#

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Voltar ao foco

Snapchat: gatasaltosaltos

Depois de ter partilhado no Snap e no Stories o meu desconsolo com os resultados da consulta de nutrição, quantas de vocês é que me deram o vosso ombro amigo, hã? Quantas? Contam-se pelos dedos de uma mão. Suas sonsas. Uma pessoa a precisar de um momento de atenção, um bocadinho de consolo, um Ferrero Rocher quiçá um crepe com Nutella para afogar as mágoas e poucas foram aquelas que estiveram do meu lado a limparem-me a baba e ranho. Mas está bemmmmm, deixem-se andaaaaaar, hão-de cá vir suas pestes.

Reclamações/lamechices/brincadeiras à parte, qual é mesmo o ponto de situação? Bom, digamos que as loucuras alimentares do mês de Dezembro/inicio de Janeiro trouxeram-me nada mais nada menos do que, tchan tcharan tchaaaan, mais 1,5% de massa gorda. "Pois, aumentaste 1,5% de massa gorda" disse a minha Maria com aquele ar de "Ups já foste", uma afirmação que vazou-me de um lado ao outro, que estilhaçou o meu pobre coração em mil bocados, que deixou-me ali com olhinhos de cachorro abandonado, quase à beira de deixar-me escorregar pela cadeira abaixo e ficar ali de joelhos a fungar.

Agora vamos ser realistas. Tenho noção do quanto prevariquei nos últimos tempos e, amigas minhas boas amigas, não há milagres. NÃO HÁ ponto. A minha inocência ainda achou que sim, ainda contava ali com um milagrezinho de Fátima, mas no fundo do fundinho sabia que tinha feito asneira da grossa. Ainda assim, não esperava um estrago tão grande, estrago esse que, segundo a temível balança, está em grande parte concentrado na minha pança. Nada que já não tivesse dado conta. Sinto-me um pouco mais volumosa nessa zona e os abdominais não estão tão definidos como já estiveram. Vicissitudes da vida.

Mas espeeeeerem, vejam bem como a vida é injusta. O meu homem também foi à consulta. Desde Agosto que não punha os pés na consulta e decidiu aproveitar o inicio do ano para retomar os bons hábitos (pffff). Para além de não ter conseguido manter um treino regular e constante nestes últimos meses, foram só facadas e mais facadas na alimentação. Bem mais do que eu, mas bemmmmmmm mais. Ao jantar não tem como pecar (a não ser que vá comer à casa da vizinha), mas ao almoço, fim-de-semana e finais de tarde com os amigos...é um fartote. E não é só comida, gente, também é bebida. É rapaz para beber umas cervejas com os amigos, gosta de um bom copito de vinho e espumante então, ui ui (a malta da Bairrada não resiste a um bom espumante). MAS, apesar dos mais variadíssimos pecados da gula, aumentou, e pasmem-se, apenas 0,1% de massa gorda desde a última consulta, ou seja, NADA. E uma pessoa que leva a coisa mais ou menos direitinha (tanto treino como alimentação) e só a aproveita a época das festas para extravasar mais um pouco, pumba, leva logo com 1,5% de gordura em cima do lombo que é para aprender a não ser gulosa. E eu pergunto: onde anda a justiça nesta vida?

Mas vá, nem tudo é mau, por isso vamos à parte boa. Já tinha uma boa massa óssea, mas ainda consegui melhorar. A minha gordura visceral mantém-se no valor mínimo. Continuo com uma idade metabólica de 14 anos o que é bom e também tenho bons níveis de água (mas pode sempre melhorar). E, e, e, e aumentei a minha massa magra em 400g, yeeaaaahhhhh. Apesar de fazer uma festa, acho que é pouco. A Maria diz que é muito, mas eu torço o nariz. Uma pessoa puxa tanto pelo lombo para aumentar apenas 400g num mês?! Não é justo. Mas bem sei que ganhar massa muscular é tão ou mais difícil que perder gordura, por isso, cada 100g a mais é um rejubilar de alma e a verdade é que estou a umas graminhas de recuperar na totalidade a massa magra que perdi com os treinos de corrida mais intensos para a Meia Maratona (yeeeaaaaahhhh).

Agora, agora é voltar ao foco. E é uma boa altura já que foi há quase um ano que decidi por fim à lontrice aguda. Há um ano pesava 61 kgs, tinha 25,8% de gordura e sentia que o meu corpo estava a perder a boa forma de outros tempos. Hoje peso 56 kgs, tenho 21,5% de gordura e sinto-me com forma e bem mais tonificada. Sei qual é o caminho e sei que consigo. O resto só depende de mim. E estou confiante que vai ser este o ano em que vou desfilar na praia com uns abdominais ao melhor-estilo-Carolina-Patrocínio (ah! ah! ah!). Vá, também não é preciso tanto.


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez que o corpo da mulher está preparado para ser mãe tem valores mais altos de massa gorda. É super normal o valor do homem rondar os 10%. Já a mulher se tiver 14% é ótimo. Isto é a Natureza que nos manda "suar" mais do que os homens grrrrr
    De qualquer forma, continuação de bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  3. Ai gata, até tenho medo quando for visitar a Maria. Este mês não temos agenda compatível (ainda bem, lol), pelo que tivemos que empurrar para inicio de Fevereiro, espero que já tenha dado para compensar, ahahahah
    Acho que a balança gosta mais dos homens, o meu homem também vai á consulta e os resultados dele são sempre bem mais bonitos que os meus. Temos que pedir á Maria uma balança masculina tipo "um balanço" que achas?
    Mas olha que tu estás optima !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O mês de Dezembro é mesmo uma desgraça! Estou na luta por perder peso e em breve tenho de começar a fazer algum exercício regular que só fechar a boca custa muito. O teu é um óptimo exemplo de foco e resultados. Este mês foi só a excepção ;)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelos resultados, gata!! Acredito que por vezes não seja fácil ter um estilo de vida saudável, mas no fim compensa sempre. És a prova de que como este assunto não é uma simples moda, mas algo para continuar!
    Eu não sou acompanhada por nenhuma nutri, mas por um hemato que mais parece um sargento!! Este mês óbvio que as minhas análises tavam uma desgraça por causa do natal, mas mesmo assim consegui perder 6 kg nos últimos 2 meses! Esse peso era mais inchaço que outra coisa, mas já fiquei feliz da vidinha! ahahaha Agora é continuar com as corridas, fechar a boca e apostar forte e feio na #operaçãobikini2017! :D
    Beijinhos
    Raquel Neves

    ResponderEliminar
  6. Inspira,expira,respira,relaxa... Mulher SOFRE ;-)

    ResponderEliminar
  7. Nós sabemos que às vezes não é fácil!
    Temos de lutar para conseguir o que queremos.
    Nesta época de festas é sempre muito complicado.
    Hoje também vou ter consulta de nutrição e estou mesmo naquela de ter 1kg ou 2 a mais. Treinei pela 1ª vez 3 vezes esta semana e ando com dores musculares. Sinto mesmo os músculos inchados, sei que é normal, mas ficamos sempre com receio da consulta. Imagino o aumento da massa muscular deve ter sido enorme. Sofrer agora para depois vermos resultados.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar