#

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Papas de Aveia


Já vos falei da importância do pequeno-almoço na nossa alimentação e em como deve ser o mais saudável possível neste post. Aproveitei e partilhei com vocês o meu pequeno-almoço habitual bem como algumas sugestões, onde não podem faltar os três nutrientes essenciais: hidratos de carbono (de absorção lenta), a fruta e as fontes de cálcio e proteína.

De manhã lá estou de volta do meu ovo mexido, da minha fatia de pão de centeio com manteiga de amendoim (que adooooro), do meu kiwi e do meu iogurte com farinha de aveia. Não me canso de comer todos os dias a mesma coisa, até porque a correria matinal não me permite pensar muito nisso, mas ao fim-de-semana gosto de aproveitar o facto de não haver horários a cumprir para preparar algo diferente do habitual. Por norma, as panquecas estão no topo das preferências, mas há muito que queria experimentar fazer as famosas papas de aveia.

Et voilà, experimentei e fiquei FÃ. São perfeitas para reconfortar estas manhãs frias de Inverno, para além de serem uma opção bastante saudável, nutritiva e saciante.

As papas de aveia têm como ingrediente principal a aveia (ninguém diria, ah! ah! ah!) e se complementarmos com outros ingredientes-chave como o iogurte, sementes e/ou fruta, estamos prontíssimos para um dia cheio de energia.

A aveia é um alimento muito rico nutricionalmente e é uma importante fonte de hidratos de carbono e boa fonte de energia, logo, ideal para quem treina. Dado o seu alto teor de fibras, a aveia é muito eficaz a controlar a fome porque confere saciedade por muito tempo.

Depois temos as sementes, que dão anos de vida e são óptimas para usar nas papas de aveia. Neste caso, optei pelas sementes de chia e linhaça. A chia é rica em fibras, antioxidantes, cálcios, proteínas e ácidos gordos Ómega-3 de origem vegetal, tem tudo de bom, portanto. A linhaça também é uma semente repleta de benefícios, vejamos: melhoram a qualidade da pele e do cabelo, reduzem o colesterol e o açúcar no sangue e ainda ajudam a controlar o peso uma vez que também conferem saciedade. Mas atenção! Nada de abusar nas doses de sementes, porque também contêm gordura. Para tudo na vida: equilíbrio.

E como é que eu fiz mesmo estas papas de aveia da foto? Simples...

4 colheres de sopa de flocos de aveia;
1 colher de sopa de semente de chia;
1 colher de sopa de sementes de linhaça;
4 colheres de sopa de leite de amêndoa (podem usar outra bebida qualquer);
1 iogurte magro (usei com sabor a côco);
1 banana (ou 1/2 se for muito grande);
1 scoop de whey (opcional, podem usar cacau em pó magro, por exemplo);
Topping de avelã triturada

Como estas papas são altas em hidratos de carbono, opto por adicionar whey e, assim, além de dar mais sabor também aumento o consumo de proteína pela manhã.

Deixo-vos com imagens que vos dão o acesso directo a alguns dos produtos que mencionei acima (basta clicar, como já sabem), mas também podem encontrar em qualquer hipermercado. Acrescentei ainda o óleo de côco (excelente substituto do azeite), porque costumam perguntar-me onde comprar, embora não tenha dificuldade em encontrar nos hiper's.

E depoiiiiiiiis, a ver se também partilho com vocês a receita da panqueca de batata doce que fiz no passado domingo e que ficou de-li-ci-o-sa.


Nota: cliques monetizados.




Parece que hoje foi o dia "fit" aqui pelo blog :D

20 comentários:

  1. Uma excelente alternativa para variar o pequeno almoço. Vou guardar a tua receita para experimentar. Tb adoro panquecas de aveia e canela :)
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhh nas papas também costumo colocar canela! Dá sabor e é um óptimo antioxidante.

      Beijinho *

      Eliminar
  2. Adoro papas de aveia!
    Normalmente no inverno como uma versão parecida à que partilhaste e no verão misturo apenas com iogurte e fruta e é um lanche delicioso! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  3. Essas papas de aveia são muito à frente, gostei da ideia!

    ResponderEliminar
  4. A única vez que provei chia fiquei tão entupida tão entupida que tive que fazer aqueles auxiliares de evacuação :/ e usei pouquíssimas vezes (2 dias talvez)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Se calhar és intolerante à chia.

      Eliminar
    2. Normalmente a chia até ajuda a evacuar mais depressa. Não deve é ser usada em demasia

      Eliminar
  5. Gata não explicas como se faz.... Só dizes os ingredientes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiii, pois não, grande falha! Como é tão simples, passou-me ao lado.
      Primeiro deixo aquecer a aveia com o leite, depois junto as sementes e deixo estar mais um pouco sempre a mexer. Depois junto o iogurte e a whey mexo um pouco e tiro logo do lume. E está feito! Depois é só juntar a banana aos bocados. =)

      Eliminar
  6. Antes de mais: o cabo dessa colher é constrangedoramente paralelepipédico, parece um lingote de ferro :P

    ("Constrangedoramente paralelepipédico"... Dava um bom título de livro!)

    Nem sempre incluo fruta ao pequeno-almoço - os meus 3 pilares são antes gordura, proteína e hidratos de carbono -, mas concordo quanto à importância da refeição, sobretudo para quem tem fome de manhã. De resto, também não me oponho a dietas (tipo paleo e IF) que tendem a recomendar maior espaço entre refeições, implicando isso eventualmente saltar o PA. É como uma pessoa se der melhor :)

    Comer um ovo mexido deve ser estranho, mesmo 2 parecem uma quantidade minúscula quando são feitos assim!

    Costumo fazer imensas vezes, mas uso menos ingredientes, dada a tal 'correria matinal' de que falas... Panquecas são panquecas, mas também gosto muito de papas: não acredito que nunca tinhas experimentado! Como não gosto muito de whey em coisas quentes (acho que fica enjoativo) e prefiro a conveniência dela para pós-treinos, costumo usar como fonte de proteína claras. Farinha de aveia (então com sabor a bolacha maria... :D) + claras + água - são 3 ingredientes pelos quais talvez uma pessoa não pusesse as mãos no fogo, mas experimentando-os é impossível não gostar imenso. Senão faço com flocos e leite (prefiro leite a iogurte, em papas, mas na verdade nunca experimentei fazer com tanto iogurte como tu porque acho a textura estranha mesmo quando junto só um pouco - talvez tenha sido erro meu) ou assim. Por acaso não tenho o hábito de deitar sementes... Já que gostas de manteiga de amendoim, experimenta com banana e a dita - fica ótimooo :D A tua receita também parece deliciosa, ficou com um excelente aspeto!

    Por acaso o óleo de coco tem expandido as suas terras, no *meu tempo* (ie há uns meses) nem no Continente havia :P

    Já fiz mil e uma receitas de panquecas - com quark, com banana, com aveia, com farinha de amêndoa, etc. -, e acho que a pior de todas foi uma de batata doce. Armei-me a tentar fazer só com ovo e batata, foi o que foi... Aguardo essa receita :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aveeeeelããããããããããããããããããããã!!! Há quanto tempo!! :D :D
      Bem, já tinha saudades destes teus MEGA comentários =))
      Obrigada pelas dicas para as papas, tenho de testar a "coisa". Realmente, Farinha de aveia + claras + água é daquelas misturas que só de pensar...blhaaaaack, mas vou confiar em ri! :D
      Parece estranho, mas olha que é verdade, nunca tinha experimentado! Mas vá, agora que experimentei, não quero outra coisa! :D

      Então mi aguuuuuardi! A minha panqueca de batata doce ficou TOP! Sabor bom e adorei a textura (nunca me imaginei a comer uma panqueca de batata :D).

      Beijinho e obrigada pelo comentário, foi bom ter-te de volta! =)

      Eliminar
    2. Aveeeeelããããããããããããããããããããã!!! Há quanto tempo!! :D :D
      Bem, já tinha saudades destes teus MEGA comentários =))
      Obrigada pelas dicas para as papas, tenho de testar a "coisa". Realmente, Farinha de aveia + claras + água é daquelas misturas que só de pensar...blhaaaaack, mas vou confiar em ri! :D
      Parece estranho, mas olha que é verdade, nunca tinha experimentado! Mas vá, agora que experimentei, não quero outra coisa! :D

      Então mi aguuuuuardi! A minha panqueca de batata doce ficou TOP! Sabor bom e adorei a textura (nunca me imaginei a comer uma panqueca de batata :D).

      Beijinho e obrigada pelo comentário, foi bom ter-te de volta! =)

      Eliminar
  7. Não sou assim muito fã das papas por causa da textura da coisa. Mas costumo usar a aveia para fazer panquecas de banana e é óptimo. É só junta a aveia com uma banana, canela e um ovo e temos panqueca!
    Bjs
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentaste fazer com farinha de aveia ou juntar mais leite?
      Aqui nas papas também costumo juntar canela, fica muito bom.
      Um beijinho *

      Eliminar
  8. falta explicar o processo de como se faz! Aqueces ou juntas tudo e comes frio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi falha (se calhar até vou actualizar o post), já expliquei ali acima. Eu aqueço sempre, nunca como frias (frias devem ficar com uma consistência estranha, digo eu).

      Eliminar
  9. Ora bem... tem bom aspecto.
    Mas agora venho cá meter lenha para fazer fogueira.
    Aprendi hoje, através de uma conhecida nutricionista, que a aveia, a par da chia é assim uma coisa que afinal não é saudável. Ok, comer uma vez esporadicamente é naquela, ninguém morre por isso. Mas comer diariamente faz horroreeeeeeeeeeeeeeees ao nosso intestino. Desaconselhável mesmo.
    Pronto era so isto.... todo o mundo da aveia hoje caiu-me por terra. Juro.

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  10. Gata podes partilhar receitas de panquecas pf...?
    Obrigado ;)
    Bjinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Bruna tenho a dizer que essas papas de aveia parecem ser uma delicia. Desde que descobri intolerância alimentar (gluten e lactose) que tenho vindo a tornar o meu pequeno almoço mais saudável. Também como muito aveia, mas nunca fiz papas de aveia! não sei porquê.. talvez falte a coragem. Mas acho que vou seguir a tua receita e experimentar e depois digo como correu ;)
    Também adoro manteiga de amendoim, compro da Prozis e é uma maravilha.
    E vou ficar sem dúvida à espera dessa panqueca de batata doce! Cheira-me que é uma maravilha...

    http://felicidadedapele.blogspot.pt

    ResponderEliminar