#

domingo, 29 de abril de 2018

Maio sem açúcar


ou "quem-é-que-teve-esta-ideia-suicida?"
AHHHHH, fui eu

Estamos a 29 de Abril, a um dia e 2h30 de começar o grande desafio e já sinto aqui um certo latejar de nervos no meu olho esquerdo. Pior. Isto ainda nem começou e já estou com vontade de esbofetear-me até à morte.

Mas vááááá, o desafio está lançado, está lançado, ponto final, não há cá discussão nem vamos ousar ceder ao santo padroeiro dos açúcares muito menos dar parte de fracas, a ponto de não conseguir resistir a um mísero croissant recheado com chocolate e ovos moles (céus!!!).

Esta ideia luminosa (aka suicida) surgiu enquanto escrevia o meu mais recente post sobre nutrição e as minhas últimas consultas (ver aqui) e digamos que não foi uma ideia assim tão estapafúrdia quanto isso. Ter percebido que aí desse lado havia mais umas quantas prontíssimas a alinhar neste desafio, tornou tudo ainda mais motivador. Não há nada como sermos umas pájoutras e, segundo a sondagem que fiz no Instagram, somos pelo menos 194 a entrar na loucura dos "#31diassemaçúcarbyGata".

Todos nós somos conscientes dos malefícios do excesso de açúcar - não só de ordem estética mas também ao nível da nossa saúde (diabetes, etc e tal) - e muitas vezes nem temos noção da quantidade diária de açúcar que ingerimos, quase sem dar por ela. É o café com açúcar da manhã porque é preciso abrir a pestana, sãos os cereais do pequeno-almoço porque sempre é o mais prático e rápido, é o café com açúcar a seguir ao almoço porque senão adormecemos com a cabeça em cima do teclado, é a sobremesa do almoço e do jantar porque depois de duas pratadas de feijoada parece que ainda falta qualquer coisa, são as bolachitas que vamos petiscando ao longo do dia porque "sentimos fome", é o croissant com manteiga da máquina da empresa porque dá trabalho levar a marmita de casa, são os refrigerantes porque beber água não é fixe, são os chocolates porque uma pessoa sente-se em baixo e precisa de açúcar para arrebitar a alma, e por aí fora. Basicamente, somos óptimos na arte de arranjar desculpas.

Uma das perguntas colocadas por vocês foi: e o açúcar da fruta? Também tem de ser abolido neste desafio? A resposta é claramente não e sobre isto importa distinguir açúcar adicionado de açúcar naturalmente presente.

O nosso corpo para funcionar precisa de energia, pelo que também precisa de açúcar (a título de curiosidade, a OMS recomenda a ingestão de 25g de açúcar por dia), mas açúcar enquanto hidrato de carbono naturalmente presente e não açúcar refinado desprovido de outros nutrientes.
Quase todos os alimentos, uns mais do que outros, possuem açúcar na sua natureza e não podemos confundir esse açúcar (açúcar "nutriente") com o açúcar produto. Assim, temos o açúcar adicionado que é todo o açúcar acrescentado no processo de confecção de um produto e temos o açúcar naturalmente presente que é o açúcar como nutriente constituinte dos alimentos naturais (frutas, vegetais, lacticínios, etc).

Nisto, torna-se importante saber ler rótulos e convém saber que, muitas vezes, o açúcar vem mencionado sob diversos nomes: sacarose, maltose, glucose, xilitol, etc. Com isto, estou a lembrar-me do caso das bolachas. Não se pode considerar um pacote de bolachas saudável só porque se encontra na chamada "secção fit" do hipermercado. Também é preciso ter cuidado com a estratégia de marketing e com as promessas estampadas nas embalagens - "0% açúcar", "sem açúcares", "reduz o colesterol", entre outras - porque na maioria das vezes é só isso mesmo - marketing - pois vai-se a ver os ingredientes e lá está o açúcar disfarçado de nomes "esquisitos" (alguns deles acima mencionados).

Também me questionaram sobre os iogurtes e aqui volto a focar a diferença entre o açúcar "do bem" e o açúcar "do mal". A ideia é sermos mais saudáveis e não extremistas, pelo que não temos de fazer caras feias a comer um iogurte natural, por exemplo. A Dra. Maria (minha nutricionista) considera um iogurte magro saudável aquele que contém menos de 6g de açúcar por 100g. Os iogurtes que eu habitualmente consumo são os magro da marca Mimosa e têm 3,6g de açúcar por 125g, ou seja, são perfeitos.

Resumindo e concluindo, a ideia é abolir tudo o que é porcaria. Chocolates, pasteis, bolachas, bolos, gelatinas, gomas, refrigerantes, o açúcar dos cafés/chás e demais cenas do mal. Ah, e sim, o mel também está na lista dos pecados.

Tudo preparado? (socoooooooooorro!!!!)
Sermos muitas penso que sempre ajuda e dá aqui outra força e entusiasmo à coisa. Principalmente na hora em que estivermos a alucinar, a ver tabletes de chocolate gigantes a voar e com vontade de distribuir chapadas. Sempre nos apoiamos umas àsjoutras.
Também podemos criar alguma dinâmica e ao longo do mês fazer pequenas partilhas do ponto de situação, não só aqui mas também nas redes sociais. Hashtag já temos: #31diassemaçúcarbyGata

Vamos a isso?
(calma, ainda temos um dia e umas horas de liberdade :D)


21 comentários:

  1. Olá,

    Chocolate de 99 % de Cacau é permitido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro!

      Na minha opinião, não. Não deixa de ter açúcar, embora, em menor quantidade comparativamente com um Kit Kat, por exemplo. E também não deixa de ser chocolate, logo, um "escape" e uma facadinha no desafio.

      Eliminar
    2. Gatuxa, o 99% não tem açúcar (o 1% que terá é irrisório). Mas é só para valentes de palato, que aquilo aleija muito...

      Eliminar
    3. Isso não é coerente! 3% de açucar num iogurte é aceitável e 1% de açucar numa tablete de chocolate negro faz mal?! Lol. Cacau tem muitas propriedades beneficas para o organismo, já o leite de vaca....

      Eliminar
    4. É verdade que não faz propriamente muito mal, no entanto, não deixa de ser chocolate e de "iludir" a nossa costela de gulosas. A ideia do desafio passa por cortar nos chocolates.

      Eliminar
  2. Eina!! Mas que projeto!
    Dou-te os meus parabéns, é uma ótima iniciativa!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  3. Medo, muito medo... Quero relatos detalhados de todo esse sofrimento que vais passar.ahahah Também quero muito fazer esse desafio mas ainda não me sinto capaz, especialmente porque ainda vivo no mesmo sítio que a minha mãe o que torna esta missão impossível.xD

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Fácil! =D

    Porque é que não optas por skyr natural e adicionas fruta? (actualmente nem tenho comido lacticínios, porque não encontro nada sem açucar aqui em Seul :( )

    Diáriamente não como nada com açucar adicionado. Não como alimentos processados, nem bebo café com açucar.
    O fim de semana é que pode ser tramado :D Um docinho aqui ou ali ahah
    Se for almoçar/jantar fora e optar por comida asiática é quase impossível cumprir o desafio porque há sempre açucar adicionado.

    Vamos lá!
    #31diassemaçúcarbyGata


    Blog Carina Travel and Food

    ResponderEliminar
  5. É algo que já tenho vindo a tentar evitar nos últimos anos, no entanto a ideia de me privar totalmente de um dia para o outro comigo tem, precisamente, o efeito contrário! :p
    Prefiro ir reduzindo gradualmente até deixar de consumir em vez. No entanto desejo muito boa sorte a todos os participantes!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  6. Uma pergunta: uma vez que és seguida por uma nutricionista e, com base no que já partilhaste aqui no blog, procuras atingir determinadas metas de massas gordas e massas magras, já não tens vindo a fazer esse corte no açúcar? Sim, provavelmente uma vez por semana ou assim vais "pecando" mas pelo que vejo, tu já tens uma alimentação desprovida de açúcares, será assim um desafio tão grande para ti? Atenção que isto não é uma crítica, é apenas uma observação de uma leitora que te vai seguindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, há muito que a minha alimentação é cuidada e só mesmo nas "refeições do lixo" é que dou as minhas facadas. No entanto, e como partilhei convosco, desde o Verão que a minha massa gorda tem aumentado e, ultimamente, tenho andado mesmo "fora da linha". As facadas já não são só ao fim-de-semana e tenho comido alguns doces/chocolates. A ideia do "desafio", além de ser sempre um teste à nossa capacidade de resistir, é ser um ponto de partida para retomar os bons hábitos.
      Se sobreviver ao mês de Maio, acho que o próximo desafio vai ser #31diassemfritosesalgados (outra cena que tem sido um problema ultimamente, wuuaaahhhh)!!

      Eliminar
  7. Dica para os iogurtes: os naturais bio do Lidl comem-se muito bem. Têm 4% de açúcar e é produto inteiro, ou seja, mantém todos os nutrientes do produto. ;)

    ResponderEliminar
  8. Açúcar é algo que venho tentando evitar cada vez mais..Mas ainda está bem dificíl para eu diminuir o consumo.
    Ando trocando doces por frutas, está me ajudando muito.

    Dani Ramos
    Blog: https://donaengenhosa.com.br/
    Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa/loja

    ResponderEliminar
  9. E pão? Está fora? Não, pois não? Nãaaao!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claaaro que não!! Sendo que o mais saudável é o pão escuro!

      Eliminar
    2. Siiim, eu seeeeeeei Dra Gatita

      Eliminar
  10. Boa Sorte para todas!!

    BJS
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para todas? Para ti também? =))

      Beijinho *

      Eliminar
    2. Não, não. Desta vez não alinho!
      Não consigo resistir ao açúcar ao fim de semana. :) :)

      Beijinhos
      E.H

      Eliminar
  11. Hey!

    Antes de mais parabéns pela iniciativa. Não sendo eu capaz de cumprir este desafio, iniciei hoje o meu objetivo de emagrecer, com alterações na alimentação e na atividade física.

    Muito obrigada pela inspiração Gata ❤️

    ResponderEliminar