#

segunda-feira, 19 de março de 2018

"Que se f*da"


Comecei a ler este livro e, senhores, não podia ter vindo em melhor hora! E eu sei que há todo um objectivo literário em risco de não ser cumprido (ainda por cima o primeiro a que uma pessoa se propõe), e que em primeiro lugar está o "Mil Vezes Adeus" e ainda só vou no quarto capitulo, mas não consegui deixar a "A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da" na estante à espera da sua vez. Comprei ontem, comecei a ler ontem e já vou para o quinto capítulo.

O título do livro pode gerar más interpretações, porque a mensagem que o autor pretende passar não é propriamente a de "que se foda tudo". Este livro funciona como uma espécie de "abre-olhos" e, resumidamente, o autor pretende mostrar como é importante (e passo a redundância) sabermos dar importância apenas ao que realmente importa e vale a pena (nada que já não saibamos, mas...[existe sempre um "mas"]).

Ainda nem a meio vou e até posso chegar ao fim e achar que afinal o livro é uma bela bosta e que pouco acrescentou, mas para já estou a gostar muito. Leitura fácil e agradável, com boa dose de humor, já deu para dar umas gargalhadas e para interiorizar ainda mais que realmente há lutas que não valem a pena (também deu para me chamar de totó pela quinquagésima vez). Porque sim, a nossa vida é feita de sucessivas lutas, mas umas valem mais o nosso tempo de dedicação do que outras.  Aliás, outras não valem mesmo nada de nada. Num mundo tão cruel, onde estamos sujeitos a constantes lutas é crucial focar a nossa energia na direcção certa, poupar-nos para o que realmente vale a nossa preocupação e o nosso esforço.

Para já, deixo-vos com alguns excertos do livro, mas quando terminar de ler partilho a minha opinião geral.

"O que tu consideras "amizade" não passa de uma tentativa constante de impressionar as pessoas."

"Há um provérbio no Texas que diz: "O cão mais pequeno é o que ladra mais alto." Um homem confiante não sente necessidade de provar que o é. Uma mulher rica não precisa de convencer alguém de que é rica. Ou é, ou não é."

"O desejo de uma experiência mais positiva é, em si mesmo, uma experiência negativa. E, paradoxalmente, a aceitação de uma experiência negativa é, em si mesma, uma experiência positiva."

"É aquilo a que o filósofo Alan Watts chamava lei do esforço invertido - a ideia de que, quanto mais procuramos sentir-nos sempre bem, mais insatisfeitos ficamos, pois procurar uma coisa reforça o facto de não a termos."

"Sofremos pela simples razão de que o sofrimento é útil do ponto de vista biológico. É o agente preferido pela Natureza para inspirar a mudança."

"Para sermos felizes precisamos de problemas para resolver. A felicidade é uma forma de acção, não é algo que gratuitamente cai do céu. Ela só acontece quando descobrir que tipo de problemas gosta de ter e, consequentemente, de resolver."

"Diz o velho ditado que aonde for, aí se encontrará. Bem, o mesmo é verdade para as adversidades e os fracassos. Aonde quer que vamos, há duzentos quilos de merda à nossa espera. E isso não tem problema nenhum. A questão não é fugir da merda. A questão é descobrir a merda com que gostamos de lidar."

"A solução para um problema é apenas a criação do próximo."

""Não esperes uma vida sem problemas", continuou ele. "Isso não existe. Em vez disso, deseja uma vida cheia de bons problemas."


16 comentários:

  1. Vais falar nos do teu desamor?
    Só porque as seguidoras acompanharam tudo e de repente vemos uma gata muito diferente... Parece que perdemos capítulos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou. Como deves compreender não é como falar de sapatilhas, leituras, squats ou pull-ups. Dói. Precisava do meu tempo. E sim, o pior já passou, muita coisa aconteceu, já me sinto mais liberta e mais disposta a falar do assunto, embora não deixe de ser um assunto difícil. Mas irei abordar. De forma mais ligeira ou não, vou abordar. Não porque tenha essa obrigação, mas se partilhei aqui certos momentos da minha vida faz sentido dar um ponto de situação dos mesmos, principalmente, quando tudo mudou. Tudo a seu tempo.
      (mas não perderam capítulos, caso contrário, não me farias essa questão)

      Eliminar
    2. Olá gata! Também já tinha reparado até porque sou seguidora atenta.
      Seja o que for da sua vida não o têm de partilhar, quem gosta de a seguir fica feliz só por você estar a ficar bem !
      Infelizmente nem sempre as coisas correm como queremos, mas por mais duro que sejam os momentos que vamos vivendo, um dia havemos de agradecer porque algo melhor irá surgir !
      Tenho a certeza que será assim consigo ! Continue com esse sorriso lindo e esse brilho no olhar !
      Nunca desista de si, só perde quem não a têm!
      Um beijinho grande *** e no final tudo conta e vale a pena :)

      Eliminar
    3. Obrigada pelas palavras Cátia, obrigada mesmo ♥ ♥ ♥
      (mas trata-me por tuuuuuuu!! =P =P)

      Eliminar
    4. Sinto mesmo que perdi capítulos. Mas posso ser eu que vou lendo e vendo instastories na diagonal. Vi algures esta semana um rapaz na nutri e fiquei confusa por exemplo. E esta tua fase já acontece talvez há 1 ano. Nã digo isto com maldade, foi uma questao por ter sempre visto uma gata tão transparente aqui no blog (se calhar foi essa a questão, agora sabes resguadar-te mais).
      Estarei aqui para acompanhar os capítulos da vida da gata, tenham eles mais ronrons ou nao

      Eliminar
    5. Confesso que já não vinha ao blog à algum tempo.
      Sigo te na redes socais e vejo que está tudo bem!
      Fiquei muito contente pelas pequenas dicas que nos deste.
      Espero que estejas muito feliz e que continues maravilhosa como és!
      Toda a sorte do mundo.

      Beijinhos
      E.H

      Eliminar
  2. Tenho imensa curiosidade em relação a este livro!

    ResponderEliminar
  3. Não costumo ler este género de livros, mas tenho curiosidade em relação a este :p

    ResponderEliminar
  4. Tenho alguma curiosidade em ler!
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  5. Nunca li, mas a curiosidade de o fazer ficou cá. :-)

    ResponderEliminar
  6. Este está ali na minha mesinha de cabeceira prontinho a ser devorado!

    ResponderEliminar
  7. Quero muito lê-lo!! Já o tenho na minha lista de livros a ler!!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gata, volta ao blog sff! Queremos-te de novo! Ideias para posts: look de casamentos, dicas de nutrição/fitness, whislists, tudo mulher! Volta lá sff!
    CF

    ResponderEliminar
  9. Gata não se consegue visualizar o post sobre maquilhagem....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm deves estar a falar de um post que "foi para o ar" por engano e eu voltei a colocar nos rascunhos porque não está acabado! A ver se trato disso =)

      Eliminar