#

terça-feira, 3 de abril de 2018

"Mil Vezes Adeus" e um objectivo cumprido!


romance, mas pouco

Terminei o "Mil Vezes Adeus" de John Green na manhã de 2 de Abril. Tendo em conta que dia 1 foi Páscoa e que pelo meio comecei um quarto livro (este), penso que posso dar por cumprido o objectivo da leitura dos três livros para o primeiro trimestre do ano.

Falando do livro... Não sei se é de estar mais habituada a outro género de leituras tipo thriller e cenas mais policiais, ou se é pelo John Green em si (vi o filme "A Culpa é das Estrelas" e amei, mas nunca tinha lido nada dele), ou se é de estar um pouco "queimada" no que toca a romances, mas o livro não me cativou. Aliás, ou estou muito insensível ou arrisco a dizer que o livro de romance tem muito pouco ou nada.

A meu ver, o livro centrou-se maioritariamente (para não dizer unicamente) no transtorno obsessivo-compulsivo de uma das personagens principais - a Aza. No entanto, a sinopse faz menção à investigação por parte de duas jovens - aliciadas por uma recompensa - do enigmático desaparecimento de um bilionário, sendo que uma delas viveria um romance com o filho do desaparecido. Ora, posto isto, e depois de tão boas referências em relação a este autor, estava à espera de algo assim mesmo empolgante. Só que não. Nada de empolgamento. Zero. Nicles batatóides.

De facto, a sinopse destaca um desaparecimento como se fosse o tema principal da história a par de um romance, quando o assunto só é falado no inicio (pouco), pelo meio (pouco também) e no fim para dar então o paradeiro do desaparecido (mal seria). Não há investigação nenhuma, não se enganem. Não há grande mistério, não há suspense e o romance em si também ficou muito aquém, digo eu. Há antes uma rapariga com um transtorno obsessivo-compulsivo e "C. diff." para aqui, "C. diff." para ali, "C. diff." para acolá e, perdoem-me mas, P*TA que pariu lá o "C. diff." e os micróbios todos.

Basicamente, aquilo que é dado como um dos pontos da narrativa acaba por ser posto completamente de parte ao longo do livro.

Portanto, não gostei do livro. Não que a história seja má ou que a leitura não seja agradável, porque é e o autor joga com algum humor que me agrada bastante (a personagem Daisy é super engraçada). O problema é que criei alguma expectativa, estava à espera de outro tipo de enredo, não me identifiquei com os personagens e saí desiludida. Aliás, dei por mim a ler o livro só mesmo naquela de perceber qual o paradeiro do tal bilionário desaparecido (ou se o livro iria mesmo dar um desfecho a esse caso). Não é de todo uma história marcante.

Findo este livro, estou a dar continuidade à leitura do "A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da" (que auguro terminar num ápice), para depois então pegar no "O Prodígio" de Emma Donoghue (que estou mega ansiosa por começar a ler). Também tenho um livro de Daniel de Oliveira que me foi oferecido em lista de espera. Sempre tive curiosidade em ler algo dele, mas palpita-me que seja demasiado lamechas ou demasiado cliché para o meu gosto, no entanto, vou dar-lhe o beneficio da duvida.


9 comentários:

  1. Oh :/ Tenho imensa curiosidade em relação a este livro, porque achei a sinopse bastante interessante

    Relativamente a Daniel Oliveira, já li os três romances que ele lançou e adorei. A sua escrita, para mim, é fascinante *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E realmente é, mas, infelizmente, não é o assunto central do livro, muito pelo contrário.

      Obrigada pelo feedback em relação ao Daniel Oliveira =))

      Eliminar
  2. Era estranho uma mulher na casa dos trinta andar a ler um livro para teens, se gostasses ainda mais estranho seria.
    É o típico livro do John Green. Não se pode esperar que seja um policial. E um romance não tem necessariamente de ter romance para ser um romance. Para isso tens os livros da Nora Roberts - que não primam pela qualidade mas fazem as delícias do público... teen.

    ResponderEliminar
  3. Também terminei recentemente de ler esse livro e devo de admitir que tal como Gata fiquei desiludida. Estava bastante entusiasmada pois foi o primeiro livro que li do John e com base nos êxitos dele tinha as expetativas em alta. A história ficou-se demasiado no transtorno e acho que deixou o romance e a investigação para trás. Admito que me custou chegar á última página. Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Até agora também já terminei 4 livros.:D Quanto ao John Green, nem consigo defini-lo bem, mas acho que tem uma escrita muito "adolescente". Nada contra adolescentes nem contra livros para adolescentes, mas já li a Culpa +e das estrelas e o Deixe a neve cair e não me marcaram assim muito.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Este livro está na minha wishlist mas tenho pena que tenhas ficado desiludida

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  6. Já tentei ler livros do autor mas não chego ao fim de nenhum livro precisamente por não gostar da escrita. No entanto, apesar de não ter lido o livro gostei da adaptação para filme do "A Culpa é das estrelas".. ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. Pela descrição é o tipo de livros que gosto de ler. Boa sugestão.
    Adorei o teu blog e já estou a seguir.

    Um beijinho
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Tenho curiosidade neste livro,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar