#

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Isto, sem tirar nem pôr.

(preparem o chá e uns biscoitos ou umas pipocas, porque vem daí testamento...)

Primeiro post do ano. Perdoem-me, mas não deu para vir ao estaminé mais cedo. Agora, digam-me cá. Além daquele daquele discurso típico de cota, que o tempo passa a correr, que ainda ontem era 2010 e já estamos quase em 2020, que a vida são dois dias e rebéubéu pardais ao ninho, é suposto fazer um daqueles textos xpto, todos bonitinhos, com um resumé do ano que terminou e todo um sem-número de resoluções e desejos? Ok, então é assim... Numa primeira avaliação geral, diria que 2018 foi uma merda. Resoluções? Lamento, mas não tenho.

Pronto, podia ficar por aqui, mas não escrevo há muito tempo (pelo menos coisas assim mais sérias) e apetece-me abrir o coração. Dizia eu que 2018 foi uma merda. De facto, o ano que terminou não foi de todo um ano bom, não senhor. O anterior também não o foi, mas este último foi um abuso. Se tivesse de escolher uma palavra para caracterizá-lo, escolhia "provação". Ainda assim, parece-me uma palavra muito "pequenina" para descrever todo um forrobodó de cenas dos mal.

Além de ter sido o oficializar do fim do meu casamento (apesar de ter sido uma decisão consciente, não deixa de ser mau pelas mais variadas razões), também fui vitima de injúrias. Vivi uma autêntica novela, digamos assim, e passei por situações que jamais imaginei passar, o que me fez questionar tudo e todos, desconfiar até da própria sombra, já para não falar da instabilidade emocional (que já não estava muito boa por razões óbvias). A minha esperança na humanidade ficou reduzida a uma unha negra.

Como diz o outro "anda meio mundo a f*der outro meio mundo". Não falo apenas da minha situação, mas do que se vai vendo de uma forma em geral. As pessoas são más, maquiavélicas, cada vez mais interesseiras e desprovidas de valores, não olham a meios para atingir os fins e as suas capacidades de manipulação chegam a ser assustadoras. Pode parecer estúpido, principalmente falando assim muito por alto deste assunto, mas acreditem que pela primeira vez na vida senti receio de alguém.

Ainda assim, não consigo desejar mal a quem tanto mal me fez, o meu único desejo passa apenas e só pela verdade. Porque aquela coisa do "o que importa é ter a consciência tranquila" é muito bonita, mas na prática não é tão simples assim. Por mais que não se queira, fica sempre a moer cá dentro. Afinal, ninguém gosta de ser vitima de injustiça/difamação/mentira, principalmente, quando pessoas importantes para nós acabam por ser envolvidas e incomodadas. Assim, só desejo mesmo a verdade e talvez seja esse um dos grandes desejos para este ano, no entanto, não pretendo de todo viver em função disso e espero muito que o tempo continue a tornar tudo isto cada vez mais leve cá dentro.

Mas 2018 também teve as suas coisas boas e muito boas, não fiquem com a ideia de que foi só desgraças e más energias. Nem tudo é mau e uma vez que somos feitos de momentos, está nas nossas mãos tirar o melhor partido dos "bons" e (tentar) relativizar os "maus". Até porque o que não nos mata torna-nos mais fortes (muito cliché, mas muito verdadeiro) e mesmo quando não parece, quero acreditar que a vida conspira sempre a nosso favor.

A minha irmã - futura psicóloga - para a sua última foto do ano escolheu a frase "be patient. Everything comes to you in the right moment" e relembra como é importante viver um dia de cada vez, saboreando o momento presente e cada bênção que nos traz, e é esta a mensagem que também vos quero passar. Devemos viver os momentos menos bons com a mesma intensidade e sabedoria que vivemos os outros, porque só assim será possível tirar o melhor partido deles e evoluir enquanto pessoa. Creio que deverá ser esta a nossa linha de pensamento, porque, por experiência própria, posso dizer que é realmente nos nossos momentos mais amargos e quando pensamos que o mundo vai desabar, que percebemos que apesar de tudo o mundo continua a girar e que somos nós que temos o poder de seguir em frente. Além de paciência, diria que também precisamos de muita coragem para que nos altos e baixos da vida saibamos celebrar os altos e manter a serenidade nos baixos, com a certeza que nada acontece por acaso e que tudo terá o seu propósito.
Sermos gratos também é muito importante, porque é com sentimentos positivos que se atraem pessoas e experiências positivas. Tendemos sempre a ver o copo meio vazio e há pequenos grandes privilégios que, de facto, não sabemos agradecer. E acreditem que é preciso saber agradecer o pouco para que possamos merecer o muito.

Apesar de não ter nada planeado para este ano, nem ter pensado em resoluções de fim-de-ano, tenho alguns desejos. Enquanto a maioria ambiciona corpos fit, carros xpto, grandes viagens e empregos top, eu desejo que as pessoas deixem-se de merdas. Assim à primeira vista, parece estúpido, um desejo tonto e sem jeito nenhum, mas desenganem-se, porque significa muito de tão simples que é. Mas convém descodificar o "deixem-se de merdas".

Então é assim...
Desejo que as pessoas se aproximem umas das outras e se relacionem sem truques, interesses ou conveniências.
Desejo que as pessoas sejam mais inteiras umas com as outras, mais leves e que dêem valor ao que realmente importa.
Desejo que as pessoas aprendam que não têm de agradar a toda a gente, desejo menos "sorrir e acenar" porque convém ou porque há necessidade de se ser aceite, desejo mais sinceridade e transparência uns com os outros.
Desejo que as pessoas critiquem menos só porque sim e que se preocupem mais com os seus próprios problemas do que com os problemas alheios.
Desejo que as mulheres sejam menos cabras umas com as outras.
Desejo que nos foquemos no verdadeiro significado da amizade. É natural que ao longo do tempo muitas pessoas entrem e saem da nossa vida, faz parte, mas a questão é a efemeridade das amizades de hoje em dia. Nos dias de hoje, as pessoas chateiam-se e viram costas ao mínimo pintelho, sem conversar, sem querer entender, muitas vezes devido a mal-entendidos, "diz-que-disse", coisas sem jeito nenhum, whatever, e, senhores, isto não é amizade.

É isto, desejo muito que deixem-se de merdas. Tão simples, tão básico, tão essencial, mas cada vez mais uma utopia. Mas vamos ter fé (apesar de estar por uma unha negra).
Não é tudo. Quero ainda saber proteger a minha paz, "limpar" o meu espaço, saber quem "sim" e quem "não", afastar ao máximo as más energias e manter-me distante do que me atrasa, porque feliz é aquele que sente o coração em repouso. Quero ter bem presente os verbos aceitar, agradecer e seguir, tanto no bom como no mau. Quero acreditar e confiar sempre. Quero disciplinar a mente e o coração a ver e a retirar sempre o melhor de cada vivência, sem esquecer que enquanto cá estou tenho sempre uma nova oportunidade. Se conseguir isto, consigo tudo. Tudo o que vier além será bónus.

Tenho, ainda, uma luta interior já bastante antiga que gostava muito de aprender a lidar melhor ou a saber contornar (...), mas sobre isto ainda não me sinto muito à vontade para falar (escrever) abertamente para quem quiser ouvir (ler). Talvez um dia.

Este post é longo, é maçudo, provavelmente não interessa nem ao menino Jesus, mas espero que as pouquinhas pessoas que vão perder um pouco do seu tempo a lê-lo na integra, entendam o significado e o peso das minhas palavras, principalmente, na parte em que enumero os meus desejos, e que faça alguma diferença de forma positiva. Se entenderem e se perceberem que não é um dia a mais, mas sim um dia a menos, acredito que todos começaremos a valorizar o que realmente importa e a deixarmo-nos de merdas.

Beijinho e um bom ano!



40 comentários:

  1. Identifiquei-me um pouco com o teu post, 2018 deve ter sido dos piores anos da minha vida...espero que 2019 corra melhor!
    Bom Ano :)
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. OH MEU DEUS! Que saudades que tinha de te ler assim, tão tu, tão inteira. Aplaudo de pé tudo o que disseste. É realmente tão isto!! Bom Ano, gatxinha!

    ResponderEliminar
  3. Que belas palavras! Realmente a sociedade precisa de se deixar "de merda", de viver para mostrar que está da vida da rua, enfim, atualmente muitos pisam por cima das pessoas e nem sequer se importam minimamente com isso. Já cansa tanto cochicho, tanto boato falso, tanto julgamento quando nem se dão ao trabalho de olhar para o próprio umbigo e ver que podem mudar tanto.
    Que 2019 seja um ano bom para ti!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que vou vendo e não vendo, começo a ter cada vez mais certeza de que as pessoas só se ocupam da vida/problemas dos outros e preocupam-se em tecer mil e uma teorias para esquecer as suas próprias vidas/problemas. Já para não falar que os que mais falam são os que mais tem que se lhe diga!

      Um bom ano para ti Andreia 🍀

      Eliminar
  4. O que tornava o teu blog especial era a partilha pessoal que fazias por aqui. No meio de looks, sugestões e dicas culinárias,havia espaço para partilhas tuas que faziam deste blog não só mais um blog e isso perdeu-se completamente. Não tomes isto como uma crítica, é apenas um desabafo de uma leitora que te seguia e que gostava de te ler. Penso que o momento em que essa tal partilha se começou a perder, coincidiu com o fim do teu casamento e, claro, é compreensível. No entanto, achei que apenas precisavas do teu tempo e que acabarias por voltar com o teu registo mas não... a partir daí o blog nunca mais voltou ao mesmo e não estou a falar da questão da pouca assiduidade mas sim da falta daquele conteúdo tão teu e que, repito, tornava este blog especial. Tornou-se um hábito teu vir para cá com meias palavras (este post é mais um exemplo disso) que, apesar de válido porque o blog é teu e tu escreves o que te apetece, tornou a tua escrita transparente que antes existia em algo difuso quase parecendo ser escrito por outra pessoa.
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o comentário e não o tomo por critica, pelo contrário.
      A minha partilha mais pessoal perdeu-se nessa altura, como dizes, e sim, iria precisar do meu tempo. Talvez ainda preciso.
      Também eu tenho a percepção que o blog perdeu aqui "qualquer coisa" nestes últimos dois e talvez seja isso mesmo, o cariz mais pessoal. Mas...não sei explicar bem, mas...nesta "maré mais negra" perdeu-se qualquer coisa cá dentro e não me sentia minimamente inspirada para escrever, muito menos pequenas coisas minhas. É que nem mesmo os pequenos acontecimentos da vida social - famosos, televisão, etc - que volta e meia comentava em tom de brincadeira, seja Casa dos Segredos, Casados de Fresco (que teria dado pano para mangas), por exemplo, me apeteceu abordar. Porque lá está, não me sentia inspirada o suficiente para me entregar na escrita. Então os posts no blog começaram a resumir-se às habituais rubricas de moda e afins que, não deixando de ter cunho pessoal, são coisas mais ligeiras de abordar e, lá está, é o que se pode ver em tantos outros blogs.
      Mas não acho que alguma vez tenha deixado de ser transparente. Um assunto ou outro pode ter sido abordado com "meias palavras", não sendo tudo tão claro tim-tim por tim-tim mas também porque não tinha de o ser, por razões óbvias.
      Agradeço muito o feedback. Quero muito voltar a escrever como dantes e sinto que já estive mais longe disso.

      Um bom ano para ti e obrigada ❤

      Eliminar
  5. Um beijinho grande e um ano feliz

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, um bom ano para ti bruna adorei esta partilha, este abrir o coração. Sempre m identifiquei com este blog exatamente por achar a autora querida, empatica,, autêntica e nunca perdeu a humildade. Desejo td D bom e que continues a partilhar estas vivências mesmo q menos boas, pq sentimos smp esta proximidade e há smp uma leitora q poderá estar a passar pelo mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Filipa! ❤
      O bom dos blogs como sempre referi e o que ainda me mantém "agarrada" a este cantinho é mesmo isso, as pessoas que vamos encontrando e que se identificam connosco. Pequenos laços que se criam que, ainda que virtuais, por vezes, podem ser tão bons ou melhores do que alguns laços que vamos mantendo na vida real.
      E tens razão! Nunca sabemos quando desse lado pode estar alguém a viver o mesmo e possa dar uma opinião sobre o assunto que faça a diferença. E mesmo que não esteja a passar pelo mesmo, a visão de quem está de fora, às vezes, pode ajudar-nos a ver aquilo que nós não conseguimos por estarmos tão absorvidos/desgastados.

      Um bom ano para ti, com muitos, muitos sorrisos!

      Eliminar
  7. Resumidamente gente feliz não enche o saco, e é disso que queres, e eu também! Oremos!!!
    Beijos e bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Lamento que o teu 2018 não tenha sido o melhor mas acredita que melhores dias virão, não é só uma frase feita. Beijinhos e espero que 2019 seja um ano incrível.:)

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Identifiquei me tanto com o teu texto.. Quanto a esse 2018 ter sido uma merda, estamos juntas. Deitá-lo para trás das contas e olhar em frente que é o caminho.
    Espero que 2019 seja recompensador. Beijinho e Bom Ano

    ResponderEliminar
  10. Eu continuo por aqui, e já tinha saudades desta tua escrita, o que quer que seja que tenha acontecido ergue a cabeça e segue em frente sempre para cima!!! Desejo te um excelente ano beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Querida Bruna... Parece-me que tens passado por muitas provações nos últimos tempos e não me pareces assim tão forte psicologicamente ao ponto de o aguentar de "ânimo leve".

    Comento receosa, uma vez mais, porque não tenho a certeza se a minha interpretação do texto está correta mas espero que encontres o caminho da tua felicidade o mais rápido possível. És uma miúda amorosa e mereces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito, o psicológico já não é o que era, mas aos pouquinhos tudo vai ao sitio.

      Obrigada pelo carinho, um bom ano para ti ❤

      Eliminar
  12. Andreia Coelho05 janeiro, 2019

    Olá Bruna. Fogo, como te compreendo. Também tive um dos piores anos da minha vida... Desde a acidentes de trabalho graves, carro avariado, doenças.. Nem é bom. O ânimo desceu a níveis como nunca tive, depressão chegou!!! Enfim este ano há que encarar as coisas pela positiva. Estamos vivas, ne? Este ano vai ser melhor, pensamento positivo e continua igual a ti própria. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia (não sei se és a Andreia Coelho que eu estou a pensar 🙈)!
      Não é fácil, mas talvez o "segredo" esteja em saber ver o copo meio cheio e não meio vazio. E aprendermos a ser gratos! Porque no meio dos azares da vida, de certeza que se esmiuçarmos até somos uns sortudos. O carro avariou? Se avariou é porque temos carro. Quantos de nós não tem? Muitos nem casa, quanto mais um carro...
      Doenças/falta de saúde é que já é pior. Saúde é tudo o que realmente não pode faltar. Espero muito que o pior já tenha passado e que encares o novo ano com toda a positividade que precisas. Beijinho ❤

      Eliminar
  13. Querida Gata a seu tempo tudo se resolve e acredita, depois de estares em total paz interior todo o resto fica em paz. Um grande beijinho.

    https://despertarosonho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Um feliz ano 2019, que seja muito melhor do que o ano que passou! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Muito bom este post! Parabéns por conseguir falar do assunto, "se merdas". Que 2019 seja um ano muito melhor. Felicidades

    ResponderEliminar
  16. Não imaginas o quanto eu apreciei ler este texto... "Provação" é realmente a palavra que melhor descreve este ano que se passou. Tento encarar 2019 como uma folha em branco - começar de novo, de cabeça erguida e com determinação!
    Desejo muita força!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, valeu a pena ter escrito cada palavra. 🤗
      Obrigada! Muita força para ti também. Beijinho grande

      Eliminar
  17. A Gata falou e disse! :)
    BOM ano de 2019. Por vezes, quando temos as expectativas baixas para algo é quando mais facilmente conseguimos ser surpreendidos pela positiva.
    Um beijinho ENORME!!!

    ResponderEliminar
  18. Que texto! Que palavras! Invejo (sem maldade) a tua força e foco! Infelizmente tenho que concordar com os factos que apontaste sobre as pessoas e a maldade que muitas das vezes nos cerca mas que apesar de tanto mal nos desejarem não conseguimos ser iguais e é isto que nos distingue porque quem tem luz própria incomoda quem está no escuro e cada dia que passa temos de concordar cada vez mais com isso! Como tu, o meu 2018 foi um ano de lutas e em que desabou os meus sonhos, chorei muito e tive de lidar com momentos nada bons! Mas nós somos fortes e merecemos o melhor! Que 2019 nos dê isso e muito mais! Um beijinho enorme gata!

    Be_88

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que 2018 não foi amigo para as Brunas, vamos acreditar que 2019 será!
      Um beijinho grande e um bom ao para ti ❤

      Eliminar
  19. Ó Gata, nós queremos-te é por aqui mais vezes, e ver essa cara laroca a sorrir! Não te procupes com nada porque existe o Karma, esse amigo que nos dá, ou tira, tudo quanto fazemos aos outros, o bom ou o mau! Um beijinho, Cátia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom saber que ainda vos tenho aí desse lado apesar dos períodos de ausência! =))
      Acredito nesse "senhor" (o Karma). 🙏
      Beijinho grande

      Eliminar
  20. Espero que este ano seja muito melhor. Bom 2019!

    ResponderEliminar
  21. Força, Gata! Que 2019 tenha tantas coisas boas quanto 2018 teve más <3

    ResponderEliminar
  22. Que 2019 traga tudo o que não tiveste em 2018!
    Pensamento positivo e tudo vai correr bem...

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  23. Se não podemos mudar as pessoas à nossa volta, temos de mudar nós :)

    Tudo de bom em 2019 para ti gatissima :)

    ResponderEliminar
  24. Estás aí? Gostávamos de ter o teu feedback aos comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andei meia ausentada, mas não, não podia deixar de vos responder.

      Eliminar
    2. Já estava para te mandar mensagem no Instragram a perguntar se estava tudo bem!

      E.H

      Eliminar
  25. É muito isso, Gata ! Bom ano e muita força!

    ResponderEliminar
  26. Sónia Pinto26 janeiro, 2019

    Admiro-a a vários níveis. Parabéns por ser um excelente ser humano!Hoje em dia pessoas como a Bruna são uma raridade. E, já agora digo-lhe que tem sido uma ajuda muito importante para mim e que me inspira, portanto, não posso deixar de lhe agradecer por isso (é o mínimo).
    Por último, acredito que a vida coloca tudo no devido lugar e que será muito recompensada, torço por si!
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar