudável. O facto de ser pessoa para estar até às últimas das últimas na cama não ajudava muito - quanto mais rápido fosse a preparação do pequeno-almoço, melhor -, por isso, quando vi tudo aquilo que tinha de passar a comer também fiquei com o horror estampado na cara do tipo "aiiiii, mas isso demora muito tempo, é muita coisa, vou levar uma eternidade para comer tuuuuudoooo, nãoooo", meus amores...é tudo uma questão de hábito, volto a repetir. E é engraçado, porque apesar de comer muito mais nos dias de hoje comparando com o antigamente, como mil vezes mais saudável e ingiro mil vezes menos calorias. Vale a pena pensar nisto.
E agora o que é que vocês querem muito, muito, muito? Receitas, eu vi logo. Só porque sou um amor de pessoa, deixo-vos algumas sugestões de pequeno-almoço completo e saudável, "como manda a sapatilha".
Opção 1: Pão escuro (centeio, alfarroba, ...) + Fruta (de preferência frutas com pouco açúcar, como por exemplo o kiwi e o ananás) + Iogurte
Opção 2: Pão escuro + Queijo ricotta + Fruta
Opção 3: Iogurte com flocos de aveia + 1 colher de sopa de Sementes de Girassol, 1 colher de sobremesa de Sementes de Abóbora e 1 de Sementes de Chia (ricas em ómega-3 e cálcio) + Gelatina ou Fruta
Opção 4: Um batido composto por uma peça de fruta, um iogurte ou leite e flocos de aveia para engrossar com uma pitada de canela
Dica: juntar canela (na fruta, no iogurte ou no batido, seja no pequeno-almoço ou nos lanches) acelera o metabolismo e tudo o que nós queremos é um metabolismo mega rápido que nos facilite na perda de gordura. Ah! Não menos importante são os líquidos, por isso, aproveitem o pequeno-almoço para beber chá. Chá de Cavalinha ou chá de Hibisco são óptimos para quem quer perder peso/gordura.
Já sabem... Be healthy, be happy!