#

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Um breve ponto de situação


Pessoas-fofinhas-que-ainda-se-dão-ao-trabalho-de-ler-este-blog, como vai essa saudinha? Tudo jóia? E como andam os ânimos decorridos os primeiros quinze dias do ano, hum? Tirando aquela que foi a Primeira Grande Guerra dos Programas das Manhãs Portuguesas que ficará para todo o sempre registada na História de Portugal a ser estudada, futuramente, nas aulas de história pelos nossos filhos/netos/bisnetos, parece-me tudo muito pacifico. Além do telefonema em directo do nosso Presidente da Republica a felicitar Cristina Ferreira pela estreia do seu programa, não estou a ver assim nenhum sururu de maior relevância para as nossas vidas. Nada contra, não comecem já a apedrejar-me, mas, minhas amigas, que há ali uma pontinha de show off a mais, há e não digam o contrário (e ninguém me tira da ideia que aquele telefonema para a RTP a dar apoio a Roberto Leal foi só para acalmar os ânimos e mostrar que não foi de todo intenção alimentar guerras). É isso e o "país e o mundo e o doce da Cristina". Oh Criiiiiiiisto, vem cá baixo ver isto!! Claro que o "Guigui" "aceitou" o desafio com todo o profissionalismo que lhe é sobejamente reconhecido. Que a senhora é um caso de sucesso é, bato-lhe palminhas e reconheço-lhe o mérito além de simpatizar muito com ela, mas, por favor, não percamos a noção, pode ser? Se ninguém lhe põe a mão, não tarda está a lançar um desafio ao Senhor Padre da Malveira para terminar a missa dominical com "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ide em paz e que a Cristina esteja convosco". Que ninguém lhe dê ideias.
Do outro lado, temos o Manuel Luís Goucha isolado e de rastos, segundo os órgãos de comunicação social, essas fontes de informação altamente fidedignas. Que a vida dele não está fácil, não está não senhor, já que a sua pupila lhe está a dar uma valente coça nas audiências. De nada lhe valeu ilustres convidados como Mário Machado e Alexandre Frota. O segundo nem chegou a aparecer e sem qualquer justificação para a mudança de planos na programação da TVI, o que revela, de facto, algum desespero em tentar conquistar audiência. Quanto ao primeiro, e politiquices à parte, não me sai da cabeça a questão "acha que faz falta um novo Salazar" e a resposta afirmativa. É que com o currículo dele e com um Salazar, o mais certo seria ainda estar fechado na masmorra, mas tuuuuuudo bem.
Dizia eu que o Goucha caiu a pique nas audiências e nem a bonitona da Maria Cerqueira Gomes lhe valeu para a desgraça não ser assim tão grande. A moça conquistou o lugar mais cobiçado da televisão, mas tadinha, não vai ter tarefa fácil, já para não falar que vai estar sempre sujeita a comparações com a anterior apresentadora. No que a trapos diz respeito, digo já que a Cristina Ferreira tem dado quinze a zero praticamente todos os dias. Frivolidades à parte, a Maria é simpática, tem boa imagem, parece humilde e penso que tem tudo para ir longe. Mas lá está, estará na sombra da Tinita ainda por muito e bom tempo.

Ainda no âmbito televisivo, falemos de outros programas de televisão, que isto depois de trinta anos consecutivos a levar com Big Brother e Casa dos Segredos foi preciso inovar e, como diria uma das minhas leitoras fofinhas, valha-me meu São Cricalho!! Casados à Primeira Vista? Carro do Amor? First Dates? O quié isto, senhores, o quié isto?! Andamos nós assim tão desesperados ao ponto de confiar a nossa cara metade nas mãos de psicólogos? Ou isto é só uma forma (parva) de se atingir as luzes da ribalta, de se ser famoso e de se cantor (sim, parece que a Eliana [aquela que disse que o avô sabia o nome do cão do fotografo do D. Afonso Henriques] já lançou uma música de seu nome "Aqui estou"). A vida está é para as Maria Leal desta vida. Já nem falo no Love On Top que está ali num outro nível assim mais hard core, e julgava eu já ter terminado ohhhh tempo, mas parece que não. Não percebo como é que aquele reality show aka casa-de-pessoas-de-virtude-fácil ainda tem pernas para andar. Mas pelos vistos tem. Tem pernas, mamas, rabos, piercings, tatuagens e ar e vento naquelas cabeças.
E que dizer do Lip Sync Portugal? Não fiquei fã. Já para não falar que não gostei nada mesmo nada da apresentação do César Mourão com o cromo do Manzarra. Não era nada comigo e as piadinhas secas e previsíveis "Jessica-Manzarra-Diogo" já me estavam a mexer com os nervos. Também não apreciei a posição da boazona da Débora Monteiro, que mais parecia ser o bobo da corte do programa. Valeu a actuação do Raul Meireles. Foi épica!
Do outro lado, não é que a apresentação seja muito melhor, no entanto, mil vezes o Dança com as Estrelas mas sou suspeita porque adoro dançar e ver dançar. Aquela Rita Pereira pode ter jeito para muita coisa, mas para apresentar programas de televisão valha-me Deus. E as vestimentas? Mãe do céu. Pelo menos, desta última vez não levou nenhuma coroa de flores, qual Carmen Miranda. De dizer que estranhei a ausência do senhor Alberto no júri. Ainda pensei que a Tinita o tivesse levado arrastado com ela, mas diz que há ali um atrito qualquer com a Rita Pereira, então, não foi convidado para esta nova edição do programa (snif, snif). 

E é isto, pessoas-fofinhas-que-ainda-se-dão-ao-trabalho-de-ler-este-blog. Vim aqui só para trocar dois dedos de conversa e acabei por trocar os vinte, mas foi para compensar a ausência dos últimos dias. E nisto já vamos a meio do mês. Nunca gostei de Janeiro. É um mês melancólico. É o mês em que nos despedimos da árvore de Natal e de todo o brilho de uma época que já lá vai. É um mês em que custa comó raio voltar ao foco. Só me apetece comer porcaria até mais não haver. E está um frio de morte e não apetece sair de casa. Ainda por cima inscrevi-me para um trail que é já este sábado e diz que vai chover a potes. Tanta coisa boa para fazer a um sábado de manhã e a pessoa decide ir correr serra acima serra abaixo. Está certo.

10 comentários:

  1. Que saudades destes posts ;) Muito bom! Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. A televisão portuguesa anda toda virada do avesso!
    Eu digo-te estou farta de ouvir falar da Cristina e do telefonema do Marcelo. Achei demais e desnecessário, alias acho que toda a gente achou, menos a SIC. Se é assim tão amigo dela enviava SMS ou ligava em privado. As vezes chateia-me este populismo dele :(
    Eu que adoro ver televisão, ultimamente tenho visto só o ''Masterchef Austrália'' na Sic Mulher e pouco mais.
    Esperemos por tempos melhores!!! Por favor...

    Beijinhos
    E.H

    P.S. Espero que 2019 seja um bom ano aqui no Blog!!

    ResponderEliminar
  3. Vais ao trail do Vouga?

    Dulce/Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simmmm (mas sem vontade nenhuma!!)! Também vais?

      Eliminar
    2. Fui.
      Chuva, chuva, chuva.
      O percurso é muito bonito, ideal para um dia de sol

      Dulce/Porto

      Eliminar
  4. GATUXA, ÉS UMA SPOILER!!! Anda uma pessoa a ler a Sombra do Vento e a esforçar-se para não ir cuscar as últimas páginas, vens tu com as stories e estragas tudo ahahah. É bom ter-te de volta. Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ihihihihih! Cheira-me que até domingo despacho o livro, estou meeeega ansiosa por desvendar a história! 😍😍

      Obrigada pelo carinho ❤ Beijoca!

      Eliminar
  5. aquela Rita Pereira de bom só tem o ... namorado ahahahahahah, com o decote que usou na última gala fiquei com receio de levar com um esguicho de leite no ecrãn :-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PAHAHAHAHAH!! Temi o mesmo!! :D :D
      Mas olha que isso do namorado não era para se dizer, ou pensas que a Ritona não é leitora assídua aqui do estaminé?! Wuuuaaahhh

      Eliminar
  6. Serei a única pessoa que não suporta a Cristina Ferreira? É que nada que aquela tipa faça me agrada, acho-a insuportável, com uma enorme falta de charme, e muitas vezes até educação! Acho que ela agora ganha as manhãs porque é novidade mas a longo prazo as audiências estabilizam!
    O lip sync foi imitação pura do programa original, outro ódio de estimação, aquela cara de cão da Sara Matos até me meteu nojo a tentar fazer um copy paste da performance da minha Anne Hathaway.
    A eterna Soraia, está muito potente, menos a apresentar! Aquela duplinha coitadinha, cada tiro, cada melro ao lado... AHAHHAHAH
    Não há grande paciência para tv, o melhor é ler! E para descomprimir ver as novelas antigas que passam na globo!
    CF

    ResponderEliminar