#

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Consultas de Nutrição - update


Já não falamos de consultas de nutrição, massas gordas e cenas assim há quanto tempo mesmo? Hummmm, segundo os registos, foi a 6 de Julho a última vez que partilhei o estado da coisa (da coisa...salvo seja, hã). Passados nove meses costuma nascer a criança, no meu caso, nasceu-me banha (e celulite, porque uma desgraça nunca vem só). Não se riam porque é verdade e não tem piada nenhuma, tá?

O último post sobre o tema foi em Julho do ano passado e em vésperas de ir a uma nova consulta (ver aqui). A balança na consulta anterior havia marcado 55,2 kgs sendo que 43,9 eram de massa magra (MM) e 18,1% de massa gorda (MG). Nunca a minha MG tinha estado tão baixa e há muito que não via a minha barriga tão lisinha como estava e sentia-me super bem assim. Por outro lado, e apesar de ter conseguido recuperar a massa muscular perdida na altura dos treinos para a Meia Maratona de Aveiro e ganho até mais 1 kg, sentia que devia ganhar mais 1/2 kgs (de massa magra, óbvio).

Pois que a consulta de Julho registou 17% de massa gorda (a MM estava igualzinha - 43,9) e havia todo um abdominal a bater palminhas de alegria e eu doida da vida "uuuhhh uuuhhhhh!!".


Alegria, senhores, muita alegria!!

Basicamente, foi o auge da minha carreira fit. Mas calma porque...(cheguem-me aí um kleenex ou dois)...foi bom enquanto durou mas foi sol de pouca dura (buuuuaaáááá). Sim, é que desde então é ver os dígitos da massa gorda sempre a aumentar (buuuááá).

Isto para dizer que na última consulta - que foi no final de Fevereiro, a 27 mais precisamente - a balança marcou 58,2 kgs, 45,5 de massa muscular (yeeaaahh) eeeee (cheguem-me mais um kleenex, por favor)... 20,6% de gordura. Modos que é isto: aumento de musculatura tal como desejava mas de unto também. Okkkkkkk, 20,6% não é nenhum drama, mas para quem já teve 17% e já viu o abdominal ali a luzir, é. Respeitem a minha dor, sim?  

Entretanto, estamos a caminhar para finais de Abril e passados quase dois meses não me parece que a coisa tenha melhorado, muito pelo contrário até, pelo que nem me dei ao trabalho de marcar consulta com a Maria. Não sei, mas devo andar com a bicha solitária porque ultimamente só me apetece comer como senão houvesse amanhã.

Mas vá, é preciso pensar positivo e ter noção que podia ser sempre pior, até porque no ano passado por esta altura a situação era mais alarmante, ali mesmo a roçar o ponteiro do "não-tarda-nada-estás-pior-do-que-quando-chegaste-à-Maria-pela-primeira-vez" e estava com 22,3% de MG. No entanto, no mês logo a seguir consegui derreter 2% de MG e a partir daí foi sempre a derreter.

Posto isto, nada está perdido, basta voltar ao foco e ainda há esperanças de chegar ao Verão com um abdominal de fazer inveja à Carolina Patrocínio. Mas lá está, é preciso parar de querer e começar a fazer, que é como quem diz "parar-de-ceder-aos-pecados-da-gula/comer-como-uma-lontra". Até estou aqui a ponderar a ideia de alinhar num daqueles desafios de "31 dias sem açúcar" já no próximo mês. Não é Natal, não é Páscoa, não é Carnaval, o pai a mãe e a irmã não fazem anos, o Pepe também não, não estou assim a vislumbrar nenhum evento social de alta circunstância, pelo que o mês de Maio parece-me perfeito para tal.
.
.
.
Dêem-me um tiro, por favor!!!


12 comentários:

  1. Bom Dia!!

    É bom ver que aos poucos estás de volta :)
    É normal esse desmotivação que estás a sentir, no fim de algum tempo de regime e exercício é normal que nos deixemos ir abaixo e apeteça comer tudo! Como te percebo querida.
    Eu em Janeiro estava nos 74,8kg com a Pascoa desgracei-me toda e fui para o 77kg, graças a deus que a massa gorda não aumentava, diminuía tipo 0,01% o que me deixou mais descansada. Era apenas os excessos. Andava completamente desmotivada e apetecia me desistir de tudo.
    O que me salvou foi um raspanete da nutricionista e do Homem lá de casa para me abrir os olhos!
    Já perdi 1kg e falta-me os outros, mas tudo nas calmas.
    Tu estás óptima e linda! Não te deixes ir abaixo e fez o teu melhor, logo vês os resultados aparecer.

    Beijinho grande
    E.H

    ResponderEliminar
  2. É normal alguma desmotivação no início,..mas acho que não é nada de preocupante. O melhor mesmo é ser feliz isso sim é importante,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Oi Gata! Olha, e se fizesse o desafio de Maio contigo? Apost que há mais leitoras que podiam entrar nesta partilha, e motivavamos-nos umas às outras... pensa nisso!
    CF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummmm excelente ideia, CF!! Acho que sim, bom lançar o desafio aqui e sempre é uma motivação maior =))

      Eliminar
    2. Podíamos esta fazer o desafio dos 30 dias, 30 comidas de chorar por mais. Por exemplo, dia 1 - Bifanas, dia 2 - pizza, dia 3 - francesinha, dia 4 - lasanha, dia 5....

      Quem alinha?

      Eliminar
    3. VoooooocÊÊÊ quer que o mande a um sitio que cá sei, não quer? Wuuuaaahhhhhh

      :D

      Eliminar
    4. Então fico à espera, gata! Pensa lá como vamos fazer isto :) Acho que ainda não te sigo pelo insta, vou tratar disso!
      Quanto ao anónimo dos 30 dias, 30 comidas, volta a sugerir isso mas só lá para Dezembro! Eu alinho!
      CF

      Eliminar
    5. Cooooomo não segues?! Já lancei o pânico lá pelo "insta stories" e fica desde já a saber que já somos muitas a alinhar nisto! :D
      Para a semana já oficializo num post aqui no blog =))

      Beijoca *

      Eliminar
  4. Visitando e gostando muito do seu blogue.
    .
    Bjo.

    ResponderEliminar
  5. Arrasa com essa inimiga, Gata! Vai com tudo :D

    ResponderEliminar
  6. Eii, eu faço anos em Maio, isso não vale! :(

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Sem açúcar é exactamente o quê? Açúcar processado apenas? A frutose pode entrar?

    Andreia

    ResponderEliminar